SHIMANO XTR 2011 - cassete 10 vel. e pedaleira com dois pratos

ivan luis

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Ora bem, cá está a primeira "resposta" à SRAM, depois do lançamento do seu grupo XX.

Fonte da notícia: http://www.bikeradar.com/news/article/shimano-xtr-to-get-10-speed-cassette-for-2011-23307

Traduzindo um pouco da notícia, diz-se que a Shimano vai fazer alterações no seu grupo topo de gama (XTR), dando a possibilidade de se comprar transmissões com o setup 2x10 ou 3x10 (20 e 30 mudanças, respectivamente), ou seja, uma pedaleira com 2 ou três pratos e a inevitável cassete de 10 velocidades :roll:

Este (semi) grupo irá ser lançado no próximo ano.
 

Prunus_persica

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Não sei se será mais evolução que inovação, mas concordo, a SRAM chegou lá primeiro.

Agora, será que esta conquista é realmente importante e é um marco neste desporto?, não sei, mas tenho as minhas dúvidas.
 

ze_zaskar

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Tal como no caso da Sram, esta é mais uma "novidade" que trás vantagens a muito poucos, e que vive do marketing do "10 é maior do que 9".
O problema é que provavelmente vai descer até aos níveis mais baixos (XT, etc).
:wink:
 

Fevereiro

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Eu confesso que não senti grande diferença de 11-32 8 vel para o meu setup actual 11-32 9 vel.
E penso que 10vel atrás já é demais, talvez sejam mais os problemas que virão que os beneficios...
Espero bem não ser forçado a aderir as 10 velocidades... :evil:
Enfim
 

nelsonasp

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Saudações

Neste campo a Sram chegou á frente, noutros chegou a Shimano... não começem outra vez essa discusão sem conclusão...

Abraço
 

tkul

Utilizador Banido
Isso é daqueles kits essenciais a colocar numa bike... sempre pode haver alguém com a pila maior que a nossa e saímos airosos ao dizer: "e eu tenho 30 velocidades..."

Fora de brincadeiras e atendendo que utilizam o mesmo cepo que as cassetes de 8/9/10, chegamos à conclusão que a corrente será mais fina.

Quem chega primeiro... quem chega em segundo, o que é que isso interessa? A Shimano chegou primeiro em muitos locais e continua a chegar. O que realmente interessa é saber quem colocar a tecnologia à disposição do "pessoal" e nesse campo, parece-me que a "SHI-MANOS" está lá.

A grande questão é: QUEM É QUE CHEGA PRIMEIRO A UMA BIKE SEM A PORCARIA DOS DESVIADORES????????????????
 

MRocha

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Quer-me parecer que isso das 10v lhes vai correr bastante mal! Com tanta gente a aderir ao SS porque é mais simples ainda vão complicar mais?
Eu, com 8v e uma cassete bem escolhida já fico contente... e sai-me mais barato. E com 7v não estava pior... Já nem um shifter de 8v decente consigo encontrar(de 7v, então, é mesmo para esquecer). Pedaleiras de eixo integrado são evolução, desviadores shadow tambem, mas 10v :?:
Agora vão lançar 10v, depois há-de ser 11v estrada, depois 11v para mato... Para quê?

Acho que é mesmo como diz o tkul:
tkul said:
Isso é daqueles kits essenciais a colocar numa bike... sempre pode haver alguém com a pila maior que a nossa e saímos airosos ao dizer: "e eu tenho 30 velocidades..."

...


Bem, se inventassem umas embalagens catitas com bosta dentro e um autocolante bonitinho a dizer "New 2011", secalhar tambem se vendiam... O problema é que, de cada vez que sai uma "inovação" destas e a maioria adere, o material antigo desaparece de circulação. Daqui por 3 anos vão ser os bons shifters de 9v a sair de circulação, como aconteceu aos de 7 e 8v. Passamos a ter shifters Tourney de 9v(que vão ser tão reles como os actuais de 6 e 7v). Olha que bom :!: :mrsock:

Deviam era lançar uma versão mais leve e robusta do Alfine, com 6 furos em vez de CL, em versões 135X10 e 150X12 :ideia:
Ou um cubo específico para SS, com um cepo mais pequeno para diminuir o offset e aumentar a rigidez lateral da roda.
Isso sim, era inovação.
 

klaser

Well-Known Member
Isso parece aquelas lâminas de barbear da Gilette...quando eu era puto a novidade eram duas lâminas,depois passou pra 3,4,,e já nem sei em quantas andam..já nem faz as curvas da cara...Quando não há real inovação mete-se uma coisa qualquer e tentam criar a necessidade de consumo.
 

MarioVieira

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Boas têm todo o sentido perder um prato na pedaleira e ganhar 1vel na cassete... visto que o XTR supostamente é virado para competição, ninguém vai necessitar assim de usar avozinha...
 

ze_zaskar

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O problema é que quase de certeza que não se vai ficar apenas pelo XTR...
Mais velocidades na cassete significa uma corrente mais estreita e carretos mais finos também. Isto leva a menos durabilidade, mais problemas com sujidade e mais sensibilidade de afinação.
Será grande vantagem tirar um prato e ganhar estes problemas? É que o desviador da frente, shifter, etc ficam todos lá na mesma.

A quem quer usar cassetes de 7v, 8v, etc ad infinitum, só tenho uma coisa a dizer: fricção :wink:
 

ggx2

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Boas,

julgo que este set up terá o principal impacto no conjunto pedaleiro e desviador da frente.
Mais leve, melhor funcionamento/passagens de mudanças (incluindo com lama) e a possibilidade interessante (quanto a mim) de utilizar qualquer dos pratos com toda a extenção da cassete, ou seja uma verdadeira transmissão 2x10 ( reforma para a avozinha :mrgreen: ).

Como todas as evoluções/alterações há sempre quem valorize os beneficios e sempre quem valorize os incovenientes e é sempre bom não esquecer que os produtos não aprecem por acaso.
Eu espero que chegue rápidamente às gamas "grande publico" :)
 

350plus

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Ao contrário de algumas opiniões anteriores, não acho negativo que a Shimano esteja a desenvolver o próximo XTR com 10 velocidades. Um grupo ao nível do XTR é optimizado para competição e para competidores, logo apenas se deve preocupar em peso e eficiência. Os ganhos de performance podem ser extremamente pequenos e até cair fortememente na zona negra da lei dos rendimentos decrescentes mas quem compra sabe que está a comprar o melhor que a tecnologia actual pode oferecer. Os desviadores são a solução mais leve e eficiente que existe para construir uma transmissão de bicicleta. Não há previsões que alguma tecnologia os possa vir a suplantar como a solução para bicicletas de competição.

No entanto, concordo que há uma confusão enorme no mercado causada pelo marketing e pela mentalidade dos compradores. Para o utilizador normal, componentes específicos para competição são completamente desadequados. Mas vendem por causa da sua associação à velocidade dos competidores de topo.

O buraco está realmente nas gamas inferiores-médias onde fazem falta opções robustas e duráveis. Produtos para quem quer fazer milhares de quilómetros por ano sem necessidade de qualquer tipo de manutenção. A Shimano já mostrou que consegue fazer bons produtos como o Alfine a preços decentes. Penso que agora o mercado está cada vez a crescer mais para esse tipo de produtos, há cada vez mais utilizadores conscientes da importancia da fiabilidade e será apenas uma questão de tempo até termos uma divisão completa das ofertas de mercado dos grandes fabricantes de modo a atender a estes dois grupos.

Aposto que as vendas internacionais do Alfine (que era só para bikes de cidade) estão a abrir os olhos a muita gente nas chefias da Shimano
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Querem que as 10 velocidades sejam uma evolução/inovação :?: Metam-nos com cassetes de 11-36 dentes, por exemplo, e só um prato à frente :ideia:
 

MJCT

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Na minha modesta opinião um 2x10 faz algum sentido porque um 34 ou 36 atrás compensa um eventual 26, 28 ou 29 à frente em vez de um 22. Acho bem porque por exemplo uma k7 de 9 velocidades 11/36 vai ficar com "saltos" enormes entre cada uma das relações. Com uma k7 de 10 velocidades esse problema fica amenizado.
Estranhamente não penso que a maior vantagem seja para a competição e atletas de topo porque estes já têm "obrigação" de aguentar 29 à frente com 32 atrás (ou até menos), ou seja, podem andar perfeitamente com uma pedaleira compacta e com uma k7 de nove velocidades sem grande problema. Quem poderia ganhar com isto são coxos como eu que só lhes passa pela cabeça por um 29 à frente se poder contar com 34 ou 36 atrás.
Resumindo e concluindo:

1.º Acho bem que a Shimano disponibilize um 2x10, já um 3x10 não percebo a quem possa interessar :roll:
2.º Quem mais tem a ganhar com 2x10 é o pessoal sem as capacidades físicas de um atleta, e não um corredor de topo
 

rpvaughan

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Eu utilizo eu 2x9. Não sei a configuração da cassete mas se for um 11.36 não se ganha nada. o ideal seria uma configuração abaixo dos 11 como 10ª velocidade. A minha pedaleira é um 42/29. Penso que terei que passar para uma maior, porque em estradão gasto facilmente as minhas 18 velocidades, mas a subir o 29x32 chega bem para as paredes


ruipedro
 

tkul

Utilizador Banido
eu também uso 2x9... :)
e pergunto: Quando é que realmente usamos 44x11? Em terra/estradão a pedalar?
Daqui a pouco já estamos como aquele pessoal que diz que anda a 140/150 na AE, e demora 3 horas e meia de Lisboa ao Algarve (Faro)... :lol:

Cassete com saltos? So what? é a natureza do sistema... só com sistemas como o cubo Nu Vinci é que deixamos de ter os "saltos":

NuVinci_hub_internals2.jpg


Aliás, o dia que introduzirem uma bike FS com transmissão interna, sem a cangalhada toda pendurada, o próximo passo será o automatismo.... mas até lá, que saiam lá as bikes de transmissão interna! Já estamos quase no fim da primeira década do Sec.XXI... e ainda andamos com a porcaria do XX...

Deixemos a :musica:

Afinal, como é que sobrevivemos a 5/6/7/8 e actualmente 9 velocidades? Eu não sinto diferença alguma entre a 8 e a 9! Aliás a única diferença é que tenho mais uma cremelheira na cassete logo mais peso se aplica-se a mesma técnica de construção e fizesse as de 8!

Enfim...
M A R K E T I N G !

E a minha é pequenina e dá para o serviço, mas não vou comprar isto! Só se for obrigado e não houver alternativa!!!

Fábio A.
Nós ainda nem chegamos a 2010, mas eles já vão no Inverno de 2010! :lol:

 

MJCT

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Pois, é como eu dizia, para os prós não adianta nada :lol: mas para os outros ter 29 à frente só se for com 34 ou 36 atrás. E não me venham com histórias de que sobem tudo com 29/32 porque eu conheço meia dúzia de subidas que a maioria das pessoas não faz, mais que não seja por falta de tracção a pedalar em pé o que abriga a sentar... e sentado com 29/32 naquelas subidas é preciso ser muito bom. Também há os que dizem "quando não poder subir, salto fora". Tudo bem, cada um na sua, eu cá só salto quando as pulsações vão a 208 e a língua a arrastar no chão e o corpo desiste antes do cérebro. Mas gostos são gostos!

Não tem a ver com aguentar ou não. Tem a ver com eficácia de pedalada.

Explica lá isso, pode ser que concorde.

Cassete com saltos? So what? é a natureza do sistema

Sim, mas a mim incomoda-me principalmente quando passo de um carreto maior para um mais pequeno numa subida que tenha ficado menos inclinada e o pedaleiro fica "solto" por uns momentos e a corrente dá um esticão. Agora esse sistema Vinci, isso sim valia a pena. Infelizmente acho que ainda não resolveram os problemas todos.
 
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