Já havia um velódromo em Portugal antes de Sangalhos

Jazz

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Caros amigos,

Em conversa com o meu primo (que é um entusiasta da história da cidade do Porto) e, sabendo ele da minha paixão por tudo o que envolva duas rodas com pedais, disse-me para grande espanto meu que no Porto existe um velódromo há mais de 100 anos! Pois é, ninguém ou quase ninguém sabe disto, mas a verdade é que ele existe.

Chama-se Velódromo Maria Amélia e está localizado no Museu Soares dos Reis.

Agora eu pergunto: sendo aquilo de todos nós, não deveríamos ter o direito de, pelo menos, o visitar? Gostava de saber a vossa opinião.

Aqui vão as imagens do Google Maps, onde se vê claramente o Velódromo nas traseiras do museu:

Capturadeecr-2010-05-04162626.png


Capturadeecr-2010-05-04162715.png



Aqui vão uns links sobre o Velódromo, bem como algumas fotos, mas se procurarem ainda encontram mais:

http://portoantigo.blogspot.com/2010/01/o-velodromo-maria-amelia.html

http://jpn.icicom.up.pt/2010/04/30/fotogaleria_o_porto_que_se_esconde_no_velodromo_maria_amelia.html

Um abraço!

É óbvio que passar a utilizar o espaço é quase impossível, mas como podem ver nas imagens do segundo link que postei, o espaço respira história e é lindíssimo e encontra-se quase ao abandono, pelo menos devia ser restaurado e permitido o acesso ao público, nem que fosse só para visita.

Deixo aqui mais um artigo, do jornal "O Jogo", sobre o Velódromo. Estou fascinado com isto. Um Velódromo na minha cidade e quase ninguém sabe!

Porto tem velódromo com 100 anos

AUGUSTO FERRO
O Velódromo do Porto, ou Velódromo D. Amélia, foi o maior recinto desportivo do Porto na primeira década do século passado, como palco da modalidade que os tripeiros mais acarinhavam quando se começaram a interessar por desporto. Sim, porque o ciclismo antecedeu o futebol. Actualmente, e tendo Portugal já a funcionar, em Sangalhos, um velódromo que está entre os melhores do novo século, aquele transformou-se num estádio prenhe de surpresas: parte das suas instalações manteve-se intacta até hoje, o local onde está instalado é quase um segredo, e a grande maioria dos habitantes da cidade desconhece a sua existência num local tão nobre como as traseiras do museu Soares dos Reis e perto do Palácio de Cristal e do hospital de Santo António.

O Velódromo do Porto surgiu um 1894, furto da doação por parte do rei D. Carlos, no ano anterior, de um terreno ao Real Velo-Club do Porto para a prática do ciclismo. Uma prenda integrada nas comemorações do V centenário do infante D. Henrique. Não era o primeiro espaço na cidade ou arredores que recebia provas de amadores ou profissionais deste desporto. O primeiro estava instalado na Quinta de Salgueiros e pertencia ao Clube de Caçadores do Porto. Posteriormente, na serra do Pilar, construiu-se o primeiro Velódromo D. Amélia - assim baptizado em homenagem à mulher do rei -, designação que seria transferida para a pista do Porto, passando a estrutura de Gaia a ter o nome de Príncipe Real.

O Velódromo foi instalado no jardim do palácio dos Carrancas, propriedade da família real desde 1861 e local onde esta costumava pernoitar quando se deslocava à cidade. O palácio dos Carrancas, recorde-se, é o actual Museu Nacional de Soares dos Reis. O estádio ficou situado nas suas traseiras, no interior de um quarteirão, o que o resguarda de qualquer olhar mais indiscreto e o torna quase desconhecido.

A sua entrada continua a ser um simples portão, localizado na Rua Adolfo Casais Monteiro - (Rua do Pombal, à época). Se os muros o conseguem esconder, já as tecnologias do século XXI revelam toda a sua dimensão. Utilizando o Google Earth, tem-se a perfeita dimensão daquela pista que tinha 333,33 metros à corda, o que permitia completar um quilómetro em cada três voltas.

As portas do Velódromo do Porto encerraram em 1910 com a implantação da República e a ida do rei D. Manuel II para o exílio. O espaço foi doado à Misericórdia, mas em 1939 o Estado Novo decidiu "nacionalizar" o palácio e a sua envolvente para aí ser instalado o museu Soares dos Reis, que necessitava de poder crescer - e, com isso, ocupou posteriormente a única parte da pista já inexistente -, pois estava confinado no edifício onde hoje existe a Biblioteca Municipal do Porto, junto ao Jardim de S. Lázaro.n


Porto'2001 permitiu última requalificação do espaço

O espaço do Velódromo do Porto é hoje denominado Jardim da Cerca e integra as instalações do Museu Soares do Reis. Aí encontram-se em exposição alguns dos brasões das antigas casas senhoriais do Porto. O terreno foi objecto da última requalificação no contexto da "Porto'2001, Capital Europeia de Cultura", numa criação do falecido arquitecto portuense Fernando Távora, que fez questão de preservar integralmente alguns dos elementos da centenária instalação desportiva. Assim, sem grande esforço, ao nível do solo são perfeitamente visíveis as duas curvas da pista, com os respectivos relevos. Uma recordação do primeiro espaço desportivo do Porto, que permite imaginar as loucas corridas que aí se disputaram e os 25 mil adeptos que a elas assistiram.
 
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Mangelovsky

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Faz-me alguma pena que não possa voltar a ser utilizado para o propósito original. Assim o dita o passar do tempo... Lembro-me que também havia uma ciclovia a atravessar a Ponte da Arrábida e nas bermas da actual Avenida AIP (não sei se algum dia estiveram ou seria um dia suposto terem estado ligadas).

Os outros velódromos, da Quinta de Salgueiros e da Serra do Pilar? Ainda existem, ou pelo menos haverá vestígios deles?
 

Jazz

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Em relação a esses não sei, mas vou procurar saber alguma coisa, pelo menos descobrir a localização exacta. É uma pena deixarem aquilo abandonado, podiam bem revitalizar aquele espaço.
 

MSoares

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Esse velódromo do Porto tem um enquadramento paisagista muito bonito mas não me parece que esteja em condições de ser usado já que não há uma linha que percorra uma volta completa

Em Tavira temos esta bela pista que está em perfeito estado de conservação e pode ser usada. Pena é que só seja utilizada no festival de pista de Tavira que se realiza todos os anos em Outubro

pistaciclismotavira.jpg
 

tlages

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Pelo que esta no segundo link o velodromo do porto fechou nos anos 30. É natural que não esteja em condições.
Excelente partilha. É curioso e não fazia a mínima ideia que ainda no sec xix se construiu um velodromo em Portugal. As coisas que aprendemos aqui :)

Boas pedaladas
 

MSoares

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E essa pista de Tavira não está aberta ao público? Está fechada todo o ano?

Sinceramente não sei, mas a equipa de futebol do Ginásio de Tavira joga e treina lá, por isso é possível que esteja aberta ao público. Como disse no meu post anterior, realiza-se lá todos os anos um festival de ciclismo no princípio de Outubro e nesse dia qualquer pessoa pode ir para lá andar e nem sequer paga entrada, enquanto que ao restante público é cobrada a entrada.
 

Caruma biker

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e a mitica pista do estadio de Alvalade de chegou a acolher a volta a portugal nos idos anos 40/50
que desapareceu para da ao estadio Jose de Alvalade, este tambem desaparecido para dar origem ao Alvalade XXI
 

polidos

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Muito fixe! Resido no Porto já faz 17 anos e desconhecia... aqui no fórum aprende-se tanta coisa! Obrigado por partilhares a descoberta.
 

TheTraveler

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Em Tavira temos esta bela pista que está em perfeito estado de conservação e pode ser usada. Pena é que só seja utilizada no festival de pista de Tavira que se realiza todos os anos em Outubro

pistaciclismotavira.jpg

Em Loulé também há uma pista de ciclismo.

Nascida nos anos 50, a Pista Bexiga Peres veio substituir a anterior, uma das maiores e mais antigas do país. A Pista recebeu o nome de um dos grandes impulsionadores do ciclismo nacional, particularmente, em Loulé. Um empresário que dedicou toda a sua vida a esta modalidade. Inicialmente em terra batida, a pista recebeu um tapete de asfalto em 1971, sendo a partir dessa altura uma infra-estrutura de passagem obrigatória para Voltas a Portugal, Voltas ao Algarve e Festivais de Pistas nacionais e internacionais. Nomes como Alves Barbosa, João Lourenço, Francisco Inácio, Aristídes Martins, Joaquim Agostinho, Luís Ocana e Marco Chagas foram algumas das figuras mais importantes que marcaram presença em Loulé.

http://maps.google.pt/maps?hl=pt-PT&ie=UTF8&ll=37.134323,-8.016361&spn=0.001989,0.003449&t=h&z=18
 

vnovo

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Também já ouvi falar ha alguns dias deste velodromo. O que é estranho é que em tantos anos nunca se falou nisto, nem as pessoas do porto conheciam e agora tem-se falado muito pelo menos na internet. O google earth deve ter ajudado ;)

Também é engraçado ver que o jardim foi requalificado para o Porto 2001 no entanto existem videos na net que mostram o abandono do espaço. Ou seja foi dinheiro público que se "deitou fora"...
 
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Jazz

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Essa da requalificação para o Porto 2001 também me deu vontade de rir, principalmente vendo as imagens e constatando que aquilo está ao abandono. Ultimamente tem-se falado mais disto na net, foi um do motivos porque descobri isto. Mas além do velódromo há mais casos na cidade, acho vergonhoso termos património público nacional neste estado de conservação. A culpa, em parte, é das pessoas da cidade, que dantes não eram assim e tomavam participação directa nos assuntos. Ultimamente tem-se verificado o contrário, como que um alheamento da cidade a este tipo de situações. Espero que a situação mude brevemente.
 
Para quem não sabe, nesta altura, há cento e tal anos, Portugal tinha um dos melhores ciclistas do mundo, especializado tanto em pista como em longas distâncias; e que chegou a correr neste velódromo:

- José Bento Pessoa (1874-1954)!


1 - Ler (CLICAR)!

2 - Ler (CLICAR)!

3 - Ler (CLICAR)!

Atenção, o pessoal da Figueira da Foz é chamado à cabine de som! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
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