Muito sinceramente, penso que deves mesmo de contactar um advogado e passar-lhe toda a informação que tens sobre a bicicleta:
- factura da bike e de componentes que lhes tenhas montado tu que a tornam única,
- fotos que tenhas dessa bicicleta e de preferência contigo também. Pede a amigos que tenham fotos tuas também.
- Passa todos os mails de comunicação entre ti e a Canyon em que estes afirmam que não conseguem relacionar o número que está no quadro com a tua factura para justificar porque não consegues provar que essa bike é tua e que isso se deve a uma falha da marca e não tua. E que o número de série estava num autocolante facilmente removível.
Como disse anteriormente, se tu não tens esses dados ninguém os terá e dada a quantidade de provas circunstanciais quer tens penso que um juiz de bom senso te devolverá a bicicleta. Mas como disse, não sou advogado.
Depois de tudo resolvido, e se a Canyon continuar a ser tão imprestável como até aqui aconselho-te a espalhar o que se passou por tudo o que são fóruns nacionais e internacionais de forma a arrasar com estes patos-bravos. Se esta é a forma de trabalhar deles não merecem ter negócio nenhum.
Especulando, e dada a gravíssima falha por parte da Canyon e os danos brutais que isso pode causar à imagem da marca caso tu avances com a divulgação maciça do caso, quem sabe a Canyon te posa compensar com uma nova bike... Afinal vejo este caso de uma forma tão negativa para a marca e como sinal de tal incompetência e desprezo pelos clientes que mais valeria "perder" uma bike ao dar-te outra que as muitíssimas que perderão com o conhecimento público deste caso.
Eu posso garantir-te a ti e a quem da Canyon que esteja a ler este tópico que considerando este caso não me passa pela cabeça comprar equipamento desta marca e que se alguém me falar em comprar uma bike da Canyon lhes vou falar deste caso e os encaminharei para aqui.
Em último caso podes tentar a ajuda da DECO, e do Instituto do Consumidor pois isto é uma falha grave a meu ver.