Mais um Acidente por falta de Civismo

MarceloBTT

New Member
Boas!!

Esse tal Animal não e animal... É sim uma besta!!
Desculpem o vocabulario mas detesto estas situação. O que vale é que por enquanto só pedalo pela no meu conselho e mais ou menos o pessoal ja se abituou a passar os mesmo bttistas toudas as semanas.
Mas quantas veses ja nao apanhei "cagaços" por um engraçadinho ter a estupida de a ideia de Acelarar e apitar sem motivo aparente.
Molhoras rapidas ao teu companheiro. E que a situação se resolva a vosso favor.
Bas pedaladas!!
 

MrOverclock

New Member
Marcelo, eles ao apitarem estão a pensar que estão a fazer algo de bom, avisando-nos da presença deles.

Mas tuga que é tuga apita em cima do ciclista quando este já está a ouvir o motor do carro, para que o ciclista pense que está em vias de ser atropelado!!!

Apitem sim senhor, mas longe... dass...!!!! Quando já estão ao pé de mim, ja oiço nem que seja as rodas a rolarem no alcatrão, não preciso que apitem... :evil:
 

JPontes

New Member
Qd ando em estrada muita gente buzina, mas raramente é por maldade, as vezes apitam para nossaber-mos que eles ali vão e outras vezes é tipo uma forma de incentivar o ciclista. Mas há sempre gente estupida.

Cumps. JP
 

Gualdinof

New Member
Boas

Override em primeiro as melhoras para o teu/nosso colega.

Em segundo contar uma pequena historia que aconteceu este domingo. Ia mais a malta iniciar a nossa rotina matinal e encontrava-mo-nos a rolar em estrada as 9.00h a caminho do Mato, quando um Jipe da GNR aparece por detrás de nós e nos segui durante um bocado até que nos colocasse-mos em fila, após isto acontecer, passou junto de nós, obrigando-nos a sair inclusive da faixa de rodagem para a valeta.

Por isso na minha humilde opinião se as nossas forças policiais dão estes exemplos os restantes condutores que não sabem o que é pedalar, ou andar, correr ou qualquer outro tipo de desporto que não seja o de estar sentado no sofá a comer nunca nos respeitarão.

Temos de ter paciência e ser superior a qualquer um desses animais,

Saudações. GAF
 

Lipe

New Member
Realmente concordo com o que já disseram... era atirar o tipo pela ponte abaixo, pena é não ser assim tão alta.

Realmente há muita falta de civismo para com os ciclistas.

Ainda hoje quando estava a vir para o emprego, estou a chegar a uma rotunda no Cacém (a dos 4 caminhos) e vem um velhote na sua bicicleta a fazer a rotunda quando de repente olha para o lado e coitado, apanhou cá um susto, era um carro que já ia todo lançado contra ele. Não é que o sr. condutor ainda refilou com o homem! Pronto, é a triste realidade do n/ país.


Cumps
 

MarceloBTT

New Member
MrOverclock said:
Marcelo, eles ao apitarem estão a pensar que estão a fazer algo de bom, avisando-nos da presença deles.

Mas tuga que é tuga apita em cima do ciclista quando este já está a ouvir o motor do carro, para que o ciclista pense que está em vias de ser atropelado!!!

Apitem sim senhor, mas longe... dass...!!!! Quando já estão ao pé de mim, ja oiço nem que seja as rodas a rolarem no alcatrão, não preciso que apitem... :evil:

É a isso que me refiro. apitarem de longe é bom pois alertanos da sua persença, agora eu ali uma pessoa, ouve o motor encosta mais um pouco, e depois em cquae em cima de nós: BAAAAANNNNNN BANNNNNNN!!! Uma pessoa apanha um susto do caraças. Só ainda não percebi para que server fazer uma derrapagem um pouco a frente da gente. ja por 2 vezes uns engraçadinhos tem a brilhante ideia de travar serca de 20 metros depois de passarem por nós. Sera que ja mais alguem lhe aconteceu esta situação?
 

froids

Active Member
Nao percebi bem em que circunstancias aconteceu, mas hoje nas noticias da hora de almoço foi transmitido o falecimento de um ciclista, atropelado por uma viatura... :nsei:

Foi no Norte do país, nao sei precisar. Estava longe da TV e nao costumo prestar muita atenção na caixa colorida, mas infelizmente a noticia chamou-me a atenção pelos piores motivos.

Tenham cuidadinho, que eles andam aí....
:s :(
 

Override

Member
em que canal deu essa noticia?
Não percebeste? Eu resumo. Iamos a lado a lado a conversar, o gajo vem por tras, buzina e barafusta, faz a ultrapassagem e ao passar por nos entala-nos e barafusta, quando acaba de fazer a ultrapassagem, ja à nossa frente, trava a fundo e o meu colega bateu na traseira do carro.
 

nitro

New Member
E uma vergonha, cada vez aparecem mais casos destes eles deviam era de ser presos e nunca mais conduzirem na vida. :evil: :evil:

AS MELHORAS PARA O TEU COLEGA
 

froids

Active Member
em que canal deu essa noticia?

Nao sei qual era o canal, mas o programa era o Jornal da 1h.... acho :s
Como nao ligo muito a TV nao sei identificar o dito programa com nenhum canal televisivo.

Eu percebi o que aconteceu com voces e com o teu colega, mas esta é outra noticia... E bem mais grave, já que o sr. morreu logo no local.
Pelas imagens era um ciclista daquelas da "velha guarda" que seguia o seu caminho na sua linda pasteleira quando foi atropelado por uma viatura Renault Kangoo branca...
 

Tremoço

Member
Boas

override da as melhoras ao teu amigo,

infelizmente isto e algo normal em potugal, e nao se observa em mais nenhum lado, outro dia tambem ia a par com um colega meu numa zona de duas faixas, so que um cabeçudo sentado no seu mercedes cabrio queria circular pela faixa da direita e passou no minimo a 5 cm do meu braço com o espelho do carro,e como eu odeio estas sitações e o pessoal da minha equipa tambem, começamos a chamar todos os nomes possiveis ao gajo, e num golpe de sorte vi que o semafro mais a frente estava fechado, então faço um sprint e ao chegar ao lado do gajo o sinal abre e eu nao tenho mais nada, pego no meu bidão e dou lhe um banho de isostar,a verdade e que ele arrancou o mais depressa posival e nao prenunciou nem uma palavra e eu fiquei a pensar: este ja nao se arma mais em inteligente...

Realmente em portugal observa-se uma falta de civismo incrivel...
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Boas
Eu sendo uns dos sr. lei :mrgreen: (PSP) :mrgreen: tenho vos a dizer que, como devem saber, não é permitido andar a par em velocipedes sem motor na via pública, mas é claro que tb não era preciso o gajo fazer essa cena, visto que provocou o acidente fazendo com que a bicla, fosse embater no carro.

Seja carro, moto, barco, trotinete, etc, não é permitido andar no eixo da via pública, a par com outra viatura
Art. 100 do Código da Estrada

Claro que a culpa foi do carro porque foi provocada a situação contudo circular a par é proibido, é como se estivesse a obstruir a faixa de rodagem, tendo a faixa a linha longitudinal continua ou não.
 

VascoSilva

New Member
Eu falo como ciclista e tb condutor de veiculo de 4 rodas.

Quando ando acompanhado relembro sempre aos meus colegas para não andarem ao meu lado. É claro que por vezes andamos, mas mal me apercebo que está a chegar um carro faço de maneira a ficarmos em fila.

Óbvio que o "animal" merece um castigo DURO em tribunal, mas evitem sempre andar a par.

A lei proíbe e muito bem andar a par, pois basta ser condutor para perceber que vai causar embaraço no trânsito. Se algum dia for permitido continuarei a andar em fila ;)
 

Override

Member
Hugo, nos iamos a par, e sabemos que nao podemos (infelizmente em portugal é assim, ja aqui ao lado em espnha pode-se andar a par), mas iamos à velocidade maxima pemitida na ponte que é de 30Km/h (alias, iamos a 35, pelo menos instantes antes de termos o acidente), se fosse um carro a essa velocidade tambem nao ia a obstruir a passagem. Se eu fosse sozinho a essa velocidade e ele me ultrapassasse estava a cometer uma infracção. certo? não sei se me faço entender.
Outra coisa, e como fazemos nos ao domingo quando vamos treinar as vezes somos uns 45 ciclistas, se vamos todos em linha formamos uma fila ai com uns 150m. se formos a pares é muito mais seguro, digo eu vá!
 

hmoreno

New Member
Meus caros amigos de pedal

Fico mais do que triste cada vez que tomo conhecimento de cenas idiotas como estas. Fico mesmo danado.

Tal como aqui já foi muito bem dito, não se pode circular a par.
OK. Significa então que, por momentos, os nossos colegas circulavam em transgressão.
Mas será que a punição por essa trangressão deva ser o risco de morte?

Julgo que não..

No seguimento dessa transgressão seguiram-se mais algumas, desta feita protagonizadas pelo inergúmene idiota irresponsável que se sentava atrás do volante da viatura.
Tanto quanto me apercebo realizou uma manobra perigosa proibida (transposição de linha separadora ininterrupta), comprovável em tribunal; entrou em incumprimento de velocidade máxima permitida, dificilmente comprovável em tribunal (não vão por aí); fez utilização indevida de sinalização sonora de emergência (sim, porque a buzina não serve para refilar mas sim para prevenir situações de risco iminente); e por último, fez redução inexplicável e injustificada de velocidade (cuja única explicação poderá ser a de atentado contra a integridade física de dois cicloturistas)

Julgo que para além da simples queixa-crime, devem mesmo solicitar a colaboração de um advogado para que este não permita que este seja mais um daqueles casos em que a injustiça prevalece, e munido de conhecimentos adequados, tome as medidas adequadas para que o tal inergúmene idiota irresponsável venha a servir de exemplo para todos os anti-cívicos com que nos cruzamos todos os dias nestas estradas.

Acrescento ainda que, por vezes, não é só por circularmos a par que há idiotas a fazer estas cenas. Acontece-me muitas vezes pois, por sensatez, gosto de circular á direita, mas reservar sempre uns 60cm para a berma. O CE realmente instrui (portanto, obriga legalmente) a que todos os tipos de circulações sejam feitas o mais à direita possível !!

"possível" - isto não significa que os cicloturistas tenham de colocar as rodas nas valetas, nos rasgos de tampas de águas (arriscando-nos a ficar lá com a roda enfiada) nem que tenhamos de circular a 20 ou 30 cm dos passeios...
Significa que devemos precaver a segurança da nossa circulação. Não é para colocá-la em risco, para que uma viatura mais rápida nos possa passar sem ter de abrandar por uns momentos, até que possa ultrapassar-nos em segurança: nossa, dele, e de terceiros.

Boas recuperações para ambos

Hugo Moreno

PS: não chamem animais a estes idiotas... adoro animais e este tipo de atitudes só pode vir mesmo de humanos muito estúpidos...
 

proque

Member
O "andar a par" é a melhor defesa que os ciclistas podem ter.

O nosso CE anacrónico nessa matéria já que, noutros países europeus, isso é permitido.

Esse será um dos pontos em que a mudança da legislação terá de incidir.

Aconselho os ciclistas a andar a par coo forma de reduzirem a velocidade dos automóveis. Só depois facilitar a ultrapassagem.

Override said:
Hugo, nos iamos a par, e sabemos que nao podemos (infelizmente em portugal é assim, ja aqui ao lado em espnha pode-se andar a par), mas iamos à velocidade maxima pemitida na ponte que é de 30Km/h (alias, iamos a 35, pelo menos instantes antes de termos o acidente), se fosse um carro a essa velocidade tambem nao ia a obstruir a passagem. Se eu fosse sozinho a essa velocidade e ele me ultrapassasse estava a cometer uma infracção. certo? não sei se me faço entender.
Outra coisa, e como fazemos nos ao domingo quando vamos treinar as vezes somos uns 45 ciclistas, se vamos todos em linha formamos uma fila ai com uns 150m. se formos a pares é muito mais seguro, digo eu vá!
 

Rui Meireles

New Member
O grande problema no nosso país é os automobilistas terem na cabeça a ideia de que os velocípedes não são veículos. Quando vêem uma bicicleta muitos tentam ultrapassá-la sem sair da sua faixa de rodagem, isto é, sem "pisar" o risco contínuo. O que acontece é que o ciclista é muitas vezes "espremido" contra a berma, e ainda leva umas buzinadelas porque devia ter saído da frente. :evil:

O código de estrada diz que as bicicletas devem circular o mais à direita possível, e acho muito bem, porque uma vez que são veículos mais lentos, assim facilitam as ultrapassagens. Mas não deixam de ser ultrapassagens! O condutor deve sempre:
  • ver se é permitido ultrapassar
  • ver se vem algum carro na outra faixa de rodagem
  • dar o pisca
  • passar suficientemente longe do ciclista para que a manobra seja segura
Um colega meu tirou há pouco a carta de mota, e para evitar situações destas, e acidentes com portas abertas de carros estacionados, o instrutor aconselhava-o a ocupar TODA a faixa de rodagem, mesmo que fosse 20Km/h.

Eu quando ultrapasso um ciclista faço sempre os possíveis por passar o mais afastado possível dele, muitas vezes meto-me na outra faixa como se estivesse a ultrapassar um carro. Mas há muitos condutores que acham que o lugar das bicicetas é no passeio... Daí as buzinadelas e as atitudes a que estamos habituados. :s
 

root

New Member
Olá Rui

Nem de propósito, um amigo nosso no passado domingo depois de deixar o ponto de encontro a chegar à rotunda de Santa Rita em Ermesinde, também sentiu no corpo mais um comportamento reprovável de um condutor.

Segundo o próprio me relatou o "Sr." automobilista aumentou repentinamente a velocidade ao ver que o nosso amigo bettista estava a entrar na rotunda, resultou num embate violento que por muita sorte não causou ferimentos mais graves.

A falta de civismo por parte dos automobilistas tem que terminar de uma vez por todas, penso que as autoridades devem fazer alguma coisa de maneira a evitar grande parte deste acidentes.

No verão passado eu lembro que no Algarve morreram cinco crianças por afogamento em piscinas e prontamente foi lançada uma campanha de sensibilização pelo Ministério da Saúde em todos os centros e hospitais com o objectivo de chamar a atenção para os perigos e em relação às múltiplas mortes de ciclistas ninguém faz nada porquê ?

root
 

Hernâni_pt

New Member
Venho aqui dar os parabéns à Câmara Municipal de Lagoa que está a fazer uma ciclovia entre Lagoa e Carvoeiro.
Sem dúvida que é uma ajuda no sentido de evitar este tipo de situações.
 
Top