Rodas NoTubes ZTR....

pimentoski

New Member
são, quando as comprei já vinha tudo montado e foi ai que as pesei e até fotografei... a válvula é a da notubes aquela que dá para desenroscar a parte de cima.
 

David Raquel

Active Member
Conforme prometido aqui fica a descrição da minha última montagem.

Aros – opções: Innolite XC 250; Notubes Ztr Race 7000; Notubes Ztr Race/Podium mmx

Uma vez que a utilização de aros em carbono em btt ainda é um tema muito recente e caro os Innolite foram uns aros que apesar de terem chegado a ser opção, depressa foram descartados. Carbono fora, havia que encontrar uns aros leves em alumínio e aqui a Notubes é Rainha. Analisando a gama ao pormenor deparei-me com os “antigos” ztr race ou os novos podium. Bom, a escolha recaiu sobre os race 7000 e porquê? Os race 7000 foram uns aros com mais que provas dadas (usados por inúmeros atletas da taça do mundo, ainda há poucas semanas a Sabine Spitz os usou no campeonato do mundo). Então e diferem dos race normais e podium em que aspecto? No Material/peso! Os race 7000 (corre o rumor que a notubes deixou de os produzir pois os custos de produção era altíssimos para o preço que a notubes tinha que conseguir atingir para fazer face à concorrência e por isso é que foram retirados do catálogo) são feitos com um mais duro, leve e resistente alumínio 7005 ao invés do mais “mole” e menos resistente alumínio 6065 usado nos aros Race Normais e nos actuais Podium MMX (daí que o preço dos race 7000 ser consideravelmente superior que os normais race/podium). Curiosamente, apesar dos 285gr anunciados para este modelo todos os exemplares apresentavam um peso inferior, em torno dos 280gr (algun casos chegaram aos 270gr) ao invés dos “normais” 290/300gr que os race/podium apresentam.
Escolhidos os aros era altura de os comprar, tarefa que não foi nada fácil uma vez que na altura que me decidi por esta opção, já não eram produzidos e tornaram-se difíceis de conseguir. Após muita pesquisa e alguns conhecimentos à mistura lá consegui arranjar os últimos 2 exemplares desta espécie que encontrei. Pesados na fábrica, acusaram exactamente o que vinha marcado: 279gr e 282gr
Peço desculpa mas não tenho aqui foto na balança...amanha coloco:

31685_117913774900370_100000452456958_199324_150644_n.jpg




Raios – Opções: Dt swiss aerolite/Sapim cx ray; Dt revolution 2.0-1.5-2.0; Dt revolution 1.8-1.5-1.8; Marwi Ti

A minha primeira ideia para esta montagem era usar raios de titânio, opção que se demonstrou difícil e demasiado dispendiosa. Só conhecia um tipo (Espanhol por sinal) em quem tinha confiança para depositar a difícil tarefa de enraiar umas rodas com raios de titânio e o preço que me foi pedido era astronómico! Marwi ti fora! Sobrava escolher entre raios de aço planos ou redondos. Bom...como sabem estes aros da Notubes sem ilhós não podem ter uma tensão demasiado elevada nos raios o que automaticamente punha raios planos fora de jogo uma vez que estes últimos só funcionam bem com elevadas tensões. Tinha então que procurar uns raios redondos e a escolha recaiu sobre.......os mais leves que encontrei! Já havia tido umas rodas com raios revolution (2.0-1.5-2.0) e gostei bastante delas e se a própria notubes usava a versão 1.8-1.5-1.8 nas suas montagens porque não arriscar? Estavam encontrados os raios! Foi pena que os novos sapim superspoke só tenham aparecido depois de eu os ter comprado senão seriam uma bela opção! Curiosamente, o peso foi uma agradável surpresa.

34298_138627569495657_100000452456958_296574_7655639_n.jpg


Nipples – opções: Dt swiss/Pillar al

Aqui, a escolha foi muito simples...para raios de 1.8mm (15G) a oferta é pouca e os dtswiss eram carissímos. Ficaram os Pillar. Queria pretos, mas os dourados eram os únicos disponíveis...
Peso: 17gr (64x)

Cubos- Opções: Tune Prince/Princess; Extralite UltraHub/ Dt swiss 190ceramic/ Mack custom hubs

O tema dos cubos foi o que mais dor de cabeça me deu. Por uma lado tínhamos os famosíssimos Tune que ultimamente se tornaram famosos não pelos melhores motivos... Os dt190 já tinha umas rodas com uns por isso decidi que não iria repetir, não por estar descontente com os dtswiss, muito pelo contrário...mas decidi que queria algo novo. Os Extralite apesar de super leves também eram uns cubos com demasiados problemas e o novo DMX tarda em sair bem como o super leve (e vamos ver se fiável....) Tune Dezibel! Foi então que descobri os cubos Mack! Para quem não sabe, estes cubos são feitos à mão na Polónia por um Mestre chamado Maciej Wydra, que sabe bem o que faz! Com um longo historial no que diz respeito a cubos fixie/bmx/SS, experiência era coisa que este Mestre tinha conquistado por direito! Entrámos em contacto e ele perguntou-me o que eu realmente queria. Os cubos mais leves que conseguir fazer – respondi-lhe. Os 6 meses seguintes de espera foram passados num estado de extrema ansiedade (é verdade, os cubos feitos por este Mestre têm um prazo de espera médio de 6 meses!!). Ao longo do processo (que fui sempre acompanhando) o Maciej ia-me pondo a par do desenvolvimento dos meus cubos e perguntando-me tudo, mas mesmo, tudo o que eu necessitava. Desde a cor dos cubos, passando pelo nº de furos, altura/offset das falanges, tipo de rolamentos,....tudo foi escolhido/aprovado por mim..um autêntico exemplo de personalização! Para finalizar, o Maciej pregou-me uma pequena partida: prometeu-me 87gr para o cubo da frente e 205gr para o cubo traseiro (peso excelente, pensei) mas o resultado foi tão somente este: 82gr para o cubo dianteiro e 198gr para o cubo traseiro fazendo destes o par de cubos mais leves e único do mundo!!! Não poderia estar mais satisfeito!

1z23trk.jpg


2d9e2za.jpg


2rh4vx2.jpg


2061thi.jpg




Ficamos então, com o somatório das partes, com umas rodas de 1105gr...excelente a meu ver para umas rodas com uns "pesados" aros em alumínio!
 
Last edited:

xman

Member
Boas,

Como sempre,excelente post David!
Esses cubos têm um peso fantástico e vais ficar com umas rodas leves e com uma montagem super exclusiva.
Eu também tive o prazer de falar por e-mail com o "Mack" pois comprei-lhe/mandei-lhe fazer uns yokes em alumínio para um espigão de selim da Thomson. Felizmente apenas tive que esperar alguns dias apesar de inicialmente ele me ter dito que levava 2 semanas a fazer os mesmo.

Cumps.
X.
 
Belos cubos sim Sr. :D ficaram janotas.

A olhometro ( dado que deduzo ainda não testaste) os cubos apresentam aspectos positivos de se imunizarem contra poeira e agua?
Mandaste meter rolamentos cerâmicos?


Abraço
 

bakano

New Member
Podes satisfazer a curiosidade e dizer qto te ficou a brincadeira?

Gostei do pormenor do cubo... será que nenhuma marca ou site contrata o sr para comercializar em grande a marca?
 

David Raquel

Active Member
Obrigado pelos comentários pessoal!

As fotos não fazem 1/10 de justiça da beleza/qualidade de acabamento destes cubos....são qualquer coisa de impressionante, só mesmo ao vivo para se ter noção e eu já "mexi" em muitos cubos, não estou a ser convencido!

carabinieri amanha tiro melhores fotos (essas foram à pressa, com a emoção) para teres noção da perfeição com que os rolamentos estão isolados. A ideia era os rolamentos serem todos cerâmicos mas o Mack disse que ficaria melhor com alguns rolamentos em inox e outros cerâmicos, ou seja, tem um mix de rolamentos ehehehehe


Bakano não era minha ideia falar de valores mas numeros redondos estamos a falar de umas rodas que ficaram num total de aproximadamente 1000€.

A tua pergunta é interessante e vou tentar responder segundo o que me apercebi em conversas com o Mack. A ideia dele é criar um produto exclusivo, perfeito, 100% de encontro às necessidades do cliente, com toda a atenção ao mais pequeno detalhe e daí já entendemos como se atingem prazos de espera e valores destas dimensões. Penso que fazer um produto em larga escala não está nos seus planos pois vai contra todos estes factores e acabaria por banalizar uma coisa que tem sido tida como rara e "artesanal".
 

NCoutinho

New Member
Excelente projecto de rodas sem dúvida e umas rodas com que dificilmente te vais cruzar com outro par igual.

Ficamos a aguardar fotos do promenor dos cubos, e agradeço toda a explicação que deste das tuas escolhas é sempre bom aprender coisa novas.
 

Conguito

New Member
David eu já desconfiava, mas agora tenho a certeza, és mesmo LOUCO... Grande Projecto, uns Tune ou mesmo 190 ao pé disso são banais
 

bakano

New Member
Obrigado pelos comentários pessoal!

Bakano não era minha ideia falar de valores mas numeros redondos estamos a falar de umas rodas que ficaram num total de aproximadamente 1000€.

A tua pergunta é interessante e vou tentar responder segundo o que me apercebi em conversas com o Mack. A ideia dele é criar um produto exclusivo, perfeito, 100% de encontro às necessidades do cliente, com toda a atenção ao mais pequeno detalhe e daí já entendemos como se atingem prazos de espera e valores destas dimensões. Penso que fazer um produto em larga escala não está nos seus planos pois vai contra todos estes factores e acabaria por banalizar uma coisa que tem sido tida como rara e "artesanal".

Pois, quando coloquei a questão praticamente fiquei logo com essa ideia. A personalização do produto é a mais valia dele.

Parabéns pelas rodas, agora só espero q tudo corra bem e que não empenem :D
 
Top