Sirla fecha portas

  • Thread starter franciscojrcosta
  • Start date

tiago ferreira

New Member
Também acho que a sirla nunca quis desenvolver os seus produtos para fazer concorrência. A órbita, por exemplo, já tem bicicletas de bastante qualidade a preços muito bons.
 
S

Sirla_65Loba_Coelho

Guest
Boas...só gostava de dizer k possuo uma sirla... modelo 65 Loba... brankinha.... e lamento imenso o desaparecimento desta marca...

Abc... :mad:
 

CrazyKidd

New Member
Nem conhecia essa marca... Mas como é portuguesa, acho uma pena... Não me venham dizer que os produtos portugueses são maus, porque eu mesmo tenho um MTR e gosto bastante dela, nunca me deu problemas, e só custou 170€ Se querem que vos diga, as marcas portuguesas ainda devem ser melhores que as estrangeiras :assobio:
 

JNR

New Member
A sério??? pois eu tive e ainda (embora não use...) tenho uma top sirla em que o quadro é do belo do aço (forqueta rigida, claro!!!) em que a transmissão era toda shimano alivio, os travões eram cantiliver (muito maus mesmos), mas, em 93/94 e tirando valores muito mais elevados, era da melhor relação preço/qualidade (não entrando, claro, em maquinas com supensões) e não foi comprada em supermecado...

Agora, que automáticamente se pense que maq de supermercado não pode fazer maq de qualidade noutras gamas...e não me venham com conversas, entre material igual e com a mesma ou até pior qualidade quantos não compram a xxxx em vez de ... por que essas é que são as da moda e para o colega não nos olhe de soslaio e diga, "ganda máquina"???

e depois queixamo-nos que é mais um marco a ir, mas antes dele ir, alguem quis comprar??? eu, quando anos depois, comprei a minha muy modesta 2ª bike, não pensei em orbitas, sirlas, masil nem quejandos, é verdade e sabem porquê??? em lisboa não as encontro! pq tanto me faz comprar spec, scott, cube, deca ou sirla ou orbita, agora se não conseguem penetrar no mercado de distribuição e apenas existem em hipers...bom, eu não faço a manutenção no jumbo...mas tb não procurei afincadamente pois realmente a imagem que sempre se passou foi essa, de hiper e não de qualidade.

Por alguma razão a orbita tentou distanciar-se dessa imagem e a esmaltina faz a emt e esmaltina para hiper e a wdr para o resto do mercado...pq será?

a molin tb se foi, porquê, as canetas até eram giras e iguais há vinte anos...e continuavam a escrever mal...
 
Tenho muita pena que mais uma empresa portuguesa tenha fechado, mas convenhamos que a Sirla parou no tempo.
As bikes tinham um design ultrapassadissimo e hoje em dia muito dificilmente conseguiriam competir com os melhores.

Não faça comparações com as grandes marcas espanholas porque essas têm produtos actuais e de grande qualidade.

Em portugal tambem existem bons exemplos nessa área, mas a Sirla não era um dele.
 

JNR

New Member
alferrarede, mas nisto de btt o Baeta sp foi pouco portugues :)

mas quando apareceu houve logo, e há mt exemplos aqui no forum, de que o quadro era genérico chinês e por isso....mais vale ir buscar online... sem falar dos méritos ou demeritos do quadro ou das montagens feitas e respectivos preços, não tenho conhecimento profundo por isso não opino, quantos quadros de marcas conhecidas, de aluminio e/ou carbono não são feitos na china...giant e Kinesis são chineses, alguem fala de falta de qualidade... e portanto as marcas são apenas "assembladoras"... ou seja, posso ir comprar uma bike que até pode ser quase igual a tantas outras, mas estrangeira (sei lá onde os quadros são feito e com que especificações) mas se uma portuguesa faz o msm...
 
Eu também tenho pena que este tipo de marcas fechem as portas mas um empresário tem que saber que a qualidade e inovação do serviço é o segredo para o sucesso e se este tipo de marcas não se actualizavam, não saiam da cepa torta e, por isso, o seu fim já estava escrito à muito.

Vêm exemplos contrários a esta situação por exemplo na marca Rodi e Ondabike que já se internacionalizaram e já exportam para vários paises europeus, e porquê? Porque apresentam propostas de compra viáveis e competitivas! Por exemplo um aro MTX31 fica por 50€, e um BlackJack Sniper DH que é bem mais resistente e leve fica por 40€.

E aliás, a Sirla é só uma amostra do que se passa em Portugal com algumas das empresas que fecham. Com a constante importação de produtos do estrangeiro, se os produtos nacionais não tentarem rivalizar com os outros é óbvio que não vão ter sucesso algum.

Cumprimentos,
jOrGe.mRNh
 

MAdBiker

New Member
a molin tb se foi, porquê, as canetas até eram giras e iguais há vinte anos...e continuavam a escrever mal...

A razão da Molin ter desaparecido não se prende pela imagem...
A razão da molin ter desaparecido foi por ter feito investimentos no estrangeiro, numa tentativa de se internacionalizar, mas não analisaram correctamente o mercado onde se tentaram inserir, não optaram pela melhor estratégia. Gastos superiores aos lucros...
 

nasp

Member
A Sirla nao fechou por falta de vendas, mau material ou falta de arrojo, fechou sim por falhas graves na sua administração.
Ao lado existe ainda a empresa irma, que abanou bastante este ano, tambem devido a falhas graves na administração, mas neste momento depois de a PJ ter entrado em acção a empresa voltou ao trabalho e em grande força. De salientar que esta empresa é considerada um fornecedor de referencia da YAMAHA Motors, PEUGEOT Ciclomotores, KTM, etc. Tudo isto se passou no seio do grupo onde se encontrava a SIRLA, deixando os seus proprietarios quase na banca rota.
 

flavienserider

New Member
realmente é pena mais uma marca nacional pedir insolvencia.
mas a marca se tivesse produtoscom mais qualidade eu tinha adquirido sem dúvida uma bike de marca nacional, assim sem a qualidade e exigencia que muitos de nós queremos, optamos por outras marcas invariavelmente estrangeiras.a sirla não acompanhou a evolução e a exigencia do mercado, e assim é dificil.
 

JNR

New Member
Ok, então no caso tanto da Molin como da Sirla não foi o eterno mal português de não comprar o que é nosso por achar que é pior que o que vem de fora (mantenho que não gostava das esferográficas molin, mas já gostava dos marcadores :) ) mas sim, o"outro" problema das empresas portuguesas, a bela da gestão ou ainda pior, a gestão que alguns fazem da empresa para onde trabalham, mesmo que sejam os donos os sócios maioritários.
 

nasp

Member
Pois mas no caso da Sirla foi mesmo o exesso de confiança nos novos brilhantes gestores por parte dos proprietarios. Normalmente olhamos para as marcas nacionais como retrogradas e pouco atraentes, mas nao sabemos que estas ditas marcas de 2º têm grande parte da sua produção virada para a exportação principalmente frança e paises baixos. Exportam principalmente bicicletas citadinas com pura filosofia portuguesa Feias, Fortes e Baratas. O grande exemplo disso é a ORBITA, com modelos pouco conseguidos cá em portugal mas com grande sucesso nestes paises, com por ex. Paris onde mais de 50% do parque de bicicletas é ORBITA.
 

nneves

New Member
Desconhecia essa curiosidade da Orbita.
É uma pena mais uma fabrica fechar, mas na nossa era, as boas fabricas ficam e as más vão embora.
 

Blame

New Member
Tive uma BTT da Sirla com que fiz bastantes quilómetros, e sempre tive uma imagem bem positiva da marca, mas enfim, c'est la vie, é pena que em Portugal os investimentos visem sempre o lucro rápido e fácil, e não estruturado e duradouro...
 

RMMTB

New Member
Ainda aqui tenho uma Sirla... O modelo julgo ser Alfazema, pelo menos é o que diz no quadro. E sim, é bike de gaja. lol Foi a minha mãe que comprou, mas nunca andou como deve ser e ela não se deu ao trabalho de trocar/mandar arranjar.
 

abelha2

Active Member
Na altura as bicicletas de hipermercado nao eram tao baratas e eram mais resistentes.

A que ainda hoje uso é da marca "TREEK" sim com dois E, e vai fazer 10 anos...ainda so levou desviadores traseiros (porque os parti) e uma transmissão nova por desgaste (vai a caminho da segunda).

Tudo bem que nos primeiros 5 anos so andava praticamente em estrada, mas daí para cá, vou aos mesmos siteos que os que tem suspensão total.

Estas marcas fecham, porque nao se inovaram, e porque o mercado é mesmo assim fecham uns abrem outros. Por exemplo hoje ninguem vai ao continente comprar uma bicicleta, vai a loja do tio belmiro (acho que nao posso dizer aqui o nome) que começa por sport....

Tambem temos de ver que antigamente, viviam muito menos pessoas em apartamentos, os putos andavam na rua de bicicleta e a jogar a bola, em vez de estarem agarrados as consolas. Por isso tinham muito mais tempo para destruir bicicletas :lol:

é claro que para o que faziamos com elas, serviam perfeitamente, no entanto os clientes de bicicletas mudaram, antigamente uma loja que vende-se bicicletas so acima de 100 contos fechava...hoje é quase o contrario, pois somos "nos" os que temos bicicletas de melhor qualidade que damos mais lucro.

JNR a molin foi uma das empresas que tive pena ue fecha-se. Sempre utilizei material deles na escola, embora os marcadores nao fossem grande espingarda, mas em termos de reguas (ainda tenho ca reguas e esquadros) e aquele plastico que nao parte é realmente fantastico
 
Last edited:
Top