29er Scott Scale 930 - "The hurricane of trails" ...By: Telmo Gomes 23

telmo gomes 23

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Boas

Venho abrir aqui este tópico para vos mostrar a minha nova bike de BTT e como não podia deixar de ser é uma 29er. Muitos podem pensar que é uma moda, e como todas as modas têm um inicio e um fim mas desta vez não é só moda, há ali uma diferença que define as 29er mas cada qual sabe de si e nem todos se sentem bem com o mesmo. No meu caso estou rendido, falei do que não sabia e hoje estou arrependido de ter dito mal das 29er sem te experimentado antes.

Então vamos lá começar a mostrar o que interessa. A bike é uma Scott Scale 930 29er, como referi em cima é um autentico "The drilling of rails", ou melhor é "O furação dos trilhos". Antes de sair da loja para as minhas mão sofreu de imediato algumas alterações que achei necessárias.
Segue então a lista do material:

QUADRO: Scott Scale 930 Carbon (M)
SUSPENSÃO: Fox 32 Float 29 Evolution CTD Air
CAIXA DIRECÇÃO: Ritchey Comp
DESVIADOR TRÁS: Sram X9 Cx Longa 10v
DESVIADOR FRENTE: Sram X7
MANIPULOS: Sram X-0 Gripshift
TRAVÕES: Shimano SLX 180/160mm
PEDALEIRO: Sram S-1000 38t/24t
GUIADOR: Syncros FL 1.5
PUNHOS: Easy Grips
BAR ENDS: Ritchey WCS (Cortados)
AVANÇO: Syncros FL1.5
PEDAIS: Shimano M520
ESPIGÃO DE SELIM: Syncros FL 2.0
APERTO ESPIGÃO DE SELIM: Kcnc
SELIM: BBB Anatomic Design (Tonado)
CUBOS: Syncros XR 2.5
AROS: Syncros / DT Swiss XR 2.5
CASSETE: Sram PG-1050 / 11-36
CORRENTE: Sram PC-1031
PNEUS: Maxxis CrossMark 29 x 2.10
GRADES BIDON: Specialized Rib Cage MTB

Deixo aqui uma breve descrição e análise a alguns componentes:

Quadro

É um Scott Scale 930, a meu ver com uma linha bonita, com cores que não deixam o quadro morrer, a base é o Vermelho, Branco e Preto, é construído em carbono, para o tamanho M ronda 1 quilo e 300 gramas. Grande parte do quadro foi forrado com papel autocolante transparente. Nas escoras traseiraspor causa dos sapatos baterem, a parte de baixo por causa das pedras e na zona dos bidons. O único aspecto menos positivo que tenho a apontar para o quadro é na parte da grade traseira da água, custo bastante a tirar o bidon, quer em movimento, quer parado e têm de ser um bidon bem pequeno mas isso também pode ser um problema da grade.

Suspensão

A suspensão está a cargo de uma Fox 32 Float 29 Evolution CTD Air, a primeira vez que ando com uma Fox na frente e arrependido de ter sido tarde demais. No terreno a Fox faz uma leitura de grande nível, muito suave e absorve muito bem as irregularidades, onde tem a ajuda do bloqueador no guiador que tem três posições, o que também acaba por ser muito útil, podendo assim ajustar a nosso gosto e dependendo do tipo que terreno em que se pedala. Já testei outra Fox em 29er e fiquei com impressão de ser ainda mais suave do que a minha mas é uma coisa fácil de resolver, mas também não é nada mau a minha ser mais rija porque faço XCO e acaba por ser útil.

Trasmissão

Antes de sair da loja a bike foi sujeita a algumas alterações, mais propriamente nos manípulos, trazia um conjunto da Sram X-7 Trigger e eu decidi optar pelo conjunto da Sram X-0 Gripshift, pois com esta alteração tenho mais controlo e mais precisão mas mudanças.
Em relação a desviadores na frente trás um Sram X-7 e na traseira trás um Sram X-9 de caixa longa. Aqui foi algum tempo a reflectir, pois estava indeciso se iria manter esta relação ou meter tudo Shimano Deore XT.
A pedaleira é uma Sram S-1000 GXP equipada com dois pratos, um com dentição de 24 e o outro de 38. Confesso que aqui estava um dos meus medos mas felizmente nada que fosse mais do que a simples preocupação. Pensei por momentos que o prato de 38 dentes fosse pequeno demais para as zonas rolantes mas afinal não, as 10 mudanças atras não permitem isso. Sim, é verdade que pode acontecer, o que já aconteceu mas comigo são raras as vezes.
A corrente e a cassete são ambas da Sram mas acho que a este nível não há muito a dizer.

Travões

Os travões de origem eram uns Shimano Deore mas foram alterados para o modelo seguinte, ou seja para os Shimano SLX, são uns travões com uma travagem muito suave mas eficaz, não são aqueles travões que tem uma travagem brusca, nem que sejam puxados repentinamente mas quando é para travar fazem o seu papel sem quais queres problemas.
Em relação a discos atras conta com a ajuda de 160 mm e a frente com 180 mm. Talvez no futuro meta uns Ashima Air Rotor, ambos 160 mm e o peso baixa logo um pouco mas esta bike têm como principal objectivo a fiabilidade.

Rodas
Aqui conta com aros e cubos da Syncros, é uma montagem simples mas penso que tem capacidade para resolver o seu trabalho, são boas a rolar e resistência não deve de dar grandes problemas, assim o espero.
Tanto atras como a frente uso pneus Maxxis CrossMark, onde a frente não me transmite toda a confiança que deveria principalmente terra solta, como por exemplo areia. As rodas/pneus estão convertidos a tubless como manda a lei, menos uma dor de cabeça. De origem trazia uns Schwalbe Rocket Ron mas como disse atraz não estou interessado em ficar a pé, por isso decido jogar pelo seguro.

Selim/Bar-ends
O selim de origem com o passar dos dias teve de ser tirado e lá entrou de novo o velhinho e fiel (GOSTOS) BBB Anatomig Disegn, sem capa e todo lixado. Parece uma autentica tábua mas sinto-me bem. Comprei uns bar-ends Kcnc e tive de os tirar. Por mais aperto que eu desse, acabavam sempre por mexer e a subir ou a fazer alguma força saiam do sitio e não davam confiança nenhuma.

Agora que já apresentei a minha bike e fiz uma pequena análise e que penso que o pessoal está curioso com o resultado e a pedir umas fotos, vou fazer-vos esperar e só dar as fotos amanha... Até lá!
 

Medroso#78

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Boas,

Antes de mais bem vindo ao mundo das 29er. A pouco e pouco todo o pessoal que crticava/critica as 29er, lá vão caindo na realidade. :p

....Venham de lá essas "fotes" que é o que a malta quer. ;)
 

telmo gomes 23

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Boas

Desculpem a demora mas já cheguei.
Sim isto dizer mal das 29er sem saber do que estamos a falar é mau, são grandes maquinas, nem que seja só pelo tamanho das rodas...

Deixo aqui umas fotos para se deliciarem... :D



























Pessoal espero que gostem do resultado final, agora vamos lá comentar!
Abraços e Beijos
 

ernez

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Quanto está a pesar o maquinão com esses pneus, eu gosto muito desse pneus, na frente e atrás, embora á frente, na minha ex. roda 26 escorregasse um pouco, mas nada que não se controlasse com alguma frieza na espinha, :D
 

matz

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Está muito bonita, parabéns!

Mas principalmente de perfil, essas rodas até metem impressão, parece um camião! lol
 

Nozes

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Boa bike,mau inglês. "Drilling" é tradução para furação,e não furacão (hurricane).
...e trilhos escreve-se trails,e não rails...que são carris,como os dos comboios!

Toma atenção na escola,Telmo. As bikes não são tudo.
 
Last edited:
Bela Bike !

Apenas dois reparos, não gosto de ver os extensores do guiador e os autocolantes na testa do quadro !

Quanto ao inglês ... saiu mal a tradução !

Nada que não se corrija :D
 

telmo gomes 23

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Boas

ernez a bike ainda não foi a balança, pois como já disse neste projecto dou mais preferência a fiabilidade do que ao peso mas qualquer das maneiras o peso conta e neste caso fiquei curioso com o resultado. Em relação aos pneus não são dos meus preferidos em terreno seco, como disses-te o da frente escorrega um pouco mas com cuidado consegue-se controlar. Em terreno húmido, está bom!

matz são grandes rodas, ao lado da 26 até parece um camião. Custa a embalar mas quando embala segurem-me!!! As 29er parecem uma avestruz, o grande defeito é que devido ao seu tamanho custa a levantar voo, mas também voa baixinho...

Nozes acredita que não fui eu que fiz esta tradução, se tivesse sido eu era ainda pior! A escola, a escola... bem vamos falar de bikes que é melhor! Então é "The hurricane of trails"?
Tenho de pedir a um moderador que faça a alteração...

HYPPERSONIC o extensores são uma arma muito útil no meu caso, sem eles as coisas são mais difíceis e quanto aos autocolantes gosto de ter a bike a nível "único", estão ali porque dão um toque pessoal. Qualquer das maneiras obrigado pela opinião, é aceite de muito bom agrado!

Obrigado pelos comentários pessoal, tenho de ver se meto por aqui umas novidades... Abraços e Beijos
 
A frase correcta é "The hurricane of the trails".
Quanto à bike, grande máquina. Está a pedir umas fotos em acção.
Abraço
 

telmo gomes 23

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Boas

Já pedi a um moderador para fazer a alteração no nome do tópico para que tudo fique correcto...

Dirt Rider
obrigado pela ajuda na tradução e pelo elogio a bike. Fotos em acção é quando me apetecer pegar na maquina fotográfica.

Deixo aqui uma montagem com algumas fotos tiradas ontem numa "travessia" que fiz com mais dois amigos. Ligamos Santiago do Escoural (Distrito de Évora e concelho de Montemor-o-Novo) a Fátima (Distrito de Santarém e concelho de Ourém) que deu um total de 170 km onde fizemos a distancia em 6 horas e 15 minutos, menos 45 minutos do que a ultima vez que tínhamos feito esta aventura. Os outros dois colegas foram em bike de estrada e eu fui com bike e pneus de btt.



Tenho de ver se junto para ai mais umas coisas interessantes de postar por aqui...
Abraços e Beijos
 

MGanhao

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Olha a boa da tua Scott eheh

Está muito fixe, venham aí mais uns upgrades ;)


Já agora, como cortaste o BBB?
 

telmo gomes 23

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Boas

Trago noticias, Boas e MÁS!

Começando pelas más, ontem numa prova de XCO que se realizou em Rio de Mouro, um circuito bastante técnico e duro, onde não perdoei a bike e a sujeitei a trabalhos redobrados, quando cheguei a casa tenho as rodas que parecem um "8it8". Abusei nas descidas e nos drop´s mas não tive nenhuma queda nem algum problema que se justifica-se esta situação, parece que as rodas não valem nada! Tenho de começar a pensar numa solução, senão tenho de me preparar para o pior.

Com tudo, deixo-vos aqui duas fotos da maquina em acção na prova de XCO, em Rio de Mouro. Alcancei um 4º lugar na Promoção Masculinos.





Boas continuações!
 

joao.f

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bem me parecia que a tinha visto em rio de mouro, mas foi de longe talvez ate tenha umas fotos dela, porque a minha corrida foi de manha.
 

telmo gomes 23

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Boas

MGanhao
obrigado pelo elogio. Upgrades, ou um espigão Kcnc Ti Pro Lite e/ou discos Shimano XT 160 mm.
Em relação ao selim BBB eu não o cortei, apenas tirei a capa, era assim de origem, mas já o fiz em outro selim e apenas precisas de uma faca e uma lima bastarda para finalizar.

Essence_s sim cá estão as fotos em acção, para dar as provas de que a bike não esta em casa a descansar e nos trilhos anda sempre a levar porrada como manda a lei.

joao.f eu corri as 12:30 h, e tu? Se tiveres fotos manda-me para o Facebook...
 

telmo gomes 23

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Boas

Trago umas novidades, coisas simples.
O capacete Spiuk Nexion foi substituído por um Ekoi D25.




Veio também uma luz Cree com 1200 lumes.




E um Polar CS200.






Deixo-vos uma foto tirada no treino de técnica hoje de manhã num dos melhores trilhos da minha zona:
 
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