[RESCALDO] I Maratona de BTT do Cabo Espichel - 21/11/09

sbbike

New Member
Bom dia,
Organizar uma prova desta natureza é certamente um grande esforço e uma grande logística, no entanto há coisas a melhorar para que no próximo ano possamos avaliar essas melhorias, caso contrario mais vale ficarem quietos:

  • 1ª prova com mais de 450 participantes a um sábado, muito bom!!
    Zona de estacionamento, muito boa e bem organizada;
    Entrega de dorsais, bem organizada;
    Brifing, não aconteceu se não há não se anuncia a dizer que há;
    Partida, foi a horas mas com muita falta de compromisso com todos os participantes, na minha opinião foi com muito desleixo;
    Marcações, muito fracas principalmente nas mudanças de direcção (isto não é uma prova de orientação)
    Abastecimentos, bom;
    Percurso muito bom no entanto creio que o pessoal dos 20 km poderia ter partido 5 ou 10 minutos depois;
    Meta, muito mau não houve o mínimo controlo de quem tinha os dorsais com pontos de controlo assinalados, ouve muito pessoal a atalhar e a saltar pontos de controlo, digo isto porque eu próprio assisti muita gente não fez a descida à mijona e não teve o ponto de controlo que estava no inicio da descida, estou com curiosidade de verificar as classificações desse pessoal.
    Banhos, agua fria em Novembro para é muito mau.
    Almoço, a comida estava boa, agora não haver um tabuleiro para levar (sopa, prato, bebida, sobremesa, pão..) e depois não haver mesas para comer sentado EU NEM QUERIA ACREDITAR!!!!
Avaliem as criticas e dêem uma resposta/explicação em tempo útil, só vos fica bem.

Até pró ano
 

Espigão

New Member
Oh meus amigos... zzzz :mrgreen:

Apanharam participantes perdidos por todo o lado...

Não viram ninguém a controlar nada...

Não viram postos de controlo, dignos desse nome...

E ainda perguntam pelas classificações??? De quem?? Só se fôr do passeio de 20km que ainda foi o que correu mais certinho... e ainda assim, houve quem se queixasse de andar perdido... :rotfl: :rotfl:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

parafita

New Member
Olá,

Ora eu (quase) nunca falho um evento (de orientação Ped./BTT/CA) feito pelo grupo do GDU Azoia.

Desta vez fui até ao Cabo Espichel experimentar a vertente "apenas BTT" e não fiquei desiludido, aproveitei para levar comigo 3 amigos que só fazem BTT e fui metendo o bichinho para voltarem para a Corrida de Aventura em Janeiro.

Quanto à minha opinião sobre o evento, é certo que o track de GPS foi-me levando pelos trilhos e foi só pedalar para chegar ao fim, mas notei que por vezes as mudanças de direcção estavam um pouco escondidas ou já tinham voado com o vento.
Quanto aos banhos e com balneários de campo de futebol, pouco mais se pode fazer, estão dimensionados para 15 atletas de cada vez e não centenas deles.
Também achei que a 1ª secção era demasiado técnico para passeios de família, a 2ª secção era mais rápida e mais fácil tecnicamente.

Eu por mim estou aí outra vez para a Corrida de Aventura em 30/01 (nem que seja pela sandes de choco ou o bolo de farinha torrada :) ), no entanto o pessoal fanático de BTT está um bocado desiludido com alguns pontos do ultimo Raid.

Apesar de tudo meter 500 participantes numa 1ª vez é excelente (e certamente mais do que num evento de orientação) e é um capital que não se deve perder.

1 Abraço e até Janeiro,
Ricardo Pereira (ATV)
 
P

pcmphoto

Guest
Boa tarde, eu sou completamente rookie nestas andanças do mato (venho da estrada) após 4 treinos nestas biclas com amortecedores :D, participei nos 20kms com o meu filho de 12 anos, não sou minimamente conhecedor de outras realidades de provas de btt, sejam de orientação, maratonas etc,etc, por isso tudo era novidade para mim e para o meu filho, na minha opinião não pareceu “fácil” os 20kms para pessoas sem experiência mínima como nós, o meu filho pregou umas quantas quedas no acidentado do percurso e na parte final dos 20K já nem conseguia empurrar a bicicleta a mão nas subidas difíceis, achei a zona lindíssima e fiquei com vontade de ir lá outra vez mas com melhor e mais tempo, achei a primeira parte algo técnica para a grande parte dos “passeantes como nós” e pelos vistos lá mais para a frente pelo que li era “mais fácil” poderiam ter invertido o percurso e assim nós :mrgreen: não chateávamos o pessoal da competição mais a sério... quanto á marcação pelo menos eu na parte que fiz não me perdi... talvez devido à velocidade lenta a que ia :oops: no percurso e que deu até para ver com calma as placas de sinalização e a paisagem... quanto a banhos e refeições não usei por isso não comento... penso repetir em breve outra experiência no btt .

Abraço Estradista. PCM
 

joks

New Member
Este pessoal a queixar-se desta Maratona...
Imaginem se tivessem ido à de Aveiro...! Pelos relatos foi muito boa em comparação... :mrgreen:
 

wilsoncycles

New Member
è normal que quem participe goste de saber das classificações pois eu não me perdi e não tenho nada a ver com os outros, o azar de alguns é a sorte de outros
piadas para as minhas observações não ajudam em nada para melhorar este tipo de eventos
 

Espigão

New Member
Caro wilsoncycles, não se tratam de piadas nenhumas! Foi o que aconteceu!!

Segui sempre na frente dos 80km juntamente com um amigo que foi comigo e outro que tive o prazer de conhecer. Até ao km40 (passagem pela zona da meta) já nos tínhamos enganado umas 5 ou 6 vezes mas ainda tivemos a paciência de voltar atrás e andar à pesca de fitas e seguir pelo percurso correcto.

No entanto, tenho consciência de nos termos enganado mais vezes pois houve partes do percurso em que fizemos 2 a 3km sem vermos fitas e irmos encontrar as mesmas mais à frente, isto porque o percurso andava todo ali perto.

De qualquer maneira, eu e o meu colega chegámos primeiro aos 40km (passagem pela meta) e os nossos conta-km marcavam mesmo os 40km ou seja, se nos enganámos, não foi muito ou nada porque a passagem pela meta era mesmo ao km40.

Aquando da nossa passagem não havia ninguém a controlar nada! Apenas uma mesa com umas águas, uma fruta e bolos e uma jovem mais ninguém.

E como disse atrás, a gota de água foi termos feito a zona toda das falésias (após a passagem pela meta) e depois de atravessarmos a estrada (onde estava a GNR) irmos encontrar à nossa frente, participantes dos 80km com os mesmos postos de controlo do que nós mas com 30km enquanto nós já íamos com 52km...

Isto é rídiculo e tanto foi que não nos apeteceu andarmos ali a fazer figura de parvos e regressámos à meta onde nunca ninguém esteve a retirar tempos ou fosse o que fosse...

Por isso volto a perguntar, como é que podem pedir classificações se elas não existiram?

Os que apanhámos à nossa frente também nos garantiram que nunca se enganaram! No entanto apenas tinham 30km e nós já íamos com 50... :roll: :roll: e todos com os mesmos postos de controlo... doh

Enfim...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

Paulo986

New Member
eu já me começo a conformar que não vão haver classificações para ninguém....

e quanto a fotos, será que podem disponibilizar algumas das que tiraram?


o que eu ainda acho o mais ridículo é não vir cá ninguém da organização tentar justificar ou pedir desculpa pelos erros cometidos!


cumps
 

Aussie

New Member
Boas pessoal,

Mais um bom dia de BTT. Um percurso exigente que baste tecnicamente. O objectivo traçado era fazer abaixo das 4h20 (80kms) e penso que fiz abaixo das 4h15 sem quedas ou avarias.
Durante todo o percurso apenas me perdi por 2 vezes. A 1ª vez a mudança de direcção até estava lá mas o grupo seguiu em frente e eu por norma quando levo pessoal à frente e vou distraído sigo atrás. Após esta situação tentei focar-me um pouco em encontrar as fitas, foi mais ou menos como ir a Santiago de Compostela sem GPS...seguindo as setas amarelas :D A 2ª vez já seguia com um amigo que até levava GPS e mesmo assim lá fomos nós outra vez atrás do grupo que seguia à frente para em menos de 100m apercebermo-nos que estavamos fora do track. Ao re-entrarmos no percurso e como era uma zona de areia deu para perceber que no máximo teriam passado por ali uns 8 a 10 participantes (nem tanto) e logo a seguir aparecia o controlo 3 (self-service).
Passando a ZA3 do km40 segui sozinho tendo encontrado o controlo 4 (móvel) na direcção das falésias. Os 2 restantes postos de controlo eram fixos (self-sevice). A partir do momento que segui sozinho redobrei a atenção pois sabia que já não havia auxílio extra do GPS.

Concordo com a maioria das opiniões aqui deixadas e julgo que as mesmas resultarão em significantes melhorias numa futura edição.

Deixo uma palavra de apreço a todos os que trabalharam e se esforçaram para que as coisas corressem pelo melhor - Força.

Um abraço
Rui Luz
 

wilsoncycles

New Member
Pois é amigo GT, tens toda a razão quando é para promover aparecem logo a incentivar as pessoas, mas depois de apanharem o dinheiro desaparecem como ratos
Penso que estes eventos deveriam começar a prestar contas ás finanças e obrigatóriamente ter livros de reclamações, bem como alguma fizcalização, só quando isso acontecer vai haver algum rigor
Enquanto não existirem leis para regular estes eventos vai ser assim, ninguem se responsabiliza por nada
Eu no que me toca para o ano que vem vou participar em 3 ou 4 eventos em Portugal que merecem alguma credibilidade e de resto com alguma pena minha vou para Espanha porque do que já fiz por lá é de lonje muito superior, tem algumas provas que parecem competições proficionais
Aqui qualquer zé da esquina que se lembra junta meia duzia de amigos e fazem uma maratona para ganhar uns trocos á conta de otarios
 

Passas

New Member
+5 ESTRELAS os DORSAIS :mrgreen:
Personalizados e bem esgalhados .....

+4 ESTRELAS o PERCURSO 20 KM
A partir daqui perdeu o interesse e despejaram a areia


-4 ESTRELAS as MARCAÇÕES
Por vezes nem com GPS lá ia... indicação de descidas perigosas onde não existiam e não assinalaram as descidas realmente perigosas!

-5 ESTRELAS o ALMOCO :twisted:
Granel completo, sem comentário possível

A EVITAR DE TODO ....
 

jmanta

New Member
Caros Amigos,

Não respondemos antes pois só agora tivemos oportunidade de o fazer e também porque queríamos que desabafassem e dessem a vossa opinião sobre o evento. Não somos pessoas de fugir às nossas responsabilidades pois esse não é o nosso modo de estar quer na nossa vida profissional que todos temos quer na organização de eventos que normalmente gostamos de fazer para proporcionar bons momentos às pessoas que nos acompanham e fazem as nossas actividades.

Estamos sempre disponíveis e abertos para ouvir as criticas construtivas para que possamos melhorar e rectificar o que de menos positivo. Felizmente as mesmas aconteceram com a maioria dos participantes quer aqui no fórum, quer via e-mail ou até pessoalmente.

Sei que a maioria de vós não nos conhece e só por causa disso deixo passar alguns comentários menos “construtivos” centrando-me apenas no que realmente interessa.

Eu próprio já participei em tantas ou mais maratonas do que alguns de vós e sempre apanhei coisas menos positivas e mais positivas mas sempre me regi pela boa educação e pela critica construtiva. Somos um clube e mais especificamente uma secção de orientação onde já organizamos inúmeras provas integradas no calendário da federação, desde taças de Portugal a eventos regionais e onde a excelência técnica dos percurso sempre foi elogiada. Elementos que fazem parte desta equipa são bastante considerados a nível nacional e internacional quer em termos organizativos quer em termos técnicos, tendo inclusive participações em provas internacionais de longa duração.

Isto para dizer que em termos de experiência a equipa tem-na, é claro que podem sempre argumentar que não no caso de uma maratona de BTT. A ideia do evento até foi minha em conjunto com um camarada meu. Acreditem que não existe ninguém mais frustrado do que eu, principalmente porque quem me conhece sabe que levo este tipo de acções sempre de uma forma muito profissional e responsável.

Assim agradecemos os comentários. Pedimos desculpa pelas falhas apresentadas que são na maioria devidas a falta de um momento de breefing para a organização, pois na 6ª feira não foi possível reunir os seus elementos e no sábado como começamos cedo também não aconteceu (algo a rectificar, mudar a data para domingo).

Realmente a marcação dos percursos (principalmente entre os 20 Km e os 40 Km ) ficou deficiente. Tal deveu-se ao facto de ter sido marcado com muita antecedência e também à inexperiência da organização, pois julgamos que as fitas seriam suficientes, mas o vento arrancou e escondeu grande parte delas. Também tivemos algumas faltas de elementos à última hora que nos deixaram "descalços" em locais cruciais para o normal desenrolar da prova e daí postos de controlo sem ninguém e tivemos que andar a apagar fogos em todo o lado (mas isto será um problema interno que teremos que resolver). Por outro lado também tivemos o azar de o elemento que ia a fazer a verificação final à frente do grupo ficou com a mota atolada na 1ª linha de água (até ai a sinalização ocorreu sem problemas) após o cabo e foi ultrapassado pelos concorrentes.
Quanto às falhas da logística dos balneários vamos fazer chegar os vossos comentários à direcção para que em próxima actividade tal não aconteça.

Em resumo as coisas não correram bem mas os vossos comentários construtivos servem para que tentemos melhorar. Como compensação pela participação falhada estamos na disposição de lhes facultar nova participação numa das nossas actividades (só terão que pagar o seguro). A próxima actividade é no dia 31 de Janeiro, trata-se do Raid de Orientação do Cabo Espichel que tem a vertente de Orientação em BTT.

Pode-se dizer que se algo tinha que correr mal correu…

Hoje ainda no máximo amanha contamos publicar o tempo realizado por cada um. Atendendo às contingências da marcação da secção dos 20 aos 40 Km e à nossa incapacidade para verificar a picotagem dos dorsais, consideramos não ser justo apresentar uma classificação, mas cada um poderá faze-lo ordenando a lista que vamos apresentar.

Quanto às fotos, um dos fotógrafos era profissional e teve-as à venda no final também poderão obtê-las através do link para a sua pagina que vamos colocar no nosso site. As fotos do outro fotógrafo serão disponibilizadas brevemente. A reportagem vídeo irá ser emitida na Sesimbra TV, julgo que ainda esta semana.

O sorteio será feito hoje e os resultados vão ser publicados no nosso site.

Por último, a minha (nossa) frustração foi tão grande principalmente por não termos conseguido colocar na prática o projecto que tínhamos elaborado, que vos dou aqui a minha palavra que se para o ano tiverem coragem de voltar a participar tudo será realizado da melhor forma corrigindo os erros aqui efectuados, principalmente para poderem usufruir das lindas paisagens e da beleza dos percursos que penso ter sido o único ponto unânime de todos os participantes.

Por isso e para provar que não “somos apenas” um grupo de amigos que resolveu elaborar uma maratona, mas essencialmente porque até agora nas inúmeras organizações que efectuamos nunca tivemos tantas contrariedades está já “pré-agendada” a II Maratona de BTT do Cabo Espichel para o dia 28 de Novembro de 2010, onde cá vos esperamos para realmente verem e sentirem a qualidade a que quem nos visita está habituado a ter.

Continuação de boas pedaladas para todos e uma vez mais obrigado a todos os que participaram e fizeram que nesta 1ª edição (bastante atribulada) tivesse uma moldura humana espectacular.

Obrigado,
Manta
 

Tiago Sousa

New Member
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Confiando na palavra do Manta, 2010 vou ao Espichel Novamente, haja saude.... a zona merece uma maratona ao nível dos trilhos.

Uma sugestão, cobrem algo menos na inscrição para o evento de 2010 a quem partecipou na de 2009, compensando assim alguma coisa do que correu mal nesta edição.

até 2010...

Tiago
 

jmanta

New Member
Olá Tiago,

Vamos considerar essa sugestão.

Queria aproveitar tambem para informar que iremos disponibilizar no site os tracks de GPS.

Obrigado,
Manta
 

Espigão

New Member
Se colmatarem todas estas falhas:

Espigão said:
E como as minhas críticas são sempre construtivas, aqui ficam as sugestões:

- Briefing audível para todos os participantes;

- Arranjem um arco meta e façam uma partida como deve ser;

- Sinalização do percurso: Apostem noutra cor de fita (vermelha, azul, etc), utilizem cal no chão nas mudanças de direcção, placas de mudança de direcção mais rígidas e em todas as mudanças de direcção;

- Mandem uma mota na frente 15m antes da partida verificar a sinalização. Outra mota na frente da maratona;

- Arranjem outros balneários e com água quente para todos;

- Maior interacção nos abastecimentos;

- Mais pessoal da organização pelo percurso sobretudo nas zonas mais perigosas;

- Arranjem outro sistema de controlo.

Podem contar comigo!

jmanta said:
Vamos considerar essa sugestão.

Isso seria de valor. Ainda foram muitos os que pagaram na totalidade e foram "obrigados" a ir para casa tomar banho e almoçar (eu incluído).

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

bguerreiro

New Member
kreisp said:
Acho que é de louvar esta atitude.

Acho que na próxima oportunidade vou participar.
Boas.
Concordo de facto.
Pelo menos fizeram o que muitas vezes não se faz.
Leram, analizaram e tiveram a coragem de vir aqui assumir os erros, e acima de tudo, espero eu, aprender com os erros e sugestões dadas.

A ver vamos....

Cumps.
BG
 
Top