Maratona de BTT Canha 2010

kreisp

New Member
Inscrevi-me nesta maratona um pouco de pé atrás, por 2 motivos:
o preço e o feedback do ano passado.

Acho que 12€ é excessivo para o que vi:
2 pontos de água, 1 deles era abastecimento no percurso dos 40km,
1 boné e uma oferta.
Na chegada, estava bem composto, tinham algumas barras, frutas, bebidas, etc.

A lavagem das bikes foi 5 estrelas. A ajuda dos bombeiros foi óptima. Acho que ninguém se vai queixar que a água não tinha pressão :)

O percurso foi equilibrado. Naquela zona não deve dar para fazer nada muito diferente do que vi hoje.
As marcações estavam boas. Acho que ninguém se deve ter perdido este ano.

A partida foi dada a horas e neste aspecto tb correu tudo bem.
Estou curioso com as classificações, pois aquele processo com o bloco de notas e caneta, de certeza que não é o melhor...

Acho que no geral é uma prova a repetir. Nota positiva para a organização.
 

lionheart

New Member
Boas,
foi a minha 2ª participação nesta Maratona e em relação ao Ano Passado houve melhorias, a meu ver e no percurso dos 40 km.
Levantamento dos dorsais foi rápido e eficaz e com muita simpatia e boa disposição á mistura. A partida foi dada a horas, o percurso bem marcado, andei muitas vezes sózinho e nunca tive duvidas para onde ir. No abastecimento não parei mas vi que tinha tudo o que faz falta, barras, fruta, sumos e água. O percurso como já foi dito antes a organização não deve ter muita escolha, é o terreno da região apesar de eu achar que foi mais duro que o Ano Passado e muito mais pesado. Lavagem das bikes, banhos e almoço não me posso pronunciar porque não usei.
Duas sugestões para a organização:
1. Nas passagens por estradas de alcatrão convém sempre ter alguém a controlar o transito a fim de evitar alguns azares
2. Pôr mais do que uma pessoa nos postos de controlo
No geral gostei e penso voltar para o Ano.
Abraços, venha as classificações.
 

SilverKid

New Member
Só tenho a elogiar que souberam gerir os problemas do ano passado e resolve-los...
banhos para as bikes sem problemas...
almoços sem filas interminaveis...
levantamentos dos dorsais igualmente bem organizado...
acima de tudo terem limitado mesmo desta vez os inscritos...

Parabens a todos que organizaram e participaram
 

JPontes

New Member
Boas, Fui de Arraiolos juntamente com um colega para os 100km, íamos na expectativa, tinhamos conhecimento de histórias que nos deixaram de pé atrás.
Nesta Maratona encontrei aspectos positivos e 1 GRANDE erro da organização.

Entrega dos dorsais foi rápida, havia um erro com minha inscrição mas foi prontamente resolvida.
Pequeno almoço foi Bom;
Partida a horas, não gostei dos chicos espertos que começaram aos encontrões que até fizeram cair o meu colega.
Percurso, achei demasiado rolante ,com muita lama e areia, mas pelo que vi da zona não havia volta a dar, de inicio achei tudo muito bem marcado. Ao km 25 vi um sr de moto 4 fechar um portão e mandarnos por outro sitio, mas quando ele fechou o portão deixou um atleta ir por esse sitio, achei estranho, realmente fui sempre a ver fitas não me sentia perdido, tinha passado uns kms atás por um senhor que me disse que seguia em 6º ou 7º. Para espanto no grupo onde ia ao km 48 estávamos na meta com 2h e 18 min de prova. ainda voltamos atrás mas para ver o que se tinha passado, o pessoal da organização ainda nos ajudou mas com a motivação que estávamos desistimos com muita pena nossa.
Não sei que voltas demos mas andámos sempre a ver fitas.
Ao longo de muitas provas que tenho feito é a primeira vez que não completo uma prova. Estou chateado.
Misturar o percurso dos 100 e dos 40 só trouxe confusão.
Os Banhos estavam muito bons.
Tentei tirar algumas dúvidas com pessoal da organização que não me souberam esclarecer.
Perdi um conjuntos de chaves no caminho, se por acaso o encontrarem devolvam, tb deixei uma blusa com o sr. da moto 4 que esquecime de a ir buscar.
Achei uns óculos da quechua, entreguei-os a organização.
Com pena minha não vou voltar para o ano.


Cumprimentos JP
 
Last edited:

MXracer

New Member
Foi a minha 1ª participação evento e deixo aqui uma nota positiva para o mesmo.

Aspectos positivos:
Partida a tempo e horas, sendo para mim um ponto positivo esta estar marcada para as 9:30 (em vez das 9 horas como na maioria dos eventos).
Dentro das especificidades do terreno gostei do percurso, que também estava bem marcado, e deu para testar bem os meus IRC SERAC XC num pico exigente e traiçoeiro...fiquei satisfeito!
Nota bastante positiva para a ideia da lavagem das bicicletas...do melhor que já vi, rapidez eficácia!
O almoço tudo ok também, ementa bem escolhida e sempre do agrado da maioria dos participantes. Banhos...água morna/fria...mas já apanhei pior...gelada mesmo...no entanto será um dos pontos a rever se tiverem infra-estruras para tal.

Aspectosnegativos:
Apenas uma pessoa a fazer a picagem dos dorsais em cada posto de controlo é muito pouco e não se compreende quando logo de seguida tinham tanta gente para distribuir águas...ainda por cima o controlo feito nos km's iniciais onde o pessoal ainda ia muito junto o que gerou alguns "engarrafamentos".
Outro aspecto é o facto das travessias de estradas alcatroadas não ter pelo menos um elemento da organização a controlar...atenção não é a parar o trânsito, é apenas para nos dar indicação se podemos avançar ou não evitando assim percas de tempo desnecessarias e aumentando os niveis de segurança.

O balanço é claramente positivo, parabéns à organização e agradecimento ao São Pedro que não nos castigou muito...até à proxima.
 

mig43

New Member
Nem tudo correu bem!

Para quem organiza e recebe umas notas devia de ter mais cuidado com a segurança! Apanhei alguns jeps e carros no trajecto sem que alguém tivesse avisado.
Nas inscrições alguns estavam inscritos para os 100 e acabaram nos 40, embora esta situação fosse resolvida de imediato e na hora , o que não devia acontecer.
Estava a espera de um colega dos 100 e reparei que haviam já alguns perdidos e outros que atalharam! Embora o terreno fosse rolante era difícil de acreditar em médias acima dos 40kh a falta de controlos assim o ditou e realmente um ou dois elementos a picar ou a pintar os frontais não me parece nada bem.
Acredito que é bom ganhar algum mas pelo menos que o façam de maneira que todos possamos ficar contentes.
Continuo a ver malta a deitar as garrafas de plástico pelo caminho embora esta atitude não é da responsabilidade da organização mas, em vez das garrafas o melhor era o pessoal parar e encher os bidões ou camel bags assim acabava-se com este tipo de atitude.

Nota positiva pelo bela zona que é Canha, pela ajuda dos Bombeiros e os brindes que foram executados pela Cercima.
 

FÓTObikers

New Member
IMG_9748.JPG


IMG_9764.jpg


IMG_9860.JPG


IMG_9696.JPG


IMG_0220.jpg


IMG_0052.jpg


IMG_0273.JPG


IMG_9742.JPG


IMG_9708.JPG


IMG_9918.JPG
 

Vira_Milho

New Member
Cagadas em 3 actos

É a minha opinião sobre a prova. Isto é... Se existirem atletas com o mesmo andamento e se passados 60 km ou 70 (que as energias já não são as mesmas) e SO EXISTIR UMA PESSOA NO PONTO DE CONTROLE... Hasta la vista, lá vai o rapazinho da frente. Ponto nr 1, Nr 2 Uns atletas a fazer 90 km outros a fazer 80 outros a fazer 50... pessoas a passar 2 vezes na meta... Qué isto ?? Republica das bananas ? Outra... um colega magoou-se no pescoço, mandou uma valente marrada no chão, não pq quis mas pq o terreno estava propicio a tal... E ajuda ??? Uiii... essa apareceu passado umas valentes horas, vale é que isto do BTT existe alg camaradagem e ele acabou por ficar sempre acompanho e observado...
De resto parabens aos Bombeiros, fazem sempre um trabalho espetacular e tambem a toda a organização, que, tal como no ano passado aprenderam com os erros, espero na proxima acontecer o mesmo.
Ahhh ia-me esquecendo ... entao e aquele senhor da moto 4 que estava a mandar voltar para tras a dizer que o caminho não era aquele e que fechou um portao e que por la passou um atleta e nos tivemos de seguir em frente... Lindo melhor que isso so mesmo o Twilight Zone.
Resumindo... (ver titulo)
 

Vira_Milho

New Member
Fotografo do demónio... Deves ter-te rido pouco deves... Bom trabalho para a equipa da Fotobikers.net... Sem eles nunca teriamos as recordações das vastas maratonas que participamos. Mais uma vez, bom trabalho :)
So fiquei com pena de não terem tirado a foto aos "EXCLUIDOS" dos 100 km :p
 

P.Soares

New Member
PARDAIS AO NINHO , BOA PROVA , muita lama ,muitos regos para evitarmos , condições climatéricas adversas , e ASSIM É QUE DEVE DE SER , vou dar a minha nota de 0 a 453 . e então nota 451 às condições climatéricas , 453 à organização , com certezinha que é muito boa classificação.

Parabéns Canha e não sei quem mais.
 

Azofree

New Member
Boa noite,
no ano passado fiz os 100 km houve um engano acabei por fazer 104 km, mas apesar das notas negativas fiquei com a intenção de repetir a prova porque gostei do percurso.
Este ano voltei aos 100 km não houve enganos da minha parte , mas verifiquei junto de pessoas conhecidas que realmente isto só vale a pena se a intenção for nos superar-mos a nós próprios, já que é do conhecimento geral que houve inúmeros atletas a irem parar à meta com 40 e tal km e ninguém lhes soube informar que estavam enganados.

Depois aparecem um sem número de atletas com cerca de 3 horas e pouco nos cerca de 93 km que o meu Sigma indicou no final, mas ao que percebi tinham todos os controlos, mas apenas 70 e tal km.
Com estas médias podem ir aos jogos olímpicos, mas os atletas não têm culpa, embora alguns se vanglorizem e espero que realmente se sintam realizados.


No final as pessoas da meta nem sequer se preoucupam em verificar com atenção os furos dos postos de controlo, enfim não há melhoras.

Todos sabemos que isto dá trabalho a quem organiza, mas assim não vale a pena, penso que é uma falta de respeito para quem dá todo o seu esforço e anda a derreter o material no meio da lama.

Ali em Canha para andar de bicileta a mim só me apanham se a coisa melhorar muito.

Cumprimentos
 

Golum

New Member
Foi o meu segundo evento (anteriormente 3º Circuito Terras do Toiro), pelo que apenas tenho tal prova como comparação.

Levantei o meu dorsal vários dias antes da prova, mas por culpa minha, cheguei 10 minutos atrasado.

A prova iniciou a horas (contrariamente às terras que teve inicio um pouco atrasada). Juntamente com outros dois bttistas, igualmente atrasados, iniciei o que pensava ser os maus trilhos de canha, dada a chuva dos últimos dias. Fiquei surpreendido pela positiva, já que o terreno não estava assim tão mau e zonas houve em que foi fácil rolar. Coloquei o meu ritmo e ao 1.º ponto de abastecimento (estranhamente cedo demais) já tinha encontrado alguns compatriotas de prova e ao 2 abastecimento já ingressava no grosso da comitiva.

O percurso era simpático, com zonas de areia, caruma e alguns locais com água e alguma lama, mas nada demais (face à prova das terras), bem sinalizado (vertical e horizontalmente), tendo como pontos positivos a assistência técnica nos abastecimentos, assim como a lavagem das bikes no fim da prova. Concordo que os pontos de controlo deveriam ter tido mais gente, assim como o registo dos concorrentes à chegada.
Na minha opinião, quer a organização, quer a prova tem uma nota muito positiva.

PS - Vi muitas quedas e alguns casos os bttistas ficaram mal tratados, para estes votos de melhoras.
 

Castafiore

New Member
Boa noite!
Em Canha aconteceram realmente coisas estranhas! Eu fiz os 40 e também aqui houve casos, no abastecimento arranquei e deixei uns companheiros para trás, 15km depois e sem passarem por mim encontro-os à minha frente.

Sobre as marcações achei que estavam muito dispersas.

De resto nada a apontar era uma prova facil, apesar da lama.

Cumprimentos betetistas
 

Sardoal

New Member
Prova acessível nos 40 km.
Pessoalmente a única critica que tenho a fazer é os PC terem apenas 1 pessoa o que dificultava o andamento dos ateletas.
Para o ano verei se perticipo,mas como disse,já vi bem pior.
 

escapadaverde

New Member
Boa noite.
Aqui vai a opinião da Equipa da Escapada Verde sobre a prova de hoje (3 elementos nos 40kms);

- Pequeno Almoço 5 estrelas, muito bom
- Inicio a horas, o que é sempre positivo;
- Percurso muito bem marcado (bem melhor que no ano passado);
- Abastecimentos suficientes e com o essencial;
- Lavagens das Bikes, do melhor que temos visto no últimos tempos neste tipo de eventos (obrigada aos B.V.Canha);
- Banhos, aceitável..... meio fria meio quente....
- Almoço bom, mas pareceu-nos mais fraco que no ano passado...
Aspecto Menos Positivo:SÓ UM ELEMENTO NA PICAGEM DOS DORSAIS... MUITO POUCO...

Em termos gerais, muito boa Organização... Parabéns a Todos..
Boas Pedaladas.
 

sepviri

New Member
Boas caros amigos do pedal,

é a 3ª vez que participo na maratona de canha, na distância dos 40km.
Dessas 3 participações devo dizer que este ano foi o percurso que mais gostei. A geografia de canha não dá para muito mais, mas mesmo assim este ano a organização surpreendeu-me pela positiva na escolha do traçado.

Esteve tudo bem e de uma forma resumida, para mim a organização está de parabéns.

O único ponto que me merece nota negativa foram as classificações, e que ainda estou á espera dos valores finais para assim tentar falar com a organização a fim de saber o que se passou. Passo a explicar.

Segundo o meu velocimetro fiz a prova em 2h34m, stive parado cerca de 15 minutos no total. E quando estava a sair do almoço já havia alguns tempos afixados e entre eles o meucom um tempo de 3h11m... o que me deixa bastante perplexo!!!
Tenho esperânça de ter havido aí algum erro, mas como disse vou esperar pelas valores finais para depois falar com quem de direito se assim se justificar.



Abraço a todos,
/Vitor Ribeiro - dorsal 45
 

victor68

New Member
Boas,

O meu rescaldo :

1ª participação nesta prova, e apreciação positiva no geral.

Positivo :

Organização simpática e prestável.

Percurso bem sinalizado ( 40 Km ).

Vários locais para o banho, e, pelo menos no que eu utilizei, com condições de higiéne.

Banho quente, uma raridade em eventos deste tipo.

Partida a horas, também é raro.

A Melhorar :

Poucas pessoas nos controlos. Mais um elemento era suficiente

Lavagem das bikes demorada. Podiam " copiar " o " invento " na Prova do Pinhal Novo - um tubo com cerca de 5 metros com várias torneiras/mangueiras.

Inexistência de elementos da organização nos cruzamentos com estrada alcatroada. Dois ou três elementos seriam suficientes.

Almoço não comento pois não usufrui.

Uma Palavra de especial apreço, ao senhor que conduzia a carrinha que levava os participantes aos banhos. É preciso ter paciência de JO !

E agora o pior :

Eu sei que são :hahaha: " PRÓS ", que vão para ganhar :rotfl:, MAS SANTA PACIÊNCIA :

- Perder o bidom, dar por isso, e c*****ar-se para o assunto ????

- Acabar de comer a barra e atirar o papel para o chão ?????

- A pior de todas, ao kilometro 30, sensivelmente, um companheiro deu uma valente queda numa curva, estava no chão a gemer, parei junto de outro participante que já prestava auxilio, certifiquei-me que tinham Telm. para contactar a organização, e entretanto, PASSARAM 3 ou 4 BESTAS ( perdoem-me os burros ), QUE NEM ABRANDARAM...................:suabesta:

Um Abraço,

Victor F.
 

RaCCeR

New Member
Fotos Espetaculares do amigo Pedro -> FotoBikers..!! :clap:

Sou o atleta da primeira foto a mostrar como se passa num obstáculo..!! :) Obrigado pela promoção! :yeah:

Quanto á Prova viu se melhoras. ;)

Cumprimentos.

Ricardo "RaCCeR" André - VBBikes Team / BTT Lagoa do Calvo
 

wilsoncycles

New Member
Canha é mesmo assim desorganização total, por isso já deixei de ir e pela a oferta que há hoje em dia destes eventos, esta é mesmo para esquecer, alem disso como nos outros anos aconteceu ninguem da organização virá dar a cara pelo que correu mal, comprendo devem estar a contar o dinheiro
 
Top