Scott Spark 35 adaptada para all mountain mas mantendo peso sub 12kg

wawando

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Finalmente estou de volta ao pedal e a bicicleta esta melhor que nunca!
Ou é das saudades ou acho que sobe ainda melhor que há 7 meses.
Tudo impec e mto equilibrada.

@symclever: esse projecto ja avançou?
 

Sergio10

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boas

projeto muito interessante, bike muito bonita e bem equipada

interessante o teu espigão, não é o mais indicado para mim mas não deixa de ser interressante pelas vantagens

bem vindo de volta e boas pedaladas
 

synclever

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wawando ainda tenho o material todo novo em cima de uma cama para montar. Entretanto andei com uma HT de carbono. Tive uma Reba e uma Fox. Estou a pensar em meter na Spark uma magura a ver se fica perto dos 9kg, visto ter uma FS AM 140mm.
Talvez pegue nisso no final do próximo mês.
 

rodd

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Bike impec wawando. Muito fixe.

Também ando a pensar em comprar um espigão de selim telescópico, mas são tão caros... :(

Parabéns.
Abraço
 

wawando

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Obrigado pelos comentarios.
O espigao vale todos os euros se fores como eu que nao sou pro e gosto de me aventurar por descidas mais a pique e tecnicas. Em relacao a montagem, alterei o garilho do banco mais para fora, entre o punho e o gatilho das mudancas. Ficou impec. Tem que estar mesmo a mao. Utilizo cada vez mais: tudo para cima para subir, meio para descer qq descida e em baixo para quando a coisa fica dura!
O suporte para o iphone funciona a 100% até agora zero quedas e ja andei mesmo a duro em pisos hyper acidentados.

Hoje tive a primeira "demo" do liquido nos pneus: salto mal calculado e roda mesmo na borda de uma vala. Comecei logo a ouvir o barulho do pneu trilhado. Inclinei a roda e selou imediatamente. Parece que nem perdeu pressao.

Força com o projecto synclever. A tua vai ficar ainda melhor!
 

castrokid

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Boas!
Amigo WaWando, tambem tenho uma Bike igual a essa e desde sempre que ando a ver se compro um espigão telescópico como esse, só que não consigo encontrar com a medida de 34.9 que é a medida do espigão da minha" bicla".
Gostava de saber, se tens adaptador ou se conseguiste arranjar com a medida certa, se for o caso, agradecia que me disseses onde comprar com essa medida.
Ficam desde já os meus agradecimentos!
Abraço!
J.Castro
 

wawando

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Viva,

Primeira questão: com a espeta, fiquei mais mariquinhas a descer e por isso travo mais e como ainda por cima caí porque travei com o da frente (em pedras molhadas), neste momento abuso do travão de trás.
Ora bem, quando chego ao fim de uma descida grande e a pique, o travão de trás apita que nem uma sirene... Já lixei os calços e no fim de 25km lá estava ele outra vez a tocar...
Sugestões? Os travões são Avix Elixir 5 com calços de origem e o disco de trás é um Avid 160mm tb de origem, nunca foi mexido. Ainda não tem 1000 km
Obrigado!

@castrokid
Quando comprei ainda não havia para a medida do nosso tubo (nem sei se já há) por isso comprei este adaptador (11 eur): http://www.ebay.de/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=360412875305
Comprei este por ser o mais comprido, para ter a maior área possível e minimizar o esforço no ponto de alavanca. Se fosse um quadro de alumínio comprava um mais pequeno.
 

wawando

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Pelo que andei a ler pode ser disco/pastilhas sujas. Realmente utilizei wd40 para limpar o desviador trazeiro. Tive cuidado, mas pode ter saltado para lá qq coisita. Vou lixar o disco e pastilhas para ver o que dá... (vamos ver se não lixo é aquilo tudo... ;))

@Castrokid: parece que já há um 34.9 RockShox Reverb...
 
Last edited:

Sergio10

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não lixes o disco, lava com detergente da loiça, os aço não absorve gordura. saca as pastilhas fora e da uma lixadela com lixa não muito grossa para não alterar muito o formato dela para não teres que a andar uma ou duas voltas a acamalas outra vez
 

wawando

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Obrigado, mesmo a tempo. Já está. Disco lavadinho e pastilhaslixadas. Só a lixa é que teve que um bocado para o agressivo, só tinha 120... A ver vamos!
 

wawando

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Tinha preparado um update detalhado, mas a m***a do browser perdeu o post... grrr... cá vai versão simples:

Nos últimos tempos tenho andado a iniciar-me a andar com o piso molhado com a Spark.
Tem corrido tudo muito bem:
Adaptação à bicicleta: Do melhor. O banquinho sobe e desce faz milagres na altura de ir a pique a derrapar por todos os lados :)
Pneus: disseram-me que teria que substituir o Racing Ralph assimq ue chover, no entanto, estou super satisfeito, mesmo nos tracks com as raizes na diagonal, descidas a pique que não dá para parar, não tenho notado diferença para os meus companheiros de voltas. Vão ficar, pelo enos por agora. Aqui e Sintra há muita, muita humidade, mas não há barro. Talvez aí mude de ideias.
Pára lamas: ontem estava tudo alagado e por isso montei os guarda lamas da PoliSport que comprei na Sportzone (baratos, 5,45 eur cada). O da frente é bom, o de trás, é para esquecer. Aquilo não se mantém no lugar nem 5 min. O sistema de fixação tem o plástico frágil demais e solta-se. Tb é verdade que dos 5 diferentes que vi ontem na serra 4 estavam à banda... E toda a malta tem que andar sempre a ajustar. Por isso mandei vir isto que vi noutro post aqui do forum e custam 23.5, eur os dois já com portes:

Joelheiras: Ontem tb foi a estreia das joelheiras. EM termos de conforto funcionam na perfeição. Não saem do lugar nem incomodam. A ver vamos quando chegar a hora do impacto! (bate aí na madeira...). As minhas são pretas...


Transmissão: Estou com uns problemas de afinação das mudanças. Ou muito me engano ou a minha corrente chegou ao fim, apesar de só ter 1000 km...
 

essence_s

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Guarda-lamas??Isso é para a bike de ir ao pão!
Acho estranho a corrente com 1000 kms ter chegado ao fim de vida, parece-me desafinação do desviador/cabo.
 

wawando

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O guarda-lamas funciona na perfeição! O de trás não vi se fiquei muito molhado nas costas mas nos calçoes ficou impec o da frente, não há gotas no ar à frente. Claro que as pernas ficam uma lástima, mas a isso não há volta a dar.
Dá para ir ao pão e para ficar um bocado menos cagado nas voltas pela serra.

Andei a afinar a o desviador, está melhor, mas vou ter mesmo que a pôr a fazer uma revisão.
Agora de vez em quando encrava no carreto maior, não passa para os mais pesquenos.
Tenho lavado a bicicleta no fim de todas as voltas: magueirada geral e depois lubrifico com spray da decathlon a corrente e o desviador.
Sinceramente não percebo... Se calhar é limpeza a mais!

De resto a máquina está impec. As rodas ficaram mesmo no ponto. Até agora fiabilidade a 100% e sinto-me mesmo bem a andar em qq piso.
Já agora, com a história das 29 tenho andado atento e nos grupos que ando agora a malta vai quase toda de 29 e não noto diferença de andamento... A que há é das unhas e perninhas!
 

ueta

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Bem li atentamente este tópico pois fiz algo parecido mas ao contrário, passo a explicar.

Comprei uma Lapierre FS 700 2009 (em 2008) e no ultimo ano andei a melhorar a máquina.

DSC00782.jpg


Frame : ALLOY 7005 DB HYDROFORMED 120 MM
Shock absorber : SUNTOUR RAIDON DA 190 MM Suntour Epicon com bloqueio
Fork : SUNTOUR XCR 120 MM HLO LOCK OUT Reba RL 120mm 2012
Headset : AHEAD SET 1.1 / 8
Bottom Bracket : CH-51 / 68 / 111 W / BOLTS
Crankset : SHIMANO FCM 442 22X32X44
Stem : LP XC 90 MM BLACK GLOSSY
Seatpost : LP XC COMP 6061 31.6X350 Ritchey Carbon Pro
Handlebars : LP XC COMP RIZER 606108 25.4X660 MM RCZ Carbon Race 25.4x 560 mm
Front derailleur : SUNTOUR XCR4 Shimano XT
Rear derailleur : SHIMANO DEORE Shimano XT
Brakes : SHIMANO BRM486 160 / 160 ROTORS Avid Elixir Carbon XO
Shifters : SHIMANO DEORE Shimano SLX (sem mostradores)
Saddle : LP PFF TECH WHITE Sele Italia SLR Flow
Wheel : RIMS MACH1 SUBZERO 32T / HUBS SHIMANO RM65 DT swiss M 1800 Tubless
Sprocket : SHIMANO HG50 9S 11X32 Sram PG990 11x34
Tires : HUTCHINSON TORO 26X2.15 atras alterei para um Iguana que andava la em casa perdido

E agora por fim mudei o fundamental, o quadro e comprei um Scott Spark 30 de 2008, em excelente estado.

spark%2030.jpg


Com isto ficou tambem pedaleira XTR que vinha com o quadro, logicamente o amortecedor nude, e o espigão que tem medida diferente um Ritchey WCS Carbon.

Com isto a bike passou de Lapierre FS 700 (14.2Kg) para Scott Spark 30 (11.1Kg)

No entanto o objectivo era baixar dos 11Kg o que não é deficil uma vez que só estou á espera que cheguem uns Rubena Tubless Ready e saem logo uns 400gr de cada roda, devendo ficar pelos 10,3Kg.

Podia colocar umas ZTR Alpine com cubos novatec e tirar mais 400gr á bike mas como adoro descer e abuso de que maneira, acho que são um bocado frageis e não compensão o peso ganho.

Esta quinta-feiro quando for andar ver se tiro umas fotos e coloco aqui.

PS: Uma coisa que de certeza que estranham é o facto de adorar descer e ter trocado um guiador elevado de 660 para um recto de 560, pois é mas o certo é que me adaptei muito bem e não foi por isso (ao contrário do que li em muito lado ) que perdi ao descer.
 

synclever

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O meu anterior projecto vai sofrer modificações. A anterior ideia de uma spark para trail e maratona deixou de fazer sentido.
Tenho neste momento uma FS 140mm (FOX VAN surpreendente) para AM, uma HT Carbono 100mm (FOX float) e vou acabar de montar a Spark.
Talvez a consiga montar no final da próxima semana, senão só no final do mês e faço a estreia no Invernal da Guarda :)
Ainda estou na duvida de uns pratos q-plates e de uns shifters rotativos X0
 

wawando

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Update:
- Desviador traseiro: O problema do desviador X9 é defeito de fabrico. Saiu-me um da série com problemas e vai ser substituido ao abrigo da garantia. No entanto são pelo menos 15 dias. Acho isto inaceitável, 3 semanas (como tudo se atrasa 3 é o no mínimo...) sem andar por causa de um problema de fabrico... Assim sendo, terá que esperar, vou andar mais um mês sem o carreto mais pequeno até gastar a transmissão e depois mudo tudo de uma vez.
- Guarda lamas: impac. Leves como papel. O da frente sempre a bombar o de trás, com pouca chuva fico quase sem lama nenhuma nas costas e rabo. Claro que se for como no Domingo de manhã, esquece, não há milagres. Pic do guarda lamas da frente na minha bicicleta.

- Transmissão: Tive um problema curiosos que não foi nada fácil de resolver: tinha instabilidade quando utilizava os carretos 2 e 3 mais leves. A mudança saltitava entre os 2 carretos. Ainda por cima são dos que mais utilizo em Sintra nas subidas duras. Depois de ir a 2 oficinas e uma verdadeira saga de: "é do desviador" desmonta tudo e limpa tudo minunciosamente, passou a "é do cabo" e toca a trocar o cabo, seguido de "é do dropout que está torto" e de toca a ir a LX para mudar o dropout e quando já estava em causa trocar toda a transmissão, afinal era só um dente do 2o carreto que estava ligeiramente torto. 2 marteladitas e tudo resolvido! Obrigado ao responsável da Movefree (outside) de Benfica, dos 6 mecânicos de 2 oficinas que andaram de volta do problema só ele descobriu o problema e em 2 minutos!
 

wawando

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A spark continua a brilhar!

Mais um update, depois de quase 50 voltas e mais de 1500 km:
- corrent e cassete novas XT. Pelos vistos sou pouco meigo e andava a cruzar demais a corrente. Partiu-se.
- desviador x9 novo ao abrigo da garantia (defeito de fabrico)
- twinloc novo ao abrigo da garantia, uma das peças partiu-se. Estive a ver os novos e ja têm a peça bem mais resistente. No entanto q que trocaram pareçe quase igual, mas a cor é diferente, espero que dure mais!
- racing ralph evo rasgou-se numa subida mais entusiasmada. Pensei que nao acontecesse... Os proximos serao mesmo tubeless, snakeskin xpto mais resistente que tiverem!que selixem as 100 gr... Rocket ron a frente é uma maravilha, mesmo nos troncos escorregadios da serra.
- pus pneus finos para fazer o troia-sagres que correu muito bem
- comprei uma multitool m19 da crankbrothers e no primeiro dia dei logo uso ao muda elos de corrente que funcionou na perfeição! Podia ser mais leve, mas é mesmo de boa qualidade!

Portanto, nao faço intenção de a trocar tão cedo. Normalmente sou o unico de roda 26 e apesar de ter 183cm, estou muito bem assim.
abraço e força nas canetas!
 
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