RockShox Revelation

o5car

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Re: Afinação Rock Shox Revelation 426 Air U-Turn, 100-130

Para subir o menos curso possível!
O rebound, para começar deve estar ao meio, depois vais ajustado conforme queiras.
A pressão de ar + e - em principio devem estar iguais, para depois veres e ajustares conforme o teu estilo e necessidades, eu peso +/- 64kg e tenho a cerca de 6,5 bari, mas tá macia como gosto, e como tenho o curso no máximo, tiro partido de maior conforto com todo o curso, Deves efectuar estas medições com o curso no máximo, ou seja nos 130mm. no teu caso dado o teu peso, eu sugeria-te talvez uns 10,5/11 bar, quer no + e no -.
O Ajust-lock (ou poplok, não sei se é isto a q te referes) serve para bloquear e regular a compressão, mais duro ou mais macia.
Depois tens o flootage, q é para afinares, aquando a suspensão bloqueada, conforme a intensidade do impacto, numa pedra ou buraco, ou o tipo de terreno mudar, a mesma desbloqueia sozinha!! regular mais sensivel ou não!!!

Se tiveres o manual da suspensão, dá uma leitura q vêm td muito bem explicadinho, ou então vai aqui http://www.sram.com/en/service/rockshox/view.php?catID=1&subcatID=12
 

artsite

New Member
Re: Afinação Rock Shox Revelation 426 Air U-Turn, 100-130

Já agora aproveito o tópico.

Na minha quando coloco algo entre os 100 e os 130mm ela faz uma pequena batida dentro dela, mas no minimo ou no máximo nada acontece, será normal??

Quanto á afinação, o melhor é mesmo ires testando o melhor para o teu caso, colocas a pressão ideal para o teu peso por igual em cada camara (a pressão está no manual, no meu caso 65kg coloco 110psi na positiva e 120psi na negativa para ter a máxima sensiblidade, mas retira algum curso, mas pouco) e depois vais vendo qual o melhor, pois se gostares de descer á bruta, muito macia como no meu caso ela tende a usar mesmo todo o curso.

Depois e rebound colocas a meio, isso apenas vai afectar a velocidade da recuperação da suspenção, logo são gosto, eu gosto dela um pouco rápida mas nada de no máximo.

O curso no teu quadro, apostava antes nos 100mm todos os dias (mas sinto que retira alguma sensiblidade) e quando pretenderes "brincar" ou descer á vontade 130mm, isto porque o teu quadro não foi feito para os 130mm. Nunca uso nada intermédio devido ao ruido que ela faz nos cursos intermédios
 

o5car

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Suspensão - Óleo na camara de ar negativa!!!

Boas!!

Estou com um problema, ou confuso!! ontem, ia no meio do mato, num pequeno giro, aquando achei q a Revelation 426 air u-turn-air estava a afundar muito, ou seja, tirar ar negativo para ficar mais rija, aquando aperto o pipo (o de baixo) sai uma bela de uma guinchadela de ar + oleo q fiquei todo cagad*! ora o q me dizem disto?!?! há aqui qq coisa q não está bem!!! de resto, parece-me q a suspensão trabalha muito bem, sem qq problema, mas fiquei algo insatisfeito c/ este acontecimento!!! :s :s
 

Jepas

Super Moderador
Re: Suspensão - Óleo na camara de ar negativa!!!

Boas,

não sei como se passa na RockShox, mas na Fox a câmara de ar possui uma pequena quantidade de óleo que serve apenas para lubrificar o sistema. Sempre que mexo na válvula do ar sai algum desse óleo. Acho que é normal, porque é o óleo de lubrificação, não o de amortecimento.

Presumo que isso tenha acontecido na perna esquerda, há que ter cuidado para não atingir o disco ou as pastilhas.

Jepas
 

o5car

Member
Re: Suspensão - Óleo na camara de ar negativa!!!

Jepas said:
Boas,

não sei como se passa na RockShox, mas na Fox a câmara de ar possui uma pequena quantidade de óleo que serve apenas para lubrificar o sistema. Sempre que mexo na válvula do ar sai algum desse óleo. Acho que é normal, porque é o óleo de lubrificação, não o de amortecimento.

Presumo que isso tenha acontecido na perna esquerda, há que ter cuidado para não atingir o disco ou as pastilhas.

Jepas

Exactamente! é isso mesmo e é na "perna" esquerda como referes! bem, agora q falas na lubrificação, tem lógica!... entretanto reparei q na camara de ar positiva, tb tem algum óleo, só q não "sai" tanto, devido à estar para cima!

Assim fico MUITO mais descançado! :D


obrigado Jepas.
 

zykon

Super Moderador
Re: Suspensão - Óleo na camara de ar negativa!!!

A manitou minute 3 que tive acontecia a mesma coisa.
Deve mesmo ser um oleo de lubrificação. De certeza que vai aparecer alguem com uma revelation para te esclarecer melhor.

LRamos chamado ao tópico do O5car... :mrgreen:
 

o5car

Member
Re: Suspensão - Óleo na camara de ar negativa!!!

Jepas said:
Presumo que isso tenha acontecido na perna esquerda, há que ter cuidado para não atingir o disco ou as pastilhas.

Em relação a possíveis salpiscos para o sistema de travagem, bem isso aconteceu ontem no meio do mato, logo de imediato limpei o melhor q csg com o q tinha dsiponivel, (o q não era muito), mas depois não travei mais, a ver se as pastilhas não ficassem sujas, já fiz uma limpeza mais profunda c/ alcool, vamos ver se ficou normal!! :roll:
 

o5car

Member
Re: Suspensão - Óleo na camara de ar negativa!!!

zykon said:
A manitou minute 3 que tive acontecia a mesma coisa.
Deve mesmo ser um oleo de lubrificação. De certeza que vai aparecer alguem com uma revelation para te esclarecer melhor.

LRamos chamado ao tópico do O5car... :mrgreen:

Pois! deve ser mesmo o normal, da maioria das suspensões! tava a ficar algo preocupado, mas o q me confundia ainda mais, é q a suspensão esta a trabalhar excelentemente!

Obrigado pelas respostas!
 

BamS

New Member
Re: Suspensão - Óleo na camara de ar negativa!!!

Tendo as câmaras de ar óleo e ar (passo a redundancia), o óleo desce, depositando-se no fundo de cada uma. O que acontece é que, estando a câmara de ar negativa com o pipo virado para baixo, ao tirar ar desta o que vai sair primeiro é óleo.
Sugiro então que coloques a suspensão numa posição diferente quando retirares ar desta câmara para evitar perder mais óleo.
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: Suspensão - Óleo na camara de ar negativa!!!

:twisted:

Parece que me chamaram...

Antes de mais, juntei este tópico ao já existente nas questões sobre a Revelation. :roll:


É normal sair algum óleo, pois ele está lá para fazer a lubrificação do sistema. :exacto:

Não deves tirar o ar pela válvula sem ser com a bomba, pois podes danificar o sistema, para além de poderes sujar os discos.


Se tens feito uma pesquisa terias escontrado este tópico que se fala exactamente deste problema! :wink:


(Tópicos unidos)
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Para a manutenção e regulação das suspensões da RockShox dual air, Sid, Reba e Revelation, aqui ficam da revista Velo Vert - VTT pratique 2007:


manutenorockshox1qr1.jpg


manutenorockshox2dg7.jpg
 

o5car

Member
Boas!!

Aproveito este tópico, para vos fazer uma pergunta, referente a esta suspensão, mais propriamente ao sitema de bloqueio/regulador de compressão.
Acontece q a minha tem o sistema poplock, ou seja, com a regulação de comperssão e bloqueio no volante. Acontece q não quero montar esse sistema, 1º pq o uso é nulo, e não me apetece colocar mais uma chouriço no guiador!
A minha questão é; será q eu posso susbstituir o sistema na suspensão (botão/rodinha azul) q está preparado para receber o cabo do poplock, por um botão/sistema manual??? se sim, onde posso comprar???

Os meus agradecimentos!! Se quiserem, e/ou não entenderem ao q me refiro, eu coloco uma foto!

obrigado
 

BigFoot

New Member
Boas.
Não li o desenvolver do topico.. mas creio que posso exclarecer as vossas duvidas.
Quanto ao oleo a sair da camera positiva e negativa e prefeitamente normal, isto é, se so sair quando lhe tiras pressao.
Isto porque dentro das cameras de ar leva 15ml de oleo 7.5wt unicamente para não deixar secar os o rings que evitam a saida do ar que esta sub pressao, com as diferenças de temperatura os o rings iriam ficar ressequidos e entregava a alma ao criador. Assim com o oleo matem se "lubrificados".

Quanto a pergunta do o5car acerca de poder mudar.. podes concerteza.. basta comprares o botao. sacas o freio em aço, o botao sai pra cima e colocas o outro manual.

O funcionamento desta suspensao e exclente, como ando com muita regularidade, cerca de 800 a 1000km por mes, faço a mutençao de 5 em 5 meses.. felizmente ate agora nunca tive qualquer tipo de problema, nem que substituir qualquer peça na suspensao. Já la vao talvez quase 2 anos.. e o funcionamento é como nova.. muito sensivel e progressivo.. e por estas e por outras que não ligo a historia do "fox é fox.." e "suspensoes resistentes sao marzochi".. convido vos a ir a qualquer loja neste pais que comercialize as 3 marcas e perguntem das 3 marcas, quais sao as que vao mais para garantias e que tem problemas.. e acreditem que certamete vao ficar surpreendidos.. porque de facto.. em peso/fiabilidade/funcionamento estes moldes de construçao da RS sao sem duvidas os melhores, por essa mesma razao, sao usados pela maioria dos atletas em tudo mundo de alta competiçao, em praticamente todas as vertentes..

Qualquer questao sobre manutençao da dita.. digao qualquer coisa..

Cumps.

Bruno Atalaia
 

Marinbiker

New Member
Respondendo á 1ª pergunta deste topico tb acontece com a minha quando se tira ar sai uma coisa minima de oleo.

Respondendo ao o5car essa alteração vai ficar cara pois teras que trocar toda a "cartrige" pois o sitema ñ poplock não tem mola.

Eu sou da opinião que as suspenções foram feitas pra trabalhar mas posso garantir-te que dá um jaitão o poplock, a minha bike é FS equando pedalo em pé a puxar bombeia mais a Revelation do que o floatR que vem na traseira e nessa altura lá está o bloqueio sem tirar as mãos do guiador.

Já li aqui que quando se dá ar na camara negativa vai desaparecendo o riscos do curso, alguém consegue saber se é normal?
 

o5car

Member
boas!!

Obrigado pelas respostas!

Pois estou a ver! e de facto, aquilo como esta, rodado à mão faz mola para o ponto inicial! :( não haverá maneira de "contornar" isso, é mesmo necessário mudar a "cartrige"?? o botão não terá um sistema qq com q faça o bloqueio???

Obrigado pelas vossas respostas!
 

BigFoot

New Member
Esta aqui uma confusão. Para alterar retirar o pop lock e montar um botão normal não é preciso trocar "cartrige" ou motion control que deve ser ao que te referes.. simplesmente, compras o botao normal e montas, logicamente tens que retirar o outro botao que esse siminclui uma mola que é o que faz o retorno quando soltas o pop no guiador.

Quanto ao bombear, é prefeitamente normal, lembrei se do fiasco do terralogic e spv, para terem uma plantaforma, vao perder parte da sensibilidade, num amortecedor é muito conpensatorio.. numa suspensao é o contrario.

Quanto ao facto de dares ar na negativa e a suspensao "encolher" e normal, como por exemplo, se tiveres a negativa vazia e 100psi na positiva vais ficar com os 130 certos, depois regulas a sensibilidade ao te gosto com a negativa, se poseres como por exemplo 115 na negativa, a suspensao vai ficar super macia, e vai fazer encolher a suspensao cerca de 10mm ficando com 120mm de curso desponiveis, é como fosse um sag, mas sem tu estares la em cima. é normal, faz parte do funcionamento.


Cumps.

Bruno Atalaia
 

o5car

Member
BigFoot said:
Esta aqui uma confusão. Para alterar retirar o pop lock e montar um botão normal não é preciso trocar "cartrige" ou motion control que deve ser ao que te referes.. simplesmente, compras o botao normal e montas, logicamente tens que retirar o outro botao que esse siminclui uma mola que é o que faz o retorno quando soltas o pop no guiador.

hummm! estou a ver e era ai q eu queria chegar!... e onde posso comprar esse botão? ou onde me posso informar? tipo representante ou isso??!!?

Os meus agradecimentos
 

Milhas_Rev

New Member
o5car said:
BigFoot said:
Esta aqui uma confusão. Para alterar retirar o pop lock e montar um botão normal não é preciso trocar "cartrige" ou motion control que deve ser ao que te referes.. simplesmente, compras o botao normal e montas, logicamente tens que retirar o outro botao que esse siminclui uma mola que é o que faz o retorno quando soltas o pop no guiador.

hummm! estou a ver e era ai q eu queria chegar!... e onde posso comprar esse botão? ou onde me posso informar? tipo representante ou isso??!!?

Os meus agradecimentos

O representante é a ciclo coimbrões em gaia http://www.bicicletas-etiel.com/

Mas isso deve ficar 1 bocado deslocado pra ti, digo eu...!!! :mrgreen:
 
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