Eu percebo, aliás, a Shimano tem na calha 10 velocidades havendo rumores que iriam lançar brevemente.
Sou da opinião que a SRAM com o Hammerschmmit é que deu um passo em frente, pena ter um preço elevadíssimo, drag (quem esteve em Santarém, e tenha rodado a pedaleira no setup de overdrive para trás, deve ter percebido um pouco de atrito ou drag. Pessoalmente fiquei desiludido!) já para não falar no peso, que mesmmo para mim, que estou simplesmente a cagar tendo uma AM com 15,5 kg... deixa-me a pensar!
A resposta ao Hammer. por parte da Shimano poderá durar mais uns anos, até lançar uma coisa com pés, cabeça e uma fiabilidade à prova de bala, vamos ver...
VítorZIP, e outros, acham que é necessário mais mudanças? :shock:
Eu por mim voltava às antigas 7 velocidades se tivesse material em condições (manípulos, cassetes e correntes).
Actualmente rodo com 22/36 e cassete XT de 11-32, a qual trocaria sem olhar para trás, se manufacturassem uma cassete XT de 7, correntes mais larga (menor problemática com lama, além de resistência), e um cepo mais curto (maior rigidez de roda).
Trocaria por uma 20/36 e uma cassete de 7 com 28; 24; 20; 17; 15; 13; 11.
A diferença de 20 para 22 é impresseptível, e a dado funcionar tão bem com o prato de 36, não acredito que houvesse um grande problema em colocar uma granny… mesmo granny!
Vantagens além das enumeradas acima, seria a redução de peso da cassete e peso não suspenso.