SHIMANO XTR 2011 - cassete 10 vel. e pedaleira com dois pratos

HR

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No geral gosto do grupo acho apenas que continuam a pecar por não terem algo parecido com o matchmaker da concorrencia... é pena.
 

Kamoes

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Já que o pessoal anda todo a dar opiniões :mrgreen:

Gostei muito das manetes, estão parecidas ás Avid, e isso é bom.
Não gostei do dissipador em cima das bombas, é feio e acho que os travões passavam bem sem eles.

A nível de desviadores, acho-os mais feios que os anteriores, manípulos também.

A pedaleira de 3 pratos está engraçada, a de 2 também. (Diga-se que muito do design espectacular é culpa dos pratos).
Mas continuo a preferir uma Noir, por exemplo. Mais simples e discreta.

Conclusão, é uma "inovação" este grupo, mas o problema é que não trás nada de novo.
 

prasquete

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Viva

A qestão do dissipador so se poe caso se escolha a versão trail, pois a race, mais virada para os "pros", não tem o dissipador... já em relação à função destes, eles não transmitem o ar "frio" para o travao, o travão é que lhe transmite o calor e a função dele é dissipar o mesmo para o ar que lhe circula ao redor e entre as alhetas...

Em relação ao aspecto, não desgosto, mas tambem não é aquela coisa....

cups
 

FiCaçador

Elos Rápidos
No geral gosto do grupo acho apenas que continuam a pecar por não terem algo parecido com o matchmaker da concorrencia... é pena.

Este novo XTR já tem uma versão que tem isso, a versão I-Spec.

Menos bom ao que parece são as versões race do pedaleiro, consta que vão passar a utilizar BCD de 88 mm. As versões tripla e dupla 26/38t, designadas de trail, vão continuar a utilizar BCD standard de 64/104 mm, mas são mais pesados.
 

SURFAS

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No geral gosto do grupo acho apenas que continuam a pecar por não terem algo parecido com o matchmaker da concorrencia... é pena.

A imagem com o I-Spec que é parecido com o SRAM's Matchmaker

13.jpg
 

Kamoes

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... já em relação à função destes, eles não transmitem o ar "frio" para o travao, o travão é que lhe transmite o calor e a função dele é dissipar o mesmo para o ar que lhe circula ao redor e entre as alhetas...

Estás certo.
Burrice minha porque tou mais que habituado a isto...

Acaba por ir dar ao mesmo, o calor dos travões é passado para os dissipadores e o ar (proveniente do deslocamento do travão) vai passar nas alhetas e arrefecer o travão.

Duas maneiras de dizer a mesma coisa ;)

Abraço.
 

Un4s33n

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Continuo a gostar mais do K-FORCE LIGHT 386 MEGAEXO da Full Speed Ahead com aranha de 3 braços... acho que esteticamente está muito mais à frente!

Vamos ver se este consegue bater as suas 632g...

Além do peso... usar dois pratos também levanta a questão de diminuires a distância entre os cranques, permitindo mais eficiência no pedaleiro...

Eu agora estou a habituar-me a 2*9 com relação mais pesada 42*11 e mais leve 27*34...

Face à minha bicicleta anterior 3*9, tinha mais pesada 44*11 e mais leve 22*32, perdi 3 dentes para a mais leve e perdi 2 dentes para a mais pesada...

Sente-se bem a diferença... mas a verdade, colocando o orgulho de fazer as subidas montado... quando se coloca a avozinha é porque vais a uma velocidade que não compensa ir em cima da bicicleta e mais vale desmontar e dar uma corridinha...
 

HR

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Obrigado Ficaçador e Surfas, ainda não conhecia o I-Spec mas gostei de saber que já existe!

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

BHBIKER

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Alguém sabe se vai haver manípulos dual-control?
É que ainda não vi em lado nenhum fotos destes.
Será que é o fim anunciado deste sistema que tem tantos adeptos(incluindo eu)?
 

chamusco

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boas isto até dá vontade de rir, começou por 5 e agora já vai em 10, e cada vez bikes mais leves rsrsrsrs, algum dia temos é que comer com fartura antes de montar na bike, senão no cimo das serras podemos ter o azar do vento nos levar rsrsrsrs.
venham dai essas novidades que existe sempre mercado.
Por acaso já alguém viu o novo pedaleiro sextavada?
sabem porque não viram, porque ainda não existe mais estará lá próximo rsrsrsrs, por já existe redondo e oval, agora só mesmo sextavada rsrsrs.
já agora n se esqueçam de ir treinando um pouco de cada vez, pois elas trazem muitas mudanças, mas nenhuma trás kit pernas, rsrsrsrs.
Um abraço
Chamusco
 

BTT Rider

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Sabem dizer se o sistema XT 10V( corrente+ cassete+manipulos) funciona bem com o desviador traseiro shadow XT de 9V e com o desviador frontal XT 9V?
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Com o desviador da frente não deve ter qualquer problema, mas com o de trás não dá, têm relações diferentes.
Alguém sabe qual é a relação que a Shimano utiliza nestes novos manípulos e desviadores traseiros XT e XTR de 10 velocidades?
 

BTT Rider

New Member
FiCaçador
Com o desviador da frente não deve ter qualquer problema, mas com o de trás não dá, têm relações diferentes.
Alguém sabe qual é a relação que a Shimano utiliza nestes novos manípulos e desviadores traseiros XT e XTR de 10 velocidades?​
Como sou novo nestes termos técnicos, podes explicar isso de os desviadores terem relações diferentes? Olho para ambos os desviadores e a única diferença que observo é um maior afastamento do local onde fica a espiral ao desviador.

Sempre me disseram que o desviador traseiro é o escravo do manipulo. se o manipulo é de 7V, o desviador faz 7V. se o manipulo é de 9V o desviador faz 9V. o mesmo não se aplica a 10V? desculpem se estou a fazer uma pergunta parva, mas estou a tentar perceber a razão de não ser possível.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Isto das relações não é uma coisa facil de explicar e pode também não ser fácil de perceber. Vou tentar:

Imagina um manípulo com o cabo montado, está na última mudança, vais mudando mudanças até à primeira e verificas que houve um determinado comprimento de cabo que entrou para o manípulo.
Esse determinado comprimento é o mesmo que é puchado quando o cabo chega ao desviador.
O desviador faz corresponder esse comprimento de cabo entre primeira e última mudança à distância horizontal entre o primeiro e último carreto.

Portanto, se num determinado sistema a 1 cm de cabo puchado o desviador desvia horizontalmente 1 cm, a relação é 1:1, como nos Sram.
Se noutro sistema 1 cm puchado pelo manípulo faz o desviador deslocar-se horizontalmente 2 cm, a relação é 2:1, como nos Shimano.

Se os desviadores e manípulos funcionam em diferentes relações então está tudo estragado, por exemplo:
Manípulos Shimano e desviador Sram, seria preciso mudar 2 mudanças no manípulo para passar apenas 1 mudança.
Manípulos Sram e desviador Shimano, uma mudança no manípulo e o desviador mudava logo duas.

E no caso deste novo XTR de 10 velocidades, penso ser uma relação diferente da restante gama.
 
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BTT Rider

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Óptima explicação. :clap:
Já percebi o significado das relações. Obrigado FiCaçador.

Alguém consegue confirmar se a relação dos XT 10V é diferente da relação dos XT 9V?

EDIT: estive a ver na net e a relação dos XT 10V é de 2:1.
Qual é do XT 9V?
 
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