Regulação da Rock Shox REBA

JoãoLopes

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Abri só por cima, o medir vi na altura que havia de óleo... Desconhecia essa pormenor de haver muito óleo por baixo!
Ao inicio tinha uma fuga no motion, quando deitava a bicicleta ou a virava por vezes saiam pequenas quantidades de oleo(deveria ser o o-ring).. Mas deixou de fazer..

Agora que a Decathlon me trocou o sistema de bloqueio, é possível que o original tenha avariado por falta de oleo?


Quanto a garantia, eu sei que ao "mexer" na suspensão a perco...
 

BikeBrother

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Eu tinha uma Tora e sempre que a desbloqueava ela fazia-o sem problemas em todas as situações. Agora com a Reba deparei-me com esse problema e perguntei a um mecânico e ele disse-me que era normal este funcionamento na Reba.

Aquilo que acontece é que se tiver com a bike parada e fora dela, o sistema de bloqueio funciona na perfeição, no entanto, quando estou a andar isso já não se verifica porque esta quando está bloqueada leva com o meu peso e depois só com o suposto "puxão" é que ela desbloqueia.

Acho que vou ter que falar melhor sobre isto com ele. Mas pareceu-me um pouco estranho este funcionamento.

Obrigado
 

PauloScale

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Boas pessoal, gostaria de colocar aqui uma questão. Tenho uma Reba Team e um amigo meu uma Reba Sl e no outro dia reparamos que o curso real era diferente. A Team tinha 100mm e a Sl 110mm, as duas foram adquiridas como sendo de 100mm e nenhuma foi alterada. Alguém me consegue explicar porquê? terá a ver com os modelos serem diferentes ou com a regulação? Obrigado
 

as2017626

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Acabei agora de ler todo o tópico.
Peso 63Kg e tenho Reba Team 2008 mas comprei-a nova à menos de 1 ano e só ando aos Domingos, por isso não é muito.
Sempre andei com a pressão indicada +100 e -100, no entanto o curso útil fica a 65mm e 85 no total, o que é uma treta, porque tirando os 15mm do sag, o curso é minúsculo 50. Nunca estive sentado no que já ouvi dizer que a Reba é (um sofá), só que deixei sempre estar assim porque era o aconselhado e não batia no fundo em drops e descidas mais pesadas.

Ontem decidi mexer. Após reduzir a pressão neg, o curso subiu logo (como seria de esperar). Dei uma volta e pareceu-me realmente um sofá e com um curso decente.
Alterei o + para 70 e o o - para 40 e o rebound mais rodado para a lebre senão demorava muito a recuperar.
Experimentei ambos a 70 mas não me pareceu ter mais curso. Gostei mais com a combinação +70-40 no entanto já vi na P41 deste topico que o minimo que se deve por é 70.

Vou fazer reset seguindo as dicas do VT. Ordem de enchimento e despejo. Amanhã conto.
 

as2017626

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Lembrei-me do seguinte e tenho também que testar... Uma pressão 130/130 tem mais curso do que uma pressão 70/70?

Afinal eu tinha deixado +60 -20, curso útil 8.5 e total 10.3, no entanto estava com um trabalhar muito linear, semelhante ao que ouço dizer ser o funcionamento de uma susp a molas.

Como mandam as regras tirei o ar todo da negativa e só depois na positiva, amochei a suspensão para ver se ia toda abaixo e foi, mas ganhou um pouco de ar em ambas as câmaras. Voltei a tirar o ar na mesma ordem.

Coloquei a pos a 150 e ficou com curso total de 10.8, baixei para 70 e ficou o curso total nos 10.5.
Coloquei a negativa a 70 e ficou curso total a 9.1.
Como me pareceu que no mato em drops iria bater no fundo aumentei a pos para 80 e ficou com curso util a 8.5 e total a 9.5.

Agora é testar...
 

klaser

Well-Known Member
O que eu quero fazer,é aquando da revisão tirar lá de dentro o espaçador que ainda há,para colocar em 115mm o curso (no meu caso pq é 2008, 2009 dá 120). Não é que eu queira curso de 115mm,é porque como muitos colegas,para obter um setting que me agrade,ao meter ar tal na negativa,sempre me "come" um pouco de curso...como o colega acima...A minha ideia é então meter no máximo,115,e depois de cheia ela fazer lá perto dos 100 reais..
 

tunak

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Boas!
Ora digam lá se fiz asneira. Adquiri recentemente uma bike com uma reba race.
Ontem fui dar uma volta, o tempo estava chuvoso, os trilhos cheios de lama e charcos de água, a bike ficou coberta de lama.
Passei a bike por água e no final apliquei o desengordorante da decathlon seguido do oleo para transmissão que eles vendem (não foi o de teflon) nas bainhas da reba.
Será que aquilo não danificará os vedantes? Só se pode utilizar o oleo de teflon nas bainhas?
Que me aconcelham ao fim de uma saida com este tempo?É sempre necessário a luburificação da mesma após utilização?

Desculpem tantas perguntas mas sou novo neste assunto.
Cumprimentos
 

RicardoCupra

New Member
Boas!
Ora digam lá se fiz asneira. Adquiri recentemente uma bike com uma reba race.
Ontem fui dar uma volta, o tempo estava chuvoso, os trilhos cheios de lama e charcos de água, a bike ficou coberta de lama.
Passei a bike por água e no final apliquei o desengordorante da decathlon seguido do oleo para transmissão que eles vendem (não foi o de teflon) nas bainhas da reba.
Será que aquilo não danificará os vedantes? Só se pode utilizar o oleo de teflon nas bainhas?
Que me aconcelham ao fim de uma saida com este tempo?É sempre necessário a luburificação da mesma após utilização?

Desculpem tantas perguntas mas sou novo neste assunto.
Cumprimentos

Tambem tenho algumas destas duvidas, agradecia umas luzes em relacao a lubrificação das bainhas e vendantes das mesmas.
 

fitibomba

New Member
Boas!

Mas pretendem lubrificar o que exactamente?

Costuma-se por óleo nas bainhas junto aos vedantes mas é para retirar os restos de pó/lama e afins lá acumulados. Dá-se umas bombadas com a suspensão e tudo para que a sujidade saia toda.

Depois passa-se um pano seco para retirar os vestígios de óleo acumulado porque aquilo não vai lubrificar nada é apenas para retirar impurezas porque agarra melhor que a água.

O óleo com teflon recomenda-se apenas por ser menos abrasivo aos vedantes.

Penso eu de que;)
 

RicardoCupra

New Member
Percebi fitibomba.

Usar entao sempre oleo de teflon nos vedantes das bainhas, era essa a ideia que eu tinha, só queria confirmar. é que quando os Vedantes ficam secos, é sabido que comecam a perder qualidade na sua função, falta lubrificação, é como tudo... lubrificando os mesmos com teflon resolve-se isso.

Outra questão. O "peso" de um óleo, que funciona dentro da suspensão, condiciona o funcionamento da mesma ? teoricamente sim, um óleo com peso diferente comporta-se de maneira diferente sob determinada pressão e solicitação, no entanto não sei como isto pode modificar o comportamento da suspensão. Digo isto porque até já ouvi dizer numa loja que haviam determinadas pessoas do meio - Manutenções de suspensões que afinavam as mesmas(no caso FOX) de acordo com o peso do utilizador, não só nas pressões utilizadas nas câmaras, mas também no peso do oleo utilizado nas mesmas. Alguém sabe alguma coisa sobre isto ?

já agora e para terminar. Vedantes, O'rings de Reba's 2005/2008 alguém sabe onde comprar, e onde é mais barato?

Grandes duvidas, penso eu oportunas! abraços companheiros!
 
Fitibomba... mas ao bombares, a sujidade também fica lá dentro... não sai. É preferível que esteja com óleo, limpo, mas com alguma gordura.

O ideal será efectuarem mesmo a revisão das 50h, que é coisa fácil e para demorar 15 minutos, poupando vedantes e baínhas.

Teflon não é o ideal... experimentem silicone (tipo o do cockpit dos carros) é do best! parece manteiga... e se lerem as indicações do silicone, serve para "alimentar" a borracha, material de que são feitos os raspa-pó (vedantes).

VT
 

fitibomba

New Member
Boas!

Reparei que a minha suspensão já merece uma revisãozita, não por estar a funcionar mal mas devido às tais 100h que, aliás, até já devem ter sido ligeiramente ultrapassadas assim pelas minhas contas arredondadas.

E a minha questão é a seguinte: em que consiste a revisão? sei que o seu valor é um pouco (para não dizer bastante) puxado mas é daquelas coisas que lá será necessário um dia para manter a bicha saudável

E já agora aproveitava para perguntar se dá para arranjar aquele parafusinho do topo da perna direita onde está o bloqueador.

Perdi o meu nem sei como :eek:

Abraços
 

Ferrugem

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Pelo que eu vi a pouco tempo no mecanico onde costumo ir ele fez a revizão rapida a uma, verificou se havia folgas antes de abrir depois de abrir verificar anomalias, vedantes etc, limpar oleo novo....... em relação ao parafuso temta algum agente roch shox/ sram ou ciclocimbrões.
aqui na zona existe uma empresa que vende todo o tipo de parafusos
 
Olá,

A revisão feita na Ciclocoimbrões inclui a mudança de todos os vedantes. O-rings, raspa-pós e óleos, bem como a limpeza a fundo de todas as peças da suspensão.
Tudo o que puder ser reparado é incluído no mesmo preço da revisão.

Há uma diferença entre abrir a suspensão para mudar o óleo, como fazem algumas lojas, e limpar a fundo todos os recantos de todas as peças.

Boas pedaladas,

VT
 

fitibomba

New Member
Pois exacto eu já tinha ido aí e na altura disseram-me que de facto mudavam tudo e mais alguma coisa.

E quanto a repor parafusos em falta faz parte desse "Tudo o que puder ser reparado é incluído no mesmo preço da revisão"? :)

Cumps
 

fitibomba

New Member
é um parafuso ou algo do género (pelo menos tem rosca) prateado que está (ou estava no meu caso) no topo da perna direita da suspensão. Onde está o bloqueador.
 
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