Podium Pro Carbon do Mecanico

Huggoo

Member
nem tinha ideia desse pormenor, sou leitor assiduo deste post e posso dizer que ja aprendi aqui muito, tanto com o mecânico como por quem aqui para.

Mecânico estas de parabéns mais uma vez, é q nem nos fóruns internacionais se vê tal nr.
 
Quando se tem em casa um 26 e uma 29 acho que só um tonto é que apenas usa a 29...
Eu tenho vindo a alternar entre uma e outra e até hoje ainda não consegui encontrar motivos para encostar a Vespa...
Para uso recreativo acho que uma 26 chega e sobra, se for para competição a conversa vai mudando, até porque muitas vezes existe da parte da marcas pressão para "mudar".
Fica um registo da volta de hoje ao final da tarde.
 
Esta foto foi tirada com cerca de 1km de circulação em piso de terra, se a visses 5kms depois!
Depois de ter passado nuns estradões novos que abriram junto ao parque dos Picheleiros, aquilo tinha pó com mais de 5cm de altura parecia farinha!!

Considerando que os discos de carbono têm dado tanto que falar por esse mundo fora, e quase sempre por más razões, sejam falta de poder de travagem face ao esperado, sejam alguns defeitos de fabrico, sejam discos empenados ou mesmo a ausência de resposta por parte da Kettle na resolução das questões, acho que fui um sortudo, porque os meus travam e portam-se bem!!
Nem pensar em enviar eles de volta para levarem o Cprocess.

Uma das razões que talvez me deixe "imune" aos problemas mais comuns (poder de travagem, e empeno) pode ser o facto de ao contrário da maior parte dos WW eu usar XTR e não R1, Os R1 na minha opinião não gostam de discos com pequenas empenadelas, já os XTR toleram bastante bem. Talvez o facto de eu ser relativamente magro e de os usar numa 26 também contribuam, mas facilmente testo numa 29 com R1 um dia destes para aferir a minha teoria.
Para terem uma ideia de como eles travam bem, eu saco cavalos a descer a 30/40kmh a pedalar ou em "manual" só a controlar com o travão, sentado e encaixado.
 

Huggoo

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Pois tambem começo a pensar que esses discos nao foram feitos para todos, pois pelo que tenho lido as opinioes dividem-se, na vespa é normal que travem com esse peso pluma :)
 

essence_s

New Member
BOa foto, alias como já é habitual neste tópico e depois do trabalho que a vespa deu, n seria sequer sensato encosta-la!
 

Rui Marçal

New Member
Boas,

Volta um pouco atrás quando falas da roda 26' e roda 29'.

Tenho 26' e já experimentei algumas 29' mas de baixa gama, ou seja, pesadas...E realmente concordo contigo. Mas gostaria que aprofundasses mais a questão entre uma e outra. O que achas em termos de competição e para passeio. E já agora, como se comportam em diversos tipos de piso e porque não uma comparação de pesos, etc...

Podes aqui arranjar pano para mangas ou até abrir um novo tópico. Claro que os 15 minutos diários que dedicas ao fórum podem não chegar para tanta discussão que se irá gerar. Mas gostaria de saber a tua opinião porque nem toda a gente tem na garagem 2 máquinas.
 

pimentoski

New Member
comparar uma bicicleta de carbono com suspensão com roda 26 com outra de ferro com forqueta de 29 é sempre complicado porque até com rodas do mesmo tamanho iam ser bicicletas diferentes.

de qualquer maneira acho que a vespa tem de estar no top5 das bicicletas mais bonitas e mais bem "engineered" que já vi, e tem pormenores deliciosos, uma que muitas pessoas se esqueçem é por exemplo os raios de titânio...
 
Antes pelo contrário!
Comparar coisas muito diferentes é muito mais simples que comparar coisas ou conceitos identicos!
Quando se passa de uma 26 para 29 uma das primeiras coisas que salta logo à vista é o tamanho das rodas, que é maior, sobre isso está mais que falado que há algumas vantagens e desvantagens.
Depois há também a tentativa muitas vezes difícil de fazer do cockpit das 29 adaptações para ficar com a mesma geometria que a 26 tem avanços e espigões de selim.
Muita gente nota também acréscimos de estabilidade, aqui também acho que parte não é devido em exclusivo às rodas, mas sim pelo guiador mais largo, ora metam lá um guiador 640mm ou mais numa 26 e vêm como ela passa a andar de redea curta...

Obrigado pelos elogios à Vespa.

Os raios de TI, recordo que quando entraram haviam por aì muitas dúvidas, até hoje nunca me lembrei deles andarem ali às voltas, têm sido um descanso, nem foi necessario retensionar, o que deve ser bom sinal.

Hoje é dia de pedalar 29!
 

Rui Marçal

New Member
Pois é...Tenho de dizer que concordo com o Mecânico.

Tenho 26' e já tive guiador de 560mm, agora tenho de 640mm.

Já tive pneus 2.0, agora tenho 2.2...

Onde quero chegar? A malta tem vindo a alterar a geometria das bikes de roda 26' e a aproxima-las das bikes de roda 29'. Muitas das vantagens apontadas às bikes de roda 29' não vem do tamanho das rodas, mas sim do tamanho do guiador, da maior largura do guiador e da largura e altura dos pneus que trazem de origem...

Hoje, a minha roda 26', está quase 27,5' mas com o peso de roda 26'. Será que vale a pena investir numa mais pesada roda 29'? Gastar tanto dinheiro. Será que não compensa mais alterar a geometria da roda 26' e tentar melhorar-la ao gosto do que cada um faz?
 
Bem a minha resposta é:
NIM!!!
Sabe bem ter uma roda 29 em casa para andar com uma maquina a cheirar a novo (apesar de ter umas quantas peças usadas, o cheiro a novo nota-se...), na volta a seguir voltas à 26 e também a 26 cheira a novo e te dá sensações que a 29 não consegue e siga, e por ai fora!! Com Vice-versa, vice-versa, vice-versa...
 

cayto

New Member
Concordo em parte com o que aqui foi dito. Realmente o guiador mais largo faz uma diferença brutal, e numa 26" como o mecânico diz, ela anda ali de rédea curta ponto final. Por muito que se aproxime uma 26" de uma 29", são diferentes, tem as suas vantagens e desvantagens, no entanto podemos aproximar uma da outra com algumas características mas não se tira partido da mesma forma pois o conjunto, a bicicleta como um todo, é diferente ;)

Just my 2 cents :cool:
 

jmv

Member
As cores eléctricas do Mecanico, inspiraram a Scott já para alguns modelos de 2014, (vieram aqui dar uma vista de olhos) em 2015 vai ser moda nas outras marcas.!!!
hhr6.jpg
 

pimentoski

New Member
Essa scott apesar de ter 3 cabos internos ainda tem mais 3 cabos por fora...

Quanto a beleza nunca desgostei dos cabos a passar por fora. Se passarem por baixo do tubo superior ficam bem arrumadinhos, não atrapalham nada e são muito fáceis de fazer manutenção.
 

tpfernandes

New Member
A propósito de cabos internos...

Este fim de semana, um colega de equipa nas 24 h de Lordelo com uma Spark Expert, ficou sem cabo do desviador de trás. Foi ao mecânico de serviço de uma loja bem conhecida lá para os lados do Norte e sabem o que ele disse? "Não consigo mudar isso, não estou habituado a mexer nessas bikes"..

E esta hein? :p
 
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