RockRider 8.2 2010

RuiZinK

Member
Viva.
Tenho como objectivo começar a fazer uns km por estrada e trilhos, sendo que já não pego numa bicicleta desde a minha adolescência, altura em que fazia algumas habilidades com uma daquelas bicicletas de aço com travões "cantilever"!

Agora conto com 28 aninhos e como nunca é tarde: Como não sabia absolutamente nada de componentes / gamas de componentes, há uns meses atrás resolvi "estudar" sobre o assunto.

Após um par de semanas como utilizador assíduo desta excelente comunidade e depois de ponderar durante alguns meses, acho que já fiz a minha escolha:
RockRider 8.2 2010
Os componentes já são conhecidos pela maioria de vocês, portanto, esta bike dispensa apresentações.

Já ponderei a hipótese de comprar de uma marca conceituada: Scott, Cannondale, Mondraker, GT, Giant, Cube... mas... a minha opinião é a seguinte:
Estas marcas compensa comprar se pertencerem a uma gama onde não têm a forte concorrência das Berg, RR, etc.
Em bicicletas até ~1500€~ não me parece que as diferenças estruturais dos quadros compensem a diferença de equipamento entre elas. A maioria das vezes, os quadros até são feitos da mesma liga de alumínio (6061 nesta gama de preços). A verdade é que me parece claro que os quadros RR e Berg não são muito inferiores aos das grandes marcas, em bikes desta gama de preços.

Pois é! E como uma é sempre menos do que duas, eis que vou comprar duas RR 8.2. Uma para mim e outra para a minha namorada (ou será minha mulher ? já moramos juntos há tantos anos!!).
Tamanhos: M para mim e S para a menina.

A acrescentar à continha vai ser o conjunto de pés + barras aerodinâmicas Thule para uma carrinha 320d Touring + 2 suportes para bike Thule ProRide.

Agora as vossas opiniões! Acham que fico bem servido ? Aconselham alguma outra alternativa a esta solução ?

Obrigado.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Não esquecer os "sapatos" para pedais de encaixe.

Não será melhor (por agora) fazer um "downgrade" aos pedais da bike da tua mulher (para uns de plataforma)?

Um abraço

NY
 

passeiro

New Member
Bom dia Rui,

o que pensas fazer, já eu o fiz... sou possuidor de uma RR 8.2 que adquiri nova no ano de 2009. o equipamento é sem dúvida muito bom, à parte de ter trocado os rolamentos do pedaleiro pq um deles gripou, a cassete e a corrente, esta mais do q uma vez, devido ao normal desgaste que estes componentes são sujeitos, nada tenho a adizer em relação a este pack do grupo Sram... a reba funciona muito bem, o X9 na traseira é um relógio suiço, e os avid 5 são qb para quase tudo! o meu único problema veio mesmo do quadro... ruidos constantes na zona do pedaleiro, desde que a comprei, obrigam a que desmonte, limpe, lubrifique e torne a apertar com chave dinamométrica os rolamentos, mais vezes que gostaria, tentei resolver o problema junto da Decathlon de alfragide, na qual obtive a resposta " qdo partir damos-lhe outro!" Foi a primeira e última vez que me desloquei´a este local para obter assistência!

Neste momento ando ponderar trocar de quadro ou de bike... estou de olho numa Cannondale RZ one 20, e foi agora que tomei conhecimento de todas as vantagens de comprar uma Bike de "marca"... Falando na cannondale, garantia vitalicia para o quadro e uma bike muito bem equipada por cerca de 1000 euros, a trail Sl 1 de 2011...

Apenas quis partilhar a minha experiência contigo, e até poderia tentar vender-te a minha RR, mas é um L... :) Curti muitos trilhos com ela, mas houve momentos de quase loucura qdo lhe dava para transformar um passeio no meio da natureza num concerto de estalos e ranger metálico oriundos do quadro!!!!

Um abraço e boas pedaladas!

seja qual for a tua escolha!
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro passeiro

o meu único problema veio mesmo do quadro... ruidos constantes na zona do pedaleiro, desde que a comprei, obrigam a que desmonte, limpe, lubrifique e torne a apertar com chave dinamométrica os rolamentos, mais vezes que gostaria, tentei resolver o problema junto da Decathlon de alfragide, na qual obtive a resposta " qdo partir damos-lhe outro!" Foi a primeira e última vez que me desloquei´a este local para obter assistência!
transformar um passeio no meio da natureza num concerto de estalos e ranger metálico oriundos do quadro

Muito provavelmente o barulho não vinha da zona do pedaleiro, mas sim do selim/espigão ou até mesmo dos pedais.

De muitas opiniões de utilizadores da 8.2, esta é a primeira vez que vejo este tipo de relatos.

Um abraço

NY
 

passeiro

New Member
Boas NY,
Esses do espigão de selim acabam por ser normais em quase todo o tipo de bikes... nada que uma limpeza e um pouco de massa n resolva...

Em relação ao que disseste, posso sempre ter tido azar com a bike/atendimento...

Abraço
Passeiro
 

RuiZinK

Member
Obrigado pelas vossas respostas.
@ny12xx: quanto aos pedais de encaixe, a bike traz as "plataformas" que encaixam nos pedais. Isto pode ser uma alternativa enquanto não compro uns sapatinhos!

@passeiro: fiquei preocupado com o teu relato! Mas penso que terás tido o azar de vir com algum tipo de defeito de fabrico, pois tal como disse o ny12xx, é a primeira vez que oiço tal coisa sobre as RR em geral.
 

dbamonde

New Member
Boas Rui,
Também sou possuidor de uma RR 8.2 comprada em Janeiro deste ano e até agora nenhum problema a relatar.
Tou bastante contente com a bike, especialmente olhando ao preço da mesma relativamente a outras de marca.
Na altura de compra o que realmente me preocupou foi o quadro, mas até agora tenhoa feito trilhos bastante agrssivos e nada.....
Abraço
Daniel
 

Klab

New Member
Como sabes, não vais encontrar melhor bicicleta pelo preço da 8.2, parece-me que tens a lição muito bem estudada, vais muito bem servido, falo por experiência própria, pois, tenho uma 8.2 que adoro :)

Em relação aos custos, deverás acrescentar à lista os seguintes acessórios:
- Capacetes
- Calções de ciclismo(almofadados)
- Óculos
- Luvas
 
Last edited:

RuiZinK

Member
Já estão compradas.
Ainda não tive oportunidade de dar uma volta fixe, ora por falta de tempo, ora por estar a chover! :-(
Para já, parece-me uma boa bike, mas ainda é muito nova, os componentes ainda não têm uso, portanto ainda estão longe do seu desempenho final. Os travões, p. ex., desiludiram-me nas primeiras vezes que travei, mas depois de lhe dar alguns apertos (na garagem :p) ficou logo muuuito melhor. Com certeza ainda melhor vão ficar quando fizer uns km.
Sei que a suspensão é a mesma coisa, só depois de algumas horas de funcionamento é que atinge o desempenho ideal e então aí, calibrar a pressão a gosto.
Já comprei também:
1. 2x pedais de plataforma, para utilizar enquanto não compro sapatos de encaixe. (os pedais de origem traziam umas plataformas de encaixe, mas não me pareceram muito estáveis) - oferecidos
2. Calções para mim, calças para a senhora
3. 2x luvas de verão
4. Capacete b'twin para a senhora e um capacete Giro Encinal para mim - oferecido
5. 2x Suporte de parede para bicicletas
6. 2x conta km Sigma 1009 STS
7. 2x Mochila de hidratação (1 Camelbak e 1 b'twin com mais arrumação)
8. suporte para reparação e manutenção (com uma pinça que permite pendurar a bike pelo espigão do selim) - muito estável, excelente!

Para já não me lembro de mais nada...
Falta experimentar melhor!

Cumprimentos.
 

jmdcfigueiredo

New Member
Falta comprar um impermeável (a chuva não é desculpa para não andar)!

Agora a sério pensa em comprar umas luvas de "inverno" (completas) pois numa situação em que dês uma queda vais dar conta que se os dedos fossem tapados era bem melhor!
 

njsfer84

Member
Boas, sendo também um possuidor de uma RR 8.2 de 2010, venho dar o meu testemunho e dizer que fizeste a melhor escolha. Eu tiva as mesmas duvidas que tu no inicio, mas quando fui comprar sabia que era a melhor escolha.
Quanto ao problema relatado sobre os estalos, será facil de ver que não foram do quadro, mas sim da pedaleira ou selim, o que é normal. O meu leva porrada forte e feio e até agora 0 reclamações.
Curiosamente tenho um colega meu que tem uma Canondale SL2 e que o quadro estalou na testa. O mesmo tem-se verificado com alguns quadros Scott. Quero com isto dizer que defeitos de fabrico qualquer marca pode ter, seja ela de top ou não. Ainda pra mais que o quadro da RR8.2 é feito na França, ao contrário de quadros de marcas conceituadas que os produzem em países "duvidosos".

Quanto ao equipamento, queria só dizer que no início é normal que nem tudo funcione a 100%, como é normal, principalmente a Suspenção, os travões e a cassete. Ou seja, a suspenção no inicio é pouco sensível, mas vai ficando no ponto até atingires +- 200km. O mesmo para os travões. A cassete também necessita de ganhar "cama".
Só quando tiveres feito a rodagem é que vais poder experimentar todo o potencial dos componentes, principalmente a suspenção que papa tudo.
Queria também alertar para um pequeno problema: alguns desviadores Sram X9 traseiros vinham com defeito de fabrico nos pivots, o que fazia com que algumas mudanças, principalmente a 9ª (a mais pequena e pesada) em ambientes com lama, demore a entrar. Tem em atenção isso, e se verificares esse problema no desviador, leva á loja que eles trocam por um sem defeito.
Digo isto porque conheço muita gente que teve esse problema, não só em Rockriders, como em bicicletas de outras marcas.
De resto e fazendo uma analise á bicicleta, tens aí material de qualidade, nomeadamente a suspenção, travões, e transmissão.
O unico senão são os pneus que não são grande coisa e são pesadotes.
As rodas também são pesadotas, mas aguentam com porrada até dizer chega.
Estou super contente com a bicicleta, o unico senão são mesmo os pneus que serão trocados brevemente.
Ah, e sabes qual é o bem de ter uma RR? É passar por aqueles a subir gajos com gandas aviões e mostrar-lhes que os autocolantes não puxam pelos pedais.

Quanto aos pedais de encaixe, e se já não andas de bike á algum tempo eu aconselho a usares as plataformas pelo menos enquanto vais melhorando o equilíbrio e depois sim, podes usar só os pedais de encaixe á vontade.
Tens aí ganda máquina.

Cumps
 
Last edited:

Zagamofo

New Member
Ora boas.
Sou também um possuidor deste belo exemplar. Ate agora (desde Setembro passado) não tenho nada a apontar senão os travões, não sei se é defeito do material ou se defeito meu. Desde o inicio que noto que a o travão (manete) trava cada vez mais em baixo. De inicio quando é afinada trava bem acima de metade, mas depois com o uso começa a travar cada vez mais tarde ate que parece que quanto mais aperte não trava nada. Principalmente no inicio das voltas ate o travão acamar o que é normal mas mesmo depois de acamar trava muito tarde. Isto será defeito meu ou de material? Já agora como afinar estes travões, só sangrando ?

Obrigado
 

njsfer84

Member
Boas, embora nãos seja expert na matéria, penso que esse "problema" da manete travar cada vez mais em baixo tem a ver com o desgaste das pastilhas de travão e não é nenhum defeito. Eu também tenho uma comprada em Dezembro (modelo de 2010) e também me acontesse isso. Acho que dá para afinar, mas só perguntando aos prós. Os meus são os elixir 5, não sei se são os mesmos que os teus. Já agora também estou curioso para saber se dá para afinar.
Sei que não tem nada a ver com sangramento.
 

Zagamofo

New Member
Os meus são os que vinham de origem. É que não me apetece andar sempre na decathlon a pagar para me afinarem os travoes quando posso fazer eu. Desgaste não sei se será porque ainda so tenho uns 300km neles.
 

njsfer84

Member
Pois, normalmente eles não se gastam em tão pouco tempo, mas há pessoal que em tempo de chuva e lama gasta uns calços com menos kilometros. Quanto aos travões eu perguntei quais são os teus, porque foi na altura em que tu compraste a tua que saiu o modelo de 2010 com os travões diferentes. Antes tinham os Avid Juicy 5 que foram substituidos pelos Elixir 5. Como os elixir são uma evolução dos juicy acredito que devam funcionar da mesma maneira. No entanto os Juicy foram substituídos pelos elixir, porque alguns modelos tinham problemas, nomeadamente perca de óleo na manete. Por isso é que eu perguntei. Se for esse o teu caso, deves levar á deca e trocar por uns novos.
Mas esperemos por algum guru da mecanica para dar uma ajudazita.
 

Zagamofo

New Member
Hum agora é que já nao sei quais sao os meus... tenho que ver isso amanha. Eu comprei por volta de Setembro/Outubro de 2010
 

Fred RR8.2

New Member
Ora Viva,

Sou detentor de um RR 8.2 e estou bem satisfeito com a minha aquisição e partilho da mesma opinião, não há para estes valores nenhuma marca de renome que chegue aos calcanhares destas máquinas, daí a minha escolha.

Quanto aos ruidos que falas, na minha também existem, mas têm origem nos raios do aro traseiro, os quais têm de ser reapertados de forma a ficarem de novo sobre tensão.

Por duas vezes que levei a máquina à decathlon por esse problema e está impecável. Atenção que a minha vinha equipada com aros Mavic e no momento da compra fui logo alertado, e muito bem, pelos funcionários da loja que tal ruido poderia surgir...e surgiu.

Já experimentei diversas máquinas semirigidas e fiquei sempre com a mesma opinião, de que tenho um exclente equipamento com uma qualidade acima da média. O resto é como já aqui foi referido ...as pernas fazem a diferença, os autocolantes não!

Agora a parte de mecanica, quando os travôes começam a ficar mais macios e a manete a afundar, há uma solução que ajuda, que é colocares um elástico a puxar a manete para o guiador, como se tivesses a travar e vais ver que no dia seguinte já está mais duro.

Espero ter ajudado.

Cumps.
 
Top