Rescaldo - A Maratona do Centro - Leiria - Taça de Portugal XCM

SL3

New Member
Boas,:D
Amigo Armando os incentivos e aplausos da vossa parte naquele instante de dura luta, naquela subida que parecia nunca mais acabar, deram me força extra para continuar. Dá-nos força quando ouvimos aclamar o nosso nome, especialmente por pessoas que nos dão o devido valor.
Também devias ter participado, campeões como tu só valorizavam ainda mais o espectáculo!
Um grande abraço e boas pedaladas.
 

MMTS

Member
comentario inqualificavel do companheiro scott20::fpalm::fpalm:

Quero fazer um apelo a airbike,o1453 ainda anda perdido na senhora do monte, como nao teve classificaçao nem foi desclassificado, provavelmente ainda anda a monte.
Mais uma vez a airbike mostrou que tem muito a aprender. A 1ª zona de abastecimento foi uma comfusao de tal ordem que havia atletas parados no meio do percurso a impedir a passagem dos outros; no final so tive direito a um copo mal medido de goldnitrition, nem uma garrafinha de agua e menmo assim o pessoal do controlo disse "tá a despachar nao podem estar ai".A ultima prova que fiz da airbike foi a resistencia urbana e nem uma garrafinha de agua tivemos direito e ainda por cima 25 euros.Continuamos a financiar os meninos mamoes da airbike para irem para espanha e nao só, á conta dos totós como eu que vamos as suas provas. Em relaçao ao percurso, bom , boas marcaçoes , mas percursos como este nao faltam na zona de leiria, na quarta fui andar e fiz parte deste percurso.Aprendam com a organizaçao de MINDE, onde vou todos os anos e nao tenho nada a apontar Abraço a todos


Lamentavel este comentario... é triste mas ainda existe gente no mundo do btt com fracas ideias... se eu fosse menbro da airbike iamos ter uma conversinha:mad:
 
Last edited:

sempremaior

New Member
Boas
Esta foi a minha segunda participação neste evento o qual considero estar a um nível bastante aceitável a todos os níveis primando na sinalização isto é a minha opinião vale o que vale no entanto para o ano podem voltar a contar com a minha deslocação de Gondomar até Leiria isto se não for antes.
Cumps,
CA
 

Nozes

Active Member
Eu também lá estive.
Foi a minha primeira vez na Maratona do Centro,e gostei de quase tudo.
Sou federado mas não tenho treinado nada que se veja,e então tive de fazer os 75km a gerir muito bem o esforço para poder terminar sem me "arrastar",o que me valeu o tempo de 4h53m.
Como sabia que ia fazer calor,levei Camelbak para não estar dependente da água de mais ninguém,mas ainda assim bebi durante o percurso umas 4 ou 5 garrafas de água nos abastecimentos,sem que ninguém me colocasse nenhuma restrição. Á chegada bebi um copo de Gold Nutrition,não sei se havia àgua,mas também não procurei.
A partida foi,como eu adivinhava,caótica,a falta de bom senso de alguns participantes pôe em risco a sua integridade e a de outros,e nos primeiros kms em alcatrão pude ver algumas quedas perfeitamente evitáveis.Sei que isto não tem resolução fácil,mas penso que compete mais aos participantes que à organização para que não se repita.
Não gostei das paragens no primeiro single com lajes escorregadias,afinal no alcatrão ia toda a gente a fundo e depois quando alguém apeia de repente pára toda a gente como se a corrida acabasse ali,e se alguém (eu) tenta ultrapassar,porque havia sempre espaço,bastando que quem estava parado encostasse um pouco,logo começavam as bocas foleiras...desculpem lá se não gosto de andar a pé!
O percurso era bem duro,e olhando para trás foi bem estudado pela organização,ao colocarem as piores subidas a meio,e evitando algumas partes que se podiam tornar perigosas (alguns singles que fizemos a subir,estavam tão escorregadios que se fossem feitos a descer seriam muito perigosos). Também concordo com alguém que disse que o mais perigoso do percurso eram os estradões a descer a alta velocidade e com pedra solta,era precisa mais atenção que nos singles estreitos...

Fui para me divertir num percurso de verdadeiro btt,e testar a minha fraca forma física,e foi isso mesmo que fiz. Foi um bom dia de btt!
 

Jorge Dias

New Member
Viva,

Também participei e, a exemplo de muitos outros, gostei.

Diverti-me nas subidas, não em todas, que algumas deixaram mossa;), nalgumas descidas cortei-me, que a habilidade não é muita, mas no geral achei um espectáculo.

Boas marcações, abastecimento não tive qualquer problema, embora realmente no 1º houvesse um amontoado de atletas que não permitiam que quem chegasse tivesse acesso à mesa, mas pedi a uma assistente uma garrafa de água e não tive problema, também não quis mais nada. A minha sugestão é que houvesse mesas à direita e à esquerda para que o pessoal não ficasse ao molhe (penso que não será difícil fazê-lo).

Banhos: nada, mas mesmo nada, a apontar. Água quente e como fui à maratona e demorei 5H02' de certeza que não fui dos primeiros:p:p.

Almoço: não posso comentar que não estive presente.

Adorei, de tal modo que sendo a minha estreia, hoje já fiz a minha inscrição para Alte:exacto:.

Agora para o rafaxl8:venia::venia::

o teu vídeo está FORMIDÁVEL, pelo que se me permites fazer um pedido, vai a Alte e leva a máquina contigo.

Divirtam-se,
Jorge Dias
 

Paulo Corrente

New Member
Se não gosta da organização da AIRBIKE então porque participa nas nossas provas???
E quanto aos MAMÕES o senhor (SCOTT20) está enganado as nossas participações a (ESPANHA tipo Picos da Europa, Asturias, ou Semiedo) cada um paga a sua participação.
E quanto a prova nunca se consegue a perfeição em termos de organização e dificil agradar a todos mas enfim errar e humano.
A confusão que havia na ZA1 são os próprios atletas que as criam. Enfim só não comprende quem não quer.
Eu penso que os atletas e que tem que se respeitar mais entre si.
Pro ano a mais
Membro da AIRBIKE
Paulo Teixeira
 
Last edited:

MMTS

Member
oi teixeira não me fiz entender bem... quem escreveu esse comentario foi o "SCOTT20" que merecia sai lá o quê, bem é melhor conterme...eu apenas comentei o infeliz comentário...

abraços amigo...
 
Last edited:

Skyforger

New Member
Já alguem aqui mencionou a questão do rasto de lixo deixado para trás e eu volto a reforçá-lo! Fiz 2 km da Maratona do Centro e em bicicleta de estrada...passo a explicar...fui dar a minha voltinha de estrada e entre a Torre e São Mamede dei por mim a chegar a um corte de estrada da Maratona do Centro. Perguntei se podia passar e lá continuei durante uns 2 km em alcatrão a ultrapassar alguns atletas da Maratona do Centro...não percebo porque não consto na classificação final...:)
Fora de brincadeiras, ao longo desse pequeno troço era impressionante a quantidade de embalagens de barras, géis, e outras coisas semelhantes deixadas para trás...esta é uma questão mais do que batida, mas será que custa assim tanto meter a ***** do papel num bolso?? Depois admiram-se que os ciclistas sejam apelidados de porcos e que muitos proprietários de terrenos torçam o nariz à passagem da caravana...! Á parte disto, desloquei-me ainda à zona de meta e gostei do que vi...boa moldura humana e uma estrutura bem montada, ao estilo do que a Airbike já nos habituou. Para o ano talvez faça mais do que 3 km, mas em bicicleta apropriada para o efeito :)
 

jlalmeida

New Member
Skyforger.
Eu sou ambientalista por natureza. Em casa faço separação dos lixos, etc... e na medida do possível não deixo lixo nos trilhos quando vou passear ou treinar. Entendo que toos o devemos fazer. No entanto nas tuas palavras deixas a entender que tudo deveria ficar lipinho como estava. Impossível, sabes bem que sim. Sei que pode ser polémico o que digo mas, dada a dimensão deste evento, terá de ser a organização a responsabilizar-se em pôr todo como estava. Ela é a primeira responsável. Reforço que todos nós devemos ter cuidado mas.... não podes pedir a um atleta que paga a sua inscrição que volte atrás para apanhar uma embalagem que não conseguiu colocar no bolso ou que guarde 4 ou 5 garrafas de água consigo até acabar a prova. Convenhamos que é humanamente impossível. Se há atletas que param 5 minutos em cada controle para comer e beber, há outros que não páram e quase não conseguem acertar com o bolso para recolocar os pacotes.
Vou dar-te um exemplo: há umas semana atrás participei numa resistência, gosto de me alimentar durante as provas, e levava uma saquito com uns deliciosos bolinhos de côco :) (4 ou 5), numa zona mais fácil retirava o saco do bolso, retirava um bolo, comia e guardava o saco, a dada altura ao passar vi qua havia perdido um bolo na volta anterior, achas que devia parar para o apanhar?
Tenhamos todos cuidado mas ... responsabilizemos as organizações para que reponham tudo como encontraram ates dos seus eventos para os quais receberam o seu dinheiro.
Abraço e muita ecologia
 

Skyforger

New Member
jlalmeida, é óbvio que não sou fundamentalista ao ponto de defender que todos deviam colocar todo o lixo que produzem nos bolsos, principalmente numa prova destas...Por exemplo, se levo uma banana não guardo a casca...é perfeitamente biodegradável e atiro-a para um local onde em poucos dias desapareça. Agora em matéria de plásticos tento não deixar qualquer rasto. Claro que também já me aconteceu não acertar com o bolso do jersey e não vou parar e voltar atrás para o apanhar...mas aquilo a que assisti nos escassos 2 km que percorri não pode ser só de pessoal que não acerta com os bolsos...eram, sem exagero, dezenas e dezenas de plásticos na berma da estrada...e repito, estamos a falar de um troço de 2 km...imagino o resto do percurso. Concordo que devia ser uma responsabilidade das organizações minimizar essas situações, e no caso da Airbike posso assegurar que no espaço de 1 a 2 semanas não encontras qualquer fita a sinalizar o percurso. Acredito que as zonas de assistência também fiquem limpas, mas agora percorrer 75 km a recolher centenas de embalagens de plástico não será de todo fácil (embora nestas provas da taça devesse ser uma condição a respeitar), e é aqui que se deve apelar à consciência de cada um. Por norma, nas grandes provas de estrada faz-se isso, há uma equipa que vai limpando o lixo deixado para trás pelo pelotão...no BTT ainda deixamos um pouco ao critério de cada um e de cada organização.
 

toxina

New Member
Penso que já fiz os meus agradecimentos à organização, as queria deixar duas notas:

Caí devido a uma ultrapassagem que me desviei para não cair e no meio de uma subida se desmonto ou caio, iam mais uns 50 ou 60 que la iam colados, apenas porque um menino não podia esperar por melhores condições de ultrapassagem, sai do caminho, embati com o braço num pequeno eucalipto, lá fui ao chão, vá lá que não foi nada de maior, a maior parte das pessoas se querem passar basta dizer, se for possivel, damos passagem, se for possivel naquele momento, se não tem que esperar como todos os outros, não vou desmontar para ele passar.

Noutras situações, a malta desmonta e não se encosta, vem malta montada tem que desmontar porque num caminho com bastante largura, ninguem faz fila indiana para deixar o caminho desimpedido para quem vai montado. Outra malta desmonta e deixa a bike literalmente atravessada no caminho, é preciso uma pessoa ter que fazer não sei quantos desvios para poder passar, e facil como estava sempre a subir tudo cheio de pedras era do melhor, acho que numa prova de caracter competitivo as pessoas têm que ser um pouco mais responsaveis, tanto com a sua segurança como com a segurança dos outros, com alguma consciencia seria de evitar varias quedas que vi e algumas graves de certeza porque foram no alcatrão, antes de chegarmos à terra na descida antes do viaduto fui ultrapassado pela direita e esquerda em simultaneo e ia quase encostado ao muro do lado direito, possivelmente pelo menos eu ia a mais de 50km/h, com a quantidade de gente se alguém cai naquela situação muita gente não poderia trabalhar na segunda feira de certeza absoluta.

a situação da ecologia, bem, por vezes já fiz passeios e treinos de mais de 9 horas, e nunca deixei um papel sequer na estrada ou trilho, já fui a imensos passeios com amigos, e nunca fica lixo nenhum, somente se for biodegradavel como uma casca de banana, agora os 2 geis que comi ficaram nos trilhos da maratona, não esperem que alguém que nem sequer pare para abastecer guarde o lixo até ao fim que foi o meu caso, é por isso que é uma maratona de caracter competitivo, com tempos e prémios, também pagamos uma inscrição, concerteza que a organização é a responsavel pela limpeza de todos os locais de passagem dos atletas, agora se lá for para dar um passeio com os amigos e desfrutar dos trilhos e paisagem, muito dificilmente ficaria algum papel ou plastico meu, porque mesmo que caia do bolso, volto para trás para recolher. O que mesmo em passeios sem caracter competitivo, é da obrigação das organizações além de recolher o lixo dos participantes, recolher as fitas de marcação que nem sempre acontece.
 

Paulo Corrente

New Member
MMTS as minhas sinceras descuplas pela confusão que fiz em relação ao dito comentário.

Abraço Amigo

PS: Por caso não es o "Marco"
 
Last edited:
Top