Maratona de BTT Canha 2010

shrek

Member
Eis alguns videos iniciais:

[video=youtube;V-BLwoPVzEs]http://www.youtube.com/watch?v=V-BLwoPVzEs&hd=1[/video]

[video=youtube;qauoJ5GLyE8]http://www.youtube.com/watch?v=qauoJ5GLyE8&hd=1[/video]
 
B

bezana

Guest
Boas pessoal,

Só para esclarecer umas coisas aos colegas com quem ia e que ainda estão com algumas duvidas, JPontes, José Mateus e mais uns quantos.

A história do portão é muito simples (depois de ver no gps é fácil), quem deveria passar no portão eram os que faziam 40km, quem fazia os 100km tinha que ir dar uma volta maior, e foi o que nós fizemos porque nos fecharam o portão. Mas, ouve pessoal dos 100km que passou pelo portão cortou uns 20km do percurso (atenção não estou a julgar ninguém)

O mais engraçado é que depois ainda passámos no portão em sentido contrário pensado que era o caminho certo e pena a organização não nos ter conseguido explicar como voltar ao caminho certo.

A solução era muito simples, deixar o portão aberto, setas a indicar o percurso e homem no local.

Se quiserem perceber melhor vejam a imagem.
Já agora o portão, que não é bem portão é mais uma cancela, pode ser visto no 1º vídeo em cima ao minuto 10:30, nesse momento o percurso dos 100km era para a esquerda

http://img687.imageshack.us/img687/2261/maratonadecanha.png

Cumprimentos
 
Last edited by a moderator:

JPontes

New Member
Exactamente, Bezana, era o colega com o equipamento do Millennium, ou estava com o equipamento da rockrider ?
O que acho estranho é que eramos um grupo com alguns elementos e todos nos enganámos, como disse nunca me senti perdido, fui sempre a ver fitas.
Enfim já Passou, Nem me vou preocupar mais com este assunto.
 

shrek

Member
Mais 2 videos

[video=youtube;7L7dOz8EdrA]http://www.youtube.com/watch?v=7L7dOz8EdrA&hd=1[/video]

[video=youtube;t-3WvnlpSsM]http://www.youtube.com/watch?v=t-3WvnlpSsM&hd=1[/video]
 

PFCFONSECA

New Member
Boas pessoal,

Eu fui um dos que chequei á meta com cerca de 48 Km feitos, com o equipamento do MILLENNIUMBCP, e que pedi encarecidamente que me indicassem como poderia retomar o trilho dos 100 Km sem que me tenham ajudado.

Apesar de estar um pouco exaltado, julgo não ter faltado ao respeito a ninguem, pois não é essa a minha maneira de estar.

Afinal eu só queria concluir a prova nada mais. Estavam umas 10 pessoas da organização e ninguem se ofereceu para me ajudar a mim e mais os outros dois BTTISTAS que só reclamavam que indicassem como voltar aos trilhos.

Foi triste ao fim de 3 anos a participar regularmente em provas, pela 1ª vez não ter chegado ao fim.

Como reflexão e critica construtiva quero deixar aqui uma opinião pessoal de qual a causa desta situação que no meu ver é a seguinte:

- Não se pode organizar uma maratona (80 ou 100 Km) ás voltas dentro do nosso "quintal".

Bem sei que estender no terreno marcações sem repetir o percurso, distribuindo pessoal nos abastecimentos, postos de control e passagens de estrada requer uma logistica bem mais pesada e as organizações são tentadas a não o fazer. O resultado está á vista.

Como nota final quero dar os meus parabens aos vencedores, deixar o meu pedido de desculpas caso tenha sido menos correcto com alguem e deixar uma nota á organização que vir a este forum rabater as criticas de forma inflamada, demonstra falta de sentido de autocritica e não é o caminho certo.

Paulo Fonseca
 

xtrui

New Member
Vivam,
Tal como quando utilizo outros serviços, só reclamo quando tenho a intenção de voltar a usufruir do serviço prestado.

Devido à simpatia de todos os elementos da organização e dos bombeiros, com quem contactei – no levantamento de dorsais, nos postos de controlo, nas assistências, nos carros-vassoura e nos banhos (quentes) – e devido ao tipo e à beleza dos trilhos e da paisagem, gostaria de repetir a experiência em 2011.

Por falta de forma física – devido aos poucos treinos e a um animado e bem regado aniversário na véspera - e com a ajuda do forte vento, do piso pesado (normal para a época) e de uma corrente partida, resolvi desistir no PC2 / ZA2, tendo percorrido apenas 50Kms.

Dito isto, e absolvendo a organização de qualquer co-responsabilidade para a minha desistência, deixo o meu testemunho como forma de reforçar a necessidade de um melhor trabalho, na marcação do percurso dos 100 Kms.

Depois do Km 30, quando seguia em 56º (segundo um elemento da organização) e, provavelmente, em último, vi um concorrente, que vinha em sentido contrário no trilho, uns 100 mts à minha frente, e que virou na direcção daquele que era o percurso marcado no track GPS. Apesar de me parecer ver uma fita amarfanhada na direcção de onde ele vinha, resolvi seguir atrás dele. Não foi uma decisão exclusivamente emotiva: antes desse entroncamento, já tinha passado por outros dois onde não havia fitas sinalizadoras da opção correcta e onde a minha decisão foi a acertada - por seguir o track GPS. No final de uma boa subida (para a bitola da orografia da região) e com o piso muito pesado, lá alcancei o colega que estava à conversa com outro concorrente perdido. Depois de mais um par de entroncamentos, sem sinalização, confirmámos que estávamos no percurso do track GPS, mas que já não fazia parte dos trilhos da maratona. Juntou-se-nos o “Cancellara” – prazer em conhecer-te – que já tinha passado naqueles trilhos uns 20 Kms antes, e decidimos seguir o GPS até encontrarmos o percurso correcto. Depois de 3 ou 4 Kms de sobe e desce e com a travessia de um troço repleto de galhos, ramos e toros empilhados, que teve de ser feito com as bikes às costas, lá voltámos aos trilhos sinalizados.

Até ao PC2 / ZA2 ainda encontrei mais 4 concorrentes que estavam a passar pela segunda vez no mesmo troço, alguns com passagem pela meta (!?). E não devem de ter sido os únicos…

Já sei que alguém me vai dizer que a organização avisou, no site (porque no briefing não me recordo de ouvir esse aviso), que o track GPS dos 100 podia sofrer alterações!
De qualquer forma deixo a sugestão de que deveriam sinalizar as zonas do percurso que foram alteradas (não foram 50, nem 5 – se calhar foi só aquela!) com uma placa, um risco de cal no chão, ou uma fita a interditar a opção errada - esses 3 meios foram utilizados, pela organização, noutros entroncamentos! Uma simples fita (amarfanhada e escondida no meio de um arbusto) não é o suficiente para contrariar a visão de outro(s) concorrente(s) a seguir um percurso, ainda para mais, correcto no nosso GPS.

Lembro que o ficheiro GPS só foi disponibilizado no dia 3, não tendo ocorrido nenhum dilúvio nem outra catástrofe natural no dia 4; quaisquer problemas ocorridos nos trilhos, que não daquele género, deveriam de estar revistos e resolvidos a tempo de corrigirem o track GPS.

Um abraço ao S.Pedro por ter atrasado a carga d’água que se esperava logo para o início da manhã.

Obrigado ao deus da Ironia por me ter lembrado de levar, pela 1ª vez, um elo “rápido” de substituição, na única vez em que parti uma corrente. E por me ter feito carregar o percurso GPS – até dia 2/12 nem sabia que o meu Garmin tinha essa funcionalidade – para depois me perder por seguir esse percurso…

Cumprimentos a todos os elementos da organização e dos bombeiros de Canha. Por favor, continuem a trabalhar o aspecto da sinalização, senão arriscam-se a ganhar, definitivamente, como subtítulo o título de uma conhecida série “marada”, norte-americana, onde anda tudo a “delirar” nos trilhos duma ilha perdida…

Muitos parabéns aos vencedores e parabéns a todos os que terminaram as maratonas.

Rui G.

P.S.: à atenção da Sportchip – fico muito sensibilizado por me terem colocado num brilhante 12º lugar com 3:49H (confirmo o meu tempo de viagem) numa maratona de 80 Kms. Claro que quem me conhece – e sabe que eu só cumpro 80 Kms em menos de 4 horas se o percurso for feito em alcatrão, a descer e com vento pelas costas – irá desconfiar deste resultado. Assim, reitero que apenas fiz 50 Kms e mostro o meu desagrado por me incluírem na classificação de uma distância para a qual não me inscrevi e que não percorri nem completei. Até posso perceber a v/ atitude como forma de incentivo a quem passou por dois ou mais PCs, mas outras mentes, mais frias, podem julgar que a organização está a tentar mascarar a quantidade de desistentes dos 100 Kms – fruto dos erros de sinalização. [Quando cheguei à meta, impedi que me picassem o PC5 no dorsal, explicando, claramente, que tinha atalhado pelo alcatrão desde o PC2 – só passei na zona da meta para ir lavar a bike… ]
 

xtrui

New Member
Só mais uma achega, para esclarecer (ou baralhar ainda mais): a separação dos 100Kms está num dos frames do minuto 7:30 do 1º video do Shrek - grandes videos. Aí consegue-se ver, com alguma nitidez a placa (do lado esqº) dos 100 Kms; do lado direito do trilho estava a dos 40. Só consegui desviar para a esqª porque vinha mais devagar, encostado à esqª e avisado, no briefing, que a separação era ali - ao Km 2,5, salvo erro. Se não fosse assim, provavelmente, teria seguido o percurso dos 40, sem dar por nada...

Cumprimentos

Rui G.
 

P.Soares

New Member
ABRAM OS OLHOS , ehhehehehehe , como o lobo MAU , em vez de treinarem a vertente do pernil , treinem a visão heheheheh , PROVA PERFEITA , ESTAVA TUDO BEM , LÁ ESTÁ CLASSIFICAÇÃO DE 0 A 453 , PREVALECE O VALOR 453....CANHENSES , ESTAVA TUDO MUITO BEM....AS MARCAÇÕES ESTAVAM BOAS MAS BOAS...
 

Sardoal

New Member
Parece que também houve quem "atalhasse"na prova dos 40 km,nomeadamente tomando a via rápida num sitio bem acessível (estava lá uma "senhora"parada) retomando os trilhos mais á frente.
Daí serem vistos em baixo na estrada por quem passava no tal sitio com um buraco num trilho alto,ou seja no trilho correcto em cima eram vistos os "atalhantes" em baixo.
A minha mulher que correu comigo,viu um casal que sem dúvida tinha deixado para trás no 2ºabastecimento,surpreendentemente aparecer á sua frente sem nunca os ter visto no caminho,já em Canha.
Ora era muito fácil evitar isto.No tal acesso fácil á estrada era só pôr um elemento da organização.Muito mais útil que um insólito posto de controlo a poucos km da partida.
Em suma ,uma prova destas,infelizmente não merece credibilidade e tranforma-se numa falta de respeito por quem pagou e deu o seu esforço.
E é pena porque tem muitas potencialidades.A organização parece não se aperceber disso.
Mas quem não tem unhas não toca guitarra.
 

PFCFONSECA

New Member
Estive a ver atentamente os videos do amigo shrek e julgo ter identificado o local onde me perdi mais uns tantos.

No minuto 2:15 do video 2 onde o percurso dos 40 Km entra num estradão, julgo que o percurso dos 100 Km vinha da direita já no mesmo estradão e fomos enganados pelas fitas das marcações dos 40 Km, virando á nossa esquerda e entrando neste percurso no sentido contrario seguindo até á meta.

Muitas fitas não é necessáriamente sinonimo de boas marcações. Neste ponto havia fitas a mais que contribuiram para a confusão e nenhuma sinalização para seguirmos em frente.

Shrek, obrigado pelos videos.

Paulo Fonseca
 

fpedrogao

New Member
BTT Canha...! Não..!Obg.!

Minha 2ª vez em Canha p/ os 40 Kms !

Asneira !

Percurso muito pouco técnico , sem qualquer interesse !

Rectas intermináveis !

Single trak`s ! Creio que só um e pequeno para amostra !

Uma armadilha - entre Km 30 e 40 - creio que nao assinalada e onde muita gente foi ao chão a avaliar pelas fotos que já vi neste rescaldo .

Maratona para riscar da agenda !

Cumps a todos !
 

ruigodas

New Member
Minha 2ª vez em Canha p/ os 40 Kms !

Asneira !


Percurso muito pouco técnico , sem qualquer interesse !

Rectas intermináveis !

Single trak`s ! Creio que só um e pequeno para amostra !

Uma armadilha - entre Km 30 e 40 - creio que nao assinalada e onde muita gente foi ao chão a avaliar pelas fotos que já vi neste rescaldo .

Maratona para riscar da agenda !

Cumps a todos !

Não estava assinalada? Tem a certeza? Passou lá? Olhe que estava e bem. E viam-se muito bem às valas. Sabe pq caíram? Porque queriam aparecer na foto Hahaha. Tá a ver que havia partes técnicas... E tá a queixar-se hehe.
 

JPontes

New Member
ABRAM OS OLHOS , ehhehehehehe , como o lobo MAU , em vez de treinarem a vertente do pernil , treinem a visão heheheheh , PROVA PERFEITA , ESTAVA TUDO BEM , LÁ ESTÁ CLASSIFICAÇÃO DE 0 A 453 , PREVALECE O VALOR 453....CANHENSES , ESTAVA TUDO MUITO BEM....AS MARCAÇÕES ESTAVAM BOAS MAS BOAS...

Amigo, provavelmente fez o percurso dos 40km. Por isso é que fala assim. Até agora ninguém comentou que a marcação dos 40km estava confusa (ao que parece estava impecável). Se tivesse feito os "100 km", gostaria de o ver dizer isso.
 

Tiago Sousa

New Member
Canha não me apanham lá tão cedo.... a primeira vez que me perdi numa prova e com track de GPS carregado, acabei por fazer +6km acabando com 98 em vez de 92km. Marcações sem comentários, agora um gajo se perder mesmo tendo o track é demais.

Com tanto espaço para estenderem o percurso porquê insistir em nos fazer andar grande parte do tempo num quintal á volta de Canha? com passagens muito juntas e misturadas de 40 e 100km dando aso ao que aconteceu, já para não falhar de possíveis atalhanços, sei que custa mais em termos logísticos mas estendam o percurso torna tudo mais simples.

Visto do lado cómico até levei bónus de 6km valeu um valente treino de 5horas, também premiado por um furo bem cedo.

Á organização se quer agarrar clientes é melhor pensarem em fazer percursos mais bem delineados e não alterem o track do percurso nas vésperas. Têm tudo para ter uma Maratona de referencia mas falham em coisas tão simples com ter um percurso bem delineado e marcado.

Boas pedaladas,

Tiago
 

fpedrogao

New Member
fala de cor...!

Não estava assinalada? Tem a certeza? Passou lá? Olhe que estava e bem. E viam-se muito bem às valas. Sabe pq caíram? Porque queriam aparecer na foto Hahaha. Tá a ver que havia partes técnicas... E tá a queixar-se hehe.

Sim , "amigo" " Ruigodas ???" p/ acaso passei e por acaso não caí , mas o mesmo já não podem dizer muitos outros a avaliar pelas fotos que pelos vistos v. ainda não enxergou !

Se chama aquilo técnico ! então a sua "bike" é um avião e passou lá pelo ar ou então passou lá a ver as borboletas c/ ela às costas !

Percursos técnicos existem mtos. claro ! Uns mais , outros menos, mas aquele de Canha não o é de CERTEZA !

A menos que para si desde que exista um qualquer buraco signifique que o percurso é técnico !

Basta participar regularmente em maratonas/provas BTT e comparar !

Cumpts.
 

Azofree

New Member
Sim , "amigo" " Ruigodas ???" p/ acaso passei e por acaso não caí , mas o mesmo já não podem dizer muitos outros a avaliar pelas fotos que pelos vistos v. ainda não enxergou !

Se chama aquilo técnico ! então a sua "bike" é um avião e passou lá pelo ar ou então passou lá a ver as borboletas c/ ela às costas !

Percursos técnicos existem mtos. claro ! Uns mais , outros menos, mas aquele de Canha não o é de CERTEZA !

A menos que para si desde que exista um qualquer buraco signifique que o percurso é técnico !

Basta participar regularmente em maratonas/provas BTT e comparar !

Cumpts.

Boa tarde,
fiz o percurso dos 100 km que passava pelo referido local e neste caso não se pode apontar nada à organização visto que o local estava identificado com uma placa de perigo.
Também penso que qualquer pessoa que se defina como betetista e com um mínimo de cuidado passaria pelo local sem qualquer problema.
Se em 40 Km uma única vala é problema mais vale dedicarem-se ao ciclismo.

Cumprimentos
 

ruigodas

New Member
Boa tarde,
fiz o percurso dos 100 km que passava pelo referido local e neste caso não se pode apontar nada à organização visto que o local estava identificado com uma placa de perigo.
Também penso que qualquer pessoa que se defina como betetista e com um mínimo de cuidado passaria pelo local sem qualquer problema.
Se em 40 Km uma única vala é problema mais vale dedicarem-se ao ciclismo.

Cumprimentos


nem mais...
 

fpedrogao

New Member
Boa tarde,
fiz o percurso dos 100 km que passava pelo referido local e neste caso não se pode apontar nada à organização visto que o local estava identificado com uma placa de perigo.
Também penso que qualquer pessoa que se defina como betetista e com um mínimo de cuidado passaria pelo local sem qualquer problema.
Se em 40 Km uma única vala é problema mais vale dedicarem-se ao ciclismo.

Cumprimentos


Bom ! Então se é assim como v. - que é BTTista - refere ! p. desculpa .

Mas já agora talvez fosse bom alertar para se dedicarem ao CICLISMO os ciclistas, e foram muitos , os que lá cairam, a avaliar , inclusivé, por aquilo que o fotografo presente comentou. (se calhar não viu as fotos da mesma maratona que eu e os comentários !!! )

Em todo o caso a questão que me levou ao forum era sobretudo acerca da tecnicidade do percurso no seu global e pelos vistos para os m/ amigos RG e Q era ! Tudo bem !

Continuem pedalando em percursos e provas assim !

Cumpts.

Para mim continuo a dizer que não tinha nada de técnico
 

ruigodas

New Member
Não se irrite. .. Obviamente que o percurso não era nada técnico, não reparou que eu estava a ironizar? mas daí a dizer-se que aquela miserável vala era uma dor de cabeça... Eu vi pessoas a aterrarem (por falar em aviões) dentro de poças de lama e água sem razão nenhuma a não ser por serem inexperientes ou acharem que aquilo faz bem à pele Hehe.
Imagine se fosse técnico? Há muitos novos bttistas que andam aí nas maratonas com pouca experiência. O facto de tar lá um fotógrafo tb houve muitos a quererem armar ao pingarelho e depois... Pumba Hahaha
 

J9suite9

New Member
Boa tarde,
fiz o percurso dos 100 km que passava pelo referido local e neste caso não se pode apontar nada à organização visto que o local estava identificado com uma placa de perigo.
Também penso que qualquer pessoa que se defina como betetista e com um mínimo de cuidado passaria pelo local sem qualquer problema.
Se em 40 Km uma única vala é problema mais vale dedicarem-se ao ciclismo.

Cumprimentos

Sr. Brieira o passar sem qualquer problema ali naquela descida é um bocado relativo. Se o mínimo de cuidado para si é ir devagar com os pés soltos ou ir com a bicicleta à mão, então aí concordo consigo que se passa sem qualquer problema. Agora tente descer um pouco mais rápido e veja se passa lá sem qualquer problemas. Eu fui um dos que ciau no local e a avaliar pelas fotos não fui o único. Não estou a criticar a zona, por mim até podia ser sempre assim agora vir dizer que passava lá sem qualquer problema é para rir.

Cumprimentos
João Pedro
 
Top