Podium Pro Carbon do Mecanico

Da ultima vez que foi à balança pesava 9230g

Entretanto:
Saiu o pedaleiro Shimano Hone e entrou o Truvativ Noir.
Saiu o desviador XT e entrou X0
Sairam os manipulos SLX e entaram os Rotativos X0
Troquei tubos dos travões por Jagwire
Troquei os parafusos dos travões de aço para aluminio.

Ficou com esta lista de componentes:

Quadro: Mondraker Podium Pro 1230g
Suspensão: Rock Shox Sid Race 1460g
Rodas: Mavic Crossmax SLR 1520g
Aperto rodas: Gub T1 Titanio 59g par
Travões: Formula Oro "Tuned" 436g
Tubos travões: Jagwire Gold 70g
Rotores: Alligator Cyrrus 160mm 76g (cada)
Pneus: Specialized Storm 2bliss Renegade Sworks 1,9 830g (par)
Pedaleiro: Truvativ Noir Gold 795g
Pedais: Bebop Stainless 195g(par)
Corrente: MSC Ultralight 9v 112l 247g
Cassete: Shimano XT CSM770 256g
Espirais: Mudlovers
Terminais Espirais: MSC gold
Desviador tras: Sram X0 gold 177
Roldanas: MSC Gold 11g (par)
Desviador frente: Shimano SLX 155g
Manipulos mudanças: Sram X0 Grip Shift 195g
Punhos: Richey WCS cortados 20g
Guiador: Pro Koryak Flat 130g
Avanco: Token TK933AT Ti Bolts 117g
Caixa direcção: Token TK 011A 80g
Tampa caixa direcção: Specialized MTN WAGON WHEEL TOP CAP
Selim: Pro Turnix Titanium 190g
Canote selim: Token TK 9193 31,6mm 170g
Aperto canote Selim: MSC Ult. alu7075 T6 cnc+Ti 31,6 8,5g
Parafusos diversos: MSC Gold

Os pesos somados dão: 8478g
Não me parece que o peso esteja baixo desta forma, assim que vá à balança mostro.

Havendo fotos mais actuais serão colocadas.

By mecanicopaladar at 2011-04-26

By MecanicoPaladar at 2011-04-26

By mecanicopaladar at 2011-04-06
 
Last edited:
Os punhos que aparecem nas fotos ainda são os ESI Grips Racing edge, eram um bocado magros para os rotativos e não tive coragem de os cortar...
Logo faço umas fotos actualizadas com mais detalhe.
 

Gun_Hugo_Dale

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Boas

Amigo, a foto está á maneira, com a Podium pendurada na árvore!!

Bonita bike, com um belo peso

Onde foi o local das pedaladas ??
 

Paulo986

New Member
Boas,

vinha dizer o mesmo que o Hugo :lol:

a primeira foto está um espectáculo :p

De resto está uma boa montagem com um quadro com umas cores invulgares! ;)

Da-lhe km's :p

Cumps
 

FiCaçador

Elos Rápidos
A bicicleta está muito bonita, esse quadro é lindo e com uma pintura fora do comum, que depois conjuga muito bem com o preto do restante material e os pormenores dourados.
O material também é todo do bom, parabens pela montagem!
 

clms

New Member
boas...
excelente bike... a nivel estético acho o espigão e o selim um bocado escuros...

cump e boa sorte com o brinquedo
 
Mais uma alteração á vespa.

Nos travões formula, já foram trocados todos os parafusos do sistema por parafusos de aluminio, excepto o que tem o freio das pastilhas e as fixa ao corpo da pinça.

Todo o sistema viu a tinta removida e foi polido, assim como alguns excessos de material (aluminio) também foram removidos tanto no corpo da manete como na pinça de travão.
Desta vez são as manetes dos formula que levaram um tratamento, foi removida a tinta, foram polidas, removido parte do material. mais por questões estéticas que de retirar peso.
E hoje de tarde vou tentar anodizar para cor dourada, vamos ver como corre a anodização em casa.

Por vezes quando vejo novos modelos de travão a sair para o mercado ganho algum entusiasmo e penso em mudar, mas a verdade é que os Formula ORO k18 travões travam bem, e são bem leves quando comparados com outros de ultima linha, da ultima vez que pesei o conjunto da frente (manete, tubo, e pinça) o peso foi de 232g, entretanto troquei já dois parafusos de aço por aluminio e removi algum material da manete. pelo que devem estar pelas 220g, (220+76g(rotor)=296g)

Foto do antes e do depois.
manetesalteradas.jpg

By mecanicopaladar at 2011-05-15
 

essence_s

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Isto sim, tunar travões e reabilitá-los.
Tambem eu tenho uns formula, mas uns B4 pro+ e apesar de algumas investidas em comprar algo mais recente, ainda continuam a desempenhar a sua função!
 
Entretanto decidi que ainda não estavam bem e ficaram assim,
http://img17.imageshack.us/img17/8551/17052011813.jpg
By mecanicopaladar at 2011-05-17.
já só falta anodizar (em casa), espero que este alumínio receba bem a anodização.

Decidi que o apoio do travão de trás tinha material a mais e foi à frese para retirar 5 gramas de gordura... ficou assim (pesava 25g, ficou com 20g)
http://img807.imageshack.us/img807/3505/16052011809.jpg
By mecanicopaladar at 2011-05-17
http://img801.imageshack.us/img801/1172/16052011808.jpg
By mecanicopaladar at 2011-05-17

Depois de ler um tópico sobre troca de anilhas de aço para titanol para poupar umas gramas, e gastar uns euros, pensei, tem de haver solução barata e mais leve ainda, e existe mesmo! Feito em casa!
Peguei nas anilhas e fui à loja do COMPRO OURO para pesar:
4 anilhas de aço deu 2.8g, logo cada pesa 0.7g
20 anilhas caseiras ultra-ultra-leves deu 0.8g!, logo cada 0.04g!
As anilhas em comparação:
http://img855.imageshack.us/img855/6826/17052011812.jpg
By mecanicopaladar at 2011-05-17

E aqui já montadas no travão:

16052011810.jpg

By mecanicopaladar at 2011-05-17
 
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essence_s

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Vais anodizar isso de que cor?
Se o aluminio n ficar esbatido, deixava isso na cor natural.Com o contraste dos parafusos de cor fica mesmo bem!
 
Estou a pensar dourado, mas ainda não estou muito convencido que seja uma boa escolha, também já pensei em preto.
Mas agora com a tua opinião ainda fico mais na duvida se vou anodizar, até porque tenho algum receio que este aluminio de fundição possa ter altos niveis de silica e não receba a anodização.
 

luis_andre

New Member
Excelente trabalho. Ficaram bem catitas. Se eles por si ja nao são dos mais pesados, agora devem ter ficado com um peso bem bom. Sabes o peso inicial vs final....
 
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