Mais um Acidente por falta de Civismo

KoTaM

Member
... Amigo Hernani-Pt,
fico satisfeito por saber que essa ciclovia Lagoa-Carvoeiro saiu finalmente da gaveta , e espero que Lagoa se transforme num exemplo para os outros Municipios , pois como morador no concelho sou critico em relação às opções que se têm feito e já tenho comentado noutros posts ( as famosas rotundas de luxo versus + ciclovias para a malta do pedal e para quem gosta de andar e correr em segurança ); pelo menos essa ciclovia Lagoa - Carvoeiro vai evitar as Razias que se fazem aos ciclistas ( nomeadamente de noite ) que às vezes circulam sem qualquer refletor, capacetes muito menos e luzes então nem se fala ; temos de ser nós a pressionar com insistência para que se troque aquilo que é ostensivo pelo que é comprovadamente útil aos Jovens dos 7 aos 77+.
Eu falo por mim , como automobilista e ciclista/Bttista tenho um enorme cuidado quando me cruzo/aproximo de um companheiro do pedal , logo a minha sugestão final seria , incentivemos o ciclismo em geral , que no Futuro próximo haverá + respeito dos automobilistas pois seremos todos uma grande familia.

1 abraço do BHKOTA
 

Diogo Santos

New Member
Hugo_BTTejo said:
Seja carro, moto, barco, trotinete, etc, não é permitido andar no eixo da via pública, a par com outra viatura
Art. 100 do Código da Estrada

O sr. lei tá um bocadinho trocado :mrgreen:
Não é o artigo 100 que menciona essa regra, mas sim o 90. Vamos lá a rever a matéria :lol:

Já vi que uns gostam de circular a par, outros desaconselham essa prática. Então, porque não fazer assim: claro que continuaria a ser infracção, mas podiam era colocarem-se em fila sempre que aparecia um pópó por trás, voltando a estar a par quando o gajo já estivesse lá à frente. É o meu ponto de vista, e penso que o mais sensato.
proque said:
Aconselho os ciclistas a andar a par coo forma de reduzirem a velocidade dos automóveis. Só depois facilitar a ultrapassagem.

E não só. Duas bicicletas a par ocupam a mesma largura que um carro. Então, qual é o drama? Com tanto carro que apanham todos os dias, são duas bicicletas a ocuparem a mesma largura que um carro que lhes vai estragar o dia? Poupem-me.
Suas excelências têm de se mentalizar que nós também temos tanto direito a circular na estrada como eles. Não gostam de nos apanhar à sua frente? Têm bom remédio: vão por outra estrada que já não nos vêem. Se querem ir por um caminho que um ciclista também usa, paciência. Em termos de liberdade de trânsito estão os dois em pé de igualdade. Não tarda muito, também é preciso fazer referência ao artigo 3: "...é livre a circulação..."
 

m19r

New Member
As melhoras po teu colega... Realmente ha pessoas que nunca na vida deviam ter carta...

Eu se fosse ao teu colega chulava o tipo ao maximo, e comprava uma bike nova... loll 8)

abr bons trilhos
 

João Matos

New Member
Isso vê-se e ouve-se cada coisa que às vezes custa a acreditar, mas eu acredito porque tembém ando na estrada e sei como se comportam certas especies.

Esse individuo merecia é que voçês fossem daqueles gajos que vão para os estádios de futebol armar a confusão, e lhe fossem à cara e deixaxem o gajo de rastos! É o que essas pessoas merecem.

Quanto ao andar a par, eu nunca ando, mas nada justifica o que esse palerma fez, isso devem ser pessoas com graves peoblemas mentais e/ou pessoais e que se vingam nos inocentes que nada tem a ver com o assunto.

Eu também nunca ando muito junto à berma, e passo a explicar o porquê:
-pode haver sempre aquele estupido que abre a porta sem querer saber se vem alguêm de trás;
-posso ter que me desviar de qualquer tampa que esteja funda demais na berma, qualquer aluimento junto à valeta, etc etc,
-aquando das ultrapassagens, há muita gente que por não as saber fazer eu tenho que ter sempre uma margem de manobra para me encostar um pouco senão corria o risco de ser esmagado.

Cumprimentos e... cuidado que eles andam ai à solta (os cães e esses condutores) :mrgreen:
 

ignite

Member
Às vezes penso que com o tempo que as coisas demoram a ficar resolvidas,
mais vale bater nos gajos mesmo a sério e fugir :X
 

Override

Member
Ja nao falo com o meu colega a algum tempo ja que ele é de Fão e eu de Viana do Castelo e nao tenho tido muito tempo pra treinar. Mas o caso ja seguiu para o adevogado e a queixa crime ja foi feita. Agora é so esperar. O meu colega ja esta bem.
 

João Matos

New Member
Bem, eu hoje também apanhei um susto daqueles... ia levar com uma estampa de um gajo que se atravessou à minha frente para mudar de direcção, eu felizmente ainda tive tempo de guinar e passar pela frente dele (não sei como é que não bati...) e depois tive que me haver com o segurar da bike para não sair da estrada já que ia muito lançado (a mais de 50 de certeza absotluta...) eu depois parei e o gajo do carro ainda me veio acusar de falta de luz na frente!! :suabesta: tavam lá uns fulanos à porta de um café que prontamente agiram a meu favor, e confirmaram aquilo que eu pensava, que tenho um LED à frente que quase que cega... é que às vezes eu até podia pensar que tenho uma luz potente e não ter não é... mas entretanto o condutor arrancou e nem um pedido de desculpa, antes pelo contrário como já foi dito...

Agora, eu gostava era de saber o que leva uma pessoa a fazer uma coisa destas! Será que para se chegar mais rápido aqui ou ali é necessário por vidas humanas em risco?? Sinceramente acho que não! O que eu gostava é que em vez de ser a minha bicicleta a vir naquela altura, fosse um camião TIR.

No fim os fulanos lá do café é que elogiaram a forma de como eu controlei a bike, mas preferia não ouvir esse elogio devido ao susto que apanhei...

É como eu digo, cuidado com os cães, os de 4 e os de 2 patas (estes ultimos só são perigosos a conduzir...).
 

banjix

New Member
É por causa de histórias assim e outras semelhantes que eu me rendi ao BTT. No meio do mato não tenho que levar com bestas destas. Gosto de fazer ciclismo de estrada, mas neste momento, o BTT enche-me as medidas.
 
Como ando no meio do porto 3, 4 dias por semana para o emprego e atravesso o porto até leça vejo assim uns "animalus" ... sabem o que me dá gozo ??? Eles passarem a rasar e depois 20 metros à frente pararem...

PASSAR POR FILAS E FILAS DE CARROS COM O PESSOAL A STRESSAR, E EU EMPREGO CASA DEMORO 17 MINUTOS E NEM CHEGO A SUAR !!! :lol:
 

jorgegt

New Member
É com histórias como estas que continuo a dizer que detesto andar na estrada :evil:.............mas ando, por necessidade, para chegar aos trilhos e mesmo para rolar um bocadinho, mas em portugal á mesmo falta de civismo, não só com ciclistas mas com toda a gente que usam as estradas. :evil:
concordo com o banjix :evil:
 

Gicas

New Member
Fogo... é por essas e outras que evito andar em estrada... a malta não tem respeito nenhum pelos ciclistas, se lhes derem 1 toque acidental (ou não) dão de frosques e não é nada com eles...
Cada vez fico mais farto da selva que são as estradas...
 

cat1

New Member
Acidente mortal no IP8

Infelismente os acidentes envolvendo cicloturistas não param de acontecer , este fim de semana faleceu um companheiro do pedal vitima

de atropelamento no ip8 na zona de Sines , é o 2º acidente mortal envolvendo cicloturistas num espaço de 2 anos na mesma estrada.

Todos nós gostariamos que eles deixasem de acontecer mas infelismente isso não tem acontecido .
 

Vulcano

New Member
Existem ate condutores que ultrapassam pela esquerda para virar á direita forçando os ciclistas a travagens bruscas que os levam a fazer OTB's e depois tem o descaramento de dizer que o ciclista tem de assinalar que vai seguir em frente.....(gostava de saber qual foi o codigo de estrada onde esses senhores leram isso)
mas pronto esse foi mais um episodio desta feita passado comigo.....
 

Hiro_GT

New Member
Isso para mim é falta de civismo da parte de alguns automobilistas.... :mrsock: Alguns quando passam por mim a buzinar e eu respondo-lhe com um cavalinho... :mrsock:
 

Lipe

New Member
Cavalinho?

és muito simpatico :wink:
Só é pena eles estarem num veiculo que nos arrasava, senão iram ver. :p
 

leoeagle

New Member
Re: Acidente mortal no IP8

cat1 said:
Infelismente os acidentes envolvendo cicloturistas não param de acontecer , este fim de semana faleceu um companheiro do pedal vitima

de atropelamento no ip8 na zona de Sines , é o 2º acidente mortal envolvendo cicloturistas num espaço de 2 anos na mesma estrada.

Todos nós gostariamos que eles deixasem de acontecer mas infelismente isso não tem acontecido .

Boas Cat,

Ouvi falar nesse acidente mas ninguém me soube explicar ao certo o que aconteceu... Pelo que me disseram o acidente foi para os lados do Casoto mas não me souberam explicar se foi com uma bike de estrada ou BTT... É que eu costumo atravessar frequentemente o IC33 nessa zona e provavelmente o melhor é começar a pensar em caminhos alternativos para não ter mais um encontro imediato com carros...
 

cat1

New Member
Boas leoeagle,

O acidente foi com bike de ciclismo , segundo sei ,não houve testemunhas oculares e a versão que existe é contada por o rapaz que causou

o acidente e segundo ele na altura que ia a passar por ele o cicloturista deu uma guinadela e o rapaz não teve tempo de fazer nada , mas

sem estar a julgar ninguem , se o automobilista em questão cumpri-se com o codigo da estrada provavelmente aquela fatilidade não se tinha dado,

sendo o ip8 uma via com 4 faixas de rodagem (2 em cada sentido)com separador central ,tinha espaço mais do que suficiente para fazer a ultrapasagem

em segurança :!:
 
Top