Viva!
Bem, acho que está na hora de fazer uma pequena análise, depois de alguns km de carreiros na Spark.
QUADRO
Relativamente ao quadro, o último up-grade que fiz, tem uma geometria muito parecido com a Scale, tornando a adaptação à bike mais fácil e com uma posição "atirada" para as subidas. O quadro está muito bem construído, o peso está bem centralizado, notando-se muito bem quando se salta com a bike por cima de algum obstáculo. Parce que a bike tem menos peso. Com a Scale era maiis dificil, tendo sensivelmente o mesmo peso...
Para os carreiros que faço, ainda não consegui esgotar os 110mm de curso traseiro, o que leva a dizer que o curso é suficiente para XC/maratonas até a enduro llevezinho!
É engraçado, depois de ouvir e ler tanto sobre o bombear do nude, com esta Spark, que está regulada exactamente para o meu peso, o nude não bombeia (oscila precisamente 2mm no seu curso - insignificante),
quer a subir rampas ingremes, quer em estradões de terra batida, de pé. No entanto, esta bike foi estudada para quem quisesse que ela não bombeasse, bloqueava-o! Isto permite ter um amortecedor mais sensível que esses "inteligentes"!! Bem, mas como eu sou um amador, que utiliza a bike para lazer e não para competições, esta bike tem servido e agradado a 100%.
No melhor pano cai a nódoa! O quadro tem alguns aspectos menos positivos, como o seu acabamento (verniz). A retirar uma protecção do quadro, os dito auto-colantes transparentes, o verniz saiu. Com a doença do peso, abdicou-se da qualidade dos acabamentos...Outro pormenor que não gostei foi da sensibilidade do botão do amortecedor, que é muito perro, exigindo dorça de dedos! E por último, o manípulo para bloquear, o traloc é muito frágil. Os antigos (plástico) partem-se com muito facilidade. Durante uma maratona, ao bloquear o amortecedor, a patilha partiu-se. A garantia funcionou, oferencendo-me um dos novos, em alumínio.
TRAVÕES
Estes Avid são um espectáculo! São bonitos e funcionais. Sem ferramentas é possível fazer qualquer operação de regulação, desde regular as manetes, como a regulação das pastilhas.
Quando foram postos à prova em Coimbra, com toneladas de lama, o travão da frente perdeu pressão, mas nunca perdeu capacidade de travagem. Levei-os para a Bikezone, onde eles detectaram ar no sistema. Disseram-me que é normal em travões que são comprados à parte, porque são montados às 3 pancadas. Neste momento, estão como novos, ainda mais potentes que os anteriores Avid Juicy 3.
TRANSMISSÃO
Até agora, mesmo depois de levar em cima lama até dizer chega, nunca me deixou mal, sempre funcionou às mil maravilhas. É Shimano...
O resto do material, só com mais quilómetros em cima...É material menos crítico! Apenas uma alusão aos pneus, em lama mostraram-se com uma aderência não esperada, para a sua largura. No entanto, desgastam-se rapidamente, para "variar"....
Fica aqui uma simples análise...!
Boas pedaladas e ponham essa bikes no monte!