Rodas de 29" Polegadas - 29ers

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jaba

Utilizador Banido
Eu nem comparo FS e HT em roda 29 pois não tenho possibilidade de experimentar nenhuma delas em modelos de topo ou de gama média alta. Não duvido que um FS roda 29 seja uma brutalidade em termos de conforto, pois se uma Ht já o é...
Em relação à forqueta rígida de carbono, coloquei por querer mesmo testar algo novo e nem foi nada cara, pois com a venda da suspenção que vinha de origem, comprei-a e sobrou-me dinheiro. Confirmo o que tinha lido sobre forquetas de carbono, absorvem q.b os impactos, tiram, lógico, bastante peso na bike que se torna fácil de manobrar e nem é uma forqueta topo de gama. Não poderei comparar com suspensões pois acho que é algo que não faz sentido, se foram criadas as suspensões foram com algum sentido e cumprem bem o seu propósito. Se voltar a colocar suspensão na minha será porque tenho alguns problemas de ligamentos e foi sinal que os mesmo já deram sinal de KO...
Em termos de peso, a minha é uma HT em alumínio, guiador e espigão de carbono, forqueta rígida, desviadores e travões XT, rodas Crossmax, pneus Small Block um convertido outor não, manípulos e cranks SLX, duplo prato TA...andará nos 10,500kg...Para mim está muito bom!
 

Espigão

New Member
Mach 4 said:
Uma boa FS de carbono a rondar os 10kg é das coisas mais espectaculares que existe quer em conforto, quer em segurança e acima de tudo em prazer de condução

Acho que ninguém tem dúvidas do que acabaste de escrever mas diz-me uma coisa, uma boa FS de carbono a rondar os 10kg, onde consegues alguma por menos de uns 4000€ (com todo o material de origem)?

Claro que uma FS é "sempre" mais confortável que uma HT mas a minha comparação foi com base num orçamento entre os 2000 e os 2500€:

Uma FS que nestes valores que nunca terá menos de uns 12Kg ou uma 29er HT de carbono, forqueta Dt Swiss Carbon XRR 470, rodas DT Swiss XR400 29, cubos Novatec Superlight, etc e que irá ficar nos 9kg certos? Ah... e pronta para a porrada. :lol:

Claro que irei perder tracção, claro que irei perder conforto, mas qual acham que a nível competitivo em Maratonas (que é o que faço), levará mais vantagem?

A minha comparação foi apenas neste aspecto, tendo aquele orçamento.

E pronto já estou a adiantar o que irá a ser a minha próxima máquina... :lol:

Cumprimentos

Hugo
 

manzanita

New Member
"Claro que irei perder tracção, claro que irei perder conforto, mas qual acham que a nível competitivo em Maratonas (que é o que faço), levará mais vantagem?"

Desde já dizer que gosto muito da pinta da Olympia e a nitro então.............mas full carbon com full xtr não é já gama alta???:rolleyes:Ou seja........3500 para cima???
Eu diria que entre peso conforto e tração o mais importante será a tração!!!!!!!:cool: Deves ser menino para ter muitos "cavalos" no motor ,mas se numa maratona de 80/100km não metes os cavalos no chão.........que interessa o peso??:assobio:
 

Espigão

New Member
manzanita,

Não será full XTR, será full XT 2012 mas os restantes componentes, forqueta, rodas, tudo, será igual à topo de gama. E vai ficar por menos de 2500€. Já vos tinha alertado que a Olympia é das marcas com melhor relação qualidade/preço da actualidade. Andam distraídos...

manzanita said:
mas se numa maratona de 80/100km não metes os cavalos no chão.........que interessa o peso??

Os meus 80kg não serão suficientes para meter "os cavalos no chão"?... ;)

Isto está tudo estudado amigo ou mais ou menos. :lol: Os pneus que irei usar, pressões, conjuntos de componentes, rodas... hehe

Entretanto a Olympia já me podia oferecê-la, não acham? :lol:

Cumprimentos

Hugo
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Espigão, acho que o que ganhas na diferença de peso entre uma forqueta e uma suspensão não vale o que perdes em conforto e controlo, ainda por cima para utilizar em maratonas. Por maior que seja a roda, para a manter em contacto com o chão e transmitir-lhe o nosso peso de forma uniforme é sempre necessário uma suspensão. O que não quer dizer que em determinadas condições uma forqueta não seja melhor opção que uma suspensão, mas nessas condições provavelmente tens mais vantagem por ter menos dissipação de energia do que pelo própio peso.

E para o pessoal que usa os 100mm, ainda bem que os usam todos é para isso que eles lá estão, mas se tivessem 80mm não batia no fundo pois a suspensão teria mais pressão e seria mais progressiva, tornando-a menos sencivel. A minha questão tem a vêr com essa sencibilidade extra vs 2cm a menos na altura da frente, qual é a melhor opção.
 

Espigão

New Member
Obrigado FiCaçador pela preciosa opinião. Aliás, todas as tuas intervenções têm sido do melhor.

Ainda assim irei experimentar em algumas maratonas. Serão uns bons teste de certeza com duas 29er, uma com REBA à frente, a outra totalmente rígida.

Uma nos 10,5kg, a outra com 9 e muito pouco. Veremos...

Cumprimentos

Hugo
 

GRmaluco

New Member
Boas amigos

Já há muito que ando a seguir este post e acho bastante interessante conseguimos ver as opiniões tão diferentes das mesmas bikes porque cada um anda á sua maneira em bikes tão diferentes, e o que para uns é bom para outros não é grande coisa tudo bem acho corretissimo que se discuta estes assuntos é para isto que serve o forum ;).
Ando de bike á muitos anos já tive várias e todos o tipos não tenho ainda uma 29 já fiz a minha volta do quintal como se diz onde andei com HT ou FS 26 e concordo plenamente com o amigo omedaspikas :bompost:. Mas este fim de semana tive o prazer de andar numa FS topo de gama com tudo em carbono tudo mm até as rodas é de uma marca líder de mercado com suspenção "inteligente" amortecedor "intelegente" enfim um exagero e com 140mm de curso mas com roda 26, claro que gosto mais de all mont do que de maratonas mas completa a sair de casa tinha 11,100 kg :eek: Então foi a melhor bike em que andei garantidamente e digo mais ao pessoal que gosta das HT que gosta de rigidez que é leve que se consegue por a força no chão aconselho vivamente a experimentar uma maquina destas claro que comprar é dificil pelo menos para mim. Aquilo sobe muito bem desce ainda melhor maneabilidade nem consigo explicar fiz +/- 50km fazia outros tantos. Foi mesmo um bom test drive para ver que podemos ter tudo numa bike é só uma questão de €€€€ e muitos


Cumps
 

burrex

Member
esta é para o phalhas me chatear. como é que é possivel estar-se a comparar 29 rigidas com 26 suspensao total. podem não gostar daquilo que vou dizer, mas ou nunca andaram numa fs em condiçoes ou entao não percebo. enfim. e com isto nao digo que as 29 nao são boas. pelo pouco que experimentei gostei bastante mas so com um teste mais longo tenho opiniao formada.
 

Phalhas

New Member
Bom dia.

O Phalhas chatear?? Why? FS em condições?? Ganda lata, basta ver quem "copiou" quem...eheh.

Agora mais a sério e de forma muito rápida pois não me apetece andar com grandes conversas. O conforto de uma bicicleta não tem apenas a ver com ela ser FS ou HT, ter amortecedores e suspensões, vai muito além disso.

A geometria, restantes medidas do quadro e componentes e postura na bicicleta, por vezes são tão ou mais importantes para termos o tal "conforto" ....mas, como prometido, não me vou alongar.

No meu caso, a comparação tem a ver apenas em sentir-me mais "confortável" com uma do que com outra.


Se a questão é apenas relacionada com o amortecedor então porque raio não andamos com FS com 120mm ou mais? Seria mais "confortável", nesse ponto de vista, claro.

Para os mais distraídos ou para aqueles que andam por aqui há pouco tempo, adianto que:

Tive uma Merida Mission Carbon, duas Scott Spark (excelentes) e tenho ainda uma Litespeed Sewanee, todas FS, acham pouco?

A 29er, uma Lynskey Ridgeline VF, é a que uso atualmente e onde, por agora, me sinto mais "confortável", pois repito, o "conforto" não tem apenas a ver com ser FS ou HT...

Tenho dito.

AbraçOs

Rui
 

Espigão

New Member
Phalhas said:
A geometria, restantes medidas do quadro e componentes e postura na bicicleta, por vezes são tão ou mais importantes para termos o tal "conforto" ....mas, como prometido, não me vou alongar.

Olha... disseste tudo aqui e nem era mesmo preciso alongares-te mais.. ;)

Abraço

Hugo
 

jaba

Utilizador Banido
Concordo completamente! Tive uma HT 26 em carbono e agora a HT 29 em alumínio e o conforto que tenho nesta é muito maior...postura, posição de condução, etc...melhorou bastante. O resto...deixo para a malta da competição, grandes subidas, maiores descidas, eu como levo isto por puro lazer, estou muito melhor assim.
 

nogueira.nuno

Active Member
Jaba, o Aluminio é sempre mais confortavél que o Carbono e o Titanio é dos melhores em conforto ;) mas é claro é como o Phalhas diz depende depois de muita coisa mais ;)





Lynskey Ridgeline (Aonde está o Smiley da Inveja?? :) )
 

nogueira.nuno

Active Member
Sim, o Aluminio é sempre mais confortavel que o carbono mas dependente claro do tipo de construção do quadro de carbono mas também do tipo de aluminio usado ou da sua dimensão e neste caso sendo um de carbono 26" para um de aluminio 29" devido ás dimensões das escoras traseira seram maiores logo aí á mais espaço para haver uma melhor flexão do material(aluminio), o próprio desenho das escoras tem a ver com o ser mais flexivel ou mais confortavel por isso e neste caso há muitos aspectos que podem ser discutidos em relação a um a outro material, entre o titanio esse é o mais confortavél deles todos ou destes 2, por exemplo em relação aos quadros de Aço ainda dizem que são dos melhores e mais confortaveis em comparação com todos, agora peso é que pode ser outra história.

Para ajudar vim aqui aos ficheiros descobrir uma foto que é um Bom exemplo:
Aqui está um exemplo em que por exemplo usando carbono Unidireccional é mais confortavél é há mais conforto e flexão, mas claro que neste caso aplicadas assim as fibras num quadro de bicicleta partia, mas nos quadros normais e vulgarmente usados no nosso mercado são Bidireccionais a rigidez é superiormente maior e só assim há fiablidade.
A maneira em que são aplicadas as fibras ou a sua direcção entre umas e outras no quadro(ou noutros componentes) é que fazem a chamada flexão do quadro. ;)

Em relação ao Aluminio por exemplo quem se lembra dos GT antigamente em que os quadros da gama mais baixa eram em Alu 7075 e apenas os Zaskar LE por exemplo eram em 6061 e os de referência para competição, daí serem os topos de gama e mais rigidos ;)
Algumas marcas na altura sobredimensionaram o tamanho dos Tubos para poderem dar ainda mais rigidez ao quadro em certas zonas como o Klein ou a Cannondale e até as proprias soldaduras faziam a diferença na rigidez do quadro.


 

syndicaterider

New Member
Ora boas malta , já recebi os novos pratos para a bike e por motivos de erro meu não recebi o que realmente queria( 25/38) mas sim 26/38. Já foram testados e as melhorias a subir são significativas, não admira para quem vem de um 28/42!!! Mas mesmo assim acho que o ideal será 24/38, isto para o comum utilizador! Pois nas subidas dá-nos mais margem de manobra e alivia um pouco as perninhas!!!
Os pratos já foram devidamente testados nos belos trilhos aqui da Sicó e estão aprovados!!! Cada vez gosto mais desta máquina!! Ficam 2 fotos para mostrar e comprovar a beleza quer da bike quer dos trilhos!!!!




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Abraços e boas pedaladas
 

FiCaçador

Elos Rápidos
nogueira.nuno, tens a certeza de considerar o aluminio mais confortável que o carbono? É que toda a gente, eu incluido, considera uma vantagem do quadro ou espigão em carbono o conforto pois a propagação de vibrações na fibra de carbono é muito menor que na liga de aluminio.
Isso da rigidez, tanto no caso do carbono como no do aluminio cada fabricante dá ao quadro a rigidez ou falta dela que quiser, é só alterar a liga, o desenho, a espessura e dimensão dos tubos...
Já que falas em flexão, quando se usa a flexão de proposito normalmente escolhe-se também o carbono, como nas escoras das cannondale scalpel sem pivots ou o espigão SAVE.

O conforto maior nas 29er tem a vêr directamente com o tamanho da roda, o maior comprimento das escoras pouco influencia. Como a roda é maior a latura do centro vai variar menos ao ultrapassar um obstáculo.
 

nogueira.nuno

Active Member
Talvez não me tenha explicado bem, eu falei de rigidez e uma construção em carbono com fibras 100% Bidireccionais que é sempre mais rigido que uma outra de aluminio, vibrações neste caso não determina a rigidez e concordo contigo nisso, no aluminio as vibrações sentidas num quadro de bicicleta são superiores.

A nivel da rigidez dizes o que eu disse ou talvez porque não me tenha explicado bem, há um determinado conjunto de factores claro que podem alterar a logica do Aluminio ou o carbono serem mais rigidos que um ou outro e depende claro do fabricante, da sua construção e da sua aplicação, neste caso no quadro e tentei dar exemplos practicos de bicicletas em aluminio dos anos 90 para aumentar a rigidez dos quadros na altura e até mesmo acerca das escoras de uma 29er serem maiores que uma Bike 26" e por isso acabam por ser mais confortaveis, neste caso não se aplica muito porque a 26" era uma Bike de Carbono e claro está não é uma coisa que se veja assim a olho.
Por isso mesmo podendo ser alterado para um ou outro ser mais ou menos flexivel ou mais rigido há aqui como que um impasse mas na minha logica ou entender o aluminio é mais flexivel mas com um contra de perder em relação ao carbono a nivel da fadiga, vibrações e peso.

Desde quando é que se escolhe o carbono para se ter flexão? Compras por exemplo um guiador de carbono para teres flexão? Eu não e queres ver flexões eu mostro-te e comparo-te flexões em guiadores e especialmente em espigões de Selim de aluminio versus os de carbono.
O Espigão Save ou as escoras da Scalpel são construidas como eu falei ou tentei dar a diferença em fibras maioritariamente Unidireccionais para ter essa flexão apenas em alguns sitios e não na totalidade senão partem(houve algumas que se ouviram falar de terem partido por exemplo). Há muitos outros exemplos em que há diferenças na fabricação e propositadas para ter flexão e por isso no quadro que eu postei aparece a Unidireccional e a Bi-direccional em que há logo um 8 ou 80 de diferença a nivel de rigidez em em comparação directa com o aluminio ;)

Acerca do conforto nas 29er vem sempre de muitos factores como foi dito anteriormente e nunca só de um dependendo de um quadro ser de Alu ou Carbono como dizes ou foi dito, pode ser a dimensão ou pressão do pneu usado, o tipo de enraiação ou qualidade dela, o tipo de suspensão ou não, já mais para a flexão a qualidade do avanço ou guiador, o peso do rider versus a Bike, muita coisa, eu comecei a falar apenas baseado na pergunta ou afirmação do MMTS e não numa comparação directa entre um quadro e outro que nisso e repito devido a vários factores não é facil comparar directamente seja em flexão ou conforto.

Abraço
 
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