Como já foi referido há vários locais de onde essa folga pode vir.
- Caixa de Direcção mal apertada: Apertando o travão da frente moves a bicicleta para a frente e para trás e colocas os dedos junto à caixa da direcção para sentir se há folga. De preferência tocas na zona da ligação da suspensão com a caixa da direcção. Não deve de haver movimento aí, ou então uma coisa muito, muito minina. Tem atenção se os rolamentos da direcção não estão estragados. Isso pode provocar folga por mais que apertes.
- Montagem da suspensão: Dizes que a suspensão é nova e aí pode haver uma situação de má montagem que leve a essa folga. O tubo da direcção da suspensão tem que ser cortado uns milimetros abaixo do topo do avanço. Isto porque a a tampa do avanço tem um pedaço que entra para dentro dele, e se o tubo estiver muito alto a tampa vai assentar no tubo e não no topo do avanço o que faz com que nunca consigas afinar a direcção. Por mais que apertes a tampa ela já tocou no tubo e não vais baixar mais e assim não pressiona o avanço. Podes inclusivamente começar a puxar a aranha para cima. Se o tubo estiver muito próximo do topo do avanço podes sempre experimentar com uma tampa que não entre muito dentro do avanço, ou teres que cortar mais um pouco o tubo. Tem muito cuidado com esta última operação.
- Folga nas pernas da suspensão: Embora seja pouco provável porque a suspensão é nova, não se deve de descartar essa hipótese. Pode haver um defeito de fabrico, por exemplo. Com o travão da frente apertado coloca os dedos na ligação entre as pernas e as bainhas (na zona do retentor de borracha) e move a bicicleta pra a frente e para trás. Vê se sentes aí alguma folga. Se tiver faz o mesmo, aplicando algum peso na frente da bicicleta para a comprimir um pouqinho para ver se a folga desaparece ou reduz. Se desaparecer pode ser da suspensão.
- Problemas nos cubos: Se os cubos estiverem com folga, ou com alguma(s) das esferas danificada pode haver folga nas rodas, embora ai se note mais se empurrares a roda da esquerda para a direita (sem travar) e não da frente para trás. Se houver folga ao empurrar da esquerda para a direita sentes logo. Testa na roda de trás só para tirares dúvidas quanto ao que deves de sentir numa roda sem folga. A menos que tenhas folga na roda de trás também...
- Algum mau aperto relacionado com os os travões, ou algo danificado nestes.
- Aperto rápido mal apertado.
- E por fim, o quadro rachado! Só para colocar uma hipótese catastrófica e te provocar um pequeno momento de pânico.