Fazer Km em estrada com bicicleta de BTT

JorgeT

New Member
Boas pessoal

Tenho uma dúvida. Qual é a vossa opinião acerca do seguinte:
Ouvi dizer por aí que rolar em estrada com bike de BTT pode ser prejudicial para os músculos e articulações, e o treino acaba por ter pouco rendimento.
Rolar em estrada acima dos 20km só com bicicleta de estrada. Com a bike de BTT fazer quase só exclusivamente monte.
É assim que deve ser?

Especialistas e não só, opinem por favor.
 

Chambel Marques

New Member
Olá, andei um tempo que fazia estrada com a bike de btt, metia uns pneus mais finos e lá fazia um treino ou outro. Agora se faz mal às articulações e aos musculos, é um assunto do qual desconheço porque quando andava nunca sentia nada de estranho no corpo, antes pelo contrário treinava e sentia-me bem. Hoje tenho uma máquina de estrada e o que posso dizer é que há muita diferença tanto na poisição do corpo em cima da bike, as desmultiplicações, o peso, como o rendimento de treino é muito diferente. Na minha opnião btt é para o mato, bike de estrada é para estrada. Abraço
 

Poeira

New Member
Na minha modesta opinião a bike de BTT é um pau-para-toda-a-colher, ou seja, dá para mato e para estrada. Posso dizer-te que faço por ano 7 a 8 mil Km em estrada com uma BTT rígida e nunca tive problemas de articulações ou musculares, é claro que a postura, desmultiplicação e peso não é o mesmo mas o comforto é muito inferior a uma BTT e também está mais sujeita a furos.
A minha eleição vai para o treino de estrada com uma BTT dado que é mais versátil e se um momento para o outro te apetecer atalhar caminho pela mata também dá.
Mas para mim o importante é andar de bike. Um abraço, BOM NATAL :D :D :D e boas pedaladas. :) :p :wink:
 

Burning Dogma

New Member
Não tenho conhecimentos científicos para afirmar se faz mal ou não, mas assim de repente não vejo motivo para ser prejudicial. Basicamente, em relação a uma bicicleta de estrada, tens uma posição mais confortável e uma transmissão com andamentos mais leves. Se andar de btt na estrada faz mal, então como é no mato, com todos os buracos e trepidações a que o corpo é sujeito?
 

koalaboy

New Member
Boas,

tal como já aqui foi dito por outros membros, também eu não tenho conhecimentos que me permitam opinar sobre a possibilidade de a Btt causar problemas físicos quando utilizada em estrada. No entanto, não consigo descortinar a possível lógica por detrás desta afirmação...
Relativamente a outras afirmações que já li neste tópico, sou obrigado a discordar por completo, nomeadamente em relação ao conforto. Sou possuidor de uma bicicleta de estrada e de uma btt que ainda está a ser desmontada da montagem de estrada adoptada para o Tróia-Sagres, e, depois de vários treinos na Btt "estradeira" para me habituar antes do referido evento, afirmo que para mim não há nada mais confortável para fazer estrada do que a bicicleta de estrada, e nada mais desconfortável para fazer estrada do que a Btt adaptada. Como diz o ditado, o seu a seu dono, e por algum motivo existem bikes de estrada e bikes para terra ;) O desenvolvimento que se consegue com uma bicicleta de estrada fica a anos luz do de uma bike de mato adaptada. Mais, a posição mais deitada e aerodinâmica da de estrada pode parecer desconfortável, e é nos primeiros tempos, mas depois de se ganhar horas, kms e experiência com a mesma, é fácil de perceber aquilo de que estou a falar. Atenção, isto que estou a dizer não é taxativo, o que é bom para uns...

A única ocasião em que me parece sensata a utilização da btt adaptada para estrada é muito específica, e trata-se de treino específico de subidas. E porquê? Porque tem andamentos mais leves e que permitem manter uma cadência mais alta/rápida e treinar nas zonas abaixo do "red line", que são as zonas onde queremos treinar, já que é lá que se faz o treino importante, principalmente em subidas longas.

Espero ter-me feito entender e desculpem o testamento!

Boas pedaladas
 

Burning Dogma

New Member
Bem, quando falei em conforto, não digo que a posição da btt na estrada seja mais adequada, mas é mais confortável sem dúvida alguma, pois permite levar as costas mais direitas, isso é ponto assente. Claro que não dá tanto rendimento porque não é tão aerodinâmica.

Quanto ao último parágrafo, já se inventaram as pedaleiras compactas para estrada. Bem sei que muita gente tem vergonha de as usar, preferem arrastar um 39 subida acima mesmo sem ter pernas para isso. É o velho complexo de inferioridade de muita gente. Depois é vê-los todos torcidos subida acima a tentar rodar os pedais :lol: :lol: :lol:
 

JorgeSantos

New Member
Eu uso uma Compacta na minha asfáltica, e se de inicio torci o nariz, hoje em dia, não me arrependo nada.

Quanto À trepidação, funciona como massagem :lol:

Se adaptar-se uma bike de estrada com as mesmas medidas da de BTT, o proveito e o rendimento posterior vai ser muito melhor. Não tenham dúvidas disso.
 

Burning Dogma

New Member
Josant, e tal como tu muitos mais deviam usar. Mas todos querem ser como os pros e usar o 53/39 mesmo que não tenham pernas para isso. O 39 é suficiente para 90% das situações mas há alguns topos acima dos 15/16% em que um compacto é o ideal, evita que um gajo tenha que subir tudo em pé e com cadência baixa. Ainda assim não uso compacto, andava com um 50/39 e agora mudei para 52/38. Mas acho que quando mudar de pedaleira vou meter uma compacta.
 

JorgeT

New Member
Ok pessoal.

Já vi que as vossas opiniões se dividem, mas não sei se serão muito conclusivas, porque a maior parte do pessoal diz que não é a pessoa indicada para esclarecer o assunto.

Gostava de ver mais opiniões e mais fundamentadas. :p

Quero ficar mesmo esclarecido! :mrgreen: :mrgreen:
 

INTERCEPTOR

New Member
Colegas das duas rodas, eu sou daqueles que fazem "algumas" subidas todo torcido. :roll:
A minha Asfáltica tem um Tiagra com pratos 52/42, um clássico pouco usado nos dias que correm.
De origem vem com 52/39 mas pedi ao que vendedor me fize-se a alteração porque a cassete só tem 8 pratos.
O motivo da minha escolha deve-se ao facto de eu ser "rolador". Cada ciclista tem a sua vocação, uns são roladores,
outros são "trepadores", outros então são "sprinters" e por aí além.
Não podemos ser todos avaliados de igual forma. Temos que ter em conta as caracteristicas de cada um.
Normalmente faço as subidas curtas com 52 dentes e as longas com 42 dentes.
Nas rectas uso o prato de 42 dentes que mantenho mesmo com descidas de pouca inclinação.E só utilizo o de 52
dentes quando vou na roda de outro ciclista ou quando tenho o vento pelas costas.
Já agora ficam aqui as medidas: Pedaleiro- 52/42 Cassete- 26/12

Mas esta conversa toda foge ao tema inicial do Tópico. :|
Volto a responder ao Tópico acrescentando mais isto:

Talvez o facto de irmos mais sentados numa Bike de BTT massacre mais as costas. Numa de Estrada o peso vai mais dividido.
Mas só se formos mesmo em treino é que se nota este facto. A força constante exercida alivia o peso do corpo sobre o selim.
Quando vamos em passeio as pernas não aliviam tanto o rabo, provocando as dores caracteristicas do "Cicloturismo".
Lembro-me de uma vez em que eu e o meu colega, que já levavamos com 65km sem dores, encontramos dois colegas num
abastecimento do cicloturismo. Decidimos acompanha-los durante alguns kms. Ainda só tinhamos feito 5km já estavamos com as
mãos dormentes e o rabo cheio de dores. Motivo suficiente para aos 10 km nos termos despedido, retumando o nosso ritmo.
Os melhores assentos que conheço são os sofás cá de casa. As bikes serão sempre incómodas, mesmo em "carbono total".
Nós só podemos minimizar o estrago.

Conclusão: O estrago causado nos músculos só existe com a falta de gestão de esforço.
O estrago nas articulações só acontece quando a Bike não está preparada para as nossas medidas.
Tanto no BTT como na Estrada. Tanto em alcatrão como em terra.

Esta é a minha opinião de ciclista amador sem qualquer fundamento médico ou científico.
Baseio-me apenas nos anos de experiência e na leitura constante de revistas e Tópicos deste fantástico FORUMBTT.

Um grande abraço.
Feliz Natal.
 

BUDJA

New Member
Também não sei muito sobre o assunto mas penso que primeiro tens que pensar no uso que lhe vais dar, se realmente só vais fazer estrada ou também gostas de fazer uns trilhos a curtir. Por experiência própria e a andar á alguns anos regularmente com uma BTT em estrada nunca tive qualquer problema fisico. Tens que ter em atenção o aquecimento, dosear o esforço para os km´s a precorrer e nunca esquecer de fazer alongamentos. Beber muita água, bike com a medida ideal para a altura e tudo bem afinado. Penso que não vais sentir qualquer problema.
 

Hiro_GT

New Member
Pois... Parece que há falta de médicos ou especialistas por aqui... pois bem eu não te sei responder por isso nao invento...

cumprimentos a todos
 

INTERCEPTOR

New Member
JorgeT said:
Ouvi dizer por aí que rolar em estrada com bike de BTT pode ser prejudicial para os músculos e articulações, e o treino acaba por ter pouco rendimento.

Ouviste dizer isso aonde ?
Por que é que ainda não estás convencido ?
Será que só te convences se fôr um médico especialista a ajudar ?
Então porque não procuras ajuda numa clínica especializada ?
Já ouviste falar no Tróia-Sagres ? :pesquisa:
Será que o pessoal é doido em participar com bikes de BTT, sabendo que prejudica a saúde?

Já não sei mais que te diga para te convencer !!!!!! :s

Desculpa qualquer coisita mas.............teve que ser ! :yeah:
 

bttreinos

New Member
Bom dia,

De todo o tipo de artigos que tenho lido, nunca me deparei com nenhum que debatesse especificamente este assunto, perante este facto parece-me que não existe nenhuma contraindicação em realizar Km com a bike de BTT em estrada.

O que faz sentido é adaptar a bike à estrada, essencilamente colocar-lhe uns pneus apropriados, de forma a reduzir o atrito, aumentado desta forma a capacidade de deslocação.

A escolha da bike de estrada ou de BTT para fazer km, deve colocar-se mais no campo dos «euros»: valerá o investimento de uns quantos euros numa bike de estrada, só para fazer uns treinos? Se os km são muitos, e se os realizamos com amigos que vão em bike de estrada... a resposta é sim, caso contrário é não.

Dentro do treino até poderia dizer que treinar em estrada com a nossa bike de BTT, poderemos estar a especificar ainda mais o treino (isto se eu depois fizer competição de BTT), pois estamos a utilizar no treino o objecto que utilizamos em competição (mesma posição, mesmo peso, mesma capacidade de desmultiplicação, mesmo selim....).

Resumindo, nunca li nada que me pudesse levar a pensar que seja contrapruducente treinar em estrada com bike de BTT, tens algumas vantagens e algumas desvantagens... depende muitos dos km que fazes, dos objectivos do treino, de com quem andas na estrada (se andas com pessoal que leva bike de estrada, precisas de um para os a companhar) e sobretudo os euros que tens para investir (mais fácil comprar rodas que uma bike).

Espero ter ajudado... cumprimentos

http://bttreinos.blogspot.com
 

João Matos

New Member
Para mim essa questão do treino em estrada numa BTT faz mal e que não dá rendimento para mim não passa tudo de um grande treta das antigas. Eu tenho uma BTT, e faço dezenas e as vezes mesmo centenas de kms em estrada por semana e nunca tive problemas, é claro de vez em quando há um ou outro musculo que se pode ressentir mas isso também acontece com as asfálticas, tem a ver com esforços que calham mal. A minha BTT tem uma utilização maioritariamente em estrada, mas uma grande parte dessa estrada tem piso degradado/empedrado, por isso para mim, para já uma asfáltica está fora de questão, e quando a tiver não dispensarei uma BTT na garagem para poder rolar muitos kms com todo o conforto e flexibilidade de pisos que a BTT pode pisar... mas isto é só a minha opinião.
 
Top