Rock Shox Sid WC de 2009 para Salgar

stuka666

Member
As leis são para cumprir em todos os países, as marcas gostam de vender os seus produtos, têm que dar garantia. (aqui a culpa não é da marca, mas da loja ao que parece).

O que não falta (neste fórum e não só), são exemplos de lojas físicas que não assumiram as suas responsabilidades e a lei, portanto isso não serve de desculpa.

A partir do momento que se paga, escolhe-se onde comprar, com tudo a que a lei assim o permite.
 
Ora bem, vamos imaginar que eu era Francês e comprei um (por exemplo) renault novo no meu país, vim até Portugal. aproveitar o Sol que por cá temos e a minha viatura avariava. Eu recorria a um concessionário renault português e como a viatura é nova tem garantia em todo mundo que tenha representação da Renault, logo terei de ser servido ao abrigo da garantia.... é assim, ou não é???!
 
TOUTETERRAINE , essa situação é muito diferente desta referida , pois se habitas em França , adquires o produto em França e nas férias em Portugal tens um Azar , podes TENTAR pedir uma garantia cá mas não é certo que a tenhas , dependerá do Produto em questão e dos acordos assumidos pelas fábricas com as importações...
Há 2 anos o meu sogro que mora em Paris teve um caso desses com um Peugeot durante as férias de agosto e teve de pagar o arranjo do Bolso , algo que ele entendeu e aceitou sem qualquer problema.

Isso da garantia de fábrica de um determinado produto ser válida em toda a Europa não é bem assim , nem existe nenhuma lei que o Obrigue.

Se a Fábrica assumir com a representação / Importação de cada pais que PAGA toda e qualquer valor referente á garantia dos produtos que fabrica tal como todos os custos de envio referentes á troca do equipamento defeituoso , sejam eles vendidos onde quer que sejam , o produto terá a sua garantia coberta nos paises que acordarem este Modus Operandis com a fábrica.

Se se passar o que se passa no ramo em que trabalho , que a Fábrica não assume acordos de garantia "Europeus" e apenas troca as peças com defeito dos produtos por nós importados , mas mesmo assim nós temos de pagar primeiro a peça e só depois quando a peça é devolvida á fábrica é feito um crédito na conta corrente , e a mão de obra do técnico tem de ser assumida pela importação , tal como todo e qualquer custo com os envios do componente avariado para troca á fábrica , obviamente que o produto não terá garantia em todo o lado.

Quando muito e dependerá da maneira como o Cliente faça a abordagem á importação / Representação do Produto , poderá o representante tentar "facilitar" o procedimento intercedendo junto da fábrica com a factura e o Nº de série do produto , mas obviamente terá de ser debitados todos os custos com Mão de Obra ou custos de envio e troca do produto com as fábricas , isto no caso da fábrica decidir que aceita trocar o componente defeituoso apesar de ele não ter sido importado para portugal.

Eu aqui nestas questões para mim a Garantia só deveria ser concedida no Pais onde o produto se adquiriu , não tem a minima lógica se adquirir no estrangeiro e vir exigir garantias a Portugal....
Quem toma a opção de adquirir no estrangeiro morando em Portugal , faz-o de consciência e para poupar uns trocos e tem a obrigação de saber que caso o azar bata á porta , tem de tratar dos assuntos com a loja onde adquiriu , ou se tem pressa vai ao representante português e paga que é o seu dever e obrigação.
É um risco que se corre , mas volto a frisar que é um risco assumido de perfeita consciência pela pessoa que toma esta opção.

E olhem que o mesmo se passa no estrangeiro pois eu tive um "Azar" com uma maquina fotográfica Nikon adquirida em Portugal a quando de umas férias em Paris e lá a garantia Portuguesa não vale. Acabei por me desenrascar e quando regressei meti-a aqui a reparar na Garantia.
 

xman

Member
Boas,

Eu tive um caso idêntico com uma Sid comprada na Kompressor em que o MoCo deixou de funcionar, tentei mandar para garantia cá mas fui desaconselhado, pois a suspensão tinha sido comprada numa loja on-line e não devia ser beneficiado(!?!?).
Consegui falar com o pessoal da Kompressor e enviei a suspensão, demoraram 2 meses a enviar de volta, mas veio.
Felizmente durante esse tempo o dono da loja onde costumo ir, emprestou-me uma suspensão e depois uma forquilha rigida. :yeah:
Na altura que comprei ponderei o facto de vir a acontecer exatamente o que aconteceu, mas com a suspensão a custar metade do que custa em Portugal, se as coisas corressem mesmo mal....comprava outra.
Agora uma coisa que eu não percebo é como é que se consegue comprar lá fora a 50% do que se paga por cá?
As lojas tem uma margem de 25% a 30%, logo o resto deve ser para o importador, será?

Bem este são os meus 2 cêntimos.

Boa sorte e rapida resolução do problema, GabrielApolonis.

Cumps.
X.
 

José Martins

Administrator
Antes de se entrar em conversas da treta do tipo "eu acho que", convinha que se fizesse uma pesquisa sobre o assunto em titulo e se opinasse com base em factos concretos. Para além da pesquisa no Fórum, o Google é nosso amigo.

Dêm uma vista de olhos neste Decreto Lei, já referido pelo nosso companheiro stuka666 num outro tópico.
É a Lei, corresponde à transposição da Directiva 1999/44/CE do Parlamento Europeu para o nosso ordenamento juridico e o resto são interpretações da treta, uma vez que está lá tudo.

Decreto-Lei n.º 84/2008 que aborda a temática das garantias.
 

GETmoney

New Member
Eu adquiri uma Reba Race na Fizz, passado 6 meses teve uma avaria. Enviei a suspensão para a Ciclocoimbrões com a devida factura e em uma semana estava arranjada com revisão sem pagar nada! Assim vale a pena.
E não são uns trocos é quase metade do valor, ou seja dá quase para adquirir duas!!
 
XMAN:
No estrangeiro passa-se com algumas MEGA LOJAS situações que ou não se deveriam passar.

No caso das Bicicletas penso que estes preços milagrosos de algumas grandes lojas acontecem fruto do "Mercado Paralelo" de componentes.
Ou seja , por exemplo a fábrica da Rock Shox fabrica por exemplo para venda ao grande Publico o modelo SID WC , Portugal compra-lhes 100 Unidades por ano para venda ao publico que por exemplo chega cá a 400 Eur por unidade sem impostos , depois há que contar com os lucros do Importador e das lojas.

Mas a mesma fábrica Rock Shox vende por exemplo á fábrica da Specialized 10 Mil modelos SID WC ,e neste caso como é para uma fábrica que compra em grande quantidade , vende a suspenção por 100 Eur a unidade para estas serem usadas na produção de Bicicletas , a Specialized acabou por apenas produzir 9 Mil bicicletas , e não vai mandar as 1000 SID WC que sobraram para o Lixo , dai que telefona para a FIZZ , ou para a KOMPRESSOR , ou para outra destas Mega Lojas e vende as suspenções a 200 Eur sem impostos a unidade reavendo o que investiram e tendo outro tanto de lucro , no fim estas lojas vendem a SID WC por 400 EUR na loja online que é o preço que a ROCK SHOX portugal compra na origem e ganham meia por meia....

A rock Shox Portugal é alheia a este processo , se pedir responsabilidade á fábrica , ela esquiva-se , e o cliente final se pretender exercer uma garantia num produto destes que não deveria ter saido para venda ao Publico , não tem o minimo direito a exigi-la , como se pode ver no decreto lei citado.
Apenas a loja que vendeu pode satisfazer o pedido de garantia , recebendo lá a Suspenção , enviando-a á Specialized para garantia , que posteriormente envia á fábrica.
Um processo moroso normalmente , salvo se a Mega Loja trocar do seu bolso o produto.

Sò referir que eu citei o nome SPECIALIZED como exemplo , mas a fábrica da Rock Shox vende nestes moldes a qualquer fabricante de bicicletas de todo o mundo , e por certo que muitos , conhecendo o potencial do mercado paralelo , apesar de eventualmente para a produção que desejam fazer , precisarem de por exemplo 10 mil unidades , muitas vezes compram 20 mil unidades , para que os 10 mil restantes sejam revendidos a estas Mega Lojas que depois as vendem aparentemente a preço de saldo na internet

Isto infelizmente sucede em vários ramos de actividade , e é um dos "Cancros" dos mercados actuais.
 

brejero

New Member
Em termos de garantias, que tem de assegurar a garantia em ultima instância é a marca do produto seja o que for e tenha sido comprado onde for, tem é de haver factura de compra e o produto ser original com numero de serie na factura caso exista!
Penso que o tempo legar de garantia está sim restrito ao vigente no pais onde é comprado o produto.
Exemplo agora estou no ramo automóvel, e em termos de garantias dos carros é = um carro comprado em Portugal ou em Inglaterra. È reparar se se tratar de garantia e a marca pagar.
Assim seja para o que for, qualquer loja que se diga representante de uma marca, tenha o produto sido ou não comprado la tem a obrigação pelo menos moral de encaminhar o processo de garantia.
Claro saltando de ramo, para a informática, podem sempre dizer que tem de ser por RMA (caso a marca tenha esse serviço) , ou seja a própria marca tem de executar a diligencias necessárias para recolher o produto em casa do cliente.
 

GETmoney

New Member
Sim, enviei directamente. E no papel de volta vinha escrito que tinha mais xxx horas de utilização. Devem ter trocado óleos, ou algo assim quando arranjaram a avaria (bloqueava a uns centímetros do fim de curso).
 

xman

Member
Boas,

fernando_sesimbra, obrigado resposta completa e pelo esclarecimento.
No entanto o que se percebe pela tua resposta é que existe muita gente a ganhar pelo meio, desde que o produto sai da fábrica até chegar ao consumidor final.

Cumps.
X.
 

jose custodio

New Member
Ola!!

Sem perceber nada do assunto não me parece que a questão das garantias tenha a ver com a marca em si mas sim com quem vende.
Por ex: se compramos uma TV ou outra coisa qualquer da sony na Wortem não podemos esperar que a radio popular nos vá assumir a garantia do produto mesmo sendo os dois representantes autorizados da sony não é?
Já se for em lojas do mesmo grupo tipo sportzone braga as garantias podem ser acionadas em faro ou wortens e por ai além.
Os responsavéis face ao cliente pelas garantias do que vendem são as lojas que vendem os artigos e eles sim tem que se entender com as marcas em questão penso eu .
 

xman

Member
Boas,

O exemplo será mais do tipo, comprar uma TV Sony em Espanha e a Sony Portugal não arranjar sobre garantia, por ter sido comprada em Espanha.

Cumps,
X.
 
Last edited:
Olá,

Fernando_sesimbra,
Bom post, estás bastante perto da realidade e (os valores são hipotéticos) até nas margens não andas muito longe.
Só posso acrescentar ao teu bom Post que existem também fabricantes Europeus, locais que têm acesso a preços de fabricante, mas na realidade vendem KITS de quadros e suspensão... "FIZZ"? outros que tantos ladrões e enganadores.

O processo não é perfeito e perdem mais do que aqueles que ganham...

Parabéns pela tua visão "fora da caixa"

VT
 

pepelento

New Member
Já agora, só uma achega: porque é que isto não acontece com, por exemplo, a German A?

Não será a culpa, de início, do fabricante?

Das duas, uma:
Ou
1-Não deveria haver uma disparidade tão grande de preços à saída da fábrica
Ou
2-Não deveria haver tantos intermediários (problema que acontece com a generalidade de produtos hoje em dia)

Não me podem pedir a mim, consumidor final, para comprar algo por 800€ que noutro lado custa menos de 400€. Gosto de ajudar a economia local (e por conseguinte, a nacional), mas daí até ser fanático, falta muito (melhor dito, faltam-me os euros...).

Para terminar, só uma coisa: cada vez que preciso de uma peça, estou n tempo à espera. Em Outubro/Novembro de 2009 estive à espera mais de 1 mês de um desviador da frente SRAM X9. Umas vezes enganavam-se na peça, outras não havia, eu sei lá. É claro que agora o erro não foi de ninguém, mas eu é que fiquei à espera. Como sou pessoa de palavra, paguei quase o dobro do preço que podia ter pago online e poderia ter tido a peça em casa em 4 dias.

E só para terminar: há de tudo na net, também existem lojas online com bons preços e que são bem mais sólidas do que por vezes as que temos por cá, ou querem-me dizer que a HS na Alemanha é uma loja da treta? Esta loja nemsempre tem os preços mais baixos, mas se mandarem um email com opreço de outra loja, eles pelo menos tentam fazer um preço igual. Experimentem fazer isso numa loja nacional.

E termino de vez a minha intervenção neste tópico, pois acho que já se afastou do seu objectivo inicial.

E para que não restem dúvidas: tento sempre comprar em Portugal. Tento...
 

luiscajao

Member
Boas,

Só para acrescentar mais uns pontos a questão das compras fora de Portugal:

- Quem começou com as compras fora de Portugal foi os próprios lojistas que iam buscar material a Espanha mais barato que cá e vendiam ao mesmo preço.
- A sociedade Comercial do Vouga vende material Shimano em sacos de plástico com uma tira de papel com a referência a SCV, as vezes sem manual de instruções. O material para venda ao publico da shimano vem devidamente embalado dentro de umas caixas de papel.Este material vem de onde?
- A minha suspensão RocK Shox Sid WC, comprada muito mais cara em Portugal foi para a garantia e veio de lá com uma ficha de trabalho que dizia "apresenta um problema já reconhecido pela marca ainda sem solução". Ficou na loja que ma vendeu e troquei por outra marca.
- Felizmente apareceram lojas online para abanar o sistema que tinha e ainda continua a ter margens de lucro altíssimas. Apesar de algumas lojas por cá já estarem mais atentas a realidade.

Luís Cajão
 
Luiscajao,

Lamento o que sucedeu com o teu caso, neste momento o Motion Control (pela descrição que fazes da ficha deve ser o MoCo que não desbloqueava em carga) já não tem esse defeito, portanto... já há solução.

Estás redondamente enganado em relação às margens de lucro, sugiro que, se não conheces a realidade não fales sobre ela.
Já aqui foi bem descrito o porquê das disparidades de preços, não se trata de ter margens maiores ou menores, mas sim do valor da compra e da quantidade de intermediários.

Se as lojas online abanassem o sistema, já os importadores tinham igualado os preços praticados por elas... como isso não sucedeu, é sinal de que as ditas margens não são assim tão grandes e/ou as lojas online não abalam assim tanto.

VT
 

luiscajao

Member
Bom dia,

Rock Shox Portugal,

O problema que tive com a minha suspensão foi precisamente esse. Na altura já ia na minha terceira SID, desde 2000 que usava SID. Pelo que percebi eu ficava com uma suspensão topo de gama de valor muito elevado com defeito de fabrico, aguardar que a solução viesse. Na altura não me foi proposta nenhuma alternativa. A suspensão acabou por ser vendida pela loja a um atleta com poucos conhecimentos e sempre julgou ter feito um grande negocio.

Infelizmente tenho uma perfeita noção das margens de lucro praticadas em Portugal. A questão dos intermediários tem de ser ultrapassada pelos importadores e pelas próprias marcas.

Os importados não igualam os preços das lojas online porque não conseguem comprar as mesmo preço, nem querem perder as margens de lucro. Quando conseguem passar por cima do importador nacional e vão comprar lá fora continuam a vender ao mesmo preço, ganhando ainda mais.

De facto nos últimos três anos só os lojistas já implantados e que se conseguem manter de pé, com uma quebra enorme nas vendas. Ainda me recordo quando fui a primeira e penso que única feira na Marinha Grande aonde apareceram vendedores novos a vender pedaleiras XTR por 255€ quando o preço de tabela era de 450€. E uma diferença muito grande.

Boas pedaladas.
 
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