estou pensar em comprar um E-bike para BTT

lekichas

Member
Antonio13 pt, uma opiniao construtiva e sempre bem vinda ja me estava aver que mais daqui uns anos teria so que fazer passeios de btt a descer obrigada
 

Joseelias

Well-Known Member
http://www.forumbtt.net/member.php?63023-lekichasComo disse antes, andar mais um dia por semana, ou perder uns quilos que estão em excesso (caso os haja, haverá?) não seria uma solução? Preferir uns percursos mais fáceis e durante mais tempo para ganhar resistência é má ideia? É que em 90% dos casos é essa a solução para as dificuldades que muita gente sente.

Se isso for impossível de fazer por impossibilidades reais, como total falta de tempo, ou não haver peso para perder, ou questões de saúde que o impeçam então que se compre a e-bike. Tirando isso acho que é procurar fugas fáceis.

Desculpem estar a ser chato mas enquanto o ciclismo for um desporto, a assistência motorizada só tem justificação em casos específicos nomeadamente na assistência para prática de disciplinas de descida, idades avançadas (50 anos não se enquadra, e ser mulher não inferioriza ninguém), ou problemas de saúde onde se inclui pessoas com deficiências e que podem ter acesso a uma nova modalidade como o Btt.

Mas cada um sabe de si.
 

SeteGu

Active Member
Também há caiaques a pagaia/vela/motor... barcos a remos/vela/com motor, etc... eu não vejo onde está o problema...

Se (em condições normais) é mais saudável pedalar sem a ajuda de qualquer motor? Sim... mas isso já é uma opção que cada um terá de tomar por si.
 

Joseelias

Well-Known Member
Desculpa lá Setegu, mas vou ter que ser frontal porque esta hipocrisia está a dar cabo de mim. Aliás, se este tópico tivesse sido criado por um gajo não tinha havido um décimo das falinhas mansas que aqui têm sido expressas do e já haviam algumas respostas a puxar ao bruto como é normal entre gajos.

Segundo o link que a lekichas colocou de uma página de facebook duas páginas atrás, e se considerarmos que as fotos a representam, estamos perante alguém que se queixa que já não consegue subir certas subidas porque é senhora e tem 50 anos. Na verdade, o problema é que as dificuldades sentidas parecem não se dever a esses factores mas por poder ser alguém com excesso de peso e que prefere torrar dinheiro que pelos vistos não tem numa saída fácil, em vez de usar o Btt para melhorar a sua condição física.

Se acham que estão a fazer bem em aconselhar e validar o uso de uma motorizada a pedais para a prática de Btt a alguém que aparentemente tem todas as condições para o conseguir fazer de forma saudável, eu não concordo, pois ainda há muito poucas coisas que uma senhora de 50 anos está impedida de fazer em termos físicos. E como foi perguntada a nossa opinião tenho que a dar. A menos que o tópico não tenha sido criada para saber a nossa opinião, e apenas para validar uma decisão já tomada...

Tal como eu nunca aconselharia tabaco a um asmático, também não posso aconselhar uma e-bike a quem pode ter peso a mais e sente dificuldades por esse motivo.

Se a Lekicha não é a pessoa das foto peço imensas desculpas, pois posso estar a ser injusto e até difamar. Se for esse o caso peço desculpas e ignorem tudo o que escrevi. Mas se é, acho que comprar uma e-bike é a fuga fácil para a solução de um problema que a ia ajudar, não só no Btt como em muitos outros aspectos da vida. A meu ver estão a prestar-lhe um mau serviço e a ser tudo menos amigos dela. De resto, cada um compra aquilo que quer e faz o que quiser com o seu dinheiro.

Entristece-me é ver que num forum de desporto a primeira reacção de praticamente toda a gente é discutir os méritos da compra deste equipamento, e ninguém se lembrar de incentivar o aumento da prática desportiva e um modo de vida mais saudável, ao ponto de só eu ter colocado em cima da mesa alternativas desportivas para o problema da Lekicha. Desculpem lá qualquer coisinha.
 

SeteGu

Active Member
Obviamente cada um tem direito à sua opinião... mas (como é óbvio) também se podem debater as mesmas.

Joseelias eu percebo a tua ideia e o que queres dizer... e se for esse o caso (não sei se é) até certo ponto posso concordar.
Eu não vi ninguém no facebook. Para perder peso, por exemplo, a melhor opção é uma bicicleta convencional. Aliás eu mesmo referi que isso seria o mais saudável (em condições normais).

Agora imagina uma zona de serra (como foi referido)... a Lousã, por exemplo. Só da vila até lá acima são cerca de 1200m de acumulado (e menos de 15 kms, salvo erro). Não indo de carrinha se quiser ir até lá acima vou 1x e está bom. Se tivesse uma e-bike andava lá até a bateria não me permitir mais. Isto sou eu que mesmo não sendo nenhum atleta de alta competição pedalo praticamente desde que comecei a andar. Agora, na mesma situação, para muita gente seria motivo para desistir ou nem sequer começar a pedalar numa zona assim.
Para alguém com dificuldades físicas é muito melhor ter a obrigação (m€ntal) de ir pedalar na e-bike do que andar sempre a arranjar desculpas para deixar a outra encostada porque é doloroso/custoso...

Para DH/Enduro (não parece ser o caso) o conceito parece-me interessante. De qualquer forma não creio que venha a ter uma e-bike nos próximos anos, pelo menos...

Atenção à duração/custo das baterias, peso principalmente se a bicicleta ficar sem bateria, autonomia, etc... tudo isso deve ser tido em conta antes de avançar para a compra de uma.
 

Joseelias

Well-Known Member
Setegu, recua duas páginas, e se quiseres consulta o link que lá está colocado pela colega em questão e tira a tuas conclusões.

Eu entendo o que queres dizer. Uma e-bike pode ser uma motivação para se iniciar ou manter na modalidade. Mas também pode ser uma saída fácil para outras soluções que acumulam vários benefícios. Se se procuram soluções fáceis desde inicio, o que impede que daqui a uns tempos já nem se pedale assim que as baterias desenvolverem mais e os pedais sejam apenas um acessório em caso de avarias? Será isso ciclismo?

Mas usando o exemplo da Lousã, existe alguma regra que obrigue alguém a ter que fazer esses 1200m de acumulado? É que andei por duas ocasiões pela Lousã há cerca de 18 anos em travessias em autonomia total durante vários dias e aquilo que não faltavam eram trilhos para todos os gostos. E hoje ainda mais com toda a certeza. O mesmo se passará com outras serras deste país. Não me parece que só se consiga apreciar o Btt se atingirmos os cumes das serras. É interessante atingir o cume? Sem dúvida. É obrigatório para se apreciar o Btt? Nem de perto. E desde o inicio da minha prática que eu empurro a minha bicicleta por algumas subidas. Ás vezes simplesmente não dá. Não é vergonha nenhuma.

O principal que me está a fazer confusão neste tópico é o facto de a aquisição de uma e-bike, que de acordo com a lekichas "eu consegui comprar uma Rockrider 540 nova e já essa me custou a comprar por isso expus aqui para ver se valia a pena o investimento de cerca de 2300€ numa e-bike", seja encarada como algo de normal sem se questionar se não há outras formas de resolver as dificuldades sem entrar numa despesa que parece ser tão pesada para a lekichas.

O facto de ser mulher e ter 50 anos parece quase consensual que a torna uma incapaz, quando a verdade está muito longe disso. Se fosse um homem a reacção seria a mesma? Estará esta "polidez" a desajudar em vez de ajudar? Eu convivi com um casal com quase 70 anos a praticar canoagem, participando mesmo em provas não-oficiais, e posso dizer que não só tinham começado a praticar já com uma idade avançada como ficavam à frente de gente com metade da idade deles. E não eram maluquinhos do desporto. Nem de perto.

Eu ainda hoje me lembro de uma cabazada que levei de um senhor com mais de 60 anos em Sintra quando eu tinha cerca de 30. Posso argumentar que ele tinha uma bike muito mais leve, conhecia o terreno e eu nesse dia nem me sentia muito bem. Mas nas melhores das hipóteses tinha apenas conseguido acompanha-lo.

A minha preocupação é que interpretem as minhas palavras como ofensivas. Acreditem que está muito, muito longe disso. De resto, acho que já expus a minha opinião o mais claramente possível e pouco ou nada tenho a acrescentar.
 
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FMCurto

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Continuo a achar que é uma questão de perspetiva, pessoalmente uma bicla de XC ou citadina com assistência elétrica não me diz nada, assim como as XC ou citadinas não elétricas tb me passam ao lado.

Só que uma bicileta de AM ou Enduro eléctrica custa perto dos 4.000€, se existem bicicletas de Enduro/AM em carbono deve-se (a meu ver) sobretudo ao peso e para facilitar as subidas e essas -as de carbono - andam em preço a par das eléctricas se não bem mais caras até se estivermos a falar de marcas de boutique.É só mais uma opção de escolha porque a descer não há grandes diferenças.
Agora, o pessoal que usa carbono não está a "comprar" a opção mais fácil?
 

fabio viana

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Boas :)

Eu tenho de concordar com o @joseelias... o facto de ter 50anos em nada impede a pratica de btt.. pelo menos aqui pelas redondezas as vezes apanho cada empeno desses "velhos :) "..

E segundo a frase que o @joseelias destacou em que a lekichas diz que já teve um bom esforço monetário para comprar uma bicicleta de gama baixa, imagino o que terá de fazer para comprar uma eléctrica..

No fundo a @lekichas tem dificuldades em alguns percursos muito provavelmente porque tem pouca resistencia ou por outro motivo qualquer, mas isso não é motivo para comprar uma e-bike... "se assim fosse eu já teria comprado a muito porque aqui pela beira perco a conta as subidas com 20% ou mais de inclinação".. Antes pelo contrario deveria ser motivo para se auto-motivar para no futuro conseguir ir até onde hoje não consegue ir..

Agora se for comprar uma e-bike para além de muito provavelmente ter de comprar uma as prestações, depois pode perder o gosto pela modalidade, visto que depois vai onde quiser com um esforço mínimo e pode não apreciar tanto as voltas como alguém que se esforça para todas as voltas tentar aumentar nem que seja mais uns km do que na volta anterior..

Mas claro isto é o ponto de vista de alguém que gosta de andar de bicicleta e não se importa em se esforçar para tentar ser um pouco melhor, em vez de ir a correr comprar uma "motinha" para depois andar a rasgar pelos trilhos mesmo não tendo força nem técnica para isso..
 

Jocas22

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nem toda a gente pode treinar todos os dias ou sequer todas as semanas. Nem toda a gente consegue perder peso facilmente. E mesmo quem treina bastante por vezes simplesmente nao consegue ganhar forma pras subidas. E tambem numa serra (onde é mais giro andar) é dificil na maioria dos casos nao fazer subidas e por vezes que subidas mesmo que curtas.

Eu acho que uma hibrida é uma boa alternativa, o que é mesmo mau é nao andar, nao sair do sofa. O resto cada um sabe de si.
 

SeteGu

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O exemplo da Lousã foi apenas isso mesmo: um exemplo de como mesmo em poucos quilómetros se podem fazer altimetrias elevadas. Claro que não se tem de ir até ao topo (apesar de normalmente ser mais engraçado depois na parte de descer). Mas morando a meio da serra (ou no topo) será muito difícil não ter de subir bastante no inicio ou final da volta (pelo menos).

Eu nunca disse que determinada idade ou sexo impediria a pratica de BTT/desporto. Já pedalei com muita gente com mais de 50 anos que se for preciso pedalam melhor que eu.

O que eu faria? Aproveitaria a RR540 que é uma boa bicicleta.

Agora se quiser comprar uma elétrica também está no seu direito e ninguém tem nada a ver com isso, certo?
É apenas por aqui que estou a pegar... porque o pessoal critica quando, na minha opinião, deveria apenas aconselhar. Cada um sabe de si.

Concordo um pouco com o Jocas (nem todos temos de ser "atletas") e concordo com vocês no ponto em que se calhar a lekichas está a tentar ir pelo caminho mais fácil e menos saudável (já vi o fb). Mas a decisão não é nossa... e devemos respeitar seja ela qual for.
 
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fabio viana

Well-Known Member
Claro que nem todos precisam de ser atletas, nem perto disso, mas para mim prefiro ver alguém a pedalar 30km e chegar a casa satisfeito por ter feito menos tempo do que na volta anterior e ter feito "aquela subida difícil" do que alguém que manda 60 ou 70km numa eléctrica e chega ao fim e foi "apenas" mais uma volta..

Agora claro que ninguém tem nada a ver com as escolhas dos outros, mas por exemplo(no fb) o tipo de terrenos que vi por lá eram bem planos e convidativos para quem uma forma física mais baixa e gosta de andar de bicicleta.

@SeteGu lá está a pessoa em questão esta a tentar comprar uma bicicleta para fazer mais km's e cansar-se menos do que tentar evoluir mesmo que devagar, mas pelo próprio esforço..
 

Joseelias

Well-Known Member
@ FMCurto

Não compares usar uma bicicleta leve para facilitar nas subidas, com uma que nem pedalar precisas. São coisas totalmente diferentes. E não me parece que este assunto tenha a ver com o inicio da prática de uma das modalidades de descida. Já afirmei mais que uma vez que as e-bikes fazem sentido para quem usa bikes desenhadas para descer, idosos (dos verdadeiros), e pessoas limitadas por questões de saúde.

Se alguém viesse perguntar por uma e-bike porque não tem possibilidade de ter transporte por pick-up para a sua bike de DH para o topo da serra, não diria nada. Se calhar até apoiava.

@ fabio viana

Exactamente.

@Jocas22

Se for um caso em que alguém não consegue de facto perder peso, por mais tentativas que tenha feito, tal como um colega se queixou e apresentou a sua situação aqui recentemente, a situação é diferente.

E não é necessário treinar todos os dias. O que cada pessoa tem que perceber é que só conseguirá recolher aquilo que investir em dedicação. Eu não posso mandar umas corridas junto à Baía do Seixal e depois queixar-me que não consegui escalar o Everest. Nesse caso arrisco-me o máximo a ir para a Arrábida. E se isso for um progresso só tenho que ficar contente.

Mesmo as serras têm percursos com diferentes níveis de dificuldade. Não é necessário atingir o cume para nos divertirmos. Quantas subidas e descidas já fiz eu a pé, seja por falta de força, técnica ou cagufa, e no fim estava satisfeito? Gostava de ter feito melhor? Claro. Mas se não quis ou tive possibilidade de melhorar fico satisfeito por ter feito o melhor que podia.

Mas dou-te razão quando dizes que o que mau é mesmo não sair do sofá. A que custo e qual a inevitabilidade, é que é algo que questiono neste caso. Apenas isso.

@ SeteGu

Lê o meu comentário na página 6. Foi exactamente sugerir e aconselhar aquilo que fiz. E concordo totalmente que cada um faz o que quer com o seu dinheiro. Mas quando alguém se queixa do que lhe custou dar à volta de 500€ por uma RR540 e agora pondera gastar 2300€, acho que tenho o dever de questionar essa decisão, nomeadamente a sua inevitabilidade. Mas em momento algum me cabe decidir o que quer que seja sobre o dinheiro dos outros.
 
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Jocas22

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@Joseelias,

repara que não podemos medir o que se passa com o geral da populacao pelas pessoas que conhecemos ou que andam aqui. A maioria até pra ir ao café vai de carro. E se é verdade que nos ultimos anos a coisa tem melhorado ainda estamos longe do ideal. Quem corre nao tem nada pra fazer, quem pedala só anda é a atrapalhar o transito. Depois á os dos ginásios, pagam a inscricao pra um ano e vão lá duas vezes.
Eu estou totalmente de acordo contigo ao nao gostares das hibridas, eu nunca compraria uma, é um convite á preguica. È como ter um pedaleiro e cassete enormes, se lá está habitua-se a fazer tudo no mais soft. Mas temos de ser realistas, anseio por ver as cidades cheias de bicicletas e com menos carros, se tiver que ser com hibridas que seja. Acredito que se tomarem o gosto e entrarem no ambiente, companhias e tal, acabam por mandar o motor ás malvas.
E quanto mais formos mais seguro se torna, mais mudam as mentalidades. Porque nao sao motas, tambem nao vamos por ai.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ Jocas22

Se falares de bicicletas citadinas sou totalmente a favor das e-bikes seja por quem for que as queira usar. Por mim até os atletas de topo as podem usar e até andarem sempre em modo eléctrico. Se as e-bikes nas cidades convencerem pessoas a usar bicicletas porque já não suam (um grande obstáculo para muita gente) por mim é óptimo. São menos carros. Não critico nada. Mas aí estamos a falar de mobilidade, de algo utilitário, e não de desporto que é o campo do Btt. Se depois isso os levará eventualmente a abandonarem o uso do motor é que é uma incógnita. Mas como disse, por mim na cidade até podem andar sempre em modo eléctrico embora preferisse que pedalassem, claro.
 

lekichas

Member
Atenção pessoal em especial #joseelias eu não quero que se zanguem por amor de Deus, sim tem razão quando diz que 50 anos e a iniciação de só 1 ano em btt não é desculpa para comprar uma e-bike mas a hipertensão e uma falha no ventrículo esquerdo se calhar já é não quis referir aqui os meus problemas de saúde pois ainda este Sábado fiz 30 Km na zona do Cadaval pelos trilhos da serra de Montejunto com altimetria de 850mt em 4 horas, podia ter feito em menos tempo mas tenho que ter atenção aos batimentos cardíacos e por vezes para e descansar para eles baixarem um pouco, faço tb durante a semana a ciclovia de Cascais do Guincho ao Estoril ida e volta e 6ª feira Natação, não posso abusar dos exercícios físicos e sim a guerra de perder peso este ano esta a ser mais teimosa pois entrei na face em que as mulheres engordam um pouco e entram em guerra com as Hormonas (Menopausa), pois a minha medica diz que não entende a teimosia da balança mas vamos ter que aguardar esta passagem, e penso que tendo 1,60 e 73 kg que não sou assim tão gorda. Sempre pratiquei desporto e fui jogadora de futebol federada por isso as minhas pernas ter os músculos que tem, em 2015 fiz ginásio cardio e musculação mas odiei o ginásio ate que descobri o btt, de inicio poucos kms ate que nos aventuramos por ciclo-turismo e fizemos aqueles kms todos foi uma aventura que adoramos, mas depois de uma prova de esforço se ter detectado uma falha no coração da qual tenho que todos os anos vigiar e fazer o exame a minha medica disse sim andar de bicicleta mas não me levar ao limite do esforço e quando sentir ou vir que o coração já esta a 160 pulsações parar e descansar o que corta muito o ritmo e na zona onde praticamos btt chegar a essa pulsação é muito fácil pois qualquer trilho que façamos temos sempre subidas logo que saiu de casa tenho uma de 1km que vai do 0 aos 120 mts. Não quero desistir só que tb não quero um dia cair para o lado a fazer btt e gostava de continuar a ir a convívios de maratonas de BTT que deixei de ir por não conseguir vos acompanhar e fico muito triste com isso pois deixei de ver pessoas amigas que vão a essas concentrações a ultima que fui foi da Quinta do Gradil e porque conhecia a zona e não a fiz toda e dos acelerasbtt onde ganhei a taça de 3 lugar porque ia só 4 mulheres. Não é fácil ter que deixar de fazer o que gostamos devido a problemas de saúde mas se existir uma opção que me ajude pelo menos ao fds de fazer o que mais gosto otimo e isso pode ser uma e-bike não vou deixar de pedalar no Guincho e nem de ir á natação e este feriado vou ate a expo de Alges -expo-alges
 

lekichas

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Atenção a e-bikes tens que dar sempre ao pedal se não não andam informa-te melhor elas não andam sozinhas precisas de dar sempre ao pedal e colocas a força do motor no modo que desejares se colocares em modo eco tens que pedalar na mesma mesmo em modo turbo, se deixas de dar ao pedal a bike para só mesmo nas descidas mas ai qq uma
 

fabio viana

Well-Known Member
Ahh agora já se percebe o porque de uma e-bike :) Como é por um problema de saúde que te impede de praticar btt de um modo "normal" então se compra uma e-bike, porque se não existisse nenhum problema de saúde a compra da e-bike era totalmente desnecessária.
 

zdjota

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nesse caso, so o medico e que pode aconselhar, mas tera de fazer cardio senao torna-se doente cardiaca, pra adicionar a lista da menopausa e hipertensao...

outra coisa e um tapete rolante pra fazer cardio, fala ao medico se vale a pena ou nao, mas importante, fazer muito exercicio cardio!!
 

Joseelias

Well-Known Member
@ lekichas

Não tens que detalhar os problemas de saúde. Acho que bata referir que há condicionantes nesse aspecto e que limites ao esforço há para que nós consigamos perceber melhor o que aconselhar.

Dadas as condições expostas deixo aqui o último parágrafo de uma resposta minha anterior:

"O que tens que te perguntar é se em termos físicos já não podes melhorar mais, isto é, se estás na melhor forma possível que podes ter em termos de resistência e peso e não podes fazer nada para a melhorar nem que seja um pouco. Ou se tens um problema de saúde que impede fazer determinadas coisas sem algo que auxilie. Se a reposta for sim, então compra a e-bike. Como disse, não vejo absolutamente nada a criticar nesses veículos quando usados em algumas condições. Se tens margem para melhorar fisicamente poupando-te gastar uma fortuna sugiro que tentes primeiro essas opções. Se não for possível obter resultados melhores então compra a e-bike."

De qualquer forma, atingir 160 batimentos por minuto aos 50 anos é elevado para qualquer pessoa dessa idade, pois está próximo da frequência cardíaca máxima teórica aos 50 anos (170bpm). Mesmo uma pessoa de 50 anos em boa forma física sentiria o efeito físico de estar nessa frequência se lá se mantivesse durante um bocado. Se é possível atingir esse ritmo por autorização médica até nem diria que é mau de todo havendo problemas.
 
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