Mitos do Btt - Verdade ou mentira?

tiago ferreira

New Member
Aproveito este tópico porque hoje de manhã um senhor que me acompanhou na minha volta matinal disse-me que uns bons v-brakes têm mais potência de travagem do que uns travões de disco mecânicos. Será isto verdade? Ou será apenas um mito sem fundamento?
 

Chaves

New Member
ouvi dizer que se enchermos os pneus com um gaz leve tipo hélio a bike fica mais leve uns 2 quilos!
hihihihi

E parece-me a mim que quando pedalamos de noite sentimos mais adrenalina e fazemos o que não conseguimos de dia! alem de não vermos as subidas!!
 

joks

New Member
V-Brakes com mais potência que travões disco mecânicos? Existe efectivamente muitos poucos modelos de travões mecanicos com grande eficiência de travagem, mas existem, capazes de superar mesmo alguns travões hidraulicos.

Agora um pequeno desabafo...

O forumbtt.net deveria ser utilizado como um espaço virtual de debate e partilha de informação e experiências, mas infelizmente abre-se um tópico e como todos temos opiniões distintas, alguns tentam marcar a sua posição através de "ataques pessoais".
Já tive dúvidas que esclareci no forum, tal como eventualmente já poderei ter dado respostas menos correctas, mas convenientemente fundamentadas. É importante que se debata e partilhe informações com humildade e respeito por todos os utilizadores, sejam eles ciclistas de triciclo, ou profissionais.
Mas o que mais me deprime é que deveria existir mais intervenção por parte dos moderadores a fim de evitar estas situações.

Querem ofender-se, muito bem, mas façam-no através de PM.

As minhas sinceras desculpas por este desabafo...
 

abelha2

Active Member
O que eu ouvi foi, uns avid mecanicos, travam melhor que alguns hidraulicos fracos.

Mas acredito que existam v-brake a travar melhor que discos mecanicos....nunca experimentei, mas pela fama que têm os travões miranda...
 

A-tR-oF-iA-dO

New Member
Alguma info interessante que facilmente se pode recolher pela net ajuda a esclarecer alguns mitos que por aí circulam:

Giant - You may have ridden a bicycle made by Giant without knowing it! Giant is the world's largest bicycle manufacturer with factories in Taiwan, China, and Europe. Giant, a Taiwanese company started in 1972, manufacturers their own bikes - including the carbon bikes, which is unique in the industry (i.e., most other brands utilize other manufacturers such as Advanced or Martec).

In addition to making their own bikes, Giant also makes, or has made, bikes for many other prominent brands, including Trek, Specialized, Schwinn, and Bianchi. Giant's claim to fame is that they have the most sophisticated and efficient manufacturing facilities in the bicycle industry.

A bit of trivia is that Giant owns 30% of Hodaka, a key Taiwanese supplier for many brands such as Bianchi.5


Cannondale - Aluminum Cannondales are made in the U.S. Cannondale, which was owned by founder Joe Montgomery and his son Scott. Cannondale is now owned by its key investment fund after experiencing financial problems. Cannondale's market share appears to have diminished but stabilized.

According to Bicycle Retailer and Industry News in June 2007, low-end Cannondales are made in Taiwan - probably by Fritz-jou. Others are welded and painted in Taiwan then sent to the US for assembly. The Synapse is made by Top Key.

In February 2008, Dorel Industries announced the acquisition of Cannondale and Sugoi clothing in an all-cash transaction of $190 million to $200 million. Dorel purchased Pacific Cycle (Schwinn, Mongoose, and GT Bicycle brands) in 2004.


Scott USA - Scott got its start in Sun Valley, Idaho, when Ed Scott developed the first aluminum ski pole in 1958. In the 80's, Scott developed a bike line.

Eventually, Scott pulled out of the U.S. market and focused on Europe, where Scott is headquartered.14

After an absence of several years, Scott has returned to the U.S. market under the direction of Scott Montgomery of Cannondale fame. Although the company is headquartered in Switzerland, production comes from Asia, with key suppliers being Hodaka and Giant.


Specialized - Started in 1974 by Mike Sinyard, Specialized has enjoyed a long-standing reputation for being a leading bicycle design and marketing company.

Several years ago, Merida (a Taiwanese manufacturer) bought a substantial interest in Specialized. Although Specialized is still headquartered in California under the leadership of founder Mike Sinyard, all bikes are made in Asia. Key Asian suppliers are Merida, Ideal, and Giant.


Trek - It's hard to believe that America's largest bicycle brand had humble beginnings in a barn! Yet in 1976, Dick Burke - with an investment of $25,000 - started making bicycle frames in a little red barn near Madison, Wisconsin. By 1980, Trek built their first manufacturing plant in Wisconsin and the rest, as they say, is history!15

After many years of making its own bicycles in the U.S., Trek moved entry and mid level bicycle manufacturing to Asia.

In 1992, Trek introduced its proprietary OCLV carbon process (Optimum Compaction Low Void) which is still used in its handmade carbon frames. All OCLV carbon frames - road and mountain - are still made in Waterloo, Wisconsin. The all-carbon 5000 (which does not feature OCLV) is made in Asia.

Worldwide, Trek is the second largest bicycle company after Giant (of the brands sold only in bicycle stores). They are one of the most sought-after brands by U.S. dealers because of their strong commitment to brick and mortar bicycle stores (i.e., the brand cannot be sold mail order or over the Internet) and because of their dealer-friendly policies.

Trek owns (or licenses) Fisher, LeMond, Klein, and Bontrager.
 

Nozes

Active Member
Embora alguma dessa informação esteja largamente desactualizada,serve bem para quem não está a par da história das gandes marcas ter uma ideia de como as coisas são feitas.
 

Caruma biker

New Member
1º - A marca de bicicletas que actualmente vende mais unidades (Btt e estrada) em todo o mundo é a TREK...não a GIANT; diga-se que 95% da produção mundial de bikes é detida por Taiwan. a Giant é o maior produtor mundial, façam as contas, contudo a maior marca em produto, é a Specialized.

2º - Uma das muito raras marcas que ainda constrói totalmente os quadros para as suas bicicletas na Europa é a...KTM; Talvez, a Bianchi tem muitos quadros feitos em italia, a BMC tem uma fabrica toda High-tec na Suiça, O grupo que detem a Focus e a Univega e mais umas quantas marcas alemãs, tem imensos modelos feitos na europa, alias é uma das maior fabrica da europa, a B'twin da decatholon... feitos em portugal (podem ser apenas montadas, mas é a maior fabrica da europa)

3º - A "CANNONDALE" foi comprada pela...GT; Foi comprada pelo Grupo Dorel, Como ja foi dito por toda a gente

4º - A melhor marca de sempre de suspensões, foi, é e será a...FOX; hum gostos... a Fox faz boas suspenções para Todo Terreno (carros e motos), em bike, acho que a Magura é boa e HEADSHOK da Cannondale (sou suspeito nesta area)

5º - O melhor material para a longevidade de uma bicicleta não é o AÇO mas sim...o TITÂNIO; Sim tem a vantagem de não enferrujar, mas um bom quadro em aço é imortal. para alem de ser um material em termos de performance mais interessante que o titanio.

6º - Uma boa suspensão de MOLA pode ser superior a uma de AR; Depende, como são feitas as suspensões, as molas tem curso mais progressivo, uma de Ar é mais sensivel. Em XC o Ar é melhor, para coisas mais agressivas, levas com molas.

7º - 1kg (estou a falar de 1kg exacto) a menos numa bike de btt não faz assim tanta diferença, nem influencia tanto a performance de um atleta, como dizem; Pois sim esta bem... ao gajo que disse isto, não deve fazer BTT a serio nem apanhar paredes com2 km e 30% de inclinação. na minha antiga bike tirei 1kg de um dia para o outro e parecia outra bike, quer a subir como a descer ou a rolar. Por isso ao senhor que disse isto para a proxima leva um lastro de 1kg na proxima volta :D

8º - As marcas de bicicletas mais conhecidas e faladas em Portugal ainda são a SCOTT e a SPECIALIZED; - ate parece que não não existe mais nada...

9º - Actualmente, mais de metade das provas/maratonas organizadas em Portugal são mal organizadas e visam apenas um lucro rápido em detrimento da projecção da verdadeira filosofia deste desporto; não metam tudo no mesmo saco. mas sim existem organizações sem escrúpulos

10º - As revistas do ramo são muitas vezes pagas pelas marcas para favorecer o resultado final de um teste/ánalise a uma bicicleta sua. -Chama-se a Plublireportagem... mas melhor ainda... ja reparam que todas as bikes são boas e não tem defeitos!
 

jginja

New Member
Viva.
(...)"mas melhor ainda... ja reparam que todas as bikes são boas e não tem defeitos!"
Nem mais! Acontece cá, nas revistas francesas e na Solo Bici. Essa bíblia do BTT.

Ás vezes um "mito" repetido muitas vezes toma contornos de verdade.

Alguns que recordo:
- Um que cheguei a ouvir era que a Merida era uma marca espanhola.
- Quanto mais pressão for usada nos pneus melhor e maior é a velocidade.
- O tubeless evita a 100% os furos. (Esta afirmação, na minha opinião, foi o responsável de o sistema UST não ter ganho tantos adeptos, como o esperado, nos primeiros tempos.)
- O da redução de peso na bike é um clássico. (Ah e tal, perde mas é um quilo nessa barriguita!)
 

STIG_73

New Member
Essa da Merida, confesso que a tinha como verdade, até que um dia entrei numa loja que representa a marca e me foi explicado que se trata de uma marca taiwandesa.
 

MSoares

Member
Eu também só há pouco tempo é que fiquei a saber que a Merida era do Taiwan. Também não sabia que a Giant era do mesmo país (esta eu pensava que era francesa doh).

Também acho que muita gente não sabe que a Scott é Suíça
 

mamphias

New Member
Para aqueles que só dão valor a marcas "únicas" é um bom artigo.
é quase tudo feito no mesmo sítio, nas mesmas fábricas...
Aquelas que são home-made são preços exurbitantes....
Isto não quer dizer que nao haja diferenças entre marcas...claro k sim!
Algumas dao mais valor a uns pormenores k outras e é isso que as distingue.
 

flavienserider

New Member
isto é como tudo, há verdades, mentirasv boatos e mitos, e claro no mundo das bikes com tantas marcas , materiais e praticantes há diferentes opiniões.
 

Mach 4

New Member
Claro que sim.
O objectivo deste tópico é exactamente o de esmiúçar esses boatos que por vezes ouvimos.
Eu pessoalmente já aprendi muito com os comentários do pessoal.
Muitos deles passam de meros boatos a mitos, como aqui já foi dito.

O último boato que ouvi foi que se estivermos num local plano e parados em cima da bike, com os pés nos pedais ao mesmo nivél, acabamos por naturalmente perder o equilibrio...mas com uma grande tendência para cair quase sempre para o lado esquerdo.

No outro dia tentei numa recta em alcatrão e o resultado em 10 paragens foi :

- lado Esquerdo = 7
- lado Direito = 3

Façam também vocês o teste que vão ver que no minimo é curioso.
 

Mach 4

New Member
Não...

Ando a treinar as quedas simplesmente por uma questão de aprimorar os meus reflexos que se tornarão, por certo, mais rápidos e instintivos num momento de cair de surpresa, porque para mim toda a experiência é validamente positiva desde que nós insistamos na maturação deste, e de qualquer outro processo visando sempre a salvaguarda da nossa integridade fisica face aos iminentes perigos que a prática do btt acarreta.

Não concordas?
 

STIG_73

New Member
Não podes estar a falar a sério!
Não acredito que sejas assim tão masoquista, ao ponto de andares a treinar quedas com o objectivo de perceber como em dez tentativas, quantas vezes cais para a esquerda e quantas cais para a direita!
Quanto a mim, isso não deverá ter uma explicação ciêntifica (ou então até tem).
Cai-se para um dos lados porque assim tem que ser: talvez devido à inclinação do corpo para um dos lados na altura da queda, talvez devido ao relevo do terreno, talvez devido à maior força exercida sobre um dos pedais em relação ao outro,talvez devido à idéia pré-concebida que tens na cabeça que te diz que quando parares vais cair para um determinado lado, talvez até devido à força gravitacional da própria Terra, não sei...
Concerteza a anatomia de uma queda terá muitos motivos de interesse e dignos de um estudo mais aprofundado sobre a matéria, agora não contem comigo como cobaia para o mesmo.
 

Mach 4

New Member
Vferraz,

É claro que não sou assim tão extremista :mrgreen:, mas como vês já conseguiste esmiúçar um pouco a idéia.
Mas atenção que eu não disse que me andava a atirar de lombo para o chão...
Se leres com atenção eu disse num local plano, sem relevo nenhum e com ambos os pés ao mesmo nivél, e só quando já estamos quase parados a perder o equilibrio é que iremos cair para um dos lados - mas com o devido tempo para retirar os pés dos pedais.
Agora depende do interesse de cada um para comprovar este "mito", ninguém é obrigado a fazê-lo mas acredita que hoje em dia todos nós somos cobaias por vezes, até tu, mesmo sem o saberes/quereres ;).
 
Last edited:
Top