Rodas 650 B - 27.5"

icenep

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montei hoje as rodas (umas rcz race 650b), amanha irei fazer um pequeno "test drive" com a transmissao que tenho actualmente. Tambem gosto de subir, e na minha zona ha onde subir (alias, eu actualmente gosto mais de subir do que descer) :) Entretanto arrisquei, e ja comprei pratos 24-38 e mandei vir cassete 11-34. "Test drive" com isto tudo montado é que so mesmo para o proximo fim de semana...espero nao ter falhado na escolha da nova transmissao :D
 
Boas,

recentemente também passei a utilizar só dois pratos, anteriormente tinha 22-33-44, agora tenho 24-38, quando troquei estava a pensar utilizar 26-39 por ter algum receio de perder velocidade, ainda bem que não fiz, estou bastante contente, não noto que perca velocidade a rolar nos trilhos e a subir também não noto grande diferença, passei a usar mais vezes o 11 e o 36 na cassete que anteriormente poucas vezes utilizava.
agora sinto um maior desgas-te fisico nas tiradas mais longas.

ps. editei para referir que é numa bicicleta de roda 26.:p
 
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icenep

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ja ouvi dizer que esse quadro é compativel.
Agora acho que ha uns mais e outros menos compativeis.
Por exemplo...dentro dos quadros 26" compativeis com 650b, ha os quadros que levam roda 27 na boa. E depois ha os outros que tens de colocar pneus 1.9 ou 2.0.
Esse Trek creio ser compativel com 27.5...agora a duvida é se pode levar um pneu "qualquer" ou se para la meteres 27.5 tens de andar a medir pneus.
 

icenep

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nao ligo muito a estes testes.
Sei que desde que converti a 26 em 27.5...estou mais rapido (ah e o "piloto" é o mesmo, o material(exepto rodas) é o mesmo, e o terreno é o mesmo).
Mas 29" será claramente a mais rapida. A subir será mais rapida, mas secalhar tambem custa mais a subir. Testei apenas duas vezes uma 29" e até gostei...mas para o terreno por onde ando, prefero optar 27.5.
 

crisgcj

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Aqui fica o meu contributo para quem quiser ver se é ou não compatível. Quadro stumpjumper M5 2010 e suspensão fox Fit fseries 100mm 2012.
Rodas ZTR Crest 650b com pneus schwalbe Racing Ralph 2.25. maior diâmetro do que os 2.1 que usava em roda 26 e com maior balão.
O centro do eixo pedaleiro subiu 1.5cm ( ficou em 31.5cm) e acho que não me afectou em nada o comportamento!Antes pelo contrário.
Com a troca das rodas troquei a suspensão para fox ( antes tinha uma reba rl) para não ficar limitado á utilização de pneus rubena 2.0.
As fotos estão fraquinhas mas dá para perceber.

http://s28.postimg.org/u36bqmjzx/alt_1.jpg
http://s16.postimg.org/67jthvadx/DSC_0528.jpg
http://s7.postimg.org/k31bglj3v/DSC_0530.jpg
http://s9.postimg.org/m9d2lgtcv/DSC_0531.jpg

Boas pedaladas
Cristiano
 

Sérgio30

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Ora muito bom dia,

Relativamente ao tema o que me preocupa mais é se o aparecimento das 27,5 é por pouco período. Quanto a compatibilidade tenho uma scott Rc roda 26 de 2014 e estou a pensar montar umas rodas 27,5 pois no meu caso a minha suspenção fox dá e o espaço que tenho na escora sobra, agora é a tal situação sera que vale a pena em troca por umas 27,5????????????

Cumprimentos
Sérgio Medeiros
 

nunokas

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Boas.

27,5 tem todo o aspecto de se encaminhar para ser o standart da industria, relegando as 26" e 29" para certos nichos. Basta ir vendo catálogos das maiores marcas pare se ir notando essa posição.

BTT não é só XC, e mesmo nesse segmento tens atletas de nível mundial a dar cartas com 650B ;)

Portanto, sim, acredito que em vez de uma tendência passe a ser o tamanho com maior representação nos próximos anos :)


cumps
 

crisgcj

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Sergio30. Eu acho que nada como experimentar as rodas de um amigo para ver como te sentes com a mudança! Eu experimentei umas de um amigo que tinha pneus rubena 2.0 e gostei da diferença para a 26 principalmente a rolar e passar pequenas irregularidades e a descer parecia que a frente e a suspensão eram menos solicitadas dando maior sensação de segurança mas nada de outro mundo. Mesmo sendo o pneu mais estreito que a malta usa, até passava na reba 26 com cerca de 0.5 cm de folga. No entanto depois de andar numa bike com 27.5 e pneus 2.25 schwalbe percebi que tinha de trocar a suspensão para tirar o verdadeiro partido da mudança( A minha reba precisava também de ir para a revisão e a fox resultou de uma troca e estava nova com tubo por cortar). Isto porque o pneu 2.25 faz realmente diferença para melhor em conforto e segurança em relação ao 2.0. Até porque eu usava pneu 2.1 nas 26 e agora uso 2.25 nas 27.5 e assim não só aumentam as rodas como o diâmetro e balão do pneu e por conseguinte o conforto e tracção. A diferença final depois da troca ficou em 1.5cm no eixo pedaleiro e cerca de 3cm no diâmetro.

Boas pedaladas
 

Annunaki

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Pernas há! Garganta também, felizmente! E bikes há duas uma 26 que é fantástica e uma 29 que ainda é melhor! Mas jamais metia umas 27,5 na minha 26, é que com pneus finos nunca é uma 26 e com pneus grossos nunca vais ser uma 29! Ou são as duas ao mesmo tempo com esses pneus! Se calhar é mesmo o melhor! Vou já pintar de vermelho o I do meu TDI ! ;)
 
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DragonClaw

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Sou de participar pouco no fórum. Já tive 26". Tenho agora 27,5". Nunca tive 29". Diferenças?! Que eu note nehumas! As pernas as mesmas, a barriga a mesma, a técnica a mesma. Ando como andava antigamente? Confere! Com uma 29" iria andar mais? Duvido! Se calhar a nível competitivo é capaz de haver diferença. Para 95% das pessoas deste fórum deve fazer tanta diferença como ter um TDI de origem ou com uma "repro" a dar mais 5cv... Agora tenho a certeza que o psicológico, tal como em muita coisa na vida, também conta muito para certas cabecinhas! Andem "masé"!!!! ;)
 

Annunaki

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Pessoalmente, sem querer prolongar mais estas conversas dos tamanhos das rodas, que na volta não interessa nada, cada um anda como quer! Mas psicológico ou não psicológico as 29 a andar são fantásticas! E comecei no Bmx nos anos 80 por aí acima, já experimentei quase de tudo, mas é claro é uma opinião muito pessoal! As 26 foram fantásticas e continuam a ser, as 27,5 poderão ser(já experimentei e ainda não percebi a diferença em relação às 26!) e as 29 são para quem gosta! Claro que um "repro" de 5 cv será de 26 para 27,5, porque de 26 para 29 será um "repro" muito maior!Problemas a curvar, falta de maneabilidade??? Nunca tive problemas, também já são muitos anos de bicicletas. Mas como disse o camarada "DragonClaw" Andem "masé"!! Boas adaptações :venia:
 

crisgcj

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Bem. Uma vez que este tópico já morreu no que interessa à malta. E a conversa começou a ser uma espécie de debate futebolístico. Cada um usa o que lhe faz mais sentido e fiquemos assim todos felizes.
O que eu não entendo é haver quem diga que da 26 para a 27.5 não há diferença, e depois diga que da 27.5 para a 29 é uma enormidade de diferenças. As leis da física aplicam-se de igual modo a todos os elementos. Elas não escolhem os tamanhos . Aplicam-se proporcionalmente à variação do tamanho e massa quer seja para maior ou menor. Sempre que existe alteração nestes elementos o resultado é diferente. No que as rodas diz respeito a diferença de tamanho existe e resulta em diferença na performance da mesma. Não há forma de negar isso! Não tem lógica vir dizer que os sapatos 40 não fazem diferença nenhuma para os 42, mas os 44 são uma enormidade e ate pareço maior com eles calçados! Cada um calça o que lhe serve melhor.
Abraço e boas pedaladas.
 
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balkaum

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Pernas há! Garganta também, felizmente! E bikes há duas uma 26 que é fantástica e uma 29 que ainda é melhor! Mas jamais metia umas 27,5 na minha 26, é que com pneus finos nunca é uma 26 e com pneus grossos nunca vais ser uma 29! Ou são as duas ao mesmo tempo com esses pneus! Se calhar é mesmo o melhor! Vou já pintar de vermelho o I do meu TDI ! :wink:

Só agora vi isto, que me era dirigido, e como sou um VIP de relevância estratégica, tenho mais uma vez o prazer de me auto citar:

A língua inglesa tem uma boa expressão para o caso; "haters gonna hate"
 
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