29er Orbea alma 29er S50

Jorgefcd09

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Boas pessoal
Venho aqui apresentar a minha nova maquina é uma Orbea alma 29er S50, comprei a cerca de 2 semanitas e para já depois de muitos anos de roda 26 a minha opinião ainda é muito vaga. Na primeira volta no monte com ela confesso que não gostei de quase nada até fiquei a pensar que tinha cometido um dos maiores erros da minha vida, quais foram as minhas impressões? Para começar estava muito habituado a andar em força e de repente vime obrigado a andar em cadência, segundo, a altura ao solo e principalmente a altura da frente, e por ultimo achei a bicicleta muito difícil de manobrar em partes mais lentas, confesso que também fui a maluco no primeiro treino fui logo a Barcelos um treino com mais de 100km conclusão? Cheguei a casa nem me mexia :b
Fiz logo umas alterações depois dessa volta, desci o avanço, o que já aumentou um bom bocado o conforto, puxei o selim um pouco mais para a frente, e cortei 1cm de cada lado do guiador passando de um 670mm para um 650mm, com isso já me senti bem mais confortável. Agora com as idas diárias para o trabalho e mais uns treininhos nocturnos tenho mudado radicalmente a minha opinião começo realmente a gostar disto, a caminho vem já umas rodas ztr crest 29er com raios laser e cubos novatec, o que penso que vá melhorar a agilidade da bike para além da grande redução de peso e a qualidade dos cubos aliada a esses factores já referidos a facilidade de por a bicicleta a andar e de manter as velocidades, estas rodas puxam mesmo uma pessoa para trás ;)
Com o passar do tempo irei completando esta lista de pesos tenho de arranjar uns tempinhos para a ir pesando e vendo quais os upgrades que mais se justificam, tendo sempre em conta 3 factores, 1º preço, 2º qualidade, e 3º peso, não vou entrar em loucuras de peso como na minha ultima e depois acabar insatisfeito por falta de rigidez e qualidade de algumas das peças que me chegaram a valer algumas quedas, digamos que aprendi bem a lição :b

Quadro orbea alma oms tam m 1270gr
Abraçadeira de espigão de 37mm original da orbea 25gr
Suspensao fox 29 ctd 1610gr
Caixa de direcção fsa orbir 104gr
Para já são as únicas peças que tenho pesos


Entretanto aqui ficam algumas fotos da bicla espero que gostem!












E o peso total da bicla com umas rodas de 2330gr o par sem pneus cassetes e discos até nem é mau!
 

HR

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Boas,

Muito bonita a bike e excelente base de evolução! Gostei da "introdução" do antes e depois das modificações com respectivas sensações.

Sem duvida que na troca das rodas vais notar ainda mais diferenças!

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

paradawt

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Este quadro tens pormenores e linhas bem interessantes.

Uma coisa que gostei muito foi a passagem de cabos no quadro e o facto dos mesmos terem bichas da Gore (se não estou enganado).

Precisa agora de uns sapatos novos e mais levezinhos porque estes penalizam a máquina.

Algum carbono também ajudará no projecto final (guiador, espigão).

Cumprimentos.
 

Jorgefcd09

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Obrigado pelos elogios malta, assim que tiver mais novidades, e mais experiências com ela vou postando.
Mauroferreira, quem faz estas tampas de direcção é o Mecânico do Paladar

Cumprimentos.
 

Jorgefcd09

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Neste bicicleta tanto a frente como atrás é eixo de 9mm, a alma de 2014 é que já vem com a fox ctd com eixo de 15mm a frente, qualquer coisa podem ver o novo quadro no site da orbea eu pessoalmente ainda gosto mais do que este mas não pode deixar de aproveitar a oportunidade que foi esta bicicleta.
Obrigado Insignia! é uma quadro diferente sem duvidas ou se adora ou se detesta eu cá adoro o visual completamente fora do normal, e quando apanhar lama é que vai ser o real teste ao quadro a ver se aquele guarda lamas integrado funciona mesmo ;)
No que toca a rigidez é incrível não "verga" nem um bocadinho e nesse aspecto sou bastante exigente pois venho da estrada e já testei muitos quadros :)
 
Esse quadro tem uma geometria singular.

Parabéns tens aí uma bela máqauina com muito margem para evoluir e retirar peso.

Gostei do selim, diz lá o que lhe fizeste ?
 

Jorgefcd09

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Boa tarde malta
Obrigado pelos elogios a bicicleta :D

HYPPERSONIC
o que eu fiz no selim foi simplesmente lhe retirar a pele e a almofada que trazia de origem (era um selim bbb branco)

Quanto a bike já lhe mudei as rodas e coloquei um pneu traseiro novo pois o geax aka que vinha de origem gastou muito rápido desconfio que nem mil km fez muito mau a nível de durabilidade. O pneu eleito para trás foi o continental mountain king II 2.2 que já tinha na minha 26 e gostava muito do pneu para ja ainda não esta convertido a tubeless pois ainda não tenho a fita para o aro.
Quanto a habituação há bicicleta não esta a ser muito fácil continuo a achar principalmente a subir que perde um bocado para as 26, mas como a diferença de peso em relação a outra ainda é significativa vou dar-lhe o beneficio da duvida até tirar mais algum peso, depois os andamentos também não estão a ajudar muito neste aspecto da habituação cada vez mais penso em aumentar o numero de dentes do pedaleiro actualmente com 38/26 e estou a pensar aumentar para 39 o prato grande pois um dentinho já faz alguma diferença e colocar uma cassete 11-34 em vez da 11-36 actual para diminuir os intervalos entre mudanças, por agora resta-me mesmo insistir e colocar a bicicleta mais a minha maneira, nos meus planos esta também colocar um avanço com -17º de inclinação pois ainda acho que a direcção esta muito alta.
Quanto a bicicleta esta actualmente assim para um futuro muito próximo esta a troca da cabeça dos raios para azul ou preto (o que acham melhor malta), e retirar estes tos vermelhos e colocar uns em azul.

Aqui ficam algumas fotos da bike com as rodas novas e alguns tos novos










E por ultimo o peso actual da bike sendo que estas 740gr que estão a mais nem são muito complicados de retirar, a conversão da roda de trás para tubeless, a substituição dos discos e cassete, mais o guiador avanço e espigão de selim devera resolver esse problema ;)
 

joao.f

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muito fixe, agora com a cabeça de raios azul e autocolantes azuis fica no ponto. já agora quando poderes coloca uma foto da bike completa para ver como ficaram os autocolantes da suspensão no enquadramento da bike ;) . de resto agora é kilometros com ela.
 
Pois bem me parecia que era isso que tinhas feito ao selim ;)

Sabes quantos gramas perdeste com a "operação" ?

Com essas mudanças poderás perder esses 740 gramas, mas para a malta poder dar uma ajuda mais precisa, seria útil listares os componentes da bicicleta.

Quanto ao avanço já ponderaste invertê-lo ?

Deverias harmonizar a cor dos nipples das rodas com o quadro, por azul igual se possivel, ou então por preto sempre é uma côr neutra.
 

Jorgefcd09

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Boas malta
Quanto as rodas este mês ainda não vou trocar as cabeças dos raios nem converter o pneu traseiro para tubeless preciso de ganhar um bocadinho de ar em antes ;) No entanto já lhe fiz mais uma alteração visual, retirei os autocolantes vermelhos das rodas e tirei todas as marcas do gel que tinha no aro que até parecia mal numa bicicleta nova, e como estava com a mão na massa aproveitei e pesei os discos com parafusos, pesei também o adaptador para o disco 180mm da frente pois vai ser retirado futuramamente.Estou a pensar colocar um disco de 160mm da hope flutuantes com centro em preto, vou optar pelo preto pois não gosto muito do azul que estas peças tem se fosse igual ao do quadro era o azul sem duvidas.
Pesei também o guiador e o espigão de selim, não pesei o avanço pois não quero estar sempre a retirar e a voltar a colocar a blackhole como tal peso assim que trocar o avanço aproveito também para responder ao Hypersonic, o avanço se o inverter vai subir ainda mais a direcção e eu quero é descer, vou ter mesmo de optar por um avanço ou de 17º estou a pensar em colocar o deda nine, preferia o ritchey wcs 260c mas os 25º de inclinação são demasiado drásticos e depois iria ficar demasiado baixo e a diferença de preços e peso não é muito significativa e o deda ainda é possível tirar mais umas gramas trocando os parafusos.
Quanto ao selim pesei agora sem capa eu já fiz essa alteração há mais de um ano e já estive a procura de alguma foto nos meus registos do peso original do selim mas infelizmente não encontrei nada, mas se souber quanto ele pesa originalmente com esta foto já consegue ter uma noção, futuramente se encontrar um selle italia slr em carbono aberto a meio bem barato por ai poderei ponderar a troca para lhe fazer o mesmo que fiz a este pois este selim é perfeito.
Agora deixo aqui umas fotos do aspecto da bike sem tos nas rodas e com os novos na suspensão e deixo também a foto das peças na balança, e assim que tiver tempo peso a transmissão para terminar a lista dos pesos e colocar aqui no forum.



E aqui vai o peso de alguns componentes
Esta cassete é ridícula, mal tenha oportunidade irei trocar por uma xt 11-34 cheguei a pensar numa xtr ou na xx, no entanto acho que a diferença de preço monumental não compensa e com a xt a redução de peso já é bem grande.






 
Tens aí muita margem para perder peso, deixo algumas sugestões, material que tenho na minha bike:

- K7 | Shimano XT 11-32 9v | 260 gr (não sei o peso da de 10v)
- Avanço | Ritchey WCS 260 100mm 6º (podes ver no meu tópico pág.2) a inclinação não é tão acentuada | 104 gr
- Espigão | KCNC Ti Pro Lite 8000 350 mm | 145 gr
- Discos | KCNC Razor 160 | 73 gr || Ashima Aro 08 160 | 85gr - já que vais mudar muda para 160 à frente
- Corrente |Shimano CN HG94 10v | 272 gr

Quanto ao guiador há vários opções leves, mas na minha opinião é onde o gosto pessoal de cada se torna mais relevante para a esolha deste componente.

Gostei do look black dos aros ;)
 

LourinhoJR

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Boas, tenho a dizer que tenho uma igual mas o quadro em vez de branco, é a preto e vermelho. Eu adoro este quadro e a bicicleta em si!
Quando te referes ao "guarda-lamas" que o quadro faz… eu já experimentei e é bastante eficaz!
Boas pedaladas!!
 

red46

Member
Boas.

HYPPERSONIC, a cassete que falas é de 9v, penso que a do Jorgefcd09 é de 10v.

Jorgefcd09, a minha Black Hole pesou 4grs.

ndh1.jpg


Cumprimentos
 
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