Epic Marathon > RR 9.9 Carbon RR 9.9 > Merida BigNine 29er - by BrunoM

Parabéns pela montagem que fizeste!
E pela coragem que tiveste em trocar um quadro de uma marca premium por um RockRider.
Eu também sou possuidor de uma bike Rockrider e acho que o pessoal substima esta marca!
O facto de ter bicicletas de gamas inferiores, não quer dizer que as de gama superior tenham falta de qualidade!!!

Agora fico a aguardar os comentários referentes ao desempenho da bicicleta!

Acho que este quadro está soberbo! Já tenho pesquisado na net por um usado, mas não é fácil encontrar! Queria trocar o meu 9.1 por este 9.9!

Boas pedaladas! ;)
 

PedroTenreiro

Active Member
Bem melhor em termos estéticos que a outra. Em termos estéticos e não só, acredito que esse quadro seja melhor que o epic. Não que o epic fosse mau mas...
além disso, este rockrider é uma maravilha para os olhos. É lindíssimo e não te deve dar chatices.
 

thebuny

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COnheço uma das entidades que testa esses quadros e que fez parte do novo processo de garantia da marca e do que vi dos testes o material é tão bom como outro qualquer. FIca o nome talvez associado à casa mãe que faz muitos não quererem comprar mas se a marca lançar mais modelos de gama média alta e apostar um pouco no desenvolvimento de novos sistemas de amortecimento são tão bons como outros.
 

TiagoMAIAC

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Tenho um quadro igual, mas mais antigo, cada vez tem levado mais porrada, até porque cada vez mais me aventuro trilhos marados em Sintra abaixo. E tendo só os cuidados que mencionei anteriormente neste tópico não vejo porque não dizer que está tanto ao nível de certos quadros de AM conceituados, como é melhor que muitos outros de marcas conceituadas.

A unica coisa que me chateia é a decathlon não melhorar o sistema de amortecimento traseiro.

Estou contente com a tua montagem, está muito bom e já sabes Bruno, qualquer duvida que tenhas é só dizer.

Boas pedaladas
 

BrunoM13

New Member
Viva malta, após ter lido os vossos comentários, não posso deixar de vos dar razão...alguns amigos meus quando me viram com a nova montagem gostaram bastante e disseram que em ter mos estéticos e até funcionais era melhor que a outra, mas olharam para a marca e substimaram...eu tenho de ser sincero, para mim a RR é uma marca igualissima a qualquer outra xpto, tem grandes quadros, bonitos e tão bons como os outros...não me arrependo nadinha da troca que fiz, esta é daquelas bicicletas que me deixam de olho a luzir, chocam mesmo à vista...já para não falar que acho este conjunto bem mais confortável que a minha antiga epic.

Ainda não tive oportunidade de fazer o verdadeiro test drive, será já amanhã de manhã, mal posso esperar...depois assim que possa venho dar noticias à malta, bem merecem!

Obrigado a todos os que me teêm seguido e dando opiniões!
 

JoaoCarreira

New Member
é pa tenho estado muito ausente aqui do forum ainda esta semana estive ao teu lado na fatibike... quando a foste buscar mas nao sabia que era a tua nova maquina... esta muito porreira ;)
 

BrunoM13

New Member
JoaoCarreira, ao que parece já viste o quadro, mas se queres que seja sincero não sei quem és :p

Hoje foi dia do verdadeiro e primeiro test-drive...a primeira coisa que vos tenho a dizer é...fenomenal!
Nunca pensei haver tanta diferença em conforto comparando à minha spec; a montagem é bastante equilibrada em todos os aspectos..a subir noto que é mais pastelona em comparação à epic, mas nada que não se faça; a rolar ha um conforto enorme, com o amortecedor no modo fechado, aquilo rola e rola...quando se abre,meu deus, que sofá; a descer e em singles (o que mais adoro), então aí nem se fala, que boa correspondência e conforto que a máquina transmite, desco melhor e ainda mais depressa comparado à outra...aquilo que tenho a dizer é que estou bastante surpreendido pela positiva, claro, nunca pensei ganhar tanto com esta troca!

Mais ainda, para aqueles que pensam que o sistema NEUF da RR não seduz, tenho uma coisa a dizer, têm de experimentar, ou sou eu que tive sorte, ou não sei, como referi atrás, o amortecedor bloqueado não há qualquer bombeio, a menos que seja uma pancada forte, funciona impecavelmente bem!!!

Neste momento a máquina está no suporte, desmontadinha...

A suspensão segue amanhã até a Figueira da Foz ter com o Nuno Duarte (moca), excelente profissional, para ver o estado dela e fazer uma revisão, de forma a andar descansado com a aquisição; estou também à espera que chegue a transmissão (cassete, corrente e prato 32T) shimano XT;

Mal posso esperar or te-la novamente montada, que vicio!!
 
Esteticamente, apenas um reparo a fazer!
É pena a suspensão não ser preta. Iria ficar muito melhor na tua montagem (até uma branca ficaria melhor que essa cinza!)

Mas parabéns pela bike, está fenomenal!
 

TiagoMAIAC

New Member
O que dizes sobre o NEUF é verdade. Mas não te esqueças que a decathlon afirma que mesmo com amortecedores abertos sem bloqueio algum não há compressão. E eu digo o contrario. Há. Mas pronto, é um pontinho que a meu ver é mitigado com um sistema bastante complicado visualmente, mas ao mesmo tempo muito forte. Se andares sempre em cima de tudo o que agarra o amortecedor tens aí uma bike prá vida toda.

Boas pedaladas
 

BrunoM13

New Member
Pois é malta, estou de acordo com o facto da suspensão destoar da montagem, ficou essa somente pelo negócio...

Em relação ao sistema NEUF, a que te referes ao andar em cima de tudo o que agarra o amortecedor TiagoMAIAC?
 
Penso que o TiagoMAIAC se refere a ter atenção na manutenção de todos os pivots e elementos da suspensão traseira da bike!

Eu pela experiência que tenho (quase 5 anos a usar o sistema NEUF), basta ir lubrificando os pivots, e não tirar o isolamento do rolamento grande (tirado uma vez, nunca mais ficar estanque à entrada de água!), convem também verificar o aperto dos parafusos de tempos a tempos!

boas pedaladas!!! :D
 

TiagoMAIAC

New Member
É exatamente o que o lmc.Carrasco disse, os casquilhos, pivots, parafusos e tudo o que agarra o amortecedor ou seja, seja lá o nome que lhes dês, todas as peças envolventes. Cuidado com a água nisso, deve estar tudo apertado entre a força que diz no quadro, decor não sei, mas acho ser entre 5 e 7nm. Usa cola de parafusos e mantem tudo devidamente lubrificado.

Não é que vá dar problemas catastróficos. Mas se fores como eu, que ao minimo chiar, barulhinho, fica logo a chatear, esse sistema fica a parecer uma orquestra sinfônica. Começa a parecer que estás a assar pipocas, e depois de uns kilometros é um concerto dos stomp autentico.

Quem tem 9.x há uns anos sabe do que falo.

cumpz e boas pedaladas.
 

BrunoM13

New Member
Obrigado pelas dicas, em relação aos apertos é um bucado complicado porque não tenho chave dinamométrica, é um pouco à sensibilidade da mão...em relação aos pivots, casquilhos e afins, de tempos a tempos (tal e qual o que fazia na epic) desmontar-se-á para se lubrificar. Quando aparecem esses tais barulhos, no fim de levar massa de lubrificação, desaparece tudo certo?

Mais uma coisa, esse rolamento grande do sistema neuf, arranja-se bem quando for necessário substituir? Aparecem grandes folgas no sistema?
 
Eu também não tenho chave dinanométrica e até agora nada se desapertou!

Em termos de barulhos, também não tenho razão de queixa. É normal aparecerem, principalmente no Verão com tempo seco e muito pó.
Facilmente se resolve com a lubrificação dos pivots!

O rolamento do sistema NEUF pode ser substituído nas oficinas Decathlon, mas talvez se encontrem em casas de rolamentos (nunca procurei)!

Quanto a folgas, no meu caso, após quase 5 anos e muita porrada, o sistema está a trabalhar como novo! Sem qualquer problema!

Boas pedaladas...
 

TiagoMAIAC

New Member
Bruno, o rolamento assim como qualquer outro componente de desgaste no quadro é fornecido pelas lojas decathlon que é o que exatamente serve para lá. Nestas coisas nem vale muito pena nos desviarmos do material de origem.

Um dia que decidas que tens de trocar alguma coisa, agarras na referencia do quadro e modelo, e ano de fabrico, dirige-te a uma loja decathlon qualquer e pedes lá o material.

Eu já pedi kits de parafusos, e casquilhos. Tudo ok, nada a apontar. Até me perguntaram se queria que montassem.

Nunca substitui os rolamentos grandes do NEUF, mas para contrariar aí um bocado o carrasco posso dizer que já tirei as borrachas circulares e lubrifiquei as esferas lá dentro. É um processo estranho, tem de ser feito a bisturi, e tens de te certificar que ficam bem encaixados de novo, se não, basta saltarem e se não reparas no andamento, entra areia e água e kaput.. Tens de desmontar o triangulo traseiro para os conseguir tirar e ter bom acesso ao interior. Mas como disse é um processo que envolve tempo e paciência pelos resultados que dão.

Os barulhos que sempre ouvi na minha devem-se a demasiado pó e calor. Depois nada que uma boa lavagem à escova não resolva, tudo lubrificado e a brilhar e após isso só ouves a corrente a encaixar na cassete.

Boas pedaladas
 

BrunoM13

New Member
Obrigado pelas dicas mais uma vez companheiros, todas as opiniões e ajudas serão sempre bem vindas:wink:

E após oito dias de espera, eis que chegou esta manhã esta caixinha...





Cassete, corrente e prato 32T tudo shimano XT; só falta mesmo chegar a minha suspensão da revisão geral e a máquina encontra-se oficialmente pronta a andar:p

Que pena que eu tenho deste fim de semana chuvoso, ter de ficar em casa, saudades de laminha:(
 
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