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ORANGE_77
Não menosprezando as evoluções que o Btt sofreu desde a época de Lava Dome, acho que é uma bicicleta muito boa. Não é uma Kona Explosif, ou uma Hot que em aço tinha um quadro com um peso abaixo dos 1500g ou uma Hei Hei de titânio mas tem um bom quadro. Lá fora é até chamada de Toyota Corolla das Btt's pois eram extremamente populares e pela grande fiabilidade e qualidade. É um dos quadros muito procurados para fazer montagens em single-speed ou para bikes urbanas.
Aliás a Kona esteve na vanguarda do design de quadros pois quase até ao ano 2000 muitas marcas mal usavam inclinação no tubo superior e a Kona já o fazia de forma acentuada desde os anos 80. No Retrobike li um comentário de um tipo que quando comprou a primeira Kona nos anos 80 o pessoal parava para lhe perguntar intrigado porque tinha comprado uma bicicleta para mulher!
Infelizmente não tenho forma de saber se continuo a fazer as coisas que fazia antes, pois um problema de saúde que está a impedir-me de poder andar como quero. Parei por causa dele há uns bons anos, e agora que voltei ainda se mantém. Uma cirurgia no ano que vem pode vir a resolver isso. Mas tenho dúvidas que desça à velocidade que fazia antes. Também não me convinha nada partir todo nesta altura.
Para não estar a fugir ao tema do tópico e aproveitando a "onda" dos anos 90, o que questiono neste suposto "milagre" da roda 27,5 é porque é que ele não foi descoberto antes. Em particular nos anos 90 onde se experimentavam as coisas mais maradas que as marcas se lembravam. Aliás haviam conceitos que mal passavam pela fase de protótipo e onde as marcas lançavam modelos a cada 6 meses do papel directamente para as lojas.
E se a roda 27,5 é assim tão superior porque é que marcas reputadas decidiram arriscar na roda 29 logo em 1992 (Bianchi e Klein tinham uma gama dessas bicicletas) e não o fizeram para a roda 27,5? Afinal os desafios técnicos deveriam de ser semelhantes, e pelos vistos esse foi um tamanho de roda experimentado desde os anos 70.
Voltando ao tema da Kona Lava Dome, um dia se tiver possibilidade espero ter uma bicicleta actualizada como esta Kona Cinder Cone com os apoios para discos soldados no quadro. No UK fazem isso numa loja que é a referência por 25€. Cá pediram-me 150€!!!
Como o quadro da Lava Dome era igual ao da Cinder Cone até pode ser que o repinte e lhe mude o nome. Ou então não porque o laranja da Lava Dome é diferente do habitual (meio metalizado acetinado com pequenos brilhos e reflexos).
Posso ter os gostos estragados mas esta Cinder Cone de 1995 modernizada é absolutamente linda!
Na versão SS e rigida.