Boas,
Existem aqui alguns mitos e muita falta de experiência.
1 - desgaste diferente sim, mas na estrada o desgaste é mínimo o material vai durar muito mais a corrente será mudada em função do desgaste na terra sem problema nenhum.
2 - aro 28 com cubos de disco (solução xt é muito boa).
3 - cassete 11x23 ou 11x21 dá para tudo (tendo 2 ou 3 pratos) o 25 só para bicicletas de estrada com 39 ou 38.
4 - a cassete tem o mesmo número de mudanças não mexe em nada a não ser que o cepo e cubo das rodas sejam de tamanhos diferentes e é só esticar ou afrouxar o cabo nos manípulos um toque mínimo.
vais notar que precisas de te habituar pois o diâmetro é maior e a relação das mudanças é diferente, mas a velocidade não tem comparação a rolar e nos pequenos topos (em que a inércia inicial ajuda muito a manter a velocidade) andas ao nível das bicicletas de estrada, a subir a sério, depende das tuas pernas pois a burra é mais pesada que as de estrada.
eu no inverno ou com a possibilidade de chuva saio com esta montagem e não tenho grandes problemas de fazer km ou médias, nunca meto o prato 23 e gasto muito menos o material de estrada (rodas e rolamentos).
boas pedaladas