Scott Spark 35 adaptada para all mountain mas mantendo peso sub 12kg

wawando

Member
(O título correcto devia ser: Scott Spark 35 adaptada para all mountain mas ainda sub 12kg, já pedi para alterar)

Viva,
Tal como muitos outros membros, estive 20 anos sem andar de bicicleta (mas a fazer tudo o que é desporto) e decidi voltar porque tenho a sorte de morar na Malveira da Serra, mesmo na Serra de Sintra.Comecei por andar com uma Rockrider 8.2 que comprei em 2006.

Era uma hardtail com suspensão Manitou Skareb. Comecei a andar com amigos com bicicletas fs e depois de experimentar uma Genius 40, tomei a decisão, vendi a bicicleta e tinha que comprar uma FS.Tive 1 mês a ler forums, testes, feedback e com a eterna indecisão: mais all mountain/freeride ou xc? Modelos tipo Genius, Stumpjumper, Nerve AM ou mais Spark, Epic, Nerve XC? Queria uma bicicleta para all mountain, mas que subisse bem.
Depois de procurar muito em 2a mao, acabei por encontrar uma Scott Spark 2010 35 nova, tamanho L, a mega preço.

Inicialmente achei que tinha cometido um erro, hoje estou seguro que foi a decisão certa: apesar de adorar descer a fundo, já não tenho 20 anos e por isso há que manter a coisa mais calma :).
Na realidade, passamos 70% do tempo a subir para no max 15% a descer: é uma diferença é muito grande. Além disso, gosto muito de subir.Por isso a opção de ir para uma bicicleta leve dava-me margem para a adaptar um bocado para all mountain.

Bicicleta em geral:
Impressionante, adorei! Para mim que vinha de uma bicicleta já com uns anos, achei a Scott Spark 35 com uma precisão incrível.
Suspensão da frente: Rebal SL - sólida qb (muito superior à minha skareb) e eficiente. Fácil de afinar, para mim, no limite inferior do recomendado.
Suspensão de trás: DT swiss M210. Acho mesmo básica. Diria que mesmo demais. Esperaria algo mais eficiente.
Desviadores: X9 a trás e slx à frente. Eficientes e precisos, vamos ver o que duram.
Triggers: X9. Funcionam muito bem, mas tenho tido alguma dificuldade a adaptar-me. Adorava os Shimano que tinha up com o polegar, down com o indicador. Os X9 têm up e down com o polegar, não vejo a vantagem...
Travões: Avid Elixir 5, discos Avid G3, 160mm a trás e 185mm à frente. Travam impressionantemente bem apesar de fazerem algum barulho. Para mim e dada a falta de sensibilidade que ainda tenho, o da frente podia travar menos... Estou de molho há 4 semanas porque em pedra molhada não consegui ter sensibilidade e fui ao tapete... de pedras :-(
Rodas: Cubo de trás DT swiss 370 frente scott, aros DT swiss 445, pneus Rocket Ron 2.1 performance.
Banco: Scott. Não me adaptei de maneira nenhuma. Tive que mudar para um fisik, tal como tinha a RR.







Upgrades, coisas que mudei

Post:
Para andar no piso mais agressivo aqui de sintra, talvez por causa do meu ainda pouco treino, e depois de ver o conforto de alguns dos meus companheiros de voltas, acabei por comprar um Kindshock i900 com controlo remoto. Fantástico! Compensa as 300 gr extra todos os dias!
Banco: depois de testar vários (obrigado Avalanche) o que gostei mais foi um Fisik Aliante.
Avanço: o avanço da scott (muito leve) era muito racing para o tipo de utilização que procuro. Mudei para um da specialized, que recomendo porque tem um sistema de cones que permite mudar o ângulo. com a mesma rigidez que um fixo. Utilizo os 16º positivos. O conforto aumentou imenso.
Punhos: Pus uns simples em latex pretos, porque os brancos que a bicicleta traziam estavam sempre a precisar de uma grande limpeza! Já agora, para os pôr, usei um compressor e entraram facilmente, sem precisar sequer de líquido nenhum.
Remendos: COmecei por andar com uma câmara de ar. Numa volta agressiva, cheguei ao fim de uma descida com as duas câmaras de ar furadas por estarem trilhadas. Só tinha uma cãmara de ar e os meus amigos só tinham com pipo que não dava. Um tinha remendos e foi a melhor solução. Desde aí adoptei a solução ando só com rememendos. Assim posso furar pelo menos 8x e não tenho que andar com 1 câmara de ar.
Rodas: encontrei uma boa oportunidade e comprei umas Crossmax ST. Aproveitei para aumentar a dimensão para 2.25 e mantenho-me nos Rocket Ron Evo. Como estou no estaleiro, ainda não testei como deve ser...


Os "upgrades" iniciais (poste, bomba, ferramentas, etc) culminaram com a bicicleta, que tinha o peso anunciado de 11,3, a pesar uns valentes 12,7kg!
Depois do choque, lá investi uns euros e agora estou de volta aos sub 12kg ready to ride (ou seja com a tralha mínima para ir andar menos o bidon).


O que estava a pensar mudar nos próximos tempos são:
- quando estes pneus forem à vida, pôr uns pneus Rocket Ron 2.25 Evo Tubeless Ready à frente e Racing Ralph 2.25 de 2012 ambos com liquido Stans e tubeless.
- talvez um disco de travão da frente mais pequeno enquanto não ganho sensibilidade... será uma boa opção?

Há mais alguma coisa que salte à vista que deva fazer?

Estou ansioso para voltar ao pedal!... esta burcite não passa nem por nada...
 
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PedroTenreiro

Active Member
Boas.
A vantagem dos manípulos da SRAM está em deixar-te mais dedos no guiador e consequentemente, melhor controlo da bicicleta. É uma questão de hábito.
Acredita que a transmissão da SRAM é muito boa. Essa em especial. Eu tenho X9 no desviador TR e manipulos e desviador X7 no desviador FR e não troco pelo XT.
 

edununo

Well-Known Member
Se os furos te preocupam aposta em pneus mais robustos que os Rocket Ron tubeless ready. Como tens rodas tubeless eu apostava também em pneus UST tubeless.
Nos triggers, também prefiro o 2-way release da Shimano. Se quiser uso só o polegar e se quiser uso o polegar e o indicador. Não estou a ver onde usar o indicador retire controlo da bicicleta.
 

arrabida_rider

New Member
boas,
a questão dos travões pode ser resolvida com um disco de 160 mm á frente. depois quanto tiveres mais sensiblidade podes sempre por o de 185 mm outra vez.
 

wawando

Member
PedroTenreiro: acho que é uma optimizacao relativa... quando a situação é mesmo técnica para teres que te agarrar com unhas e dentes ao volante normalmente não é a melhor altura para mudar de mudança. :) Na RR tinha desviador Xt e talvez por o outro já ter uns anitos, fiquei muito impressionado com a precisão do X9.

edununo: dado o excesso de confiança (estava habituado a descer tudo muito mais de pressa qd andava a motor) e a espeta que dei, acho que manter-me com uns pneus mais sensíveis até é bom para acalmar os ânimos ;-)

arrabida_rider: pois, é isso que vou fazer, ando a tentar encontrar um disco baratucho no olx. Já agora, por curiosidade, a minha espeta foi na tua serra, na Arrábida (na zona de S. Miguel) num single a descer das pedreiras. É uma zona espectacular, que apesar de conhecer desde puto só agora comecei a explorar de btt.
 

essence_s

New Member
Sem duvida, devias mudar o disco da frente para 160.
Já vi que estás a pensar em deixar as camaras de lado, outra boa aposta!
Agora uma pergunta:
esses espigões telescopicos fazem assim tanta diferença na hora de descer?
 

wawando

Member
essence_s: é como se saisses da bicicleta e baixasses o banco para descer e depois voltasses a subir em cada subida, mas em andamento.

É daquelas coisas que toda a gente viveu e bem sem o ter. Ainda no outro dia estava a ver um campeonato de XC a prozada a descer rock gardens à duro sem subir nem descer coisa nenhuma.

Ou seja, ninguém morre sem o teres, mas garanto que depois de experimentares e principalmente se andares numa em percursos com descidas ténicas e subidas íngremes como eu ando aqui em Sintra, acho que ajuda muito, mesmo.
Depois começas a perceber que há zonas em que eu dantes andava com o banco em cima e agora, como é fácil, baixo um bocado e vou muito mais confortável :)

Resumindo: ao contrário de algumas coisas que não são muito importantes, se eu não tivesse o sobe-e-desce, com o que sei hoje, comprava sem a mínima hesitação.

É como a bicicleta: Se eu nunca tivesse experimentado a maldita da FS, ainda hoja andava todo feliz na minha hardtail... (e com uns ricos euritos no bolso)
 

essence_s

New Member
Ok, esclarecido.
è que ainda no outro dia experimentei uma 29" e tinha o selim mais baixo do que costumo andar, bem ...aquilo para subir parecia que ia sentado numa bmx!!Para descer foi sempre a topo, mas n consegui perceber se foi só da bike ou tambem por estar mais baixo;acho que foram as 2 coisas, afinal!
 

danielsilva

New Member
Sim o selim faz uma diferença enorme ! Com o selim em "posição de XC" ou estás muito para a frente ( em cima do selim ) ou atiras o teu peso para trás saindo do selim mas ficas demasiado para trás e crias a frente "leve" demais, nunca consegues a posição ideal ( e ajustar a posição conforme estás a descer ), ficas com a bicicleta desiquilibrada.
 

wawando

Member
Uma coisa que me irrita é o emaranhado de cabos que tenho na bibicleta:
- Travão frente
- Travão trás
- Mudanças frente
- Mudanças trás
- Lock frente
- Lock trás
- Ajuste de sobe e desce do banco no volante

Parece uma caixa de derivação da PT!




Não percebo porque é que os hidraulicaos dos travões não são mais pequenos e por dentro do quadro ou qq solução melhor... Ainda por cima como eu (e para aí 95% de todos nós) não passamos dos 90 graus, porque não simplificar?
Por exemplo o cabo do travão da frente é gigante, é muito complicado encurtar? Não me apetece estar a mexer em ligações hidraulicas...

Alguém conhece alguma solução?
 
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synclever

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Boas,
Eu comecei o ano passado com um projecto identico a este mas ainda não o terminei. Só falta montar, pois já tenho tudo.
Uma bike de trail sub 10Kg sem gastar "à parva".
Specs:
Quadro: Spark 20 com XM180
Suspensão: Reba 120mm
Travões: R1
Avanço: RCZ SL
Guiador: FSA K-Force XC Riser Carbon
Pedaleira: Sram noir 3,3
Desv Frente: XTR
Desv Trás: X9
Shifters: X9
Cassete: XT 11-32
Espigão: KCNC TI Elite
Selim: SKN Racing
Pedais: Eggbeater
Rodas XC: ZTR Alpine + Tune King
Rodas Trail: ZTR Flow
Pneus XC: S-Works The Captain + S-Works Ground Control
Pneus Trail: Nobby Nic
Quando tiver tudo montado apresento-a
 

wawando

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Deste a espeta nunca mais andei, mas não me parece que esteja alguma coiasa torta. Vou ver com cuidado.
A fotografia está mesmo má, amanhã tiro uma decente.
 

wawando

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Uma das componentes que acho interessante é registar as voltinhas para ir aprendendo os percursos e ir vendo a evolução do ritmo.
É sempre difícil saber o que escolher...

Para isso tenho um Garmin 405 e o meu iphone que têm as seguintes vantagens e inconvenientes:

Garmin 405:

Pontos fortes:
- Leve e prático
- Simples de utilizar: start
- Preciso no registo da altitude
- Sincroniza online sem ser preciso ligar a nada (entro em casa e sincroniza automáticamente)
- Site muito, muito bom para ver tudo e mais alguma coisa
- Quem tiver medidor cardiaco, tb regista e aparece tudo junto
Pontos fracos:
- Mesmo com a sensibilidade mínima às vezes o comando por toque é accionado (mas não faz nada de mal)
- Não tem dados para navegar, só indicação da direcção de um dado ponto, o que é muito limitativo

Iphone (utilizo com o software Endomondo)

Pontos fortes:
- Software para todos os gostos e feitios
- Navegação com mapa com imagem real que dá para ir vendo
- Facilidade de partilha do que se vai fazendo mas mantendo a privacidade, só se partilha o que se quer com quem se quer e assim dá para acompanhar o que os amigos vão fazendo com segurança e sem o melga do lado andar a cuscovilhar.
- Possibilidade de partilha de posição em tempo real com amigos (não utilizo)
Pontos fracos:
- Possiblidade de estragar um iphone que é caro
- GPS não é muito preciso em termos de altitude (nunca percebi porquê... um dia vou estudar o assunto)

Em relação a duração de bateria nunca consegui gastar nenhum deles, mas tb nunca andei mais de 5 horas...

Agora vamos ao que interessa: Aplicar o iphone à bicicleta.

Mandei vir uma capa griffin survivor (custou 20 e poucos euros): http://store.griffintechnology.com/survivor-iphone

Para fixar vou utilizar uns zips re-utilizáveis que comprei no Leroy Merlin. Para acolchoar a coisa por agora usei um bocado de plástico que tem as bolinhas de ar, depois vou usar esponja.


Ficou montada assim:


Aquela fixação não me inspira confiança... para teste inicial andei a atirar a bicicleta com toda a força contra o chão e a abanar ao máximo e aquilo nem mexeu!
Pelo sim pelo não no dia D vou pôr uns zips extra a segurar a coisa.

Quanto à resistência da caixa, e porque o video da griffin é mesmo à duro deixei os meus filhos (eles estavam com medo de estragar o telefone) a atira o tel pelo ar em casa e aquilo resistiu imaculado! Claro que se cair com o ecrã de frente a um calhau bicudo não sei se o ecrã de plástico vai proteger o suficiente...

A coisa promete, mas a ***** do joelho é que continua de molho :-(

Entretanto vou relatando mais coisas, next: luz mega-power e barata, protecção de quadro, micro ferramenta, etc
 
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wawando

Member
Eu fui para o griffin para proteger o tel em caso de queda ou mesmo a manusear. No outro dia numa queda mais dura o de um amigo que tinha um suporte todo xpto soltou-se.
Que software utilizas?
 

wawando

Member
Entretanto, enquanto continuo no estaleiro, tenho aproveitado o tempo para andar entretido a brincar aos mecânicos :)

Converti o rocket ron evo 2.25 da frente para tubeless e mandei vir 2 racing ralph evo 2.25.

Para fazer a conversão, utilizei o Doc Blue da Schwalbe (mais barato que o da Notubes e pelo que li é feito pela notubes e é igual).

Aconselho o seguinte método:
1) pôr o pneu
2) retirar o miolo da válvula
3) pôr detergente nos lados
4) encher com o compressor
5) Repetir o detergente/compressor até garantir que o pneu está todo no lugar
6) Pôr o selante pelo buraco da válvula

Já agora e por curiosidade, o Racing Ralph de 2012 tinha muitas fugas nas paredes do pneu, o Rocket Ron de 2010 tinha mais fugas junto ao aro (por não ser TL Ready).

Pics:
O peso dos Racing Ralph 2.25 TL Ready, Pace Star, hs425, 2012 (um a baixo dos 495 outro um pouco a cima)


O peso do Rocket Ron 2.25 Evo 2010:


A roda de trás trazia esta fita da Schwalbe, alguém sabe para que serve?
Tirei porque a vávula da Mavic não dava...



No fim a bicla ficou com este peso:


Agora o mais importante é ir andar... estou a desesperar!!!! :fpalm:
 
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