Localização de Trilhos na Arrabida

Jocas22

Active Member
Bom resolvi finalmente enfrentar o famoso "trilho do convento" e pra mim passou a ser o melhor dos que conheço. Técnico demais, dificil e cansativo (talvez pela fresca seja outra coisa, mas com este calor, livra!). Mas vale bem a pena pela paisagem, pelo desafio.

Ah, e muito pé'tt pelo meio:D
 

_driftwood_

New Member
Eu tb só conheço com calor, mas tenho cá para mim que mesmo mais fresco vai ser sempre dificil. A primeira metade do trilho sempre a subir por aquele trilho rochoso é muito complicada, depois começa a diversão e as paisagens fabulosas e a malta esquece, por momentos, o que passou para lá chegar.
 

Jocas22

Active Member
é mesmo como descrevestes ;) Agora a proxima incursão vai ser trilho da falesia e marmita do gigante. A última incursão no desconhecido havia sido o trilho por cima dos conventos (Capuchos e S Paulo) que não gostei. Ando numa de percorrer os trilhos mais falados. :cool:
 

_driftwood_

New Member
Tem atenção que o caminho até à Marmita de Gigante é pedestre, vais ter de levar a bike às costas ou deixa-la escondida nalgum lado. Se tens mesmo curiosidade em conhecer a marmita sugiro que o faças numa caminhada. Já na falesia tenho a certeza que vais gostar:

[video=youtube_share;IIIeioli5f4]http://youtu.be/IIIeioli5f4[/video]

PS: Se fizeres o trilho no sentido que nós fizemos no vídeo, vais encontrar uma proibição de passagem. Antes dessa interdição há um trilho à direita que atalha e que permite chegar à falesia sem stresses.

Abraço
 

_driftwood_

New Member
Sim, esse trilho é bem divertido a descer ;) E ali nas Terras do Risco, bem perto desse trilho também tens este:

[video=vimeo;46140823]https://vimeo.com/46140823[/video]
 

Jocas22

Active Member
ja saquei o track pra seguir. Mas no final nao vai dar a um portão fechado? :confused:

Neste fim de semana andei por detras do Centro ambiental do alhambre a seguir um trilho e ás tantas dou-me com um portao e uma vedação, o mais espectacular é que a principio nem percebi se estava de dentro ou fora do portão pois não tinha passado nenhuma vedação ou cerca :D
 
Last edited:

_driftwood_

New Member
Sim, vai mesmo dar a um portão que está fechado. Chegando aí tens de passar a bike por cima do muro, depois da bike estar do outro lado ou saltas tb o muro ou passas de lado por uma nesga que existe entre o muro e rede ;)

Eu gosto bastante deste trilho (a descer ;) )

Abraço,
Carlos
 

Jocas22

Active Member
já vi que transformamos este topico num chat. :D Pena nao haver mais malta a participar.

Ok, vou segui-lo. Promete e de que maneira. Já o tinha marcado mas como passava pelo estradao e via o portao fechado, ignorei-o. Quanto ao saltar muros, já o fiz noutros lados (Apostiça) por isso já domino a técnica. :cool: Mas não consigo perceber estes muros e vedações só de um lado, seguem-se os trilhos sem passar por cercas e acabamos dentro de uma propriedade.:fpalm:
 

srg814

New Member
Viva.

Alguém conhece uma alternativa para ir do Camping Picheleiros / CEADA para o Parque de Merendas do Alambre, sem atravessar portões?

Track da volta de Domingo 08 Agosto: http://www.gpsies.com/map.do?fileId=iclcravczgqdpzea

Já agora, na mesma onda de encontrar portões e não saber se estamos dentro ou fora da propriedade, subindo desde o Parque de Merendas do Alambre em direcção à Aldeia da Portela deparámo-nos com uma situação dessas. Penso que o melhor será entrar no Centro Ambiental do Alambre..
 

Jocas22

Active Member
andei por la este fim de semana. O que faço é subindo do camping até ao estradao que vai dar ao chico de saia, depois apanhas o estradao no sentido sesimbra, e pouco depois apanhas um desvio à direita (o 2º porque o 1º esta impraticavel) e segues por ai (eu estava com pressa de acabar a volta, mas essa zona tem imenso por explorar). Verdade que nao sao singles mas é uma zona espectacular. Depois tens ate um single pra terminares no parque de merendas, curto mas curtido :cool:
Caminho directo acho que só mesmo invadindo propriedade privada. Eu pelo menos nao encontrei.

Quanto ao teu ultimo paragrafo, o exemplo que dei acima era exactamente esse de que falas ;). Mas quando te apanhas dentro da propriedade tem saida, junto a um portao (mesmo la em cima junto à fonte!) alguem deu cabo da rede toda e podes sair à vontade.

Tens aqui o meu track:
http://connect.garmin.com/activity/206486193
da uma olhada, esta la os caminhos de que falo, tanto até ao parque de merendas como depois por detras do centro ambiental.
 
Last edited:

_driftwood_

New Member
Jocas,

Depois diz como te correu a aventura nas terras do risco :cool:


Srg814,

Quem sobe do Parque de Merendas do Alambre para a Aldeia da Portela ou faz aquilo que tu fizeste no track que aqui publicaste, ou continua mais uns metros por alcatrão e começa a subir a seguir ao parque ambiental. Este caminho vai dar precisamente ao estradão que apanhaste quando passaste o portão.

Relativamente a um caminho alternativo desde o parque de campismo até ao parque de merendas podes fazer isto:

O teu track tem o trajecto em rosa e minha sugestão a vermelho.

scaled.php




PS: Estive a ver o track com atenção e aproveito a "onda" e dou-te mais uma sugestão (trajecto azul):

scaled.php


Abraço,
Carlos
 
Last edited:

srg814

New Member
Jocas22, _driftwood_,

obrigado pelas respostas.

Aproveitando as vossas sugestões, resultou: http://www.gpsies.com/map.do?fileId=wlmylmtltdceznpa (Camping - Pq Mer Alambre - Portela)..
Há dúvidas no traçado por detrás do Camping, por falta de visualização.

Jocas22, o trilho que designas "pedonal entre varandas" faz-se bem de bicicleta?

_driftwood_, da tua sugestão a azul resultou: http://www.gpsies.com/map.do?fileId=vwzvgblwveiljnaq (Terras do Risco - Varanda Arrábida)
Este caminho, comparativamente com a envolvente, passa despercebido.. Circula-se bem por aí?


--Cumprimentos, srg814
 

Moreno88

New Member
Voltei ao BTT, faz um mês! Tenho andado mais pelos trilhos da Serra do Louro/S. Luís... já andei por Belas e este passado Sábado, pela Apostiça, desde a Fte. da Telha a Vila Nogueira de Azeitão.
Da Serra da Arrábida, já fiz alguns trilhos, tais como, o Chico das Saias e o trilho das Palmeiras que vai dar ao Parque das Merendas. No entanto, tenho que ver se a começo a explorar melhor, mas isto tem que ir com calma que ainda estou fraquinho nas subidas! :p

Sou militar na unidade da Nato, junto à Apostiça e faço todos os dias o percurso casa-trabalho-casa, de bicicleta, mas ontem, à ida para casa, comecei a fazer outro percurso, pela Apostiça, fazendo mais de 17km ao invés dos 6km e pouco que fazia! A ver se começo a ganhar alguma resistência e força para começar a fazer outros trilhos com outro à vontade :)
 
Top