Parar nos semáforos?

onix

New Member
ele até pode ser ironia, mas vê-se tanto especimen por aí que não me admirava que fizessem isso.

É verdade sim, que costumo colocar dois dedos nas viaturas para me equilibrar enquanto o semáforo não muda.

-É verdade também que ja muitas vezes foram baixados os vidros das mesmas e mantida uma breve conversa de cordialidade, com votos de um bom dia, para cada um dos intervenientes.
-Assim como o mesmo "gesto abusivo" tem servido para matar a curiosidade de algumas criancinhas, ao verem semelhante "ser" de vestimenta estranha e capacete na cabeça, que lhes sorri e acena um "adeus" simpático.
-Assim, como muitas vezes me empoleiro na viatura e alerto o seu condutor de que lhe falta uma lâmpada no farolim traseiro. Onde ele me agradece simpaticamente.

Ah...é verdade, não costumo andar de phones nos ouvidos e não costumo "batocar" nos capôs dos carros o ritmo das melodias.

Ainda bem que nem toda a "Gente" vê maldade nos actos que cometemos dia a dia.
 

Baba

Member
Essa do andar a par, apanha-se cada um na marginal, principalmente ao sábado e domingo de manhã, já me aconteceu, indo de bicicleta, ter de ir à faixa da esquerda para conseguir passar os 3 marmanjos que com as suas bicicletas de btt iam a ocupar a faixa da direita a passo de caracol e em amena cavaqueira. E não, não paro nos sinais vermelhsos (de velocidade) nos outros abrando e logo se vê se é possível passar c segurança. Mas axo que as pessoas se esquecem quando andam de bicicleta que tb andam de carro e vice versa, e quando são azeiteiros tanto o são de bicicleta como de carro. Devo tambem dizer, já que falei de marginal, que já me aconteceu apanhar bttistas na marginal e fazermos quase meia marginal em filinha pirilau e fazendo desta forma não estorvamos ninguém e ninguém reclama. Agora ñ se pode reclamar civismo ( e isto para mim é mais importante que o cumprimento cego das regras) e sermos depois os primeiros a não demonstrar um pingo de civismo. Quando se falha, e tb já me aconteceu, obviamente, ao menos que se tenha a humildade de pelo menos levantar uma mão a lamentar o sucedido.
Peço desculpas pelo testamento mas por vezes já xateia a ladainha dos senhores condutores serem todos muito maus e a culpa ser toda deles. Vejo tantas ou mais falhas de quem anda de bicicleta do que de quem anda de carro.
Abraços
Fernando
 

canuco

New Member
Onix o ppl aqui ainda não se apercebeu que a segurança tem tudo a ver com civismo e bom senso...

Por alguma razão Portugal é dos países da europa com maior taxa de sinistralidade rodóviaria...é tudo malta com civismo e bom senso.

Volto dar um exemplo, se eu for no meu motociclo e passar um vermelho com civismo e bom senso não há problemas? Desde que o faça em segurança dá-me legitimidade para o fazer?
 

canuco

New Member
Passar um sinal vermelho ou não ceder prioridade é uma contra ordenação muito grave com sanção acessória de inibição de conduzir pelos menos de 1 mês...quando elas começarem a cair nas cartas de condução dos ciclistas é que eu quero ver quem passa vermelhos.
 

mataburacos

New Member
"Ainda bem que nem toda a "Gente" vê maldade nos actos que cometemos dia a dia."

não se trata de ver maldade, apenas n gosto que usem o meu carro como encosto, seja de bicicleta ou aquela malta que se encosta aos carros alheios a conversar
da mesma maneira que eu n me encosto ao carro de ninguem e tenho o cuidado de n encostar a minha bicicleta a carros ou outras bicicletas

paro sempre junto ao passeio e uso-o como apoio
 

onix

New Member
não se trata de ver maldade, apenas n gosto que usem o meu carro como encosto, seja de bicicleta ou aquela malta que se encosta aos carros alheios a conversar
da mesma maneira que eu n me encosto ao carro de ninguem e tenho o cuidado de n encostar a minha bicicleta a carros ou outras bicicletas

Respeito o teu ponto de vista, mas eu não me importo que algum ciclista se apoie no meu carro num semáforo, pois de certeza que não me amolga a chapa, nem me risca a pintura e se o fizer, tenho a certeza que assume a responsabilidade dos seus actos...fico "Fod***" é com os tipos que abrem as portas nos parques de estacionamento de qualquer maneira, sem se preocuparem com os estragos que fazem e se vão embora sem dizer nada.

Quanto ao ficar sem carta ao andar de bike...é muito provável que isso aconteça, mas aí, cada um tem que se responsabilizar pelos actos que comete. É como em tudo na vida.

Ainda hoje me encostei a um carro num semáforo , quando todos os meus colegas passaram o sinal vermelho. Por sinal a pessoa que estava dentro do carro era esposa de um agente de autoridade, entoamos uma pequena conversa sobre autuações e ela até esperou que eu arrancasse primeiro para apanhar o grande grupo de "Infractores".

Eh pá é um "vicio" que eu tenho de me encostar ás viaturas...aproveito para meter conversa com a/o condutor, por vezes sobre a musica que eles estão a ouvir, outras vezes sobre o clima e até mesmo sobre o "carrão".
Nunca tive uma reacção negativa por parte deles e até ja muitas vezes fui surpreendido pela positiva com as reacções de certas pessoas. Se alguma vez apanhar alguém que não goste e se manifeste nesse sentido, que remédio tenho eu de ficar a fazer equilíbrio em cima da bike, para impressionar e pedir desculpas ao visado.
 
Last edited:

RuiBH

New Member
Quando andam de carro também não param nos vermelhos??? :) Penso que deveríamos ter a mesma atitude quando andamos nas nossas bikes pois não deixa de ser desrespeitar o código de estrada que já em pouco ou nada favorece os utilizadores de bicicletas. É apenas a minha opinião.
 

canuco

New Member
Quando andam de carro também não param nos vermelhos??? Penso que deveríamos ter a mesma atitude quando andamos nas nossas bikes pois não deixa de ser desrespeitar o código de estrada que já em pouco ou nada favorece os utilizadores de bicicletas. É apenas a minha opinião.

O problema é que para algumas pessoas existem dois tipos de código da estrada, um para os carros outro para as bicicletas....depois depende se se conduz um carro ou uma mota!!!!
Se passar um vermeho com um carro é uma falta de civismo...se for de bike.....tásse bem.
 

Jocas22

Active Member
o codigo é igual pra todos.... Mas se formos numa zona de 70km/h nao devemos andar a 71, mas se o fizermos não é falta de civismo, aliás nem multa apanhamos... :cool:

aliás aqui ninguem anda de carro a mais de 50 (51 sequer) numa zona de 50, a mais de 120 (121 sequer) na AE e por ai fora, nos Stops é travão de mão com ele mesmo que tenha visibilidade em todos os sentidos e não venha um carro em kms, tudo isto pela falta de civismo ou mesmo porque a lei é pra cumprir excrupulosamente :D

só gostava de vos ver a conduzir um dia
 

miguelcarromeu

Active Member
Desculpem a sinceridade mas este tópico tem primado por algumas comparações ridículas. Querer comparar uma bicicleta a um carro ou a um motociclo é, no mínimo, simplesmente cair no extremo do excesso de zelo.

Vejamos, num veículo que tem uma facilidade extrema de ora é um velocípede, ora é equiparado a peão, qual é a dificuldade de chegar a um semáforo, desmontar, contornar o semáforo pela direita, voltar a montar e seguir? É uma infracção?

E na passadeira? Desmontar e passar à mão? Exigem isso aos ciclistas?

Acho que o Jocas22 disse tudo há uns posts atrás ao falar em "road rage". O problema de muita gente é a frustração diária que levam para a estrada e descarregam nos outros; chegaram mesmo a achar legítimo que um automobilista que veja um ciclista a passar um semáforo vermelho, tem todo o direito de ficar enraivecido. Por amor da santa! Preocupem-se em coisas tão simples como não atender o telefone nem mandar SMS's (já sei que aqui ninguém faz isso) pois um carro ou uma mota são autênticos projécteis mortíferos; uma bicicleta não passa de uma pedaço de alumínio de tracção animal.

E para finalizar, gostava eu que 90% dos automobilistas tivessem tanto cuidado na estrada como 99% dos ciclistas que vejo. Aposto que havia muito menos acidentes mortais.

EDIT:

Ps. só para concluir, eu, como individuo com pouca formação que tenho, confesso, que passo alguns vermelhos; outros não. Tenho algo que se chama consciência (é uma coisa maravilhosa) e nunca coloquei a minha vida, nem a chapa de ninguém (tenho muito respeito pela chapa e pinturas alheias) no menor risco possível.

Já agora, também não atendo o telefone ao volante nem bebo quando tenho de conduzir.
 
Last edited:

Jocas22

Active Member
alias no seguimento do que dizes, conduzo já há algum tempo e por norma numa estrada em que passam centenas de ciclistas aqui da zona, a N10. Nunca vi ninguem reclamar de um ciclista, seja peao, seja motorista, ao contrario de entre condutores de latas em que o desatino é constante ou ciclistas a reclamar da falta de civismo dos automobilistas em que geralmente temos o fatal "peço desculpa não vi"

é que numa bicicleta os sentidos estão sempre acordados, enquanto que dentro do carro dá pra tudo, maquilhar, enviar sms, falar telemovel, olhar pro banco de tras,...
 

mouratespt

New Member
Parece que tiveste de fazer código e condução para andar de bike :fpalm: Acho que não existe, pelo menos na minha terra, mas se calhar vou tirar carta de bicicleta hehehehe, só tens de me dizer em que escola tiraste para eu fazer a minha inscrição.

Andar de carro ou de mota são coisas completamente diferentes, de bike desde que não coloque ninguém em risco, e exista consciência por mim andar na estrada é como no monte... à sorte :D
 
Last edited:

RuiBH

New Member
Só estava como que a dar a minha opinião. Já vi alguns colegas nossos a não pararem no stop mas um pouco distraídos e iam sendo passados a ferro. Tudo bem que não acontece sempre e talvez não devesse generalizar se assim pudermos falar mas prefiro ser cauteloso pois somos sempre os "mais fracos". Peço desculpa se para alguns fiz parecer que penso ser melhor que todos pois é coisa que tenho a noção que não sou.
 

Jocas22

Active Member
mas isso se iam distraidos é outra história, isso não é passar um vermelho como aqui estamos a falar. Senão tambem se pode falar de cumprirem o codigo e "marrarrem" com um carro estacionado. Têm consequências sim senhor, mas a distracção, não o incumprimento de coisa alguma.

por acaso já tive um encontro imediato com um poste com um desses discuidos :cool:
 
Top