Folga na roda

Boas pessoal,

Antes de abrir este tópico procurei sobre o assunto mas não encontrei nada que me ajudasse.

Alguém já deve ter tido este problema, basicamente é o seguinte, a minha roda da frente está com uma folga e eu não percebo de onde é e como posso resolver a situação.

Como é que eu detectei isto? Quando tenho a bicicleta parada e aperto o travão da frente, o quadro continua a "oscilar" em relação à roda. Não sei se me faço entender, se não eu posso tentar gravar um video.

Isto se calhar até é um "problema" de solução trivial eu é que ainda sou muito verde no assunto.

Um abraço e obrigado
 

camponubla

Well-Known Member
Pelo que explicas mais bem parece folga na caixa de direcção ou falta de aperto na tampa que há encima do avanço (esse parafuso, o da tampa, aperta o rolamento inferior contra a caixa inferior e o superior contra o alojamento superior)
 
Obrigado pela resposta,

Quando pesquisei pela primeira vez, essa foi uma das possíveis soluções que encontrei. Entretanto não me parece que seja isso porque já reapertei a tampa por cima do avanço (depois de ter desapertado o avanço) e continua na mesma
 

camponubla

Well-Known Member
Mas tens de desapertar a tampa, e também os parafusos do avanço. Depois, carregando o teu peso no guiador, das um aperto à tampa, depois apertas o avanço e no fim apertas mais um pouco a tampa....esse parafuso não é necessário apertar "a morte"
 

OPEN

Member
Mas o problemas pode ser mais "interno" por exemplo a aranha partida ou rachada. Sem saber ao certo o tipo de direção que tens, mas é provável. Por vezes não é uma questão de aperto mas sim algo já estragado.
 
A aranha penso que esteja boa porque troquei de suspensão há pouco tempo e se não me engano até levou uma nova. Já agora, o que é que vos leva a apontar as "culpas" para a direcção e não para a roda? Estou a perguntar mesmo só para tentar perceber
 

OPEN

Member
Vira a bicicleta ao contrário, rodas para o ar, e abana a roda na lateral e verifica sem encontras alguma folga.

Na minha experiência, da forma como falaste pensei logo na direcção. Porque esse sintoma costuma ser disso. É quase como a aspirina para a dor de cabeça...

Já agora verifica as bainhas da suspensão...
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Se for folga quando fazes movimento para a frente e atrás...Se for disco centerlock podes ter de reapertar o disco.
 
Muito bem, vou tentar essa. As bainhas também as verifiquei logo na hora e não me pareceu terem folga. Mas a suspensão como disse é nova, não tem 300 km.

Obrigado pela atenção pessoal
 

Joseelias

Well-Known Member
Como já foi referido há vários locais de onde essa folga pode vir.

- Caixa de Direcção mal apertada: Apertando o travão da frente moves a bicicleta para a frente e para trás e colocas os dedos junto à caixa da direcção para sentir se há folga. De preferência tocas na zona da ligação da suspensão com a caixa da direcção. Não deve de haver movimento aí, ou então uma coisa muito, muito minina. Tem atenção se os rolamentos da direcção não estão estragados. Isso pode provocar folga por mais que apertes.

- Montagem da suspensão: Dizes que a suspensão é nova e aí pode haver uma situação de má montagem que leve a essa folga. O tubo da direcção da suspensão tem que ser cortado uns milimetros abaixo do topo do avanço. Isto porque a a tampa do avanço tem um pedaço que entra para dentro dele, e se o tubo estiver muito alto a tampa vai assentar no tubo e não no topo do avanço o que faz com que nunca consigas afinar a direcção. Por mais que apertes a tampa ela já tocou no tubo e não vais baixar mais e assim não pressiona o avanço. Podes inclusivamente começar a puxar a aranha para cima. Se o tubo estiver muito próximo do topo do avanço podes sempre experimentar com uma tampa que não entre muito dentro do avanço, ou teres que cortar mais um pouco o tubo. Tem muito cuidado com esta última operação.

img-Garfo_Rosca_X_Aheadset_03.jpg


- Folga nas pernas da suspensão: Embora seja pouco provável porque a suspensão é nova, não se deve de descartar essa hipótese. Pode haver um defeito de fabrico, por exemplo. Com o travão da frente apertado coloca os dedos na ligação entre as pernas e as bainhas (na zona do retentor de borracha) e move a bicicleta pra a frente e para trás. Vê se sentes aí alguma folga. Se tiver faz o mesmo, aplicando algum peso na frente da bicicleta para a comprimir um pouqinho para ver se a folga desaparece ou reduz. Se desaparecer pode ser da suspensão.

- Problemas nos cubos: Se os cubos estiverem com folga, ou com alguma(s) das esferas danificada pode haver folga nas rodas, embora ai se note mais se empurrares a roda da esquerda para a direita (sem travar) e não da frente para trás. Se houver folga ao empurrar da esquerda para a direita sentes logo. Testa na roda de trás só para tirares dúvidas quanto ao que deves de sentir numa roda sem folga. A menos que tenhas folga na roda de trás também... :D

- Algum mau aperto relacionado com os os travões, ou algo danificado nestes.

- Aperto rápido mal apertado.

- E por fim, o quadro rachado! Só para colocar uma hipótese catastrófica e te provocar um pequeno momento de pânico. :D
 
Last edited:
Como já foi referido há vários locais de onde essa folga pode vir.

- Caixa de Direcção mal apertada: Apertando o travão da frente moves a bicicleta para a frente e para trás e colocas os dedos junto à caixa da direcção para sentir se há folga. De preferência tocas na zona da ligação da suspensão com a caixa da direcção. Não deve de haver movimento aí, ou então uma coisa muito, muito minina. Tem atenção se os rolamentos da direcção não estão estragados. Isso pode provocar folga por mais que apertes.

- Montagem da suspensão: Dizes que a suspensão é nova e aí pode haver uma situação de má montagem que leve a essa folga. O tubo da direcção da suspensão tem que ser cortado uns milimetros abaixo do topo do avanço. Isto porque a a tampa do avanço tem um pedaço que entra para dentro dele, e se o tubo estiver muito alto a tampa vai assentar no tubo e não no topo do avanço o que faz com que nunca consigas afinar a direcção. Por mais que apertes a tampa ela já tocou no tubo e não vais baixar mais e assim não pressiona o avanço. Podes inclusivamente começar a puxar a aranha para cima. Se o tubo estiver muito próximo do topo do avanço podes sempre experimentar com uma tampa que não entre muito dentro do avanço, ou teres que cortar mais um pouco o tubo. Tem muito cuidado com esta última operação.

img-Garfo_Rosca_X_Aheadset_03.jpg


- Folga nas pernas da suspensão: Embora seja pouco provável porque a suspensão é nova, não se deve de descartar essa hipótese. Pode haver um defeito de fabrico, por exemplo. Com o travão da frente apertado coloca os dedos na ligação entre as pernas e as bainhas (na zona do retentor de borracha) e move a bicicleta pra a frente e para trás. Vê se sentes aí alguma folga. Se tiver faz o mesmo, aplicando algum peso na frente da bicicleta para a comprimir um pouqinho para ver se a folga desaparece ou reduz. Se desaparecer pode ser da suspensão.

- Problemas nos cubos: Se os cubos estiverem com folga, ou com alguma(s) das esferas danificada pode haver folga nas rodas, embora ai se note mais se empurrares a roda da esquerda para a direita (sem travar) e não da frente para trás. Se houver folga ao empurrar da esquerda para a direita sentes logo. Testa na roda de trás só para tirares dúvidas quanto ao que deves de sentir numa roda sem folga. A menos que tenhas folga na roda de trás também... :D

- Algum mau aperto relacionado com os os travões, ou algo danificado nestes.

- Aperto rápido mal apertado.

- E por fim, o quadro rachado! Só para colocar uma hipótese catastrófica e te provocar um pequeno momento de pânico. :D

Ahahah

Boas José,

Obrigado pela resposta, impecável.

De facto, estive a fazer um check nesses pontos e realmente sinto folga ao empurrar a roda da esquerda para a direita. Pensei que fossem os apertos (mal apertados) mas também estavam bem apertados.

Agora a questão que coloco é, se for uma questão de esferas danificadas é possível resolver com a substituição das esferas ou tenho que trocar o cubo?
 

Joseelias

Well-Known Member
Se for apenas uma questão de aperto dos cones isso resolve-se apertando de novo.

Mas convém verificar se as esferas estão em condições, e não há uma ou mais já meio danificada ou pior ainda, que tenham desaparecido. Há algum tempo atrás senti um ruído na roda de trás, do género dos calços a roçar, e depois de me ter apercebido do problema na roda (balançava de um lado para o outro) quando a desmontei haviam duas esferas que tinham pura e simplesmente desaparecido. Totalmente pulverizadas sem o mais pequeno vestígio delas! Aí basta comprar o número de esferas que precisas ou então até substituir tudo. Não é caro. Se for uma roda de rolamentos é substituir o rolamento todo. Tem atenção ao número de esferas para cada lado.

Quando fizeres a manutenção à roda podes dar uma olhada nos cones para ver se não estão picados e continuam com as pistas que contactam com as esferas completamente lisas. Se estiverem picadas isso vai acelerar o desgaste das esferas e podes no futuro vir a ter problemas de novo. Mas também não é nada de muito preocupante e podes continuar a usar as rodas. Andei anos com uns cones picados e sem problemas.

Como o Pedro Barradas avisou, tem atenção ao aperto dos cubos. Aperta o mínimo possível para que a roda fique sem folga e rode livremente, e depois fixa bem a posição com a contra-porca. É um trabalho de alguma minúcia mas se ficar bem feito a roda fica a deslizar de forma que quase não pára e reduz muito a resistência. Depois de cada volta nas primeiras vezes convém verificar se o aperto do cubo não deu de si e voltou a ganhar alguma folga. Se ficou tudo bem não precisas de te voltar a preocupar até a uma nova manutenção.
 
Obrigado pessoal, é isso que vou fazer logo quando chegar a casa.

Se for de esferas em principio troco todas, vou ter em atenção essa questão do aperto.

Depois dou feedback, mais uma vez obrigado pelas respostas
 
Olá malta,

Desmontei o cubo e pelo menos num lado estava com 9 esferas e estou mesmo convencido que é dali que vem a folga. Existe alguma forma expedita de saber quantas esferas lá devo meter?

Isto porque não queria estar a menos mas também não convém meter a mais digo eu
 

Joseelias

Well-Known Member
Depende do cubo. Nos meus cubos Shimano são 11 esferas mais pequenas de cada lado à frente e atrás 9 de cada lado maiores. Mas os cubos da bike da minha mulher que são Formula acho que são 9 grandes de cada lado tanto atrás como à frente. Da minha experiência tem sido sempre um número ímpar e quando estão dentro do cubo parece que fica a faltar uma esfera, mas é para ser mesmo assim.
 
Ok, então deve estar certo.

Entretanto a montar tudo devo ter feito alguma coisa mal, estou com alguma dificuldade nos apertos e agora o eixo "não cabe" nos braços da suspensão.

Mas isto é só um desabafo amanhã tenho que ver melhor
 

Joseelias

Well-Known Member
Vê se as esferas estão todas bem dentro do cubo (na zona do Copo , ou Cup em inglês) e alinhadas ao mesmo nível. Já me aconteceu uma delas ficar meio encavalitada nas outras esferas e ao apertar os cones eles não enroscarem tudo o que deviam. Basta desenroscares o cone um pouco e com uma chave de fendas empurrar a esfera mais para dentro.

Ao desapertares os cones também só o deves e fazer de um dos lados, e deixa o outro cone e contra-porca no lugar dele. Assim evitas descentrar o eixo, ficando com um lado mais comprido que o outro. Se sacaste tudo fora do eixo, tens que ter o cuidado de garantir que a ponta que fica de cada lado para apoiar na suspensão está simétrica. E dar um bom aperto à contra-porca também para fixar no lugar os cones.

O ajuste dos cones é uma coisa que requer alguma minúcia e delicadeza mas se for bem feita vale bem a pena. As rodas da bicicleta da minha mulher ficaram a rodar pelo menos 10 vezes mais depois de ajustar como devia de ser. E se estiver a exagerar é para menos. Por norma, este material vem todo demasiado apertado emperrando a rotação das rodas.

Usa chaves de cones próprias para o que estás a fazer. Custam para aí 10€ e permitem fazer um trabalho em condições que umas ferramentas normais não permitem por serem demasiado grossas.
 
E existe alguma forma de fixar um dos lados dos cones? É que ao desapertar aquilo parecia não ter critério e não consegui fazer um de cada vez
 

Joseelias

Well-Known Member
Estou a partir do principio que estás a mexer com um cubo com eixo QR9mm que são os mais comuns de se ver.

Ao desapertares de um lado (não interessa qual) e ao tirares a contra-porca, vedantes e cone o eixo sai por inteiro do lado oposto do cubo. Não é necessário desaparafusar tudo do outro lado e só mexes com os apertos de um lado. Por um lado poupas estar a mexer com o aperto de um dos lados, e por outro não desalinhas o eixo.

Mas se já desapertaste tudo, também não é complicado de refazer. Apenas dá um pouco mais de trabalho pois vais ter que montar tudo (ias ter que o fazer de qualquer forma...) e depois vais enroscando de um lado e desenroscando do outro para que o eixo fique a sair de forma igual dos dois lado e assente nas ponteiras da suspensão de forma igual. Não vais querer que o eixo saia 3mm de um lado e 10mm do outro.

Assim que vejas que o eixo está igual dos dois lados, apertas a contra-porca contra o cone de um dos lado com força para garantir que ficam fixos. Nesta fase não há ajuste algum. E depois do outro é que tens que apertar de forma a garantir que a roda fica a rodar suavemente mas sem folgas.
 
Top