Scott Scale 50 (2007) vira Scott Spark 10 (2007)

Pinho da Cruz

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É verdade Filipe, foi um verdadeiro achado este quadro!!
Farei brevemente uma análise o mais completa possível, com o termo de comparação a antiga Scale 50.
 
E então esse ensaio, quando é que sai? :)
Acima de tudo, e visto que és um antigo proprietário de uma, queria mesmo saber se uma Spark é apenas uma Scale com "molinha" atrás, ou se é diferente em algo mais.
Mas realmente...aproveito para o dizer novamente...esta bike é fantástica.
Abcs
 

Pinho da Cruz

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Viva Filipe!

Infelizmente ainda só fiz 160km com a Spark, acho que ainda tenho que fazer mais uns km's para poder fazer uma análise concreta. Posso já adiantar que pedalar com a Spark está a ser um espectáculo! O amortecedor funciona às mil maravilhas, sem bombeios excessivos, como se falava por aí. (Para teres uma ideia, subi uma rampa de pé com 14% de declive e o medidor deslocou-se apenas 3mm!) Agora ando sempre sentado, sem necessidade de me levantar para não apanhar porrada! Dá-me a sensação de estar com a minha antiga Scale mas com muito mais conforto e sobretudo, controlo. Mas como te disse, apenas fiz 160km, tudo o que disse pode ser empolado pelo entusiasmo inicial.
Em breve, farei uma análise mais pormenorizada, com a Scale como termo de comparação!

Boas pedaladas!
 

Tamagotchi

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Boas a todo o pessoal das "SS"

Tenha uma SS 15 de 2008 e veio com Nobby Nic 2.25. Alguem já pode avaliar a diferença para os Rocket Ron? Para que tipo de andamento, uns e os outros?

Um abraço e já agora um Bom Natal para todos

Tamagotchi
 

Green_Beret

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Depois de ter partido a corrente na minha 4ª saída da Spark para o mato, ficam mais umas fotos da faísca!!

Tal não é vontade e força de pedalar que já mandaste uma corrente à vida :roll: ...aposto que depois foste tu que carregaste com ela, não?

Bem vindo ao clube das FS...a minha aguarda por uns upgrades :mrgreen:

Abraço
 

Pinho da Cruz

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Ei Green Beret!

Não foi bem assim, a corrente estava mal cravada, logo com um pouco de "brutalidade" a subir, foi-se!! Nada como um elo rápido não resolvesse o problema!
 

Pinho da Cruz

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Viva!

Neste Domingo tive a oportunidade de testar a Spark na sua primeira maratona, em Coimbra. Foram 40 km cheios de lama, lama e mais lama! Nunca tinha visto tanto esterco! Foi um pequeno teste a bike...









No final, a bike sobreviveu...apenas o travão da frente perdeu pressão devido ao excesso de lama acumulado no bombito!
 

HR

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Viva,

Antes de mais parabéns pela bela bike e pelo uso que se vê que lhe dás!...

Ajuda-me a esclarecer ideias e dá-me a tua opinião em relação aos pneus?

Obg.

HR
 

Pinho da Cruz

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Viva HR!

Como podes imaginar, eu não sou profissional de BTT, apenas tenho uma paixão pelo "pedal", não poderei dar uma análise toda xpto dos pneus! No entanto, não tenho nada a apontar relativamente à sua aderência, porque nunca me deixaram mal, mas são uns 2.25 de largura!! Não são pesados, mas não sei o peso ao certo. Em terreno com muita lama, eu gostei deles, em subidas escorregadias (na maratona de Coimbra), eu era o último a pôr o pé no chão, relativamente oa pessoal que ia ao meu lado. Os tacos são espaçados, o que facilitou algum escoamento da lama.
Acho que os pneus são muito bons, apenas tem um mal, como a maioria dos pneus de btt, são macios, em que no asfalto, eles desgastam-se facilmente.

Espero ter conseguido ajudar-te...
 

Pinho da Cruz

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Viva!

Bem, acho que está na hora de fazer uma pequena análise, depois de alguns km de carreiros na Spark.

QUADRO

Relativamente ao quadro, o último up-grade que fiz, tem uma geometria muito parecido com a Scale, tornando a adaptação à bike mais fácil e com uma posição "atirada" para as subidas. O quadro está muito bem construído, o peso está bem centralizado, notando-se muito bem quando se salta com a bike por cima de algum obstáculo. Parce que a bike tem menos peso. Com a Scale era maiis dificil, tendo sensivelmente o mesmo peso...



Para os carreiros que faço, ainda não consegui esgotar os 110mm de curso traseiro, o que leva a dizer que o curso é suficiente para XC/maratonas até a enduro llevezinho!
É engraçado, depois de ouvir e ler tanto sobre o bombear do nude, com esta Spark, que está regulada exactamente para o meu peso, o nude não bombeia (oscila precisamente 2mm no seu curso - insignificante),




quer a subir rampas ingremes, quer em estradões de terra batida, de pé. No entanto, esta bike foi estudada para quem quisesse que ela não bombeasse, bloqueava-o! Isto permite ter um amortecedor mais sensível que esses "inteligentes"!! Bem, mas como eu sou um amador, que utiliza a bike para lazer e não para competições, esta bike tem servido e agradado a 100%.
No melhor pano cai a nódoa! O quadro tem alguns aspectos menos positivos, como o seu acabamento (verniz). A retirar uma protecção do quadro, os dito auto-colantes transparentes, o verniz saiu. Com a doença do peso, abdicou-se da qualidade dos acabamentos...Outro pormenor que não gostei foi da sensibilidade do botão do amortecedor, que é muito perro, exigindo dorça de dedos! E por último, o manípulo para bloquear, o traloc é muito frágil. Os antigos (plástico) partem-se com muito facilidade. Durante uma maratona, ao bloquear o amortecedor, a patilha partiu-se. A garantia funcionou, oferencendo-me um dos novos, em alumínio.

TRAVÕES

Estes Avid são um espectáculo! São bonitos e funcionais. Sem ferramentas é possível fazer qualquer operação de regulação, desde regular as manetes, como a regulação das pastilhas.


Quando foram postos à prova em Coimbra, com toneladas de lama, o travão da frente perdeu pressão, mas nunca perdeu capacidade de travagem. Levei-os para a Bikezone, onde eles detectaram ar no sistema. Disseram-me que é normal em travões que são comprados à parte, porque são montados às 3 pancadas. Neste momento, estão como novos, ainda mais potentes que os anteriores Avid Juicy 3.

TRANSMISSÃO

Até agora, mesmo depois de levar em cima lama até dizer chega, nunca me deixou mal, sempre funcionou às mil maravilhas. É Shimano...

O resto do material, só com mais quilómetros em cima...É material menos crítico! Apenas uma alusão aos pneus, em lama mostraram-se com uma aderência não esperada, para a sua largura. No entanto, desgastam-se rapidamente, para "variar"....

Fica aqui uma simples análise...!

Boas pedaladas e ponham essa bikes no monte!
 

merino

Member
Pois já vi que tambem foste para spa mais a tua menina :mrgreen:..,devias ter vergonha da maneira que a tras a tratar.. :lol:
E a cassete, corrente e pastilhas, ainda fucionam :?: :shock:

Cmp e boas pedaladas..,depreferencia com menos lama... e até dia 19/04 :twisted:
 

Pinho da Cruz

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Viva!

Depois de vir da Bikezone, com os travões novamente a 100% e com um novo traloc, a Spark ficou agora mais arranjadinha, com os cabos ajustados, tirando-se assim, o excesso de cabos na Bike....

ANTES





AGORA






NOVO TRALOC

 

Ivo_Azenha

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Pinho, grande bike aí tens!!!!

Podias fazer uma pequena análise em relação aos aros/cubos, em termos de rigidez e manutenção?!? E que a minha roda de trás diz que não lhe apetece andar, e estava a pensar em adquirir uma montagem parecedia/igual, pelo menos com esses aros(MavicX317).

Cumps^^,

P.S.: Uma sugestão. Podias passar com um pouco de WD40, por exemplo, dentro dos parafusos do quadro, porque numa foto atrás pareceram estar com ferrugem, ou então era só sugidade.
 
Boas Pinho....
Realmente...nunca é demais salientar a beleza desse quadro, e claro, da tua bike! Espectacular!!! Ainda mais com a propensa falta de gosto (minha opinião) da decoração das Scott's de 2009.

Nunca pensaste em meter aí umas rodinhas CrossMax Slr? :D
Ficava mesmo a matar!

Um abraço
 

miguel martins

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Muitos parabéns pela Scott . É sempre bom ver mais umas andar por ai .E quanto mais melhor
Podem dizer o que quiserem mas para mim não há melhor .
 
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