Boas,
tal como já aqui foi dito por outros membros, também eu não tenho conhecimentos que me permitam opinar sobre a possibilidade de a Btt causar problemas físicos quando utilizada em estrada. No entanto, não consigo descortinar a possível lógica por detrás desta afirmação...
Relativamente a outras afirmações que já li neste tópico, sou obrigado a discordar por completo, nomeadamente em relação ao conforto. Sou possuidor de uma bicicleta de estrada e de uma btt que ainda está a ser desmontada da montagem de estrada adoptada para o Tróia-Sagres, e, depois de vários treinos na Btt "estradeira" para me habituar antes do referido evento, afirmo que para mim não há nada mais confortável para fazer estrada do que a bicicleta de estrada, e nada mais desconfortável para fazer estrada do que a Btt adaptada. Como diz o ditado, o seu a seu dono, e por algum motivo existem bikes de estrada e bikes para terra
O desenvolvimento que se consegue com uma bicicleta de estrada fica a anos luz do de uma bike de mato adaptada. Mais, a posição mais deitada e aerodinâmica da de estrada pode parecer desconfortável, e é nos primeiros tempos, mas depois de se ganhar horas, kms e experiência com a mesma, é fácil de perceber aquilo de que estou a falar. Atenção, isto que estou a dizer não é taxativo, o que é bom para uns...
A única ocasião em que me parece sensata a utilização da btt adaptada para estrada é muito específica, e trata-se de treino específico de subidas. E porquê? Porque tem andamentos mais leves e que permitem manter uma cadência mais alta/rápida e treinar nas zonas abaixo do "red line", que são as zonas onde queremos treinar, já que é lá que se faz o treino importante, principalmente em subidas longas.
Espero ter-me feito entender e desculpem o testamento!
Boas pedaladas