Rescaldo do "III MaiorBTTcá", 15 - 05 - 2011 - CVP de Maiorca, Figueira da Foz

AJMS

New Member
Foi a minha 2 participação em Maiorca, mas este ano esteve uns furos abaixo da edição do ano anterior devido a algumas zonas do percurso e às marcações.
Após a separação das provas fui para os 50 kms e logo começaram os problemas com as fitas, chegei a um vale que era fitas por todos os caminhos, sinceramente era um labirito autêntico (não sei se foi sabotagem ) mas era impossivel saber que rumo tomar. Sei agora que também andei uns 2 kms perdido à conta de fitas de um evento de motas que afinal eram iguais às vossas pensado eu que ia bem......a cal teria resolvido muitos problemas.

A zona já mostrou o ano anterior que tem excelentes trilhos, mas este ano abusaram nos tuneis penso que ninguém tira prazer de andar a montar e desmontar consecutivamente nestas zonas para ultrapassar obstáculos. (como mostra as fotos)

2011-010.jpg


2011-012.jpg


Outra coisa que não entendo é como que apresentam a prova de 25kms e afinal pelo que sei a mesma teve 30 kms, será tão dificil dizer a distância correcta?

De resto teve bom nivel, lembranças, banhos, local de partida.

A melhorar: escolha de percurso ( idêntico ao de 2010)
Marcações, o uso de cal ajudava em muito e não deixar e usar fitas de outros eventos.
 

MaiorBTTca2011

New Member
Está visto! O pessoal não vai lá muito à bola com tuneis, parece que é tudo do porto carago.... Ou é de andar a montar e a desmontar da bicla várias vezes????

Quanto às fitas das motas, das a mão à palmatória, foi um erro. Principalmente porque talvez devêssemos limpar melhor as zonas onde deixava de ser conjunto o percurso, para que não existissem dúvidas.

Nós vamos tentar deixar os nossos trilhos o mais limpos de fitas possíveis e deixamos o apelo a que todas as organizações façam o mesmo. Pelo ambiente e para que estas confusões deixem de existir.

Obrigado pelos vossos comentários...
 

UNDERCHEEF

New Member
Após leitura atenta dos comentários dos participantes do III MaiorBTTCá, primeiro quero agradecer a todos os que participaram neste evento, sinceramente não pensavamos que se atingisse esta moldura humana, ficou a ganhar a Cruz Vermelha Portuguesa Delegação de Maiorca.
Quanto às questões levantadas:
1º O percurso dos 25 Kms, tem de facto 25 kms, foi medido por GPS (Gramin GPS 60);
2º Marcação do percurso, foram utilizadas fitas de um TT, por uma consciencia ambiental, parece nãio ter resultado, no entanto, o percurso estava impecavelmente marcado, não fosse alguma sabotagem, que só não atingiu proporções alarmantes pela rápida intervenção de voluntários que se encontravam na prova;
3º Setenta voluntários em prova, e o o apoio de seis motos em prova, parece me que poucas provas o conseguem, e pensamos que se encontravam bem distribuidos pelo circuito, a prova disso, foram os atletas que solicitaram ajuda para a sua evacuação, determinados pela fadiga ou material danificado, aliado ao facto que atletas houve que puderam contar com a ajuda por exemplo de uma camara de ar.
4º A questão da cal, como devem saber esta prova foi a licenciada pela Câmara Municipal, PSP, Sepna/GNR e Instituto Hidrológico do Baixo Mondego, e umas das condicionantes é a utilização de produtos que afectem o ambiente tal como a cal, pelo que, seguimos as regras impostas.
5º Finalmente o circuito, uns não gostaram da pedra, outros dos campos de arroz, outros das descidas e alguns das descidas. As Vossas sugestões são importantes e pertinentes, mas a marcação do trilho teve em conta a variedade de trilhos, algumas dificuldades, no entanto o BTT é assim, divertido e desafiante.
6º Para finalizar, a equipa que construiu este evento está empenhada num próximo evento que tente ser do agrado de todos, tendo em conta a localização geográfica da Vila de Maiorca.
Um bem haja a todos
 

heckler

New Member
está tudo dito... só acrescento que o passeio de 25 km tinha realmente 30km!
seria demasiada coincidência os km de todos os meus amigos darem entre 29 e 31km. contra factos não há argumentos.
 

MaiorBTTca2011

New Member
Já agora, alguém já tentou fazer arroz doce em casa, seguindo a receita que foi no saco de arroz.
O arroz é dos campos de maiorca. A receita é verdadeira, foi-nos dada por uma pessoa que faz o arroz doce muito bem.
Têm tudo para conseguir......
Que tal????
 

kaja

New Member
so tenho pena de nao ter tirado as fotos as placas a indicar cp k vi na na sexta feira,
mas tenho 1 testemunha e k foi tema de conversa ja estarem colocadas as placas,
quem delineou o percurso nao anda de bike nem vai a provas,se fosse via cm sao bem organizadas e k tipo de trilhos se usam pra pratica do btt.ainda me dizem na cara k fazem tudo,até devem subir paredes,eu ja fiz akilo tudo quando andava a organizar 1 grande evento(ISDE 2009) mas era de mota,e fui eu com outras pessoas k colocamos as paletes (em 2009) pra k fosse mais facil as motas subirem pois faziam 300km por dia.
viuse bem a diferença deste ano pro ano passado,claro as pessoas k escolheram percurso nao foram as mesmas.
 

kaja

New Member
tanta gente tanta mota e eu vios parados e 1 participante k vinha minha frente rebentou 1 pneu e veio a pé até estrada vila verde e nao encontrou ninguem
mas cm tinha avisado a assistencia dele k por acaso teve em alguns pontos a dar agua aos participantes.
COINCIDENCIA SERA???????
nao é a muita gente k faz o trabalho ou k o faz bem
 

MaiorBTTca2011

New Member
Amigo kaja, não são precisas testemunhas nenhumas.... Isto não é nenhum julgamento. Se diz que viu coisas que não estavam bem, ninguém dúvida de si. Apenas lhe dizemos, com toda a sinceridade, que fizemos o melhor que conseguimos, e talvez mesmo, que sabemos.
Só duas coisas.
A pessoa que delineou ambos os percursos, o do ano passado e o de este ano foi exactamente a mesma. Quem o informou, provavelmente omitiu alguma coisa.
As marcações foram feitas por 90% das pessoas que tb marcaram o ano passado....
Relativamente às suas organizações, estou certo que está de parabéns pelo que organizou (até porque hoje em dia é tão dificil organizar o quer que seja, que quem o faz já tem imenso valor), e espero que não tenha feito como já por várias vezes foi feito aqui na zona. Marcam os percursos para os eventos e deixam ficar quase toda a fita espalhada pelos trilhos. Espero tb, que assim como nos está a fazer estes reparos (e bem), o tenha feito a quem polui os nossos trilhos, vergonhosamente.
Obrigado pelo seu contributo para o rescaldo do nosso evento.
 
Last edited:

xicoyote

New Member
Já algum tempo depois da maratona deixo o meu rescaldo.

Pontos positivos:
-Percurso diversificado com subidas duras, single-tracks divertidos, partes rolantes...
-Pontos de abastecimento suficientes
-Pouco alcatrão encontrado
-Parque de estacionamento espaçoso
-Partida a horas
-ideia do final com uma zona em que as pessoas pudessem ver

Pontos menos positivos (facilmente alteráveis)
-Marcação do percurso com um único tipo de fita
-Melhor limpeza dos trilhos...cheguei a casa com os cromados todos riscados e espinhos em tudo quanto era lado!
-Mais um ou dois postos de controlo

Quanto ao almoço e banhos não sei porque não fiquei para ver.
Parabéns ao meu colega de equipa Arménio Alves, 1º maratona
 

MaiorBTTca2011

New Member
Sim! Felicitar os vencedores tb faz parte dos rescaldo.
Dadas as características do percurso, os tempos feitos quer nos 25 quer nos 50 km, perecem-nos muito bons. O pessoal está mesmo em forma.
Queríamos dar uma palavra especial às senhoras. Primeiro pela participação record na nossa maratona. Assim de cabeça, penso que nunca tivemos tantas a participar. Segundo pela sua prestação. Esperamos cativar ainda mais o publico feminino para a próxima.
Abraço
 

kaja

New Member
fitas???? isso ja nao se usa,voltei a ver isso desde k me dediquei ás bicicletas.
por acaso conheço algumas pessoas das motas k sao de Santo Amaro e frizei esse aspecto mas posso tambem dizer k ja tive k retirar muita fita dos outros pra poder deixar so as "minhas",temdo em conta k marcaçao foi feita de mota isso era possivel na minha opiniao.
pra mim a organizaçao ou parte dela falhou no aspecto da escolha e marcaçao do percurso de resto teve quase tudo bem,classificaçao mais 1 vez falhou em grande,visto tava 1 senhora em prova e ja tinham entregue os premios(ate a quem desistiu) outra coisa foi k nem comfirmaram os dorsais pra saber se passaram em todos cps.coisas importantes pois se existem premios as coisas sao pra ser feitas como deve ser......raramente aki escrevo como podem verificar mas sou duro nas criticas e digo o k falhou,é a minha opiniao e vale o k vale.
 

MaiorBTTca2011

New Member
Bom dia mais uma vez sr. Kaja!
Efectivamente as confusões que se refere com a classificação ocorreram, só não achamos é tenham sido mal resolvidas como afirma!
Ora vejamos:
1.º - Houve confusão com a chegada dos primeiros classificados dos 50 kms, porque o primeiro atleta a cortar a meta, não fez o percurso todo. No entanto qd ele chegou, toda a gente lhe bateu palmas, e com o entusiasmo de receber o vencedor da maratona, efectivamente não foram conferidos devidamente os cps.
Assim que os verdadeiros 1.ºs classificados cortaram a meta e levantaram o problema, a organização, fez o que havia a fazer e teve meios para isso. Foi possivel confirmar se efectivamente o atleta que passou em primeiro era ou não o vencedor. Não era e foi desclassificado. Parece-me que tinhamos tudo montado, que tivemos todas as condições criadas para resolver os problemas que ocorreram.
Sem querer fazer grande critica, ao atleta que passou primeiro a meta, mas que não tinha os cps todos picados, gostariamos apenas de acrescentar, talvez esta confusão fosse evitável, se logo que chegou tivesse admitido que não fez o percurso todo, até porque foi recebido em festa como vencedor...

Relativamente às senhoras, o caso é mais grave. Efectivamente houve uma falha da organização. Teve a ver com as listagens..... Contudo, assim que nos apercebemos do erro, tentámos corrigi-lo. O que fizemos, foi dar o troféu de terceiro lugar(que por acaso foi o mais apreciado por toda a gente) às duas participantes femininas. Demos o trofeu a uma senhora que desistiu e não fez o percurso todo, mas que nós sabiamos e demos tb o troféu À senhora que fez todo o percurso e terminou em 3.º lugar. Ambas foram premiadas e justamente, Uma por cumprir 50 km algo duros e a outra por tentar, embora não tendo conseguido. Desta forma todas as senhoras dos 50 km foram premiadas com um troféu.

Efectivamente, foram ocorrendo algumas situações, mas isso ocorre sempre. Tentámos resolver da melhor forma possível e sempre tendo em conta a satisfação dos participantes na maratona.

Para acabar, no seu comentário diz que é duro com as criticas, esse não é o problema, como vê, não temos problema em admitir os erros. O que é mais complicado é que como disse, os poucos comentários que diz ter feito neste forum, e mais concretamente neste tópico, tenham sido só para deitar a baixo. Penso mesmo que em algumas situações de forma algo parcial, como aconteceu nas situações atrás descritas, ou não sabia que foi corrigida a classificação dos 50 km masculinos?????

De todas as formas, obrigado pela oportunidade de esclarecer estas situações e de dar a conhecer a todas as pessoas a forma como efectivamente ocorreram os acontecimentos.

Cumprimentos.
 

João Jordão

New Member
Boas.
Eu não participei nesta prova por motivos profissionais, embora se estivesse livre tinha participado de certeza, uma vez que costumo inscrever-me e efectuar o pagamento com alguma antecedencia. Acho que desta vez me arrependia. E passo a descrever os motivos por conhecimento próprio: 1º Era completamente escusado as passagens pelos trilhos empedrados junto aos túneis, que se não me engano eram 5 túneis. O problema não são os túneis, mas sim o monte de pedra que constitui os trilhos entre eles. A organização pertence a uma zona preveligiada para a prática do btt, tinha muito por onde escolher, portanto escusava de porporcionar estes trilhos aos atletas. 2ª As marcações, que confusão de fitas havia em certos trilhos, especialmente após a passagem da A14 para o lado sul, não se compreende haverem fitas de eventos anteriores durante o percurso...
Estes 2 motivos que refiro tenho legitimidade para os mencionar, uma vez que efectuei o percurso 2 dias antes da prova. E se ao inicio até ia bastante agradado com a dureza do percurso, pois era bastante duro e técnico e o btt é assim, quando vejo aquela pedra toda mudei logo de ideias, mais uma vez repito, era escusado.
Só uma nota à organização, no post anterior e em resposta ao user "Kaja", escreveram "... ou não sabia que foi corrigida a classificação dos 50 km masculinos?????"...... também por conhecimento próprio, uma vez que me desloquei aos trilhos para ver a prova e a prestação de colegas, verifiquei que a classificação final não está correcta. Se rectificaram foi só a situação dos vencedores, mas é frustante tb para todos os outros que lutam por um bom lugar nem que seja para superação pessoal. E neste caso o user "kaja" foi prejudicado.
Até para o ano, pois acredito que todas as criticas serão tidas em conta para um evento melhor no futuro.
Cumps

João Jordão
Trepa Trilhos Team
 

MaiorBTTca2011

New Member
Bom dia!

Pelos vistos e dado o comentário anterior, no que diz respeito à classificação, vocês parecem saber algo que não quiseram transmitir.
Da nossa parte, as questões que foram levantadas tiveram a atenção devida e tentámos resolver tudo pelo melhor.
Muito sinceramente, não sabemos quem é o user "kaja" uma vez que não se inscreveu na maratona com esse nome.
Também, relativamente ao que aqui foi escrito, nunca foi mencionada uma situação concreta que precisasse ser rectificada, nem tão pouco nos chegou o quer que seja ao nosso mail, nem no dia.
Volto a frisar, o que foi apontado, foi melhor ou pior, resolvido.
Quanto aos trilhos, está tudo dito. Não foram do agrado de todos.
Ainda não tivemos tempo para analisar os questionários, mas lá temos um tópico que diz respeito a esse aspecto, prometemos assim que tivermos esse tratamento feito colocar aqui. Talvez nos dê uma ideia mais geral da opinião de todos os participantes.
Mais uma vez obrigado pelos comentários.
 

MaiorBTTca2011

New Member
Bom dia!
Depois de colocar o post anterior, chegou-nos ao email, uma informação de um participante que estava inscrito nos 50 km e fez só os 25km.
Como foi uma decisão tomada no decorrer da maratona, nem sequer foi antes de começar, porque senão tinhamos alterado e atribuido um dorsal novo.
Antes da prova começar, houve uma senhora que pediu para mudar, e assim fizemos, atribuimos um dorsal novo e mudamos na base de dados.
Como foi uma alteração em percurso. O atleta será desclassificado.
Aliás, já deveria ter sido, uma vez que o atleta em causa, avisou na chegada que só fez os 25 Km.
Já conferimos nos nossos registos. No que foi feito à mão está a indicação, mas no ficheiro de computador não.
Como usamos o ficheiro e computador para criar a listagem que aqui colocámos, ficou lá este erro.
Vamos corrigir assim que possivel.
Obrigado ao Betetista que viu o erro na classificação e nos enviou o email.
Um abraço.
Mais alguma situação, não hesitem em entrar em contacto connosco.
 

João Jordão

New Member
Boas, no seguimento do meu post anterior quero aqui esclarecer que me referi a erros de classificação apenas por terem sido causados por falhas nas marcações o que levou pessoal a enganar-se e a atalhar, o que acredito tenham feito por engano.
 
R

R. Rama

Guest
Boas, tenho a informar que fiz o percurso dos 50 Km e existe betetistas que estavam inscritos para os 50Km e só fizeram os 25Km. Encontrando-se classificados nos 50Km á minha frente. Assim como eles terá havido mais pessoas assim.
 

mota

New Member
Boas, acho que já está tudo dito, mas agora fiquei confuso, o primeiro foi desclassificado,?? então quem ganhou os 50 km masc. obrigados.não me levem a mal mas o pior foi mesmo aquela zona já bem referida das valas.
 

MaiorBTTca2011

New Member
Boa noite pessoal!

Até ao momento, temos tentado resolver todas as questões que têm aparecido da melhor forma possível.
Houve algumas situações confusas que precisaram ser esclarecidas. Nós com os meios que utilizamos e de que dispomos conseguimos esclarecer todas em concreto.
O último caso foi relatado num post anterior a este.
A classificação dos 50 km foi alterada, e voltará a ser caso haja necessidade e nós possamos comprovar essa necessidade. Que foi o que se verificou até ao momento.
Portanto agradecíamos, que entrassem em contacto connosco e referissem situações concretas e que possam ser verificadas.
Compreendemos a frustração de quem faz 50 km e vê outra pessoa que fez só 25 km, ficar melhor classificado na prova dos 50 km. Por isso alteraremos todas as situações que nos seja possivel comprovar.
No dia tivemos duas pessoas na chegada, só para apontar tempos e conferir os dorsais. Não dizemos que não possa ter escapado alguma coisa, mas já verificámos ambas as listagens (a computador e feitas às mão) e coincidem. Se faltou verificar algum agrafo agora é dificil saber.
Contudo sem querer abrir nenhuma discussão sobre o assunto. É certo que à organização cabe controlar e criar as condições para que possam ser verificadas as situações de competição, mas não estamos no futebol, que os jogadores se atiram para o chão na grande área para ganharem um penalti, quer dizer.... Criar estratégias, atalhar caminho ou qualquer outra situação que dê vantagem a alguém, vai prejudicar todas as outras pessoas.
Nem vamos entrar em juizos de valor, apenas lamentar. Provavelmente para o ano, em vez de fita nos percursos, o melhor é mesmo mobilizar todas as pessoas de maiorca de distribui-las pelos percursos. Assim, indicam a direcção e controlam quem sai dos trilhos.....
Voltamos a frisar, se tiverem alguma situação entrem em contacto para o email maiorbttca@gmail.com.
Abraço.
 
Top