Novo Grupo SRAM "xx"

TUBORG98

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A SRAM anuncia que vai lancar um novo grupo em meados de 2009, este grupo sera o primeiro com 10 velocidades e vai juntar todas as marcas do grupo (SRAM, RockShox, Avid, Truvativ e ZIPP). Tanto quanto se sabe sera um grupo superlight e provavelmente na epoca de 2009 poderemos ver alguns dos atletas de topo a testarem este material.
Boas novidades aguardam-se.

Ver noticia completa aqui:
http://www.cyclingnews.com/tech.php?id=/tech/2008/news/11-13
 

350plus

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Para já ainda há pouca informação mas a versão 2x10, a existir, vai dar muito que falar. Parece-me que esse vai ser o caminho de futuro para as bikes XC leves.

Aguardemos mais informação...
 
De momento não estou a ver qual seja o peso abatido.

Vão tirar uma á frente para meter mais uma atrás, creio que ira ficar ela por ela. :roll: deduzo
 
Isso talvez sim :mrgreen: ou não, estou a especular sem saber, mas temos cabeça para raciocinar... :-K

Eu aposto nos pratos 44T 30T
e a cassete 36 34 32 28 24 21 18 16 12 11
 

350plus

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Segundo o que diz na notícia a cassete não vai ter mais amplitude (máximo 11-34 ).

Quando falei no setup 2x10 para competição não estava sequer a pensar nas poupanças de peso, as vantagens vêm mais dos rácios menos espaçados. Mas o peso decerto será menor porque eles falam num cranque específico para 2 pratos. Sempre são umas gramas que desaparecem.
 

tkul

Utilizador Banido
Beyond that, SRAM is keeping its cards very close to its chest to prevent a fast response from rival Shimano. Shimano is reliably reported to be developing a ten-speed mountain bike group in response to previous rumours of a new SRAM group.

:lol:

Esta é mesmo para rir!!!!!!!!! HAHAHAHAHAHHAHA! Anda SRAM a inventar a roda... já os outros andam nas nuvens!
Shimano, independentemente do que queiram achar é outra onda! Basta ver como funcionam, o que fazem, como fazem, e a fiabilidade que tem.

SRAM em 2009 lançou o Hammershimmit e isso sim, foi uma "inovação", se não fosse a empresa Suiça já com uma solução muito semelhante (para não dizer quase igual).

Pergunta:
Uma cassete de 10, é para um cepo de 9/8?
É que se for, é óptimo para a lama ficar bem metida no meio... termos umas correntes ainda mais finas... enfim, deviamos pensar mais na vida real em vez no que deveria ser ou seria óptimo se...


A SRAM e SHIMANO que faça uma inovação como deve ser para o BTT -> Caixa com velocidades internas!
Esta "#$T"#erda de tecnologia tem décadas... décadas..........é apenas melhoria... melhoria, mas a !"#!"erda de conceito continua lá.
 
tkul said:
Beyond that, SRAM is keeping its cards very close to its chest to prevent a fast response from rival Shimano. Shimano is reliably reported to be developing a ten-speed mountain bike group in response to previous rumours of a new SRAM group.

:lol:

Esta é mesmo para rir!!!!!!!!! HAHAHAHAHAHHAHA! Anda SRAM a inventar a roda... já os outros andam nas nuvens!
Shimano, independentemente do que queiram achar é outra onda! Basta ver como funcionam, o que fazem, como fazem, e a fiabilidade que tem.

Não me parece que tenhas percebido bem o que está escrito... a Shimano é que está atrás da SRAM "in response to".
Não vou discutir preferências SRAM vs Shitmano, mas a noticia diz claramente: SRAM 1º, Shimano 2º no alegado desenvolvimento do 10v para BTT.

Concordo contigo 100%, a mecânica aberta, tal como a conhecemos é tão arcaica como o motor de combustão dos nossos carros... demasiado básico e antigo, mas o mercado continua a atirar-nos areia para os olhos e a dizer que é muito bom. comprem! comprem! bhaaaaaaaaaaaaa

VT
 

Vitorzip

Member
Bem, é novidade, mas não me surpreende.

Marcas á parte (não me interessa entrar em devaneios sobre quem tem a maior galinha), Já em 2007 (no Festibike, inclusivamente) eu tinha testado um setup de 10 velocidades na Van Nicholas do JoãoTX, com cassete 11/34 (se não estou em erro), manipulo rapid-fire de 10 velocidades, um grupo destinado a uma bike hibrida, que segundo o proprietário funcionava em pleno em todo-o-terreno (não vejo porque não)... as fotos dessa bike devem estar aí pelo fórum, têm mais de um ano!

Vantagens... seguramente a suavidade.

Desvantagens... peso, a questão da lama (bem, mas as actuais também...), a actualização quase obrigatória dos restantes componentes da transmissão, tal como aconteceu de 8 para 9v (corrente mais estreita, pratos, pedaleiros devido á distancia dos pratos, manipulos...)

Vamos aguardar. A evolução é um processo inevitável, por vezes bom, outras vezes nem tanto. Veremos.
 

tkul

Utilizador Banido
Eu percebo, aliás, a Shimano tem na calha 10 velocidades havendo rumores que iriam lançar brevemente.
Sou da opinião que a SRAM com o Hammerschmmit é que deu um passo em frente, pena ter um preço elevadíssimo, drag (quem esteve em Santarém, e tenha rodado a pedaleira no setup de overdrive para trás, deve ter percebido um pouco de atrito ou drag. Pessoalmente fiquei desiludido!) já para não falar no peso, que mesmmo para mim, que estou simplesmente a cagar tendo uma AM com 15,5 kg... deixa-me a pensar!
A resposta ao Hammer. por parte da Shimano poderá durar mais uns anos, até lançar uma coisa com pés, cabeça e uma fiabilidade à prova de bala, vamos ver...


VítorZIP, e outros, acham que é necessário mais mudanças? :shock:
Eu por mim voltava às antigas 7 velocidades se tivesse material em condições (manípulos, cassetes e correntes).
Actualmente rodo com 22/36 e cassete XT de 11-32, a qual trocaria sem olhar para trás, se manufacturassem uma cassete XT de 7, correntes mais larga (menor problemática com lama, além de resistência), e um cepo mais curto (maior rigidez de roda).
Trocaria por uma 20/36 e uma cassete de 7 com 28; 24; 20; 17; 15; 13; 11.
A diferença de 20 para 22 é impresseptível, e a dado funcionar tão bem com o prato de 36, não acredito que houvesse um grande problema em colocar uma granny… mesmo granny!
Vantagens além das enumeradas acima, seria a redução de peso da cassete e peso não suspenso.
 

Vitorzip

Member
Isto começa a ser :eek:fftopic: , mas ao mesmo tempo não é... :mrgreen:

De facto acho que 10 velocidades não são propriamente a evolução mais desejada em btt, mas isto é apenas uma opinião pessoal. Já o XTR da série m900 (8velocidades, de 93) funcionava muito bem, e dava uma tareia a certos grupos actuais.

De qualquer modo eles têm que vender e por isso não podem mudar apenas as cores de um ano para o outro... :wink:
 

tkul

Utilizador Banido
percebo que seja necessário vender... mas que se faça alguma evolução.
Por exemplo a Shimano com o Shadow, SRAM com o Hammer, BB30, BB de 92mm, etc...
Isto de acrescentar mudanças é como quando era miudo e ia ver os mostradores dos carros para ver quanto marcava...................................para ver qual era melhor! :roll:
:p

mais, nem sempre é melhor..................... :ideia:
 

Vitorzip

Member
Ainda em Off-topic e como opinião pessoal, penso que uma evolução a ter em conta tanto pela Sram como pela Shimano era evoluir as mudanças internas, para tentar rivalizar com a intocável Rolhoff. Ultimamente ando a testar um cubo Shimano Alfine num quadro Singlespeed, e aquilo é interessante, mas não é comparável ao cubo alemão... por mim, esse era o caminho a tomar...
 

A.M.F

New Member
Eu numa bike tenho sram que se mete as mudanças no punhoe nas descidas de trilhos, nós fazemos força nos punhos automáticamente estamos a meter mudanças que não queremos,ao principio foi um pouco complicado,mas agora estou mais habituado,enquanto no meu deore não acontece nada disso.
 

ggx2

New Member
hi,

vai para 2 anos comprei uma bike equipada de origem com sram e negociei logo um upgrade e a troca integral da transmissão para Shimano porque achei que não queria adaptar-me a um novo sistema.

O que é curioso é que recentemente, naturalmente dei por mim já só a utilizar os polegares, dado que os manipulos XT são "dual release" lolololo
 

tkul

Utilizador Banido
Quando pensamos que 10 são poucas... aparece uma cassete de 11! :lol:
Primeiramente para estrada... mas já estou a ver o pessoal... FIIXXXEEE.... 11x2 = 22 :mrgreen:

 
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