Roda 26, qual o seu futuro?

bttsempre

Member
Também pedalo numa 26 rígida e até agora tenho conseguido acompanhar os companheiros em roda 29.
Só nos estradões é que eles têm mais facilidade a rolar e atingem com facilidade velocidades superiores.
Mas no fim da volta chega melhor quem está em boa forma!;)
O pessoal da 29 rígida refere o conforto superior como a principal vantagem em relação à 26.
O problema vai ser quando decidir mudar de bicla. Parece que nos próximos anos vamos ter de optar entre 27,5 ou 29, pois as marcas estão a deixar de fabricar a 26 (excepto nas modalidades mais extremas).

Boas pedaladas em 26 ou 27,5 ou 29! :exacto:
 

Rui Marçal

New Member
Boas abelha,

Só agora vi o teu post.

Estás com pressões demasiado elevadas. Costumo trabalhar em bar, não em psi, mas tu com 35 psi dá cerca de 2,41 bar, segundo a net, lol...eu pedalo montado nos meus 80 kgs com 1,8 bar! ou seja, 26 psi...Também depende do pneu e eu tenho um pneu bem largo, mas mesmo assim tens demasiada pressão...

Quais são os teu pneus? Que medida tem?
 
O 650b é praticamente uma 27. A 29 pode nao ser perfeitamente uma 29 mas nao é uma 28.

Esquece , nem merece perder tempo com opiniões doentias......lol

os fabricantes andam a enganar o pessoal todo com as medidas.......Lol

Mas o "Praticamente" faz toda a diferença.......Lol
No caso de tentar denegrir a 27,5 já serve , no caso da 29 já não usa o mesmo critério.....devem ter andado na escola com o Sócrates.......lol
Porque não chamar á 29 uma 700 com travões de disco?.....afinal coloca-se sem qualquer problema pneus 700 nas jantes 29.......apesar de um 700x23 ficar com o mesmo perímetro de uma roda 26 com um Racing Ralph 2.1 por exemplo........

Ou já viram exactamente qual a diferença de perímetro de uma roda 650B com um pneu Race King 2.2 para uma roda 700 com disco com um pneu Rubena Scylla 2.1....

Ganda confusão que estes fabricantes arranjam para baralhar o pessoal......lol

Haja pernas e vontade de curtir que qualquer bike serve.
 

dedicatep

Member
Com uma pesquisa rápida, o diâmetro do tamanhos são os seguintes:
26 - 559
27.5 - 584
29 - 622

Este é o motivo pelo qual dizer que o 27.5\650b não é uma verdadeira 27.5 pois não está equidistante da 26 e 29. A 27.5 e a 26 são mais parecidas entre si do que a 27.5 e a 29.
Em algumas reviews que vi de modelos 26 e 27.5 da mesma bicicleta de enduro a opinião era que a diferença não é notoria.
Já para uma 29 o mesmo não se pode dizer e a geometria e curso de bicicletas de enduro são completamente diferentes, quer o comportamento seja melhor ou pior.
Na minha opinião se houver um tamanho de roda que "mate" a 26 vai ser o 27,5. E na questão a nivel de marketing creio que a 27.5 é a que está a beneficiar mais.

Tenho uma 29 HT, posso estar a pensar comprar uma FS com algum curso, e estou a olhar para uma 26 pois o racio qualidade\custo\performance pende muito para 26s usadas. E no meu entender as 27.5 não trazem muitas mais vantagens.
 

Jocas22

Active Member
os fabricantes só enganam quem se quer deixar enganar....

mas na ktm um dos maiores defensores da 650b, se for consultar o site vejo la os modelos "MYROON 27 Prestige 22s" com o quadro "QUADRO: Myroon 27 Carbon 22-s M:5552 Performance Monocoque SPECS: Cablagem Integrada; Direcção Cónica 1.1/8 > 1.1/5; Pedaleiro Press-Fit; Desviadores Directmount. EIXOS: Traseiro 142x12mm, Dianteiro 100x15mm"

as rodas todas dizem 650b enquanto as 29 dizem 29.
 

edununo

Well-Known Member
Pegando nisto:

26 - 559
27.5 - 584
29 - 622

De 26 para 650b são 25mm de diferença - Uma polegada (25.4mm) arredondada.
De 650b para 29 são 38mm de diferença - 1.5 polegadas de diferença.

Se forem usados pneus com o mesmo balão a diferença entre 26 e 650b será a diferença do aro, os tais 25mm e o mesmo para entre 650b e 29er.

Adiante......

O futuro da roda 26 em minha casa é negro. Troquei a BH Ultimate 26 por algo maior........ eheheh!!!
 
as rodas todas dizem 650b enquanto as 29 dizem 29

Vamos apostar uma Carvoada no "Ferro Velho" ?.........Lol

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Como se vê , os fabricantes de pneus andem a enganar o pessoal.......lol

Vamos tratar os tamanhos com o respeito que merecem , pois nenhum deles corresponde ao tamanho de roda em Polegadas Standartizado.......Senão vejamos:

Jante 26" - convertendo 26" para mm dá 660,40mm , Na realidade o aro tem 559mm , diferença de -101,40mm

Jante 27,5" - convertendo 27,5" para mm dá 698,50mm , na realidade o aro tem 584mm , diferença de -114,50mm

Jante 29" - convertendo 29" para mm dá 736,60mm , na realidade o aro tem 622mm , diferença de -114,60mm

Como se vê nenhum formato corresponde ao milésimo ao tamanho anunciado em Polegadas , sendo a que fica mais perto a 26 e a que mais falha a 29 , com uma diferença mínima para a 27,5 mas por aqui se vê que essas considerações dos tamanhos valem o que valem e se convencionamos chamar roda 26" a uma jante que não tem 26" , e se convencionamos chamar 29 a uma jante que não tem 29" tambêm acho que é politicamente correcto chamar 27,5 a uma jante que não tem de facto 27,5" e que tem praticamente o mesmo desvio da realidade da 29 que até peca por 0,10mm a mais de desvio que a 27,5.

Boas pedaladas e acraditem , os tamanhos podem fazer diferenças , ou não , mas o que faz mesmo diferença é a qualidade das pernocas......
 
dedicatep , de experiencia própria e tendo testado os 3 modelos posso garantir , e o mesmo fará quem o tenha também testado , que a 27,5 tem o comportamento muito mais parecido com a 29 do que com a 26 apesar do que possa inicialmente aparentar , sendo muito mais ágil , explosiva , e com menos consumo de perna.
A 29 na minha opinião ganha apenas na melhor abordagem aos obstáculos , a rolar , honestamente noto muito mais diferença da 26 para a 27,5 do que da 27,5 para a 29 onde a diferença é minima , o mesmo na areia onde a diferença é minima , o mesmo não se pode dizer em relação á 26 que se enterra muito mais.

Mas não vão pelo que se diz aqui ou ali , testem mesmo no terreno e depois digam de sua justiça.
 

lpsferreira

New Member
Mas muito maior, ou apenas maior edununo?


Eu 26'' tenho na NOMAD, em rigidas dificilmente regressarei a 26'', não me defini nunca foi entre 650b e a 29''. Também ainda só passou um ano e meio após a 29'' e 2 anos e meio de 650b.
 
Last edited:

klaser

Well-Known Member
Fernando no caso das rodas de BTT o nome da roda em polegadas não foi dado tendo o aro como medida,mas sim a "roda" com um pneu médio à volta de 2.0..com o balão que dá o diâmetro total anda pelos 66cm que disse,por isso chama-se 26.....Depois teríamos de comparar com um pneu de balão semelhante para ver se num aro 650B se atingiria as 27.5 polegadas e numa aro 622 ou até 700c como queiram chamar se chegamos às 29 polegadas....
 

dedicatep

Member
O problema com a denominação 27.5 é que da a entender que a nivel de diametro está entre a 26 a 29 e pelas medidas de aro que coloquei é visivel que a 27.5 está mais proxima da 26. Se adicionarmos pneus com balões identicos a diferença de diâmetro permanecerá entre os diferentes tamanhos. (já deu para perceber que o nome em polegadas nada tem a ver com a medida real).
Nunca testei 27.5 por isso não posso dizer como se assemelha o seu comportamento, e se realmente é o que dizem o melhor dos dois mundos....
 

Revocrazy

New Member
Também em minha casa acabou as 26. Fiz um upgrade para a 27,5 tendo já a nova suspenção, as rodas, apenas me falta o quadro que deve chegar muito em breve. Bye bye 26....
 

edununo

Well-Known Member
Isso é que é importante. ;)
No meu caso apareceu-me um negócio interessante numa 29 e vou passar algum material da 26 para lá. Transmissão, travões, selim, pedais, etc...
 

Jepas

Super Moderador
Vamos tratar os tamanhos com o respeito que merecem , pois nenhum deles corresponde ao tamanho de roda em Polegadas Standartizado.......Senão vejamos:

Jante 26" - convertendo 26" para mm dá 660,40mm , Na realidade o aro tem 559mm , diferença de -101,40mm

Jante 27,5" - convertendo 27,5" para mm dá 698,50mm , na realidade o aro tem 584mm , diferença de -114,50mm

Jante 29" - convertendo 29" para mm dá 736,60mm , na realidade o aro tem 622mm , diferença de -114,60mm

Nada mais errado. O valor indicado em mm no aro corresponde ao diâmetro do aro na zona dos talões do pneu e o valor que aqui se fala em polegadas corresponde ao diâmetro total da roda (aro+pneu).

As diferenças que aparecem nessas equações correspondem à largura dos pneus multiplicada por 2 (+/- 50mm).
 

edununo

Well-Known Member
Exacto Jepas.
Se uns aros 26 com pneus 2.0 dá cerca das tais 26" no conjunto, uns aros 650b como são uma polegada maior, usando pneu de balão identico, terão no total 27".
Uns aros 29 são 2.5 polegadas maiores que os 26 e 1.5 polegada maior que os 27. Logo darão cerca de 28.5" no total.
 

MiGuEl_82

Active Member
Isso é que é importante. ;)
No meu caso apareceu-me um negócio interessante numa 29 e vou passar algum material da 26 para lá. Transmissão, travões, selim, pedais, etc...

E fizeste bem... a ter q investir logicamente que faz mais sentido investir em algo q n tenha "os dias contados" por assim dizer... no meu caso, a ter q investir tb me inclino mais p um conjunto quadro + suspensão + rodas e passar o material que tenho na minha que a comprar uma bike completa...

Mas para já, e dada a indisponibilidade p essas "aventuras", a minha 26er n me impede de ir onde as 29er e 650b vão ;)
 
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