estou pensar em comprar um E-bike para BTT

Jocas22

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cada um sabe de si. Nao me parece que possa fazer qualquer mal aos trilhos por amor de Deus. De resto sou absolutamente anti essas coisas, mas quem quiser por mim quero lá saber.
 

Joseelias

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Suspensões mais longas + pneus mais largos + travões eficazes = mais velocidade de descida, travagens mais bruscas, mais erosão no terreno

Muito pouco pessoal se lembrará, mas na segunda metade dos anos 90 os desenhadores de pneus começaram a ter em consideração o impacto do pneu no trilho. Claro que a eficácia era o objectivo principal mas o factor ambiental passou a ser também muito importante. Recordo-me claramente de ler isso tanto na Bike portuguesa, como na espanhola e na Solo Bici.

A erosão dos terrenos é algo muito discutido lá fora, e aposto que não há ninguém aqui que não tenha visto trilhos a serem cavados mais profundamente à medida que o tempo passa pelo uso de Btt's. Já cheguei a ver uns quantos que se tornaram intransitáveis. Por exemplo os regos passam a canalizar água que acentuam a erosão. Por sua vez as bicicletas passam com o terrenos húmido o que aumenta o rego. É um ciclo. Se é muito grave ou não no computo geral isso pode ser discutido.

Em Portugal pode não ser algo de grave em quase lado nenhum excepto nos locais de uso mais intenso. Afinal somos um país em que pouca gente anda de bicicleta e muito menos Btt. Mas lá fora é uma preocupação, ao ponto de haverem organizações que se dedicam a reconstruir trilhos para que continue a ser permitida a prática de Btt nesses locais. E a manutenção não se resume a podar plantas, mas sim também a transportar terra para ser reposta ao longo dos trilhos ou a fechar secções para que recuperem e abrindo alternativas. E isto não é uma especulação, é um facto. A IMBA, por exemplo, é algo que tem em preocupação e que tem vindo a estudar.

Editei para colocar umas imagens que demonstram que o Btt provoca alguma erosão nos terrenos. Pode-se discutir a gravidade e impacto global, como é claro, mas que existe é um facto. E uma coisa é meia-dúzia de pessoal em Btt's de DH, FR ou Enduro. Outra coisa é multiplicar bastante esse número de ciclistas com o uso de e-bikes com pneus 3.0.

 
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FMCurto

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Mais longas como?São o normal para a classe em que se encontram, os pneus são mais largos no caso das 27,5+ mas são os mesmos das versões sem assistencia electrica e os travões são também os mesmos.

Isto é mais um problema de linguística, em inglês bike serve para motos e bicicletas, e ao chamarem tudo pelo mesmo nome cria-se uma zona cinzenta em que aparecem coisas que não são bem bicicletas nem motos ao que junta a confusão dos EUA de terem lei Federal e Estatal que muitas vezes colidem nas designações.Tb li umas coisas sobre isto, e parece que o problema é que puseram tudo no mesmo saco catalogado como veiculos off-road (OHV - Off-Highway Vehicles ) e o medo deles é que se deixarem entrar as bicicletas eléctricas venha por arrasto tudo o que está nesse saco (moto4,motos de combustão,etc..).
Não encontro o artigo agora mas no meio disto tudo há ainda as politiquices de malta que defende que as leis sobre este assunto devem ser estatais numa tentativa de meter as unhas em terras federais.Uma bela confusão portanto.

Ao que sei no resto da Europa para ser considerado bicicleta tem limite de potência (250W) e só tem assistência se pedalar e até ao máximo de 25Km/h.
 

Joseelias

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Os exemplos das imagens que coloquei referem-se simplesmente ao Btt. Não há confusão com Bikes significando motas.

Quando refiro suspensões mais longas é no sentido de pessoal que não tinha capacidade física para puxar com as bicicletas mais pesadas das modalidades radicais e portanto usavam Btt's de XC e pouco mais, com todas as limitações que isso coloca em termos de andamento, e agora passam a usar bicicletas mais radicais. E essas têm suspensões mais longas e pneus mais largos que as que usavam e portanto permitem andamentos que numa bike de XC não atingiam. Talvez não tenha sido muito claro.

Assim, passaremos a ter uma série de Bttistas que tinham um uso limitado pela capacidade física que os forçava, ou a andar em bicicletas menos agressivas, ou a percorrer distâncias menores, e agora essas limitações serão reduzidas. Isto é, quem não tinha capacidade de puxar por uma bicicleta menos rolante agora já o consegue, e quem já o fazia irá aumentar o tempo de permanência nos trilhos.
 

Jocas22

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nao sendo um perito na coisa, esses rasgos sao feitos por accao de 2 coisas: agua ou motas. No caso das motas nao é pelo peso nem pelo tamanho dos pneus, mas porque aquilo atasca das uma gazada e pronto está feito o rego. Nao sei se uma ebike conseguia ter o mesmo efeito, alias duvido muito.
 

zdjota

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concordo mais com o Joseelias, nesse sentido

mas pra mim nao e um gordo que me ultrapasse na subida que me faz ferver, ainda continuara a ser problema dele pois quem continua a fazer o exercicio sou eu, e sem batota, senao, de que me adianta o esforco, se nao, pra encontrar a forma e saude pretendidas?

onde moro a erosao ja e acentuada e nao e local muito usado por bicicletas, mas antes mais pelas pitbikes que estragam os trilhos e "escavam" outros
isto ja pra nao falar do lixo depositado na serra...
 

FMCurto

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Os exemplos das imagens que coloquei referem-se simplesmente ao Btt. Não há confusão com Bikes significando motas.

Quando refiro suspensões mais longas é no sentido de pessoal que não tinha capacidade física para puxar com as bicicletas mais pesadas das modalidades radicais e portanto usavam Btt's de XC e pouco mais, com todas as limitações que isso coloca em termos de andamento, e agora passam a usar bicicletas mais radicais. E essas têm suspensões mais longas e pneus mais largos que as que usavam e portanto permitem andamentos que numa bike de XC não atingiam. Talvez não tenha sido muito claro.

Assim, passaremos a ter uma série de Bttistas que tinham um uso limitado pela capacidade física que os forçava, ou a andar em bicicletas menos agressivas, ou a percorrer distâncias menores, e agora essas limitações serão reduzidas. Isto é, quem não tinha capacidade de puxar por uma bicicleta menos rolante agora já o consegue, e quem já o fazia irá aumentar o tempo de permanência nos trilhos.

Então vamos proibir também a malta do Downhill (e alguns de Enduro) de usar carrinhas?

E a confusão existe, eles chamam e-bikes a tudo: as assistidas (Pedelecs) com limite de 25Km/h e 250W e as S-Pedelecs sem limites que na Europa se chamariam de motorizadas.
Depois tb há as e-bikes que podem ter ou não pedais mas com acelerador que dispensam a pedalada, tb seriam motorizadas na Europa.

Não vejo problema nenhum com as dos primeiro tipo: não levam as pessoas por magia, é preciso pedalar.E se isso ajuda mais pessoas a sair e fazer desporto ainda melhor.

Curiosamente, pela minha experiência é geralmente a malta que usa cursos mais agressivos (AM,Enduro,Downhill) os mais activos tb em reparar ou criar trilhos.
 

Joseelias

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@Jocas22

Nunca viste regos e marcas daquele género feitas por bicicletas? E em locais onde não passam motas pelas dimensões e características do local? Pois eu já e não foi pouco. Por exemplo, no Monsanto isso era claramente visivel em imensos lados. Já lá não vou há 15 anos e não sei como aquilo agora está.

E o estado em que ficam os traçados das provas de Btt em alguns locais? Não são as motas que o fazem. Tens ali um exemplo condensado do que acontece a longo prazo noutros locais. Repara nesta foto. Não é visível já ali alguma erosão provocada pela prova? Não é muita claro, mas está lá. Noutros locais muito utilizados é muito pior.




Claro que a água é sempre um dos factores presentes e que se inclui no processo de erosão. No verão as Btt vão cavando o trilho pelas passagens consecutivas, e no Inverno a água acaba por canalizar mais fortemente por esse rego. Entretanto, no inverno o pessoal continua a passar e como o terreno está mais mole agrava o buraco. Multiplicas isto por anos e por milhares de passagens e não precisas de motas para nada. Em alguns dos sites que visitei haviam muitos conselhos para evitar criar regos que as chuvas iam agravar.

E não te esqueças dos milhares de trilhos novos que foram abertos pelas Btt nestas últimas décadas. Durante muito tempo vi o slogan a dizer para não se andar em trilhos, mas para criar os nosso próprios trilhos (dito de uma forma mais atractiva).

Na Apostiça, só para dar um exemplo aqui ao lado, nas áreas de piso mais duro os regos criados pelas bicicletas (sem dúvidas) no período húmido ficaram cheios de água e quando secaram demoraram meses a desaparecer. Quando tal aconteceu ficou em algumas áreas um pequeno declive que quando vieram de novo as chuvadas já criou uma pequena poça. E em alguns locais as poças ficaram maiores. Ora, a Apostiça quase não é frequentado e portanto o desgaste é muito limitado e não é um local que permita grandes exageros em termos de andamento. Mas como o solo é frágil por ser muito arenoso a acção torna-se evidente em pouco tempo. Em locais muito concorridos isso é pior e acontece o que vemos naquelas fotos.

Uma mota é muito destrutiva, mas temos que contar que no Btt estamos a falhar de milhares de adeptos. Cada passagem faz pouco estrago, mas tudo somado é outra conversa. E os estragos que as e-bikes podem fazer não tem a ver com os arranques. Tem a ver com quem antes tinha que usar uma bike de XC para conseguir chegar ao topo, e depois descia a 20km com a sua suspensão de 100 ou 120mm e com a travagem adequada à velocidade. E agora já consegue levar uma destas bikes todas artilhadas, atinge velocidades muito superiores em descida com a travagem correspondente.

Posso estar engano, aceito isso. Logo se verá.
 

SeteGu

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Concordo com o FMCurto principalmente neste último ponto.

E também estou com o Jocas22... isso para começar são trilhos mal feitos, ou seja, na zona de maior inclinação da encosta. Não têm local nenhum por onde a água escorrer... claro que isso irá acabar por acontecer até com pneus 1.5.

[video=youtube_share;sLai5LS0XE8]https://youtu.be/sLai5LS0XE8[/video]
 

Joseelias

Well-Known Member
@FMCurto

No que diz respeito a quem mais repara trilhos acabaste de me dar razão. Porque são eles que mais reparam os trilhos? Porque com o uso mais pesado que fazem deles, muitas partes vão perdendo as características que pretendem e como tal necessitam de os recuperar. Agora imagina quando os utilizadores desses trilhos se multiplicarem... Irão todos ajudar a reparar? Duvido. Não tardará muito até começarmos a ouvir queixas. E acho excelente que o pessoal do DH faça esse trabalho.

De resto eu nunca disse absolutamente nada que se deva de proibir o pessoal de DH e Enduro de usar carrinhas. Nunca encontrarás uma frase minha nesse sentido. E nem sequer de proibir quem usa e-bikes.

O que eu quero dizer é que uma coisa é teres 10 ou 15 praticantes de DH/END numa zona. Outra totalmente diferente é passares a ter 100 pois passou a haver um acesso facilitado aos trilhos de DH por causa das e-bikes. Mas é o mesmo com o XC. O impacto no terreno com 100 praticantes é uma coisa, outra completamente diferente é passar a haver 500. A referência ao DH e Enduro é porque as e-bikes lançadas estão muito viradas para essa modalidade.

O impacto do uso excessivo não é novidade nenhuma, seja em engenharia, na pesca ou na erosão dos trilhos de Btt, caminhada ou motocross.
 

SeteGu

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Mas é o mesmo com o XC. (...) O impacto no terreno com 100 praticantes é uma coisa, outra completamente diferente é passar a haver 500.
Eu diria que se está a fazer uma tempestade num copo de água. E a criar um problema onde ele não existe... pelo menos para já.

O que está escrito é óbvio e não tem nada a ver com as e-bikes. Aliás se formos fazer um estudo do impacto de ter e-bikes vs carrinhas a subir a serra se calhar até chegamos à conclusão que as e-bikes, no geral, são menos prejudiciais.

Esta discussão parece-me cada vez ter menos sentido...

EDIT:
No que diz respeito a quem mais repara trilhos acabaste de me dar razão. Porque são eles que mais reparam os trilhos?
Se calhar porque, muitas das vezes, foram os próprios que os abriram e/ou se preocupam com o estado dos mesmos. Até porque em muitos desses trilhos tanto passam rodas 2.5 como 2.0.
 
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Jocas22

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nessas novas fotos sao descidas onde tens de descer a travar (com a roda de tras bloqueada) agrestes e bem pela maneira como ele vai colocado atras do selim. Ai nao ha nada a fazer. Seja de que tipo de bike for, com ou sem motor. Posso estar a ser injusto mas as 1as fotos nao parecem ser de descidas assim.
 

zdjota

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vim de uma pequena volta pra ir buscar umas coisas ao outro lado do "monte" e fui pelo pequeno trilho do costume, esta irreconhecivel, como ia de cotoveleiras e joelheiras pra alem do capacete quase que caia num buraco gigante que nao estava la

so pra verem o que a agua faz :s
 

Joseelias

Well-Known Member
@ Jocas22


A foto da prova foi só para ilustrar com um exemplo concreto, e em resposta a um comentário anterior, que o Btt cria de facto erosão no terreno. Não foi para dizer de que forma o faz ou deixa de fazer.

As primeiras fotos são também de erosão provocada pelo Btt. Claro que a água tem o seu papel no processo. Mas mesmo sem água aquilo iria acontecer. Demoraria era mais tempo. No caso da primeira foto até está num site de Bttistas do Minesotta relativamente a um parque. A segunda foto é de outro local mas com um desgaste semelhante só que com o tempo seco. E a última acho que dispensa muitos comentários pois todos já vimos aquele tipo de desgaste nos trilhos em que andámos. As travagens vão removendo a terra expondo as raízes, e depois a chuva começa a cavar da parte de baixo da raiz.

Quando as questões da erosão provocadas pelo Btt começaram a ser faladas os pneus de XC eram como os de baixo. São pneus Kona com os tacos um pouco gastos pois eram bem altos, com o Scratch (trás) e Sniff (frente). Na altura os fabricantes de pneus começaram a procurar alternativas menos agressivas e foi quando começaram a surgir os pneus de muitos tacos e tamanho pequeno sendo o mais famoso o Onza Porcupine.



Ora, se aquele design da esquerda foi considerado agressivo para os trilhos, a que tipo de pneus se assemelha actualmente? Parece-me que não anda muito longe do que se vê nas bikes para descer. Posso estar a fazer uma tempestade num copo de água como o Setgu diz, mas se as e-bikes de DH e Enduro se popularizarem logo veremos o que acontece. Sei que lá fora já há muito pessoal a comentar isto. É que se cá ainda pouco ou nada se vêem, lá fora estão a tornar-se comuns e as reacções não são todas positivas e nem todas têm a ver com a questão eléctrica em si.
 
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FMCurto

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Não me parece coincidência que as e-bikes que estão a ganhar mais "tracção" (trocadilho de propósito :) ) tenham sido as all-moutain/enduro, é o que faz mais sentido pq as diferenças não são abismais: nem em pneus,nem em peso, nem nas voltas costumeiras (40a 70km) e não se paga a penalização de rolar com pneus maiores.
E convenhamos: 25Km/h a descer é irrisório, há por ai um video do Carecovksy em que foi testar uma Scott Genius+ Volt na Arrábida em que ele "queixa" disso mesmo: não desenvolve mais e depois é preciso pedalar para arrastar 20Kg. A rolar tb não fará grande diferença, um tipo qualquer de XC com uma 29"minimamente decente faz bem mais que isso a rolar em estradão. Restam as subidas...

A errosão é como tudo: se há mais gente tb significa que potencialmente irá haver tb mais gente interessada em fazer manutenção, e também não faltam por ai trilhos que estão a ficar fechados ou desaparecer por falta de uso.

Se eu combinaria voltas com malta de eléctricas?Talvez...dependendo das pessoas, ao fim ao cabo é mesmo por ai a diferença, e não das bicicletas.
 

Jocas22

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acho que nao podemos querer parar o futuro com as maos. Se mais gente passar a pedalar por isto acho fenomenal. Comigo nao contem mas tambem nao tenho nada contra.

@Joseelias
eu percebo o que queres dizer, mas como ja comentaram nao penso que seja muito pior que o que ja fazemos (nao eu no XC mas noutras modalidades). Muitas vezes abrimos o trilho e acabamos por destapar o terreno e abrir um caminho pra agua correr, outras o pessoal das descidas abre trilhos que naturalmente a erosao pela maneira como descem é inevitavel. Mas pode-se dar uns retoques e repor aquilo no verao, uma enchada e boa vontade.
 

Hardskin

Well-Known Member
Joseelias , mas onde é que tu tens andado de bicicleta!? :p
Tens de vir à serra da Lousã para ver o que é erosão provocada pelas bikes de Enduro, Downhill, XC com pneus de "roda fina" e o pessoal do Trail Running a patinar para cima e para baixo. É tudo ao molhe a abrir regos, piores que javalis a fuçar!
E já agora, os que não tem pernas para subir ou que são molengões, fazem-no de carrinha (estradões) mas não vão pelos trilhos acima a estragar o que está feito. Até porque nem de eléctrica conseguem subir aqueles linhas.
:D

A lekichas é que tem a culpa disto! O que foste tu provocar mulher! :lol:
 

Joseelias

Well-Known Member
Desde que haja manutenção acho este problemas não se colocam. Infelizmente isso deve de acontecer pelas mãos de pouca gente e apenas em alguns locais.
 
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