febre e dor de garganta depois dos treinos

MiKaZ

New Member
boa noite,

de facto eu e o btt não nos estamos a entender, depois das dores das costas e a dor da clavícula eis que me surge outro problema, fico doente após os treinos.

ora bem, isto acontece 7 em cada 10x, nos treinos com mais de 40kms em que aplico maior esforço, quando chego a casa, ou seja, paro de pedalar, noto quebra de tensão, o que ate pode ser normal, vistos os baixos niveis de açúcar, nada que um pacote de açúcar nao resolva. o maior problema vem depois do banho de agua quente, saio da poliban, limpo-me, começo a vestir me e ai começam os primeiros sintomas, olhos a arder, boca seca, e ligeira dormde garganta. vou à cozinha comer qualquer coisa leve (depois dos treinos nunca tenho muita fome), acabo de comer pronto, febre de 38.5 (aprox.), forte dor de garganta, olhos a arder imenso. Solução, deitar-me e dormir, quando acordo com os lençóis todos peganhentos do suor passadas 3 horas (aprox.) ja nao tenho febre, mas tenho boca seca e a ligeira dor de cabeça que vai passando com o tempo.

factores possiveis ja descartados:
ressaca? nao consumo álcool
descanso? durmo cerca dem9/10horas
problema ja existente? nao, ates do treinos estava impecavel
roupa adequanda? sim treino sempre com roupa adequada ao frio ou ao calor.


ja alguém passou pelo mesmo?

cumprimentos e boas pedaladas.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Durante o treino para muito tempo com a roupa molhada no corpo?!?!?! Convém usar roupa "arejada", roupa que não deixe o corpo respirar pode estar a prejudica-lo.
Durante as voltas bebe/"come" com frequência?! Não convém deixar-se ir a baixo..... esses sintomas de boca seca, dor de cabeça, etc.. etc.... querem-me parecer sintomas de desidratação. Não sente também uns "calafrios", uns arrepios esquisitos!??! :s
 

MiKaZ

New Member
bos medroso#78, não treino à chuva ou apanhaei molha durante o treino, agora com o inverno, levo calças, de licra da berg, um camisola de ciclismo com manguitos que tiro apos o aquecimento.

em relação à alimentação, durante os 40km, despacho 2 bidons de meio litro de agua, como uma maçã e em caso de cãibras como uma banana, numm treino de 40/50km não considero ma alimentação, muito pelo contrário, oos meus colegas ate dizem que ando sempre comendo, uma outra coisas que evito é ter sede, bebo sempre antes, mais que não seja para molhar o bico.

no verão ainda acreditava que era do calor, a agua por vezes ficava quente, e o próprio calor era muito desconfortável por vezes, contudo hoje, o calor ja nao aperta e o problema teima em existir.
 

Medroso#78

Active Member
Quando digo "roupa molhada no corpo", refiro-me a estar molhado da transpiração..... :)

...vejo que bebe "bem". É mesmo apenas água, ou mete algum "pó mágico"?!?! Se bem que há 40km de treino, e 40km DE TREINO.... se forem uns 40km raaaaaapidos, pode ainda estar a beber pouco. ;)

A banana pode/deve ser comida mesmo sem qualquer sintoma de cãibras. Pode comer uma antes do treino/volta, e outra a meio. É assim, não sou nutricionista nem médico, estamos apenas a "conversar".... mas que há algo estranho há. Pode estar a faltar-lhe alguma vitamina, e estar com as defesas em baixo....... eu faria uma consulta médica, e até umas analises. ;)

.
 

Jonh.box

Member
Boas MiKaz
Pelo que conta faz tudo muito bem, não penso que seja um problema de alergias, pois sou alérgico e tomo a penas o Kestine, mas na realidade numca senti esses sintomas.
Em relação aos niveis de glicemia, tem controlado? A alimentação e hidratação é adquada, tenho colegas que fazem os 40 Km e bebem muito pouca àgua, já eu bebo uma botija.
Para já penso que seria importante medir e no final do banho a àgua fria será um bom tónico. Não sou médico, por isso, na minha opinião partilho aquilo que já se falou no forum recorrer a um médico e análises para despistagens.
Boa sorte e não desistas.
 

MiKaZ

New Member
medroso#78
em relação à transpiração existe mas nada que me deixe desconfortável ou molhado/Húmido, em relação aos 40/50km sao ritmo de 14/15kmh de média em terrenos planos como o baixo Alentejo nos proporciona.

ja fui ao médico por duas vezes, no qual me fez alguns exames normais, como ouvir a respiração, urinar para um copo etc... a unica coisa que me detetaram foi garganta inflamada, ou seja, antibiótico. contudo também compreendo a posição do médico, a unica forma de me detectar mais ao pormenor era esperar que chegasse do treino e desse banho, visto que so me acontece quando treino em especifico. tarme a encher em medicamentos nao é a melhor saida, visto que isto acontece em media 2x por mês. em alternativa é nao fazer mais de 40km, assim chego sempre porreiro a casa. hehehe

po mágico? ? lool nada disso, aguinha da luso pura, se assim ja chego morto a casa com o po dava me um badagaio no caminho. lool

oliana, alergias, ainda nao me foram diagnosticada nenhuma ate ao momento.
 

miguelcarromeu

Active Member
Há aí qualquer coisa que não bate certo. Esses sintomas, com tanta intensidade, apenas seriam aceitáveis (ocasionalmente, claro), em ritmos de treino muito intenso.

Caso contrário acho que deverias consultar um médico tão cedo quanto possível.

EDIT:

Já vi que escreveste enquanto eu enviava.

O tipo de atividade que praticas nunca poderia causar esses sintomas.

De qualquer forma, comes pouco. Uma banana não repõe os níveis que precisas.

Mesmo assim, acho que deverias fazer um ECG com prova de esforço e medir bem todos os teus níveis.
 
Last edited:

MiKaZ

New Member
joao sil, nunca medi os açúcares exepto nos controlo no tarbalho 1x por ano, sempre estiveram porreiros, a minha alimentação centrasse muito em carne de peru ou porco e arroz salada e fruta.

joao, de facto respiro SEMPRE pela boca, visto que ando sempre com o nariz entupido. :s
 
já uma vez ou outra me aconteceu o mesmo e atribui esse problema á fadiga ou ás diferenças de temperatura q sofremos após o treino.
 

ernez

Active Member
Isso pode ser diabetes, tens alguem na tua familia, pais, avós, com esse problema, esperemos que não seja isso, é melhores consultar uma médico especialista.
 

quileptor

New Member
..estranho, estranho é essa febre!! que vem de repente e desaparece em poucas horas..o resto, com hidratação e alimentação adequadas resolvem-se!! Cumps
 

goncalo22

New Member
eu depois de uma prova ou treino mais intenso tambem fico com a garganta a arder, mas isso e porque devido ao esforço sou obrigado a respirar pela boca o que faz esses sintomas, mas penso que nao seja o seu caso visto o ritmo de treino mas de qualquer das formas devia ir ao medico
 

whatever

New Member
Boas Mikaz.
Acabas essas voltas muito cansado ou com pernas para mais uns km? pelo que percebi esses sintomas só surgem com mais de 40 km de btt, certo? nessas voltas superiores a 40 km tens algum tipo de alimentação distinta das voltas menores? Abasteces água em alguma fonte durante o percurso?
Esses sintomas podem dever-se a uma grande diversidade de factores, mesmo a algo que ocorra após o treino. O próprio banho pode ser a causa de mal estar, dado que poderás estar a expor o corpo a mudanças de temperatura (demasiado quente ou demasiado frio) que agravam o desgaste, bem como a carência de oxigénio caso se forme muito vapor de água no wc.
a utilização de um monitor de frequência cardíaca poderia ajudar na análise do problema.
De qualquer forma, uma maça e uma banana com 1 litro de água poderão não ser suficientes para repor os níveis de hidratação, sais, açucares, etc.
Após um treino muito intenso é normal existir um desgaste que provoque dores de cabeça (ligeiras) que podem durar várias horas.
Abraço.
 

Jorge Gomes

New Member
Como pessoa que lida diariamente com hipoglicemias e afins, digo-te que há aí uma série de factores na tua história que apontam para alimentação insuficiente.

- A quebra de tensão se dizes que passa com açúcar, não é uma quebra de tensão, mas sim hipoglicémia (baixo açucar no sangue).
- Suores (especialmente durante o sono) e dores de cabeça são também sinais de hipoglicemia.
- Uma maçã para um treino de 40km é insuficiente.
- Comer pouco após o treino piora ainda mais o problema.

Experimenta fazer uns treinos a comer como deve ser e vê se o problema passa. Come pelo menos 2 barras de cereais (equivalem a 4 maçãs...) durante o treino, e no final faz uma alimentação rica em hidratos de carbono.
Há pessoas que têm maior tendência para ter hipoglicemias, devias falar nisso a um médico.

Mas claro que pode ser de muitas outras coisas. Mas experimentar isto não custa nada.
 
Last edited:

B00gieman

New Member
O que relatas não é normal e não vale a pena andares aqui a colher hipóteses ou outros testemunhos. Bem sei que o forum fica mais rico, mas enquanto isso vais piorando o tua saúde.
Deves ir com urgência o médico.
 

1pronto

New Member
A meu ver comes pouco, pois a a 15 km/h de media para 40 Km demoras quase 3 h.
Em 3 horas de treino tens de comer muito mais como aqui foi dito.
Experimenta a ajustar a alimentação e se não funcionar, o melhor é fazeres umas análises.
Eu atualmente preciso de comer muito mais do que há uns anos, se não o fizer acaba-se a gasolina e só faço 40_45 km.
A única coisa estranha é a febre, pois já tive crises de hipoglicemia e nunca fiz febre.
 

oliana

Active Member
Joaosil, és alérgico a quê? Não somos todos iguais. Uns podem vestir roupa de lã e outros não, apesar de natural! Não sei se há quem seja alérgico a licra!. O que interessa é despistar o problema. O nariz entupido poderá ser sinal de alergia, não? Eu não sou médico e é só uma opinião.
Eu acabo alguns treinos em certas alturas do ano, a tossir, precisamente porque tenho alergias. Vou tentando controlar esses problemas.
E alergias podem causar febre, problemas respiratórios e mal estar geral. Incluindo garganta inflamada.
Só com um diagnóstico de especialista!
Continuo a dizer que não é de por de parte.
Que tal uma consulta num alergologista?
 
Top