Rodas 650 B - 27.5"

zdruga06

Member
Boas, alguém conhece alguma MERIDA MATTS LITE XT 26" convertida para 27,5"? À frente tenho uma fox de 2012 e sei que dá...
Já agora que largura de guiador estão a usar para 27,5"...?
Se já responderam a isto peço desculpa, é que este tópico já vai longo?
 
Eu penso que já existe tanta bike 27,5" a rolar por ai que tal como abriram uma secção sobre as 29" e muito bem , deveriam também abrir uma secção sobre as 27,5" no Fórum de modo a ter-se a informação mais alinhavada por temas.
 

João Jordão

New Member
600 mm usava com roda 26, agora com roda 27, ando com 710 mm e para mim é o ideal.

Quanto à questão da bike Mérida, experimentei na bike de um amigo as minhas rodas e passavam na boa, tinha fotos mas já apaguei do pc.....nada como pedires a um amigo para ver, mas creio que dê nesse modelo.
 

icenep

Member
boas pessoal...
alguem daqui ja converteu ou sabe se um quadro em carbono da cube, o gtc ou o elite em 26" se tem espaço atras para levar com roda 27.5 pneu 2.1 ou 2.25??
 

icenep

Member
que rodas 650b recomendam? oiço falar muito das ztr crest...apartir de que preços se arranja estas rodas e se puderem enviar pm com nome de lojas agradecia...sff
ja agora, alguem com feedback das fulcrum xl em 650b?

Cumprimentos
 

DarknightOM

New Member
á por ai alguem com rodas RCZ Race 27.5 , que me possa dar uma informação

os cubos são rcz e de rolamentos, eixos 9mm.

agora a minha duvida, será possivel adaptar a roda da frente para eixo de 15mm?
não sei como são os cubos e o os seus rolamentos, o adaptador sendo possível para mim é fácil fazer ( torneio), só precisava saber como era mesmo o cubo

se alguem tiver uma foto , agradecia.
 

Annunaki

New Member
Já alguém tentou pôr umas rodas 29 num quadro 26???Não pois não, porque é impossível e porque a diferença é mesmo grande!!! Amem as vossas 26 como elas são! Não deixam de ser grandes bikes! Toda a gente critica o marketing, mas toda gente acaba por cair nele. E os responsáveis pelo desaparecimento das 26 são também os que querem converter as 26 em 27,5. E para quê?? Para ganharem uma bota ao final da volta de domingo???
 

icenep

Member
boas pessoal...
brevemente irei passar para 650b. Falta-me apenas decidir quais as rodas comprar...
- rcz race 2015
- ztr crest
- blackjack ready 21

Estava mais inclinado para as RCZ (pois tenho umas iguais em 26" e até agora acho-as 5 estrelas), o problema é que estao esgotadas.
As ZTR segundo li neste mesmo tópico, tem o "problema" de o pneu "saltar fora", quando montadas como tubeless (e eu irei usar tubeless). Mantem-se este problema ou ja diminuiram a largura do aro?
As blackjack surgem assim como uma boa opcao...o problema é que ha pouca informacao sobre esta marca.

O que acham? ou existe outras opcoes semelhantes?? Mavic Crossride ou Fulcrum XL, foram ponderadas, mas os valores sao proximos das outras, e pesam bem mais...por isso acho que ja as exclui.
 
Last edited:

crisgcj

New Member
Viva. Malta Acho que este tópico está a fugir do tema e a deixar a malta horas á procura de informação util sobre as 650b, e que era supostamente o objectivo do tópico! Eu já li todos as respostas e salvo as partilhas de experiências com este tamanho de roda o resto das conversas sinceramente parece conversa de futebol! Falam de atletas que usam 29 e 27.5 etc. Esquecem que o material que eles usam é trabalhado milimetricamente em função do atleta e por vezes nada tem a ver com o que está ao nosso alcance nas lojas! já nem falo dos patrocínios que deixam pouca margem de opinião para gostar mais ou menos daquilo que difere do que utilizam! Certamente que cada um terá uma opinião muito pessoal resultante do que sente em cima da bike, e isso é que interessa para quem como eu está indeciso na escolha!
Deixo aqui um link que acho interessante publicado por um atleta Brasileiro onde acho que ele faz uma interessante analize das 650b ou 27.5 como lhe queiram chamar!

http://www.espiritooutdoor.com/vantagens-das-bicicletas-275/


Boas pedaladas.
Cristiano
 

icenep

Member
Boas.
para nao estar a criar outro topico...vai uma pergunta rapidinha para quem fez conversao de 26" para 27.5".
Sentiram necessidade de alterar a transmissao?? por exemplo passar de cassete 11-32 para 11-34??

Cumprimentos
 
Viva!
A diferença na transmissão com a conversão para 27,5 não foi muita mas eu realmente senti a necessidade de trocar a cassete de 11-32 para 11-34.
Como a 32 estava inicialmente mesmo à justa para vencer as "paredes" aqui da zona, com a alteração de rodas para 27,5 a coisa ficou feia... com a cassete 34 o problema resolveu-se.

Por outro lado, se usares 2 pratos à frente podes optar por diminuir 2 dentes em cada um em vez de alterar a cassete. A relação fica mais ou menos a mesma que tinhas antes em roda 26. Assim ainda tiras peso ao invés de acrescentar.

Cumps
 

icenep

Member
eu actualmente tenho roda 26"... transmissao 22/32/44 e cassete 11-32...subo tudo em 28...raramente uso o 32. (Mas gosto da sensasao de ir em 28 e saber que se precisar ainda tenho ali mais uma mudança para colocar).
Esta semana irei colocar roda 27.5, mas ja estou a fazer "contas" se terei pernas ou nao para aguentar o 32, teoricamente devo ter mas ja me está a fazer confusao que mesmo aguente com 32...sei que ja nao vou ter la uma mudança para me ajudar.

Tambem pensei colocar 2pratos e cassete. Colocar 24/38 e 11-34...mas tenho medo de o 38-11...quando fizer um pouco de alcatrao faltar velocidades.
 

edununo

Well-Known Member
Acho que não vais ter problemas.
A diferença não é muita.
Em último caso é como dizes, colocas cassete 11-34.
Eu uso 1x11 com cassete 10-42 e prato 32. Passei de 26 para 29 e também estava com algum receio. Já pensava em colocar o prato de 30 mas até ver o 32 serve, até porque a roda maior ajuda a ultrapassar os obstáculos.
 
Com prato 22 à frente não sentes qualquer problema (podes ter é de treinar mais :) ), podes bem manter a cassete... Só se já tivesses nos limites com roda 26 é que terias de mexer na transm.

Se passares para 2 pratos recomendo 24-38 com cassete 11-34 (foi o que escolhi para mim depois de testar várias configs. mas nota que gosto de subir paredes, se por aí as subidas são mais pacificas podes ir para 26-40).
Em relação à vel. máxima, eu uso um prato 38 e 99% das vezes não sinto falta de mais. Eu tinha exactamente as mesmas preocupações que tu e depois na prática vi que eram falsas questões. Se me esforçar por lembrar de uma situação onde precisei mais prato nem consigo apontar nenhuma... e fazia treinos de estrada com essa bike.
Espero que ajude.
Cumps
 
Top