Plano de manutenção da bicicleta

Pedro_xpto

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ok silvio vou seguir o teu conselho pressao apontada pa suspensao nunca mais;) olha se algum dia precisares de alguma cena pa bike ou isso para la na loja da b.duran e diz k me conhces aki do forum k ele faste um desconto!!!boas pedaladas
 

smvc

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Boas,

A minha BH têm 3 anos até agora ainda não mudei nada, quer dizer mudei uns pneus e os calços dos travões, mas de resto tá como a comprei, nem a corrente a mudei, ano com uma na michila quando vou andar par ao caso de ser preciso, assim como os cabos de travão e mudanças.

Lavo de forma normal com mangueirada em cima e de pois seca ao sol e ajudo com um pano, e depois é só lubrificar tudo até aos cabos para não criarem ferrugem e podem crer que está impecável não têm nem um pingo de ferugem e penso que aidna não vou mudar tão cedo os componentes.

Penso que com uma boa lavagem e lubrificada não precisa de muito mais e está pronta para as voltas, não pode é ficar muito tempo parada senão ai sim estraga :D :p

Fiquem bem
 

cesarazul

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Re: Plano de manutenção da bicicleta

O melhor plano de manutenção é uma boa lavagem a mangueira depois de uma volta e depois é deixar secar e lubificar.
Eu faço assim, mangueirada, depois vou buscar uma tacinha com agua morna e sabão (Sonasol ou feri) e com um pincel é lavar a corrente, desviadores, V-braque, pedaleira, pedais, por vezes as manetes e alguma lama precistente, mangueirada outra vês, deixar secar ao sol se ouver, no fim de seca lubrificar toda a transmição pedais espias manetes e colocar uma massa consitente em spray que arranjei no intermarche nos parafusos (cuidado para não cair oleo nem massa para os braços da supensão) na suspensão coloco sempre uma fina mas mesmo fina camada de massa manitou nos braços...
Mudança de componentes só mesmo quando se estragam...

Isto é o remedio para uma grande longevidade.

Abraço
César Azul
 

Pedro_xpto

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Em resposta ao silvio e para acabar com as duvidas da melhor maneira de lavar a bicicleta falei com o dono da B.Duran Bikes e afinal percebi mal o que me foi transmitido. Alta pressão com detergente sim mas a distancia para nao danificar alguns componentes, e entao depois seca com compressor e a respectiva lubrificação dos mesmos.
 

bikelab

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Neste site há alguma informação sobre a limp+eza lavagem e lubrificação da bicicletas.
Vão dar uma vista de olhos... quem sabe ainda aprendem alguma coisa.
 

prowler

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Gostava de saber o que acham de uma revisão completa à bike por 60€... Sou caloiro nestas andanças e estou a achar um pouco caro, mas gostava de conhecer opiniões de entendidos... Desde já obrigado pelas respostas que derem. :)
 

Fabio Abreu

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Ca venho eu dar vida a este topico :mrgreen:

Depois da maratona de alvaiazere a qual me deixou a bike numa lastima e como a ultima revisao mesmo mesmo a serio tinha sido no verão decidi fazer uma revisao (quase) completa a bicicleta.

Gastei 7.50€ em cabos bichas terminais e essas coisas todas :D

Aqui a bike logo depois da maratona
GINASIO%20AC%20047.jpg


Aqui está a bike no suporte que eu fiz na cave (o suporte era uma cadeira daquelas antigas de ferro.. cortei e tal, dexei so 2 pes que é onde esta a bike apoiada e aparafusei a parede)
A bicla ja tinha levado uma mangueirada
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Num instante ficou neste estado.
hpim2533bc0.jpg


Para além da pedaleira faltava desmontar a caixa de direcçao (para tirar é uma gaita e para montar é outra), rolamentos do pedaleiro (nao tenho chave apropriada.. o alicate de pressao também serve mas podia riscar) o desviador da frente (para o voltar a colocar na altura certa do quadro para as mudanças entrarem certinhas era outra gaita), entao foi so tirar o pedaleiro.. Deveria ser com um maço, mas como nao tenho vai assim:
hpim2538id9.jpg


Entretanto, algum material como corrente parafusos etc no petroleo a amolecer a sujidade :mrgreen:
hpim2531zu5.jpg


Material para ser lavado com uma escovinha
hpim2535wa6.jpg


O quadro ja (quase) todos desmontado
hpim2540xg4.jpg


Lavagem
hpim2541qr6.jpg


Quadro e Supensao ja lavados
hpim2543ra7.jpg


Componentes também ja lavados
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Cassete com um pincel e petroleo
hpim2544rn0.jpg


Depois de tudo lavado, de ter bichas e cabos novos para os travoes e mudanças é hora de começar a montar tudo.
hpim2547bd3.jpg


Massa consistente na suspensao e na caixa de direcçao
hpim2548cv1.jpg


Ha que ter cuidado para nao perder peças da caixa de direcçao... Depois de encaixar a suspensao coloca-se a anilha para o rolamento da caixa de direcçao ficar justinho ao tubo da suspensao
hpim2549iq2.jpg


Logo de seguida monta-se o avanço, pois a suspensao so fica segura com o avanço.. O 1º parafuso a apertar é sempre o de cima e nunca os do avanço. O parafuso de cima é o que vai apertar a suspensao para que nao haja folgas, so depois é que se aperta o avanço. É preciso ter atençao que nas caixas de direcçao de esferas, se apertarmos muito o parafuso de cima a direcçao pode ficar rija. É so apertar até retirar a folga e nao se mexe mais.
hpim2550xr6.jpg


Depois montei o pedaleiro. Massa nos rolamentos e siga :mrgreen:
hpim2552yc3.jpg


Depois deve-se montar o outro crank ao contrario e nunca assim:

ERRADO
hpim2553fy0.jpg


CORRECTO
my.php


Deve-se colocar sempre um pouco de massa nas roscas para que os parafusos fiquem mais protegidos contra a oxidação (por acaso os parafusos das bikes nao oxidam, pelo menos nunca me aconteceu :mrgreen: ) e também para nao ficarem la dentro "perros" e mais tarde quando os quisermos tirar nao saem, como por exemplo nos apoios dos v-brake
hpim2555ti7.jpg


A bike ja praticamente toda montada.. É so montar cabos, bichas e mais umas coisinhas como o desviador de traz e corrente
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Nos cabos mete-se sempre um pouco de massa por todo o cabo para nao oxidar dentro das bichas
hpim2558uy0.jpg


Agora é ir para a Serra :mrgreen:
hpim2559yp2.jpg


Praticamente nao gasto dinheiro na manutençao da minha bicicleta :mrgreen:
Abraços ;)
 

bguerreiro

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Grande Fábio.
Inspirado na tua limpeza atirei-me hoje à minha 8XC.
Até a Reba foi parcialmente desmontada. Tive um surpresa desagradável. O oleo do lado direito não tinha lá muito bom aspecto.
Acho que a ida às Bragadas e afins, seguidas de lavagens à pressão (SIM, EU SEI QUE NÃO SE DEVE), não lhe deram muita saude.
Vamos lá ver como vai estar na próxima.

Cumps.
BG
 

Frei

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Ainda a uns dias abri caixa de direcção da minha specialized para colocar massa consistente ja fazia barulho...

tal como o cubo de trás que até as esferas ja tinha ferrugem aquilo era mais água que sei lá o que
 

Steel Boy

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Viva.

Desculpem a minha ligeira intromisão mas é o seguinte.
Acho que quanto a tecnicas de manutenção e mecanica já tudo foi dito.
Quanto ao registo da manutenção como é a melhor maneira de o fazer???
A rapaziada não tem uma folha com o registo de quantas correntes já compraram, quantas vezes já fizeram a manutenção ao cepo??
Falo especialmente para aqueles em que a mecanica da bike já não é segredo.

Eu honestamente já tentei elaborar uma folha de excel para efectuar esse registo, mas os meus conhecimentos a nivel de excel são muito basicos.
Já existe uma folha de registo de treinos e afins, que devo desde já dizer que está muito bem elaborada, e agora pregunto se não conhecem ou tem alguma coisa semelhante para efectuar o registo da manutenção da bike.
Dentro dos meus poucos conhecimentos eu posso ajudar a tentar elaborar uma folha dessas, mas aviso desde já, que são mais conhecimentos mecanicos do que informaticos.

Obrigado a todos

Gonçalo
 
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