(O título correcto devia ser: Scott Spark 35 adaptada para all mountain mas ainda sub 12kg, já pedi para alterar)
Viva,
Tal como muitos outros membros, estive 20 anos sem andar de bicicleta (mas a fazer tudo o que é desporto) e decidi voltar porque tenho a sorte de morar na Malveira da Serra, mesmo na Serra de Sintra.Comecei por andar com uma Rockrider 8.2 que comprei em 2006.
Era uma hardtail com suspensão Manitou Skareb. Comecei a andar com amigos com bicicletas fs e depois de experimentar uma Genius 40, tomei a decisão, vendi a bicicleta e tinha que comprar uma FS.Tive 1 mês a ler forums, testes, feedback e com a eterna indecisão: mais all mountain/freeride ou xc? Modelos tipo Genius, Stumpjumper, Nerve AM ou mais Spark, Epic, Nerve XC? Queria uma bicicleta para all mountain, mas que subisse bem.
Depois de procurar muito em 2a mao, acabei por encontrar uma Scott Spark 2010 35 nova, tamanho L, a mega preço.
Inicialmente achei que tinha cometido um erro, hoje estou seguro que foi a decisão certa: apesar de adorar descer a fundo, já não tenho 20 anos e por isso há que manter a coisa mais calma .
Na realidade, passamos 70% do tempo a subir para no max 15% a descer: é uma diferença é muito grande. Além disso, gosto muito de subir.Por isso a opção de ir para uma bicicleta leve dava-me margem para a adaptar um bocado para all mountain.
Bicicleta em geral: Impressionante, adorei! Para mim que vinha de uma bicicleta já com uns anos, achei a Scott Spark 35 com uma precisão incrível.
Suspensão da frente: Rebal SL - sólida qb (muito superior à minha skareb) e eficiente. Fácil de afinar, para mim, no limite inferior do recomendado.
Suspensão de trás: DT swiss M210. Acho mesmo básica. Diria que mesmo demais. Esperaria algo mais eficiente.
Desviadores: X9 a trás e slx à frente. Eficientes e precisos, vamos ver o que duram.
Triggers: X9. Funcionam muito bem, mas tenho tido alguma dificuldade a adaptar-me. Adorava os Shimano que tinha up com o polegar, down com o indicador. Os X9 têm up e down com o polegar, não vejo a vantagem...
Travões: Avid Elixir 5, discos Avid G3, 160mm a trás e 185mm à frente. Travam impressionantemente bem apesar de fazerem algum barulho. Para mim e dada a falta de sensibilidade que ainda tenho, o da frente podia travar menos... Estou de molho há 4 semanas porque em pedra molhada não consegui ter sensibilidade e fui ao tapete... de pedras :-(
Rodas: Cubo de trás DT swiss 370 frente scott, aros DT swiss 445, pneus Rocket Ron 2.1 performance.
Banco: Scott. Não me adaptei de maneira nenhuma. Tive que mudar para um fisik, tal como tinha a RR.
Upgrades, coisas que mudei
Post: Para andar no piso mais agressivo aqui de sintra, talvez por causa do meu ainda pouco treino, e depois de ver o conforto de alguns dos meus companheiros de voltas, acabei por comprar um Kindshock i900 com controlo remoto. Fantástico! Compensa as 300 gr extra todos os dias!
Banco: depois de testar vários (obrigado Avalanche) o que gostei mais foi um Fisik Aliante.
Avanço: o avanço da scott (muito leve) era muito racing para o tipo de utilização que procuro. Mudei para um da specialized, que recomendo porque tem um sistema de cones que permite mudar o ângulo. com a mesma rigidez que um fixo. Utilizo os 16º positivos. O conforto aumentou imenso.
Punhos: Pus uns simples em latex pretos, porque os brancos que a bicicleta traziam estavam sempre a precisar de uma grande limpeza! Já agora, para os pôr, usei um compressor e entraram facilmente, sem precisar sequer de líquido nenhum.
Remendos: COmecei por andar com uma câmara de ar. Numa volta agressiva, cheguei ao fim de uma descida com as duas câmaras de ar furadas por estarem trilhadas. Só tinha uma cãmara de ar e os meus amigos só tinham com pipo que não dava. Um tinha remendos e foi a melhor solução. Desde aí adoptei a solução ando só com rememendos. Assim posso furar pelo menos 8x e não tenho que andar com 1 câmara de ar.
Rodas: encontrei uma boa oportunidade e comprei umas Crossmax ST. Aproveitei para aumentar a dimensão para 2.25 e mantenho-me nos Rocket Ron Evo. Como estou no estaleiro, ainda não testei como deve ser...
Os "upgrades" iniciais (poste, bomba, ferramentas, etc) culminaram com a bicicleta, que tinha o peso anunciado de 11,3, a pesar uns valentes 12,7kg!
Depois do choque, lá investi uns euros e agora estou de volta aos sub 12kg ready to ride (ou seja com a tralha mínima para ir andar menos o bidon).
O que estava a pensar mudar nos próximos tempos são:
- quando estes pneus forem à vida, pôr uns pneus Rocket Ron 2.25 Evo Tubeless Ready à frente e Racing Ralph 2.25 de 2012 ambos com liquido Stans e tubeless.
- talvez um disco de travão da frente mais pequeno enquanto não ganho sensibilidade... será uma boa opção?
Há mais alguma coisa que salte à vista que deva fazer?
Estou ansioso para voltar ao pedal!... esta burcite não passa nem por nada...
Viva,
Tal como muitos outros membros, estive 20 anos sem andar de bicicleta (mas a fazer tudo o que é desporto) e decidi voltar porque tenho a sorte de morar na Malveira da Serra, mesmo na Serra de Sintra.Comecei por andar com uma Rockrider 8.2 que comprei em 2006.
Era uma hardtail com suspensão Manitou Skareb. Comecei a andar com amigos com bicicletas fs e depois de experimentar uma Genius 40, tomei a decisão, vendi a bicicleta e tinha que comprar uma FS.Tive 1 mês a ler forums, testes, feedback e com a eterna indecisão: mais all mountain/freeride ou xc? Modelos tipo Genius, Stumpjumper, Nerve AM ou mais Spark, Epic, Nerve XC? Queria uma bicicleta para all mountain, mas que subisse bem.
Depois de procurar muito em 2a mao, acabei por encontrar uma Scott Spark 2010 35 nova, tamanho L, a mega preço.
Inicialmente achei que tinha cometido um erro, hoje estou seguro que foi a decisão certa: apesar de adorar descer a fundo, já não tenho 20 anos e por isso há que manter a coisa mais calma .
Na realidade, passamos 70% do tempo a subir para no max 15% a descer: é uma diferença é muito grande. Além disso, gosto muito de subir.Por isso a opção de ir para uma bicicleta leve dava-me margem para a adaptar um bocado para all mountain.
Bicicleta em geral: Impressionante, adorei! Para mim que vinha de uma bicicleta já com uns anos, achei a Scott Spark 35 com uma precisão incrível.
Suspensão da frente: Rebal SL - sólida qb (muito superior à minha skareb) e eficiente. Fácil de afinar, para mim, no limite inferior do recomendado.
Suspensão de trás: DT swiss M210. Acho mesmo básica. Diria que mesmo demais. Esperaria algo mais eficiente.
Desviadores: X9 a trás e slx à frente. Eficientes e precisos, vamos ver o que duram.
Triggers: X9. Funcionam muito bem, mas tenho tido alguma dificuldade a adaptar-me. Adorava os Shimano que tinha up com o polegar, down com o indicador. Os X9 têm up e down com o polegar, não vejo a vantagem...
Travões: Avid Elixir 5, discos Avid G3, 160mm a trás e 185mm à frente. Travam impressionantemente bem apesar de fazerem algum barulho. Para mim e dada a falta de sensibilidade que ainda tenho, o da frente podia travar menos... Estou de molho há 4 semanas porque em pedra molhada não consegui ter sensibilidade e fui ao tapete... de pedras :-(
Rodas: Cubo de trás DT swiss 370 frente scott, aros DT swiss 445, pneus Rocket Ron 2.1 performance.
Banco: Scott. Não me adaptei de maneira nenhuma. Tive que mudar para um fisik, tal como tinha a RR.
Upgrades, coisas que mudei
Post: Para andar no piso mais agressivo aqui de sintra, talvez por causa do meu ainda pouco treino, e depois de ver o conforto de alguns dos meus companheiros de voltas, acabei por comprar um Kindshock i900 com controlo remoto. Fantástico! Compensa as 300 gr extra todos os dias!
Banco: depois de testar vários (obrigado Avalanche) o que gostei mais foi um Fisik Aliante.
Avanço: o avanço da scott (muito leve) era muito racing para o tipo de utilização que procuro. Mudei para um da specialized, que recomendo porque tem um sistema de cones que permite mudar o ângulo. com a mesma rigidez que um fixo. Utilizo os 16º positivos. O conforto aumentou imenso.
Punhos: Pus uns simples em latex pretos, porque os brancos que a bicicleta traziam estavam sempre a precisar de uma grande limpeza! Já agora, para os pôr, usei um compressor e entraram facilmente, sem precisar sequer de líquido nenhum.
Remendos: COmecei por andar com uma câmara de ar. Numa volta agressiva, cheguei ao fim de uma descida com as duas câmaras de ar furadas por estarem trilhadas. Só tinha uma cãmara de ar e os meus amigos só tinham com pipo que não dava. Um tinha remendos e foi a melhor solução. Desde aí adoptei a solução ando só com rememendos. Assim posso furar pelo menos 8x e não tenho que andar com 1 câmara de ar.
Rodas: encontrei uma boa oportunidade e comprei umas Crossmax ST. Aproveitei para aumentar a dimensão para 2.25 e mantenho-me nos Rocket Ron Evo. Como estou no estaleiro, ainda não testei como deve ser...
Os "upgrades" iniciais (poste, bomba, ferramentas, etc) culminaram com a bicicleta, que tinha o peso anunciado de 11,3, a pesar uns valentes 12,7kg!
Depois do choque, lá investi uns euros e agora estou de volta aos sub 12kg ready to ride (ou seja com a tralha mínima para ir andar menos o bidon).
O que estava a pensar mudar nos próximos tempos são:
- quando estes pneus forem à vida, pôr uns pneus Rocket Ron 2.25 Evo Tubeless Ready à frente e Racing Ralph 2.25 de 2012 ambos com liquido Stans e tubeless.
- talvez um disco de travão da frente mais pequeno enquanto não ganho sensibilidade... será uma boa opção?
Há mais alguma coisa que salte à vista que deva fazer?
Estou ansioso para voltar ao pedal!... esta burcite não passa nem por nada...
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