RCZ Race Sub 10 - Projecto Sub 9,5 a longo prazo.

as2017626

New Member
Também acompanhava na diagonal o anterior Post porque tenho a base da bike igual à tua. Quadro RCZ mas em 16" e Reba Team. :D

Entretanto eu tenho gasto bem mais dinheiro em componentes do que tu e ainda hoje foi à balança acusar 10.8Kg :( ou seja, mais 1 Kg que a tua.
É certo que ainda me faltam 2 ou 3 coisas que creio serem culpados do peso que tem e nessa altura espero "apanhar-te", mas nessa altura já estarás mais à frente.

Quero portanto realçar que com um orçamento relativamente reduzido e material que apesar de algum material não ser novo nem topo de gama (excepção talvez feita ás rodas que apesar de não serem ultra caras devem ser o componente mais caro) consegues ter uma bike de alumínio sub 10.

Certamente tens o teu projecto bem delineado para atingir os 9.5Kg o que realmente não será dificil.
Na minha opinião, tentaria reduzir no que fosse "fácil" e significativo de reduzir, nomeadamente no quadro. Há no Forum alguém a vender quadros carbono 400€. Conseguias reduzir cerca de 400gr e ganhar em conforto.

Podes revelar as ideias para o sub 9.5? :rolleyes:
 

Fábio A.

New Member
Boa noite pessoal :)

Giantfreerider, parece que ja esta operacional ... :lol:
Venha agora o bom tempo para puder desfrutar da bike ao maximo ! eheh.

Ricardo, por mim e' na boa ..
Quando souberes novidades avisa-me :p

as2017626, obrigado pelo comentario .. ah muito que nao vejo a tua rcz !
Vamos por partes, ..

Quer dizer entao que gastas-te mais dinheiro que eu, e tens mais 1kg de bike ? Como e' possivel? eheh
Quando dizes que quando trocares os '2/3 componentes chave' (peso) p/ a tua bike ficar sub 10, eu estarei mais a frente.. uhm, nao sei nao!
Isto de ser estudante e gastar o € todo na bike torna-se dificil .. e agora cada grama custa uma fortuna!

Começo a nao ter € para baixar mais peso na bike .. mas tambem nao e' esse o objectivo..
Ter a bicicleta com 9,8kg ja e' brutal, sinceramente nao estava a espera... supostamente nao iria trocar rodas e travoes, mas surgiu essa oportunidade.. e dai os quase 1000gr que tirei ah bike!

Se conseguir atingir os 9,5 fico 'pra la' de satisfeito, e em principio nao mexo mais ... tambem porque começo por nao ter onde mexer ! Quadro novo? Talvez um dia..
O objectivo principal e' desfrutar do rcz, ate que me fique pequeno .. ahah :)

Ideias para o sub 9,5 ..

Muito por alto, a bike esta com 9,9 (ao certo esta com cerca de 9,880.. mas fazemos contas a 9,9)
Terei entao que tirar 400gr.. uii, tantos € ! :lol:

- A prioridade sera trocar componentes da transmissao... nomeadamente a pedaleira e o(s) desviador(es) !
Pedaleira XT sera talvez a opçao ... simplesmente porque e' o mais barato e mais bonito a seguir a' actual LX que ha no mercado!
Nao irei tirar peso quase nenhum .. no entanto, todos os gramas contam! Com a pedaleira XT tiro cerca de 50gr.

- Desviador traseiro ... o x7 certamente ira dar lugar a um x9 com a roldana inferior kcnc ... -40gr face ao x7 (provavelmente).

- Como todos os gramas contam, tenho intençao de trocar (por questoes esteticas!) a protecçao de escora BBB por uma daquelas peliculas rugosas que ha a' venda... Com essa brincadeira sou bem capaz de tirar 1/4 do peso da actual BBB .. -15gr ?

- Trocar os apertos das rodas tambem era porreiro ... um toquezinho de vermelho ia ficar brutal, nao ia?
Conto em trocar, um dia... , os actuais apertos das rodas SLR (87gr) por uns KCNC (47gr), e la se vao outras 40gr.

- Pedais .. sera que vale a pena trocar uns Xpedo de 315gr por uns Exustar de 283gr ?
E' que sinceramente nao me estou a ver dar mais de 100e por uns pedais :lol: ... Os PM25 eram a melhor opçao, mas nao sei se vale a pena gastar esse € por 32gr ..
Mas fica a ideia!

- Selim .. O que disse para os pedais, digo para o selim. Ando a ver o Essax Adrenaline, custa 50e e pesa 167gr .. Tirava 70gr em relaçao ao BBB, mas valera o € gasto?
Outra ideia e' descascar o BBB .. mas talvez nao tire tanto peso, e corro o risco de fazer porcaria e estragar um selim ! Bem, e' melhor ficarmos pela troca pelo essax :p

- Poplock .. Pretendo tirar o poplock da Reba, e com isto devo tirar, provavelmente, 60gr..
Nao o uso, so me esta a 'encher' o cockpit... Prefiro ter no topo da perna direita o botaozinho do bloqueio para puder usar quando for realmente preciso!

Vamos entao com pouco mais de 300gr .. ainda faltam 200 e ja m€ esta a custar tanto! :lol:

Ideias sao bem vindas!

Ja agora, vale a pena relembrar que este e' um projecto a longo prazo ! ;)

Cumprimentos e obrigado pelos comentarios.
 

Nuno Rodinhas

New Member
Olá Fábio, antes demais parabéns pela RCZ e pelo seu execelente peso.
Vou te dar uma ajuda, sem gastares €, eu tenho um Velo Carbon Gel com carris em Ti que é igaula esse teu BBB.
Usava o e uso na bike de estrada, e, um dia pensei em descascá lo, a medo do que poderia sair dali...
Bem, o acto foi feito e, posso te dizer que além de mais confortável, ficou com 150grs de peso final, com margem ainda para tirar mais umas quantas...
Saliento que uso um SLR na de btt, e quem tem SLR sabe que o selim é pouco mais que uma base com capa, dai não ter sentido diferenças ou falta de conforto no Velo.
Abraço e força na redução dos gramas nessa RCZ!!!
 

tiago cunha

New Member
Boas
Fica aqui amostra de que falei.
Este Lx não é igual ao teu, mas pesa um pouco menos.

dsc03773y.jpg


Xtr com uma pequena engenhoca pesa isto:|
dsc03774i.jpg


Para retirar peso, haja carteiras
:D
 

red46

Member
Boas.

E que tal um desviador de estrada para 3 pratos?? Penso que nao seja assim tão caro e é mais leve que os desviadores de montanha. Quando eu tiver que trocar o conjunto de transmissao, vou tirar a avozinha e comprar um desviador frontal de estrada para 2 pratos. Fica a ideia;)

Boas descidas
 
Last edited:

Fábio A.

New Member
Boa noite,

artsite, nao precisaste de andar a limar o teu desviador, pois nao ? :lol:
Isso funciona bem ?

Sera um caso a pensar! Obrigado pela dica ;)

Venham mais comentarios/sugestoes..

Cumpz
 

red46

Member
Boas.

Ja andei a sondar o mercado sobre um desviador para a frente e a próxima compra vai ser um Dura Ace + 2 pratos TA 28/40. Eu não preciso de limar nada no desviador porque o meu quadro puxa o cabo por baixo:D

E pelo que andei a ver, o desviador Dura Ace já com braçadeira fica abaixo das 100grs:D:D

Boas descidas
 

Fábio A.

New Member
Boa noite,

Entretanto andei a 'majicar' e ... mais depressa sou capaz de meter uma cassete 11-28, do que converter a pedaleira a 2 pratos.. :lol:
Ao menos com a cassete 11-28 sei que perco a relaçao 22-32 (no meu caso 34) e ja da para ter uma ideia, conforme o andamento, se tenho pernas para tal ou nao. (Ja que com a conversao iria ser um tiro no escuro, tendo em conta que nunca exprimentei tal coisa e nao sei se me iria adaptar... como nao tenho vida (leia-se €) para grandes investimentos 'de repente' na bike, e' melhor deixar-me dessa ideia :p)

Mas por enquanto vai ficar assim!
Que venha, em primeiro lugar, uma pedaleira nova e um x9 traseiro... o resto e' para depois... com calma! :lol:

Cumpz
 
fabio
epa eu a ti apostava mesmo na relacçao de 2 pratos
metendo a cassete 28 fica equiparado a meteres os 2 pratos a nvel de relaçao
mas passas muito mais tempo a trocar mudanças
em quanto que se montares 2 pratos fazes a maior parte de um raid ou seja la o que for na grande a frente
e tens a vantagem de melhorares a linha da corrente
abraço
 
Last edited:

elv1s

Member
estou com o fábio. Já agora muitos parabéns pela montagem e conhecimentos que demonstram muito estudo em vez de ir atrás de modas.

concordo com a k7 de 11-28 porque tenho também uma SLX que fica em 221gr com o anel de aperto de uma XT. Poupa-se muito peso só na cassete e fica muito mais barato que os pratos normalmente usados nos setups 2x9
A outra grande vantagem é que se encontra sempre a relação certa, nunca há grandes fossos na passagem de carretos. Quanto a ser lento a mudar quando é preciso ser rápido... tens SRAM rotativo, portanto....
E às vezes quando temos aquela prova com uma subida brutal que é preciso descansar, é só meter uma cassete 11-32 ou até 11-34.
Não vejo mesmo a vantagem de meter 26 ou 28 à frente e depois 36 atrás. Para se ganhar no peso, tem de se enterrar muito €€ em material que sofre muito desgaste.
 
boas
desgaste teras a usar uma cassete de 28
ora ve la
se mantiveres os 3 pratos das duas uma ou muitas vezes andas com a corrente muito torcida(acontecia me isto a mim) ou entao tiras mudança a frente e vais tentar arranjar uma atras que de para subires ao teu ritmo ou seja perdes sempre uns segundinhos, porque tens de tirar a frente e ir equilibrar atras
se usares 2 prato mesmo que andes no 42 na frente e na mais leve atras a corrente tem muita pouca torçao devido ao alinhamento dos pratos ( logo menos desgaste) e tens a vantagem de se usares por exemplo um 40/28 fazes a maior parte das subidas no 40 logo perderes pouco tempo a trocar mudanças e se for preciso tirar para o 28 nao vais alterar muitas mudanças atras (atençao falo de 28/40, ja usei 26/40 e ai notava uma diferença mesmo brutal entre elas)

mas cada um escolhe o que quer
eu a usar 3 pratos muitas vezes torcia a corrente para poder andar na grande a frente e rebentei uma corrente em 700 km e um colega meu a dele ficou se pelos 500
agora quero ver quantos km esta corrente faz
abraços
 

artsite

New Member
Eu acho que esta "guerrinha" de 3 pratos contra 2 pratos é como a escolha de um selim, cada um cada opinião, pois eu no inicio não percebia bem o porquê dos 2 pratos, não tinha lógica na minha maneira de ver, mas este ano experimentei e adorei, isto para quem tem pernas e por vezes se dá bem com baixa rotação se usar 26-42 com 34-11, pois não existe perde de tempo em mudar á frente, além que nesta ultima prova devido á chuva e ter muitas subidas com lama, bastou basicamente o 26 e mudar a tráz......simnplesmente estou a gostar e muito.-

Depois, por norma o pessoal que muda de 3 para 2 pratos não é devido ao peso, mas sim funcionamento, e outros pela moda que está a pegar. Para quem gosta de usar pouco a força, acho que o tradicional 22-32-44 ainda é excelente. Dá para tudo, mas no meu caso como usava 22-32-44 com 32-11 e não usava as 2 ultimas, fiquei muito bem servido, além que 22 com 34 mais vale ir a pé que se vai mais rápido LOL
 

elv1s

Member
LOL... compreendo perfeitamente, mas desculpa que te diga isso é também falta de jeito...porque o prato grande só trabalha apartir do 4º 5º carreto. E nunca meti o grande com a mais leve. mas isso sou eu, e tenho amigos, que quando olho para as bikes deles até dá vontade de chorar pelo material pois fazem isso, talega VS 32 ou 34.

Eu gosto de andar no prato do meio, quando apanho partes a rolar, talega para cima... assim que chega o fim da recta e já reduzi antecipadamente para o meio. Mas isso sou eu, que ainda ando agarrado aos manipulos deore. E realmente, não me preocupo tanto em perder fracções de segundo a acertar com a mudança certa, pois costumo reduzir antecipadamente, e preocupo-me mais com os meus 90kg a subir eeheheheh ;)

Quanto ao desgaste da corrente, ainda posso dizer que talvez se gaste menos, pois cada vez que mudo de carreto, o salto na cassete não é tão grande logo ela torce menos. Tipo de 26-30 e do 30-34 são 4 dentes de cada vez e quando o pessoal quer reduzir tudo de repente, troca 8 dentes de 26-34, e a forçar no prato também maior que os convencionais de 3. A minha corrente com este setup e com o meu peso, já leva perto de 3000km, ainda não tem os 0,75% de desgaste, e já tem 2 provas com muita lama, chuva e ribeiros, e uns passeios com o mesmo tempo. Mas lá está, troco de mudanças antecipadamente aos obstáculos, e não é por isso que fico atrás dos outros, é mesmo pela diferença de peso a subir.
 
boas
falta de jeito nao e de certeza
quando tinha 3 pratos andava muita vez na segunda atras e muitas vezes nao era porque queria, mas as vezes vou mais preocupado em outras coisas do que em ver se a corrente vai alinhada
no teu caso nao gastas tanta corrente porque preocupas te em andar sempre alinhado e fazes tu muito bem
mas quem nao se lembra dessas coisas (meu caso) os dois pratos compensam nao cometemos esse erro

outra das razoes e a de que eu com 2 a frente e 9 atras ando muito tempo no 40 , quando apanho subidas lixadas reduzo para o 28 e muitas vezes nem mexo atras, se tivesse os 3 tinha mais um prato para gerir lol
pessoalmente prefiro os 2 pratos, devido aos alinhamentos da corrente e a reduçao de mudanças
podes ate tomar com exemplo a ideia de utilizar apenas 1 prato a frente, esta ideia surge para os atletas terem ainda menos trabalho lol
na minha opiniao quanto mais pior lol

mas claro cada um decide

abraços
 

Fabio Abreu

New Member
Boas pessoal

Penso que dois ou tres pratos nao sao coisas que se tenham que discutir, ambos têm as suas vantagens e desvantagens cada um tem que ver o que "necessita" mais.

No meu caso, pouca força, maior rotação, sempre usei 3 pratos e cassete 11.32, se metesse dois pratos teria que meter uma cassete 11.34 e não o faço pois se a rolar ja com 11.32 as vezes meto uma mudança abaixo e fica muito leve e se meto a mudança acima fica muito pesado com 11.34 esse "problema" iria ser maior pois a diferença entre "pratos" na cassete é maior que nas cassetes 11.32.

Costumo usar 1-1 em muitas subidas (logo uso muito a avozinha) e sempre me faz falta.

Agora usar dois ou tres pratos depende do gosto de cada um e da sua forma de pedalar (mais força ou mais rotaçao)

Abraços ;)
 

Fábio A.

New Member
E' isto mesmo que se quer meus amigos :lol:
Criticas construtivas ;)

Obrigado a todos pelas opinioes !

Isto tera que ser um caso muito bem pensado e ponderado..
Tenho que ter noçao dos limites, e nao entrar em exageros so por causa de 'meia duzia' de gramas..
Tenho que ver bem quais os pros e contras, e ver se realmente vale a pena!

Mas como isto nao e' para ja, tenho bastante tempo para pensar no assunto :)

Venham mais opinioes, que eu agradeco :p

Cumprimentos
 

fitty77

New Member
Antes de mais, a bike já está com um peso porreiro, e equilibrada. Podemos falar de que alguns componentes destoam, mas a verdade é que o preço também e fizeste um bom trabalho em meter uma bike leve com pouco dinheiro.

Em relação a algumas alterações que pretendes, diria que no X9 podes colocar ambas as roldanas da KCNC, e não apenas a inferior. Para já as versões de 2009 para a frente já levam roldanas normais (como o XO), e mesma nas versões anteriores, é possivel fazer a alteração. Colocando os parafusos de fixação das mesma, podes ficar com um X9 praticamente com o peso de um XO.

Em relação ao selim, pondera o Selle Italia SLR XC (normal ou flow), pois é confortável e ao mesmo tempo fica abaixo das 200gr.

O pedaleiro, sinceramente, destoa um pouco, mas sempre pensei que fosse mais pesado do que realmente é, e a diferença de peso para um XT é pequena. Por isso, se não fores numa de modas, opta por fazer esperar a compra de um pedaleiro, até necessitares de mudar os pratos, e nessa altura em vez de gastares dinheiro com os pratos (normalmente custam quase o mesmo do pedaleiro...) investes então num XT.

De resto, podias trocar o desviador da frente, mas se dizes que é leve, e se funciona bem... deixa-o andar até morrer.

em termos de pneus, podias tirar um peso considerável, se montasses na frente o Rocket Ron, podendo até manter o Karma atrás. Tiravas cerca de 70gr ou mais, sem perderes dinheiro, por assim dizer, pois podes aproveitar o karma que tirasses da frente, para substituir mais tarde o karma que tens atrás quando se gastasse. Tenho essa montagem numas rodas, e só peca pela falta de tracção do Karma na lama e em pedra molhadas (e mesmo seca) e ao contrário do que dizem, não os acho excepcionalmente roladores. Mas é a minha opinião e se gostas deles tudo bem, mas o Rocket Ron é uma escolha segura e polivalente para a frente, e aí podes tirar peso. Para além disso, o contra deles (rasgos) na frente sempre é mais dificil de acontecerem. E na frente duram muito.
 

Fábio A.

New Member
Boa tarde!

Fitty77, obrigado pela opiniao!

Quando comprar o x9 queria ver se metia 1 roldana kcnc mais pela estetica do que outra coisa :lol:
Mas tendo em conta que nos 'novos' x9 ja da para meter as 2 sem ter que andar a limar aqui e ali, talvez opte mesmo pelas duas roldanas...
Pelo que sei o comportamento do desviador passa a ser outro, para melhor claro, e nao acumula tanta lama... mas sempre sao 12e por uma 'mariquice' (?) .. tenho que ver na altura o saldo disponivel.. ahah :p

Em relaçao ao selim, estou bastante satisfeito com o BBB ..
E' confortavel qb, bonito e relativamente leve ! Tirando o irritante rangir que ultimamente tem feito, nao tenho nada a apontar..
Apesar de ter dito que o selim seria um bom candidato para upgrade, para atingir os 9.5kg, talvez nao o mude ... a nao ser que apareca por ai um negocio 'daqueles' ..
Nao queria gastar dinheiro desnecessario.
Raspa-lo seria uma opçao, mas tenho mesmo receio que a brincadeira corra mal e depois la vai um bbb para o galheiro :x

O pedaleiro ha-de mesmo ser um xt, visto que os €uros nao abundam!
Sera dos mais proximos upgrades na bike, ate porque a actual LX vai mostrando ja alguns sinais de desgaste...
Nas pedaladas mais fortes (as vezes) sinto uns estalitos .. sujidade? talvez.. mas a verdade e' que e' o componente na bike que mais destoa, e gostava tanto de ver uma coisinha nova ali naquele lugar :lol:

O desviador da frente quando trocar ha-de ser por um de estrada, mesmo numa de tirar uns gramas...
E' um componente que dura e dura .. e o funcionamento e' quase sempre o mesmo !! (digo eu, que apenas tive acera e agora o lx e as diferenças sao poucas :rolleyes:) . Gostei dos 6700 salvo erro.. nao sao caros e sao leves! Na altura que tiver € para gastar nisso e' ver as compatibilidades e tal :)

Em relaçao aos pneus, na altura que comprei os Karma ponderei a compra de uns RRon .. mas o € falou mais alto, e a verdade e' que estou bastante satisfeito com eles. Agora so irei gastei € em pneus quando for realmente preciso ... E depois logo se ve se vem outro Karma para tras e um RRon Evo para a frente ;)

---

Falando da bike propriamente dita, hoje finalmente deixei a preguiça de lado e aproveitei o bom tempo que por aqui se fez!
Nao lhe tocava a' 13 dias, e realmente fiquei maravilhado com o comportamento da menina :)
A troca das rodas + tubeless foi mesmo o melhor upgrade que fiz na bike ! Aliado ao resto do conjunto (travoes e suspensao principalmente) faz com que tenha uma bike super rapida (hajam pernas :lol:), agil, e bastante confortavel !
Esse foi o ponto chave de hoje... Notei um conforto brutal, sinceramente nunca pensei que o tubeless fosse assim !!

Estou mesmo a gostar da bike, e aos 'nao maluquinhos do peso' acreditem que umas gramas valentes a menos na bike faz muita diferença..
A capacidade de arranques e' bastante superior, etc etc etc.

Agora e' rezar para que o bom tempo venha para ficar, e puder desfrutar da bicicleta ao maximo !! ;)

Cumprimentos
 

Fabio Abreu

New Member
Agora que ja tens uma excelente bike, tens é que começar a dar-lhe o devido uso para mostrar que a mereces.. É que tens que admitir que é uma grande vergonha teres uma bike sub10 e so anda de 2 em duas semanas 30km :p

Começou hoje e é pa continuar regularmente que pelo que parece o tempo vai começar a andar razoavelmente melhor. Sabado la vamos pa Arrábida :D


Abraços mano ;)
 
Top