Estilos ou Marketing?

Zé Furas

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Boas pessoal! Excelente tópico! :yeah:

Como estudante de Marketing, não pude deixar de dar a minha opinião quanto a este tópico esperando não ser muito teórico... :oops: :mrgreen:

Já tinha comentado esta questão das "novas modalidades" ou novas divisões dentro do BTT, como o Free-ride, Enduro, etc. com colegas de curso, curiosamente...

Ora, creio que este tipo de divisões acontece devido a, essencialmente três factores proponderantes que são o crescimento do BTT a vários níveis, os diferentes planos do solo do nosso país (ora é tudo a direito, ora é tudo a subir e descer, generalizando :D) e à cada vez mais complexa sociedade em que vivemos, pois cada um terá as suas necessidades e preferências.

O que o Marketing tentará fazer é agrupar os individuos com necessidades e preferencias semelhantes e promover os produtos que potencialmente serão mais atraentes para cada grupo.

Concerteza que terá sido o que as marcas e os fabricantes fizeram, através das pesquisas de mercado... Devem ter percebido que Portugal será um mercado em crescente nesta área do BTT e lançam os produtos de acordo com o que a malta gosta mais!
O que eles nos fazem crer é que as bicicletas e acessórios com determinadas características serão e apenas servirão para para determinada modalidade ou divisão.
As bikes são e serão tão polivalentes como os donos quiserem que elas sejam... É a minha sincera opinião. Mas é claro que haverá bikes mais adaptadas para cada modalidade ou divisão.

Portanto e finalizando, para mim é uma questão de Marketing!

Abraços e boas pedaladas!!! :cheers:
 

Amukinado

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Boas. Bom Tópico!!

A evolução dos produtos tem que acompanhar a exigência dos consumidores. Isto que está a acontecer no mundo das bikes acontece em muitos outros mundos. Nos carros aconteceu há muito tempo atrás: temos os desportivos (bikes de estrada), de passageiros (bikes normais rígidas), jipes (bikes de XC e o resto que vocês bem conhecem), etc. No mundo dos computadores: Gamers com bastante memória e grandes gráficas, postos de trabalho com bons processadores, moviemakers com muita memória e gráficas topo de gama, utilizadores comuns com equipamento mediano... ... ...
Quando o Gary Fisher e os amigos decidiram começar a pôr amortecedores nas suas pasteleiras não sabiam que estavam prestes a revolucionar o mundo do BTT. Por um lado é bom que cada pessoa defina cada vez mais o seu estilo. Mas é mau que uma pessoa fique limitada nas suas escolhas devido a alguns factor€s. Eu pessoalmente não sei em que bicicleta investir. Só não faço DH e FRX (porque não há €€). De resto a minha bike de XC tem que gramar com tudo. Em princípio vou optar por uma bicicleta de Dual com uma boa suspensão de 130mm.
Uma bike de enduro deve servir para quem tem pretensões de subir e descer em terra a qualquer ritmo.

Boas pedaladas
 

Ratolas

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A mim quando me mostraram Sintra, levava uma bike daquelas básicas comprada na Makro há uma data de anos por 18 contos.Decidi logo que tinha de comprar uma bike a sério, mas não me dáva jeito gastar mais de 300€, erro o meu, por menos de 500€ não havia nada de jeito, acabei por gastar 700€ numa KONA Blast + - equipada com uns travões de disco mecânicos que tinha de afinar após cada volta. Só a tive por 5 meses, começei a levar muita porrada nas costas e os tóinos em bikes de suspensão total andavam-me sempre a roer as canelas enquanto eu ía no limite!
Acabei por comprar uma bike polivalente o que chamam de "Enduro-All-Mountain", uma CANNONDALE Prophet 600, que me pareceu bastante equilibrada. Como não faço muitas maratonas nem tenho habilidade para Freeride/Downhill, escolhi uma bike que se adapta aos trilhos que habitualmente faço. Em condições normais ando dentro da media, reconheço que nas subidas mais ingremes tenho de me inclinar sobre o volante para anular os 140mm da Lefty e nas descidas muito radicais me corto um bocado porque os 140mm que há bocado eram demais agora são de menos! No global estou satisfeito, fiz uns upgrades para aligeirar o peso por um lado e carreguei no peso mas aumentei a segurança por outro com discos de 200mm e pedais de encaixe de plataforma.
Fica o conselho estudem bem os cursos e pesos das bikes e façam a escolha adaptada ao vosso estilo de andamento ou locais por onde andam. Já vi muito cromo com bike de Downhill a penar em percursos tipicos de Crosscountry e cromos com bikes quase sem suspensão a quererem passar por cima de obstáculos e fazer grandes drops!
Encontramo-nos por aí num trilho.
 

fleshfly

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Concordo plenamente contigo ratolas eu tou a fazer mais um estilo all mountain com algumas subidas valentes e com umas descidazinhas... e "saltinhos" a mistura e o que aconteceu contigo foi exactamento o que se passou comigo (ja agora a tua bike ate fiocou seguida a minha no forum lol http://www.forumbtt.net/index.php?topic=2.275)
Eu comprei uma berg rigida porke na minha ideia de principiante de principainte lol (e que nao tinha nenhum conhecimento no btt pra dar dicas ou testar uma "bike a serio") todas as bicicletas de suspensao atras bombeavam... nem 15 dias andei com ela! Foi la trocar por uma de suspensao total outra berg... outro erro... comprei uma dust ats1 400€ tinha travoes de disco mecanico que akilo sempre que eu dava uma volta dava duas na afinacao da travagem e a descer ia sempre "preso por arames" saltos so se fosse nos passeios... suspensao total era tanga de facto akela nao bombeava mas tb o pneu tinha mais curso que o amortecedor traseiro.
Fartei me dakilo e o vicio do btt cada x era (e é) maior. Entretanto abriu uma loja a minha beira onde comecei a testar verdadeiras bikes de suspensao total onde tive a oportunidade de testar varios modelos scott ransom, trek fuel, specialized demo, cannondale gemini\ prophet, etc, e de facto deparei com um mundo totalmente a parte 1 na qualidade das bikes segundo na diferença que fazia de umas pras outras o que leva a discuçao deste topico. Os estilos estao bem demarcados as diferenças sao brutais de umas bikes pras outras o subir e descer em modelos diferentes o conforto e a performance estao mesmo especificados pra cada estilo e poucas sao as bicicletas que conseguem reunir uma variedade de estilos. Tal como tu ratolas escolhi uma prophet uma 500sl porke pra mim e de facto a bicicleta mais indicada pro que faço embora tenha alterado a forqueta que era uma super splice pra uma marzocchi z1 sport eta que faz 150mm mas nao atrapalha a subir devido ao eta e mudei a suspensao traseira de fox de 190 mm de olho a olho pra manitou metel de 200mm que me permite 140 mm atras.Com esta bike julgo ter reunido uma grande variedade de estilos com 16kg de peso na bike sinto-me bem a fazer 40km em xc e nao tenho problemas de me mandar em escadas saltos e descidas maradas.
Quanto ao que o o fireblade disse a diferença entre o enduro e o all mountain tb essa inda nao percebi muito bem a diferença.
A cannondale tem a prophet sl de all mountain com 120mm de curso traseiro e as enduro de 140mm. Nao deveria ser ao contrario? O all mountain com mais curso...?
 

rbaiapinto

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Boas,

perdoem-me a frontalidade, mas não estou de acordo com a maioria das opiniões aqui expressas, que indiciam que existem apenas o XC e o DH.

Eu acho que o tópico até é para diferenciar apenas o Enduro de All Mountain, já que estes são muito parecidos.

Quanto à existência do Enduro/All Mountain além dos dois referidos, para mim não é uma questão de Marketing, pois eu tenho uma bike hardtail com suspensão de 75mm perfeita para o Xc, mas quando vou dar uma volta com os meus amigos com bikes de suspensão total e quando apanhamos descidas mais inclinadas, eu não consigo descer à velocidade que eles descem, além de ter que ir sempre a travar pois como não tenho suspensão atrás a roda traseira está sempre a saltar, o que me faz perder o controlo da bike.
Fazer DH já implica saltos, drops, gaps etc... bastante grandes que eu pelo menos até agora não consigo fazer.

Isto para indicar que além do Xc/DH existe entre eles qualquer coisa. Aí entra o Enduro/All Mountain.

Aqui é que as coisas ficam mais difíceis, o Enduro está muito próximo/coincidente com o All Mountain, se bem que o All Mountain seja mais próximo do Xc, o Enduro está mais próximo do Freeride que quanto a mim já implica que uma bike destas faz tudo o que faz a de All Mountain e ainda consegue apanhar alguns drops, saltitos pequenos, etc... ou seja temos mais à vontade para fazer qualquer percurso.
O que diferencia estes estilos na minha opinião são o percurso das suspensões, maiores nas Enduro para absorver maiores imprevistos.

E ainda bem que as marcas diferenciam estes estilos todos, pois assim criam bikes adaptadas para estes géneros, facilitando assim a nossa vida de consumidores que escolhemos um produto adaptado às nossas necessidades. O que não quer dizer que com uma bike de determinado tipo não possamos fazer os outros estilos! Fazemos pois, :D mas mais devagarinho como eu na minha a descer e os meus amigos nas deles a subir!
 

Bernauld.

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Na minha opinião as coisas são muito simples.......
Desde os meus 14 anos que ando de bike mais a sério, e sempre fui evoluindo de uma forma natural, sempre fiz o que mais prazer me dava. Descer, subir, com suspensões totais, com bikes do continente, com o que tivesse, no entanto, o mais importante mantem-se inalterado ando de bike porque me faz feliz. Para mim não é porque agora alguém se lembrou de lhe chamar all mountain\Enduro que isso vai fazer alguma diferença no que eu faço com a minha bike e muito menos na minha maneira de estar neste desporto.
Não tenho de ter uma bike de 1000 contos para gostar de btt e não é por não ter 213.3332 mm de curso atrás que não posso tentar "aquele salto" ou "aquela descida" só porque alguém disse que isso já é um estilo diferente e a minha bike não é a mais indicada, blá blá blá.........
Não percam tempo com nomes e definições, desde que o verdadeiramente importante se mantenha, todos os marktings e paleios de vendedor são bem vindos.........

Desculpem lá a conversa da treta mas esta é a minha opinião sobre o assunto.......
Fiquem bem e pedalem muito seja lá qual for o vosso estilo......
 

Songo

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Este topico não é directamente sobre a compra de uma bicla (apesar de ter surgido por causa disso (alias, queria +1x agradecer as pessoas com quem troquei uma pm, obrigado!))

Então é assim, eu gosto de biclas polivalentes e as de enduro pareciam cumprir os requisitos, mas olhando o "problema" por outro prisma podemos chegar a outra conclusão:

Uma bicla de Enduro está algures entre as de XC e as de DH, e assim, se tivessemos de escolher apenas uma para fazer uma prova de XC e outra de DH esta parece sem duvida a melhor escolha..

Mas acho que o DH já é uma coisa muito maluca, que pouca gente na verdade quer/espera vir a fazer. (Eu por exemplo, e considero-me mto maluco a descer!)

Ou seja, para escolher uma bina polivalente o que é preciso (na minha opinião) é limitar oq queremos fazer, e depois escolher uma coisa algures no meio.

Assim no meu caso (e de mais pessoas talvez) o limite do (+pernas e -saltinhos) é o XC e o limite oposto é (e aqui está a diferença) as provas de "enduro" e não as de downhill.

Assim a bike óptima neste caso seria uma (FS) com peso/curso entre as de XC e as de enduro.

Será que isto faz sentido? hehe, espero que algum plo menos.

editado por FG : para não dispersar informação, juntei este post e os dois seguintes ao tópico já antigo, sobre o mesmo assunto
 

koizu

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pelo que percebi estás mais a dirigir-te para bikes de All Mountain!!

São leves qb, se quiseres fazer uma maratona não ficas mal, se quiseres ir para a serra mandar uns saltinhos e fazer descidas malucas, dá para desfrutares ao máximo, queres descer as escadas da igreja lá da terra sempre a fundo, não há problemas....

penso que as bikes de enduro, em questões de up hill são muito robustas...
 

studer

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Isto do nome Enduro ou All Mountain é uma confusão... Para mim, o nome enduro vem da Specialized Enduro. Uma bike versátil, mas com mais curso que uma All Mountain corrente. Para mim, uma all mountain terá uns 140mm de curso, uma enduro 160mm e a partir dai para cima é FR ou DH. Posso estar errado, ams é como vejo a coisa. Noutros países uma bike de Enduro será o que nós chamamos de Maratonas. O mais simples será falar de cursos e geometria do quadro.

Sim, uma bike polivalente será uma de All Mountain ou Enduro, mas isso agora depende de que lado te sentes a "descair". Se fôr para pedalar mais, uma de All Mountain levezinha arranja-se, mas garanto-te que sai bem caro. Se gostares de descer (Á SÉRIA, estilo pistas de DH) seria algo com 160mm, uns ângulos mais agressivos, mas nada de exageros para conseguires continuar a subir.

A minha ideia é que qualquer uma destas bikes polivalentes, para o ser, terá de ser bem cara. Uma bike de xc ou dh puro será sempre mais barato, porque irás queres o melhor dos dois mundos: peso vc resistência.
 

JAlex

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Eu diria mesmo... um misto pinhal-praia assim a puxar para o sul.
A verdade é que os diferentes quadros, com diferentes suspensões, guiadores, transmissões e tudo o que se possa imaginar pode fazer a diferença. Mas só a partir do limite da capacidade (e porque não da coragem) de quem for a pedalar... Já vi quem fizesse coisas impressionantes numa bicla do continente que, nas minhas mãos parecia um ferro com dois tijolos no lugar das rodas... Creio que no limite (em competição) há diferença entre cada uma das bicicletas, mas há também uma diferença (e não é pequena) nas capacidades dos atletas - e creio que esta última é mais determinante do que a primeira. Para aquilo que a maioria de nós faz durante a maior parte do tempo... :mrgreen:
 

pinhocastro

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O nome pouco me Importa!

É verdade, não vamos culpar o marketing! Há várias disciplinas de BTT ou MTB, há as que têm competições que têm o nome especifico, seja ele qual for, e as há que não têm competições formais que, por isso, não há uma designação oficial. Claro que há gente a tentar introduzir o Enduro no mundo de competição, mas não faz sentido, o Enduro é um misto de Downhill com Freeride num terrreno entre o Xcountry e o Downhill...

Baralhados? é verdade, para termos um desporto como o Enduro teriamos que ter contra-relogios e juizes para pontuar o estilo! E arranjar um meio termo para isto?
Há coisas que a melhor competição possivel é chegar ao fim do trilho, virarmo-nos para os nossos amigos e ver quem fez melhor e mais rápido!

Se faço Enduro? se faço Allmountain?
Eu faço "subo-o-monte-sem-desmontar-faço-umas-descidas-com-saltos-,-pedras-e-curvas-porreiras-a-tentar-nao-me-aleijar"

Mas isto é só a minha opinião!
 

Nozes

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Ora eu sou um desses que tentam organizar uma competição de Enduro,e a minha maneira de ver a coisa não é essa grande mistura.
Eu entendo o enduro de btt como o de moto:Um percurso,partes desse percurso,as mais técnicas,cronometradas,somam-se os tempos,já está.
O percurso que tenho em estudo tem 2 descidas+1 subida para cronometrar.É possivel fazer todo o percurso com qualquer btt,mas com menos de 12 cm de curso frente/atrás não será fácil de andar muito rápido.
Quanto ao marketing...fica para outro dia.
 
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