[RESCALDO] I Maratona de BTT do Cabo Espichel - 21/11/09

Paulo986

New Member
Bem pessoal parece que me cabe a mim iniciar este tópico destinado ao rescaldo desta maratona!

Secretariado - 5/5- rápido, sem problemas, as braçadeiras para prender o dorsal é que deviam ser maiores, pois não dava para prender o dorsal no guiador :lol:
Partida - 3/5- sem atrasos, acho que partimos as 9h02, agora não houve briefing e no momento da partida tiraram as grades e tá a andar, os mais desatentos se calhar só deram por esta porque a malta começou a andar :lol:
Percurso - 4/5 - fiz os 40KM, gostei muito da primeira parte do percurso, muito técnica,bons trilhos :palmas: a segunda parte já foi mais monótona, não gosto de estradões:lol:
Marcações - 2/5 - a rever pela organização, quanto a mim acho que foi mal marcado, em certas ocasiões em que tínhamos de mudar de direcção sentia-se a falta de placas com a direcção da esquerda ou da direita, pelo que me apercebi houve muito pessoal perdido
Postos de Controlo - 1/5- PÉSSIMOS, VOLTO A REPETIR, PÉSSIMOS, os atletas é que furavam o seu próprio dorsal, sem qualquer controlo por parte da organização, acredito que muita gente tenha feito corta-mato
Pessoal da organização nos cruzamentos, com estradas e etç 1/5- pergunto para mim mesmo o que é que eles estavam lá a fazer? se nem os carros mandavam parar, crianças a ouvir musica em vez de alguém com responsabilidades para mandar parar o transito!
Abastecimentos - não tenho opinião formada pois não parei, só mesmo encher o cantil e seguir!
Chegada - 2/5 - uma pessoa a apontar os números dos dorsais com um papel e uma caneta e nem os controlos via...muito mau!

quanto à lavagem das bikes, uma única mangueira, que parece ter acabado a pressão da água quando o pessoal começou a tomar banho!:lol: :shock:
banhos não sei se tiveram água quente, pois vim tomar banho a casa.
quanto ao almoço não tenho opinião, pois também não almocei!


alguns aspectos muito importantes a rever pela organização, se decidirem voltar a realizar esta maratona para o ano!


cumps!
 

MONDRA

New Member
Camarada Paulo Gt, não o iniciei eu porque não cria abrir um rescaldo para falar principalmente de pontos negativos.
Mas ainda bem que já o fizeste, disseste o essencial.

De minha justiça, quando a minha chegada e com os levantamentos dos dorsais fiquei bem impressionado e logo com a expectativa de que ia ser uma excelente maratona tanto pelo magnifico local como pela logistica implantada.

- Pois bem o briefing na partida não se ouviu, limitei me a seguir os ciclistas já a andar.
- Trilhos excelente aliados à paisagem.
- Pena o aglomerado de pessoas com menos experiencia que apenas iam fazer um passeio cicloturista de 20 Km, em subidas entupiam os caminhos a pé. Na minha opinião os 20 Km deviam ter outro horario de partida ou outro caminho, visto que é mais um passeio do que uma maratona.
- Abastecimento nada a apontar e só tenho de elogiar, boa aposta na farinha torrada. Gostei.

Até aqui nenhumas das criticas referidas não eram razam para que não saisse satisfeito.

Quando chegou a altura dos ciclistas se dividirem cada um pelos seus percursos a informação era escassa, não havia ninguem a indicar as direcções fazendo com que seguisse o percurso dos 20 até ao local de partida, ninguem sabia informar onde era, uns diziam pra frente, outros para tras, uma simples confusão. Optei por fazer o caminho todo para tras até ao local onde se encontravam as folhas imprimidas em papel e agrafadas a um pau de madeira para me certificar do caminho. Acabei por me orientar e tomar o caminho certo, lá segui sozinho a tomar balanço descida a baixo e vejo que tinha de cortar a direita, travar, voltar par tras e continuar. Consegui apanhar outros ciclistas e lá chegamos à Estrada Nacional onde estava o rapaz do gorro, continuei e fui sair novamente ao descampado nas traseiras do local de chegada.
Aguma coisa não batia certo, só tinha 26 Km feitos, acabei por perceber que por falta de informação nos pontos de proximidade passei de uma estrada para outra sem me aperceber, visto que nunca deixei de ver as fitas.

Sozinho e aborrecido de andar as voltas abandonei a prova.

Portanto:
- Marcações e informações foram pessimas. Simplesmente isto fez com que esta maratona tenha perdido o interesse.

Não fosse este problema e tavam de parabens pela vossa primeira vez em organizações.

Não desistam e tentem fazer melhor no que toca a este ponto.

Saudações
 

kreisp

New Member
Pois é... como já foi dito, as marcações é um ponto que tem de ser melhorado.

Quanto ao resto acho que estão na média, atendendo a que se trata da 1ª edição da maratona.

Fiz os 40 km e gostei do percurso. De facto a primeira parte estava espectacular, a 2ª não tanto.

Os abastecimento eram bons, mas não havia água em garrafinha :)

Vamos aguardar as classificações, pois tenho dúvidas em relação ao sistema implementado...
 

bguerreiro

New Member
Boas.
Vou dividir o rescaldo em 2.
O da minha participação e o da prova.

O MEU:
Depois de duas semana afónico, dores de garganta , tosse e de só ter dormido 2 horitas esta noite, lá fui eu cheio de "pica" para os 40 km's.
(In)felizmente o cansaço não deu para mais e acabei por me ficar pelos 20 km's :oops: :oops:
Em boa hora o fiz, e passo a explicar

O DA MARATONA:
Secretariado: rápido e sem" espinhas"
Partida: Se houve briefing às 8:30, deve ter sido um private briefing. Às 9 horas tudo a arrancar. Tudo é como quem diz, que ainda estava pessoa a chegar, mas isso depende da logistica de cada um
Percurso: Das duas uma, ou reduzem a técnica ou aumentam o intervalo de partida entre o pessoal mais habituado a isto e as familias que querem ir fazer um passeio de bicicleta, agora assim não dá. Por 4 ou 5 vezes tive que fazer das tripas coração para não chocar com alguém que se assustava com uma pedra maior no caminho, e guinava sem reparar que estava alguém ao seu lado, o travava a fundo sem a razao aparente. Depois o pessoal desmonta e metia-se a falar no meio da subida ao lado um dos outros paradinhos. Houve até um que tinha os óculos no capacete (Tá a ver!!) e parou no meio do single para os ajeitar... Enfim. Tal como referi fiz os 20 km's, mas pelo que me disseram o grau de dificuldade maior era quase todo nesse mesmo percurso. Não tem muita lógica, acho eu.
Em relação a serem os participantes a fazer a picagem, penso que isto deve ter a ver com a "herança" de orientação, onde penso ser assim, mas de facto causa uma maior quebra de ritmo. Já agora, para que as picagens se depois não eram controladas? Só naquela de ficar bem fazer?
Marcações: Só tive 1 problema após a separação dos percursos, e não fui o unico, porque cheguei à Estrada Nacional, e foi na base do "Ana ni, ana não...". Infelizmente escolhi o lado errado e toca de voltar para trás. O mais estranho era que após retomar o caminho certo cerca de 100 metros depois estava uma agente da GNR que penso seria da prova. Como me despachei rápido fui para a zona de chegada, e acho que apenas ouvi um comentário positivo em relação às marcações, e olhem que ouvi muitos comentários :(
Banhos: Há males que vem por bem, e pelo facto de ter encurtado a participação, tive direito ao balneário com aguinha quente e só para mim em grande parte do tempo que lá estive, claro que isso trouxe outro problema... Não sabia qual era o dos homens e o das mulheres e escolhi ao calhas. Desta vez felizmente (ou infelizmente :twisted:) acertei. O pior era a maldita porta da rua que teimava em manter-se aberta, para que o pessoal pudesse analisar se me estava a lavar bem. Fechar a porta completamente resultava em banho às escuras porque a iluminação estava desligada, e nem eu nem que chegou depois conseguiu encontrar o interruptor. Segundo me constou a agua quente depois "gastou-se".
Almoço: Não consigo perceber porque não começaram logo a servir, e optaram por esperar que se juntasse quase toda a gente, resultando numa confusão desgraçada. Os grelhadores só foram acesos ao meio-dia. E a essa hora já lá estava muita gente. Se tivesse começado meia-hora antes e fossem logo dando comida a quem fosse chegando, em vez de esperar que chegasse quase toda a gente, era melhor e mais rápido. Resultado... Fartei-me de esperar por uma bifana, peguei no carrito com o meu companheiro de participação e fomos comer uma bifana ao Cabo Espichel.

Como acho que não se devem fazer criticas só por fazer, mas devem-se dar sugestões sempre que possivel, aqui seguem algumas que acho poderiam melhorar a prova.

- Partidas diferenciadas por intervalos nem que seja de 5 minutos.
- As marcações sem dúvida têm que ser melhoradas: setas no chão, mais pessoas na organização, melhor colocação das fitas
- Conforme as pessoas vão chegando vão almoçando. Quem quiser esperar por amigos que estão muito atrasados pode optar por faze-lo e não ser obrigado a faze-lo
- Se implementaram um sistema de facto porreiro de controlo e dficil de falsificar com aquelas matrizes de furos, que tal meterem alguém na linha chegada a controlar essas mesmas picagens. Eu podia ter dito que tinha feito os 40 kilometros e teria feito um tempo canhão, que seria perfeitamente aceite.

Gostaria ainda de desejar as melhoras ao Fydalbiker que fez um mortal encarpado mesmo à minha à frente, e espero que não tenha passado de dores da pancada e que não tenha nenhuma costela partida.
Já agora, alguém conseguiu fazer todo o percurso dos 80 kilometros?

Resumindo. Para o ano não penso repetir. Tal como pensei no inicio, tanta gente na primeira realização, não deveria haver meio termo. Ou corria muito bem ou era uma desgraça.
 

Espigão

New Member
Que grande banhada :evil: mesmo sem conseguir tomar banho e sem chover...

Pontos positivos:

:arrow: Secretariado rápido;

:arrow: Percurso (apesar de já conhecer grande parte, fiquei a conhecer novos e espectaculares trilhos numa que é para mim, uma das zonas mais espectaculares de Portugal para pedalar).

Pontos negativos:

:arrow: Parqueamento: Se tivesse chovido na noite anterior ou mesmo hoje de manhã, gostava de ter visto o estado daquele parqueamento...

:arrow: Partida: Que raio de partida foi aquela? "Vá... podem ir!" Briefing? Onde?...

:arrow: Sinalização do percurso: péssima!

- A típica fitinha vermelha e branca que serve para tudo e mais alguma coisa...

- Placas de mudança de direcção numa folha A4 que se dobrava facilmente com o vento. Houve alturas, que não se sabia para onde a seta mandava...

- Falta de sinalização de mudança de direcção em muitos desvios.

- Falta de sinalização de perigo em algumas descidas perigosas. Havia alguma sinalização de perigo mas faltou muito mais...

:arrow: Postos de controlo: sem comentários. Era mais auto-controlo e fiz cerca de 60km apenas com dois controlos quando no frontal supostamente seriam 6...

:arrow: Abastecimentos: Tinham o suficiente é verdade mas por exemplo no 1º ou ficaram surpreendidos com a rapidez com que cheguei ao mesmo ou então vi muita pouca vontade em ajudar. Sentados nuns bancos de mãos nos bolsos... garrafões de 5 litros de água... a única coisa que fizeram ou melhor, disseram foi: "Eláaa"...

:arrow: Falta de elementos da organização ou GNR em algumas passagens por estradas;

:arrow: Falta de elementos da organização, bombeiros ou outro pessoal médico em zonas mais críticas do percurso. Pergunto, como é possível, após a passagem pela meta (km40) numa das zonas mais técnicas do percurso (falésias, pedra solta, singles) não ver um único elemento da organização, moto4 de apoio, etc numa extensão de cerca de 10/12km de trilhos bem perigosos??

:arrow: Desconhecimento do percurso por parte de vários elementos da organização: como é óbvio, perguntava quando via vivalma se ía bem e a resposta por vezes era: "Acho que sim... não sei..."

:arrow: Cruzamento em sentido contrário de vários participantes no mesmo percurso. Não sei se era mesmo assim, mas esta para mim foi novidade. Fiquei parvo e ao mesmo tempo com algum receio de provocar algum acidente...

:arrow: Balneários: péssimos! Sem condições para 50 quanto mais para 500... Quando cheguei ao mesmo, balneário completamente ás escuras, água a conta gotas e fria... dei meia volta e fui obrigado a vir tomar banho a casa.

:arrow: Almoço: Sei que no site estava que o início seria às 13h mas eram 12h30 e gelado sem tomar banho, perguntei junto do senhor que estava assar a carne onde seria o almoço e a que horas seria. Apenas me disse que iria sair mas não sabia quando. Entretanto já alguns elementos da organização comiam umas sandes de carne assada... Meia volta e fui almoçar a casa...

A minha prestação: Apesar do engano logo ao início onde quase fui parar à Igreja de Nossa Senhora do Cabo, segui sempre na frente dos 80km com o meu amigo Luis Marques e outro colega do Ori_BTT.

Até passarmos pela meta (km 40) acho que já nos tínhamos enganado umas 6 vezes mas lá conseguimos chegar à meta e com os 40km marcados. Entretanto o colega do Ori-BTT já tinha ficado para trás. Depois de passarmos a meta e de fazermos a zona que falei atrás mais crítica do percurso completamente sozinhos, chegàmos à estrada nacional (onde estava a GNR) e mais uma vez pergunto se íamos bem.

Aí disseram que sim mas uns km´s mais a frente encontro um grupo de participantes dos 80km e qual não foi o mesmo espanto quando me dizem que íam à minha frente. Perguntei quantos km´s tinham e quantos postos de controlo tinham. Resposta: 30km e dois postos controlo. Eu e o Marques tinhamos igualmente dois postos de controlo mas 52km! Se já não íamos muito motivados, esta foi a gota de água...

"Já chega de andarmos para aqui feitos parvos" e toca de regressar à meta. Ainda chegámos a andar novamente perdidos, a saltar uns portões de moradias privadas :rotfl: mas lá conseguimos voltar para a zona da meta.

Resumindo: Numa nota de 0 a 20 dou um 5 e muito devido ao percurso e aos bolos que estavam a dar na zona da meta :mrgreen: . Trata-se de uma zona com excelentes condições para uma grande Maratona mas as infraestruturas "montadas" pela organização e o apoio logítico foi claramente insuficiente para os cerca de 500 participantes. Nem para 200... Assim que cheguei disse logo ao Marques que a coisa ía dar barraca e confirmou-se...

Errar é humano e tratou-se da 1ª Maratona é verdade mas tenho de ser muito crítico quando não garantem condições a todos os participantes (numa de "quantos mais melhor"), quando na separação dos 20km ter-me enganado e só depois é que um senhor da organização saiu do carro (onde devia estar quentinho não duvido) e avisar-me que ía enganado, de não haver apoio nos abastecimentos... acho que merecíamos um pouco mais de atenção. Afinal até pagámos um serviço... um serviço que apenas deu para dar cabo do material, arranjar mais umas tatuagens e regressar a casa sem tomar banho e sem almoço (por opção mas já estava a gelar).

Bem... mas também dá para rir um pouco, querem ver? Regulamento:

"22. A I Maratona de BTT do Cabo Espichel é uma actividade não guiada, pelo que todos os participantes deverão prestar atenção à sinalização do percurso (fitas sinalizadoras e sinais indicadores de mudança de direcção regulamentados pela UCI)."

:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

"Os participantes que deixem de visualizar a sinalização existente, durante uma extensão de 500 metros, devem parar a sua marcha e pedir aconselhamento à organização através dos números de telemóvel disponíveis no dorsal."

:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: Ou gastava a bateria do telemóvel ou o saldo do cartão... :rotfl:

Quanto a classificações e tempos de prova só deixo um conselho: é melhor não inventarem. :roll:

E como as minhas críticas são sempre construtivas, aqui ficam as sugestões:

- Briefing audível para todos os participantes;

- Arranjem um arco meta e façam uma partida como deve ser;

- Sinalização do percurso: Apostem noutra cor de fita (vermelha, azul, etc), utilizem cal no chão nas mudanças de direcção, placas de mudança de direcção mais rígidas e em todas as mudanças de direcção;

- Mandem uma mota na frente 15m antes da partida verificar a sinalização. Outra mota na frente da maratona;

- Arranjem outros balneários;

- Maior interacção nos abastecimentos;

- Mais pessoal da organização pelo percurso sobretudo nas zonas mais perigosas;

- Arranjem outro sistema de controlo.

E só posso dizer que foi mesmo" Areia, suor e lágrimas"... nisso a Organização acertou!

Até à próxima ou não...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

harry

New Member
Bem penso que já foi tudo ou quase dito à cerca desta maratona.Tal como o Hugo disse a zona é espectacular para se fazer btt,e também eu já conhecia muitos dos trilhos por onde passámos.
Também tal como o Bguerreiro disse,o almoço foi... bem foi a bifana no Cabo Espichel.
Fica a consolação de ter feito os 40 kms.com os 3 pontos de control picados,mas penso que como todos não devem servir para nada em termos de classificação,se é que vão dar classificação .
 

peixelopes

New Member
bguerreiro disse:
Gostaria ainda de desejar as melhoras ao Fydalbiker que fez um mortal encarpado mesmo à minha à frente, e espero que não tenha passado de dores da pancada e que não tenha nenhuma costela partida.

Obrigado amigo tudo bem só dores do oficio.



Tanta expectativa que eu tinha na 1ª da minha zona de residência que saiu tudo ao contrário.
20 km com tanta técnica quando se supões que quem vai a uma dístância curta sejam pessoas que particiipam pela 1ª vez, familias e crianças, tenham juizo.
Sinalização do pior que vi até hoje, controlo com material de orientação e feito pelo participante na lembra a ninguém.
Com tanto espaço podiam ter feito as 3 por sitios diferentes de inicio e passagem final então sim pela 1ª parte mais técnica.

Não terminei pois dei um tralho daqueles e tive que ir ao hospital fazer um rx, tudo bem felizmente.
Quando fui ao local do almoço buscar a minha byke grande indiferença do pessoal da organização o que me leva a dizer que ali nunca mais, com tantas e tão boas provas que temos.
Para esquecer ou lembrar dependo do momento e ponto de vista. :mrsock: :mrsock: :?: :?: :?:
 

PFCFONSECA

New Member
Boa noite,

Quando tomei conhecimento desta prova, imediatamente a recomendei ao meu clube o CLUBEMILLENNIUMBCP.

Pelas condições fantasticas que aquela zona do pais tem para a pratica do BTT (já conhecia alguns trilhos), pareceu-me uma excelente opção, o acolhimento no Clube foi excelente e lá nos fizemos representar com 25 atletas.

Quando vi no site o mapa do percurso confesso que comecei logo a "torcer o nariz", fazer uma maratona de 80 Km, no meu humilde entendimento, perssupõe estender o percurso e não desenha-lo dentro de um "quintal" com “n” cruzamentos e subreposições de percurso. Tinham condições excelentes para o fazer indo à Arrabida, por exemplo.

Pois a opcção da organização foi não sair de um raio de acção de meia duzia de Km e o resultado está á vista, uma confusão total.

Fiz os 80 Km gostei dos trihos da simpatia das pessoal mas não posso deixar de lamentar o equivoco cometido pela organização que claramente confundiram uma prova de orientação, que é a vossa especialidade, com uma Maratona de BTT.

Espero que melhorem para o proximo ano o que não é dificil, basta para isso chamarem ao vosso grupo alguem que participe regularmente em provas deste genero e ouvir o que tem para dizer.

Concluindo, este ano fiz mais de 20 Maratonas de BTT e esta foi claramente a pior organização que vi.

Boas pedaladas e até para o ano (ou não ???)
Paulo Fonseca
 

texugo

New Member
pois eu não corri mas ja falei com quem o fez que me disse logo que a que as coisas não tinham corrido bem

pois o pessoal perdido não tinha conta quanto a organização eu se tivesse actualizado a lista de inscritos mais cedo eu tinha

dado por falta do do meu nome na lista assim actulizaram no dia 18 só vi no dia 19 a noite tentei resolver no dia 20 que ja era

tarde
 

wilsoncycles

New Member
Cosidero que as marcações estam boas fiz os 40km sem problemas e nunca me perdi, faço diversas maratonas por ano e encontro muito pior em termos de marcações
A partida realmente foi uma desgraça só dei pela partida porque vi o pessoal todo a arrancar e perebi que estava na hora de pedalar
Os banhos nem esperimentei porque me disseram que a agua estava fria fui a casa que sabe melhor
Espero que ao menos nas classificações haja algum rigor, os controlos tambem não tinham rigor nenhum porque se eu quizese pecava tudo logo no primeiro controle e depois podia fazer corta mato e seguir para a meta
Penso que para a primeira vez não está assim tão mau, com estes erros para o ano vai sair melhor de certeza
 

Paulo986

New Member
alguém sabe se a organização vai lançar classificações, ou se vão disponibilizar as fotografias que tiraram (poucas acho que só estavam a tirar fotos em dois lados)?


cumps!
 

Tiago Sousa

New Member
Pois é amigos,

Já foi praticamente tudo dito subscrevo as criticas e sugestões. Espero que a organização reflita e emende o que tem a emendar, isto porque os trilhos do cabo espichel e arrábida merecem uma boa prova de BTT.

A título pessoal foi uma vitória, sendo a 1º vez que apostei sofrer os 80km, correu tudo bem apesar de duas quedas e muito sofrimento a partir dos 60 km.

Claro que tambem estive perdido pelo menos uma vez e muitas vezes com duvidas para que lado havia de seguir, curioso for ter passado as mesmas caras mais que uma vez, sem que tivessem passado por mim.

Resta-me agradecer ao meu companheiro de prova Paulo Fonseca , que foi o meu "tutor" neste batismo dos 80km rolando ainda uns bons 35 km comigo.

Bons treinos e até à proxima (ou não)

Tiago
 
J

joaofslopes

Guest
Olá a todos.

Eu também subscrevo as criticas que aqui foram feitas.
Gostei imenso do bolo de Farinha Torrada e também acho que o sitio tem imenso potencial.

Mais uma sugestão:
Troquem uns mails com outras organizações... assim há coisas que saem de borla.

Boa sorte para o ano.
JL
 

peixelopes

New Member
E que tal alguém da organização se pronunciar neste forum, penso que alguma coisa tem que ser dita, não lhes ficava nada mal. :mrsock:
 

kreisp

New Member
infelizmente esta é uma situação frequente...
Quando é para apelar às inscrições participam muito, quando deviam esclarecer
ou explicar situações negativas não dão a cara...
 

Plex

New Member
Olá,
Penso que já não mais a acrescentar...
Qd fui levantar os dorsais, perguntei onde iam fazer o briefing e confirmaram que seria à porta da secretaria, e então lá voltei pro carro para preparar a burra sempre na esperança de ouvir o aviso do mesmo, que não ocorreu.
Qd olho pro lado lá vejo o pessoal td a ir-se embora... lá vai de fazer td à pressa e montar e seguir... :shock:
Fase inicial ainda frio e a ter de ultrapassar as diversas familias que iam no seu passeio e que paravam por qq pedra, poça, etc...
Gostei bastante da zona do Espichel, mas pensar que qs levava a minha esposa para fazer 20km, kem iria ouvi-la era eu... akilo não é zona de passeio, mas sim zona técnica de dificuldade 3, pelo menos.
Abastecimentos... gostei!!!!Alguem sabe onde podemos comprar os Bolos de Farinha Torrada????
Sinalização, pronto estragou td... até à separação dos 20 dos 40km correu td bem, o problema foi a partir dai... por sorte foi ter um amigo que tinha GPS, onde ainda disse k era pra ter virado antes de começarmos a subir pra estrada Nacional, mas como ele vinha mais atras e ninguem viu as fitas para o desvio, disse-lhe que devia de haver erro. Conclusão foi chegar lá acima e voltar pra baixo até encontrar o caminho certo, nesta altura eramos 3 gatos pingados em ultimo lugar até encontrarmos os restantes à entrada da Aldeia do Meco na descida de areia solta, onde deu para rir, com os tombos, não é Tiago :?: :?: :mrgreen:
A partir daqui tivemos a companhia de mais um grupo de 3 (1 menina e 2 rapazes). Após o segundo abastecimento, voltamo-nos a perder e nem com a ajuda do jovem que andava de mota atinamos com o caminho, mas lá voltamos atrás e com a ajuda do GPS encarrilamos... A partir daki a chuva decidiu juntar-se ao grupo e foi a sofrer até ao final.
Gostei bastante do caminho no meio do eucaliptal...
Esperando que a coisa melhor com as criticas, espero para o ano voltar, mas se não houver alterações nos balnearios, banho é em casa!!!
 
Top