Para quem facilita e não anda de capacete

tiago81

New Member
aqui fica uma foto em frança
num monumento que esta nos pirineus
de um grande ciclista k morreu por andar sem capaçete

Há 16 anos, no dia 18 de julho de 1995, o ciclismo vivia uma das páginas mais negras de sua história. O italiano Fabio Casartelli falecia no helicóptero que o levava para o hospital de desde o Col d´Aspet, onde o ciclista da equipe Motorola e companheiro de Lance Armstrong sofreu uma queda que lhe provocou múltiplas fraturas no crânio.

O campeão de estrada nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, não tinha nenhum tipo de pretensão na luta pela camisa amarela no momento do acidente. Uma tragédia que serviu, pelo menos, para iniciar as discussões sobre a importância do capacete; uma regra obrigatória na UCI atualmente.

Na etapa seguinte, décima sexta, foi neutralizada e os companheiros de Casartelli, seis no total, tiveram a honra de cruzar a linha de chegada alguns metros à frente do pelotão – uma pequena homenagem para um dos ciclistas mais queridos e simpáticos do ciclismo.

Armstrong homenagearia o amigo em Limoges, ao vencer a etapa e erguer os braços aos céus, em memória do amigo, conquistando seu segundo triunfo no Tour de France.

O jovem ciclista deixou esposa e um filho com um ano e meio na época, falecendo dois dias depois de completar 25 anos de idade.

[URL="http://img825.imageshack.us/img825/3478/24961722692466733437110.jpg"] [/URL]
Uploaded with ImageShack.us
 

Daniel Maia

New Member
Eu às vezes facilito, mas agora sempre que saio de bina, levo capacete! E devia de ser capacete de mota, porque aquilo atinge velocidades não muito saudáveis..
 

marcosilva

New Member
eu tb ando sempre de capacete,mas se elas tiverem de acontecer,tanto acontecem com capacete,como sem ele.....mas proteção sempre!!
 

predadorbike

New Member
Palavras para quê !!!
Em 1984 no dia 30 de Abril disputava-se a 5ª etapa da X Volta ao Algarve, quando Joaquim Agostinho sofreu uma fractura craniana, num acidente provocado por um cão que se atravessou no seu caminho.
Joaquim Agostinho, está tudo dito...o resultado já todos sabem qual foi.
 
Last edited:
Pior queda que mandei, tramei uma grande parte do corpo, a única que não apanhou nada foi a cabeça, as marcas no capacete dizem-me que não teria sido assim se não o tivesse colocado.
 

cconst

Member
Numa queda na Serra D'Aire, perdi os sentidos... o capacete partiu-se... fiquei com um grande ematoma na testa e com um olho negro... se o capacete não estivesse lá, talvez não estivesse aqui a responder.

Capacete SEMPRE!
 

AlienCop

New Member
Boas! Amigos, eu sou se calhar um pouco exagerado, mas até para ir ao pão ao fundo a rua ponho o capacete e as luvas..!
As luvas, porque houve um amigo que no tralho que deu sem as luvas, ficou sem 2 dos dedos..

Boas pedaladas.. em segurança!
 

Mr.Biker

New Member
Nunca pensei que o uso de capacete fosse tão necessário. Presentemente possuo um capacete da roadsign, mas faz-me um pouco de confusão andar com ele, não sei porquê, por isso ando sem capacete. Amanhã vou dar umas voltas com ele a ver se me adapto, porque apesar de andar sem capacete, acho melhor começar a andar... Até porque o capacete está novo, nunca andei com ele. Mas vou começar a andar, porque mais vale prevenir que remediar, e andar sem ele pode levar a ferimentos graves, ou até pior...
 

Nuno Sá

New Member
Eu à conta de um distracção quando comprei o meu primeiro ciclocomputador, à uma data de anos, entrei pelo vidro de trás de um carro, se não fosse o casco... é peça essencial, se alguém quiser ir andar comigo tem de o ter.
 

fitty77

New Member
Um dia, fomos dar uma voltinha para descomprimir, devagarinho e tal. Um dos companheiros esqueceu-se do capacete, mas como era uma voltinha de passeio, seguiu. Nada iria acontecer, afinal de contas, tantos dias que anda com ele e não caia, mesmo a andar depressa, nesse dia não iria cair a andar devagar. Mas foi nesse preciso dia que ele caiu e bateu com a cabeça no chão.... Felizmente nada de grave sucedeu, mas penso que ele (e os que o acompanharam) aprenderam a lição...
 

TheShadow

New Member
Eu ando sempre de capacete.
Aos domingos todos temos capacete para ir andar, e caso apareça alguém também tem que o ter senão não vai (ou vai sozinho).
 

reguila

New Member
Eu estou com este ultimo amigo, seja quem for, ou é com capacete, ou vai sozinho.
Aqui pelos algraves, por acaso não se vê muita gente sem o dito cujo, :), no entanto eu e o meus colegas de pedaladas temos andado um bocado mais atentos, e engraçado que o ppl que não usa o capacete é sempre o pessoal de mais idade!!!!
 

RMMTB

New Member
Foi logo o primeiro acessório que comprei juntamente com a bike. Já em miúdo, no carro, ninguém me tirava o cinto. Adoro conduzir e para mim é impensável andar sem ele. Na mota muitos conhecidos me perguntam porque não uso capacete aberto ou tipo Jet, pois é "mais fixe" e respira-se melhor e porque é que ando de luvas no verão. Mas se deixar a pele no asfalto já deve ser lixado, deixar os dentes ou os dedos nem quero imaginar.
Aqui na minha rua, para ir buscar comida ou ir aos correios, não uso nada, porque também a probabilidade de um acidente é quase zero, especialmente grave, e a velocidade é muito baixa. Mas de resto ando sempre com capacete e luvas, no mínimo.
 

fitty77

New Member
RMMTB, compreendo o teu pensamento de que a probabilidade é quase zero e tal, mas foi exactamente num espirito desses que o outro de quem falei atrás caiu...
 

RMMTB

New Member
Se calhar não é a mesma coisa... Tu ali falaste numa voltinha e tal. Eu não vou dar voltinhas sem capacete. Quando digo que a probabilidade de um acidente é quase zero, é porque a minha rua é uma recta com 200m, com um passeio larguíssimo e onde não passa vivalma. Ter um acidente aqui, só se uma pessoa se distrair e for contra uma árvore.
 

C.Orelhas

New Member
Tambem pode acontecer ehehe :D

Agora fora de brincadeiras, em relação ao capacete nunca facelitei, já apanhei alguns sustos e um a bem pouco tempo, cai numa prova numa descida cheia de pedras, raizes de arvores e regos de agua, um atleta a minha frente travou a fundo e eu tive que travar e desviar-me o que aquilo era inclinado não consegui de forma alguma evitar a queda pois a roda escorregou, sorte que levava capecete, porque este ficou um pouco amaçado da pancada, imagino se fosse na cabeça :D
 

hrealinho

New Member
Eu também com o capacete nunca facilito!
Agora no Verão vou continuar a usar luvas...
Um amigo do meu pai já perdeu os sentidos numa queda de uns bons 3 metros... E eu estava com ele e uns amigos... E ele usava capacete!!
O meu é um Bell, penso que seja bom :D

Abraço
 

nasp

Member
Comigo o capacete vem sempre, entre por um boné no verão e por um capacete, a diferença não é muita mas a segurança vale bem mais, e no inverno é a mesma treta, entre levar um gorro ou capuz pra chuva, tapo os buracos do capacete e vai assim. Capacete e luvas fazem parte, tal como os calçoes almofadados, nao consigo sair sem eles.
Para alem das quedas o capacete tambem fza um jeito enorme nos obstaculos aereos mais baixos, que nunca ouviu o famoso POC de um ramo no capacete.
Tambem fui bem ensinado, logo na 1ª saida que fiz de BTT mais a serio levei com uma PINHA na cabeça que me fez um hematoma enorme durante 1 semana. Não foi preciso cair para sentir a falta dele. Realmente faz-me muita confusão ver malta sem capacete, mas enfim a cabeça é deles não é minha.
Em relação ao saudoso JOAUQIM AGOSTINHO não foi apenas a falta do capacete em si, mas um conjunto de factores que levaram aquele desfecho, lembro-me do caso dele varias vezes quando andamos no meio do monte longe de tudo, por vezes nem sabemos onde estamos e rede TLM é coisa que tambem não há e então casas nem velas, como ficariamos com um queda mais violenta???????
 

Mach 4

New Member
Isto de andar com ou sem capacete nem devia ser discutivél.

A mim incomoda-me imenso a acumulação do súor na testa e a pressão que por vezes um capacete faz (principalmente agora no Verão) mas para quem pensa 2 vezes em o usar ou não apenas pergunto isto :

- QUANTO É QUE VALE A VOSSA CABEÇA/MASSA ENCEFÁLICA?
- QUANTO É QUE VALE A VOSSA VIDA?
- ACHAM QUE O AZAR SÓ ACONTECE AOS OUTROS?
- IMAGINAM COMO SERÁ VIVER COMO UM VEGETAL APESAR DE TEREM UM CORPO INTACTO?

E isto meus amigos não são TANGAS mas sim a realidade.
Eu comparo isto ao uso ou não do cinto de segurança nos carros.
Está hoje nos cuidados intensivos, num hospital aqui á minha beira, um jovem chamado Angélico entre a vida e a morte porque, para além do azar que teve com o carro que conduzia, facilitou e não colocou o cinto de segurança.

Vejam aqui o sucedido > http://starlounge.pt.msn.com/index.cfm?objectid=129556
 

Joker2000

New Member
Eu já vi o acidente de um amigo meu que deu uma cabeçada numa árvore. Como tinha capacete só lhe ficou a doer a cabeça.
Uso e recomendo o uso de capacete e luvas sempre.
 
Top