Enduro Sworks 2009

diogomota

Member
André, com uma bike de DH sobe-se bem?!:mrgreen: Já que vai aqui um off topic tremendo...Quando é que é a próxima Socorrada? É que ainda não experimentei o integral novo :mrgreen:
 

tinric

Super Moderador
Tinric, não te desfaças do teu Spec antes de eu tirar ali umas medidas ao meu amortecedor. ;)



Tranquilo que ainda ando com vontade de experimentar o "home tunning" que o XTR mostra por aí de abir o amortecedor para o "deixar respirar" e ficar com algum ar na camara negativa a ver se melhora a sensibilidade.


O problema do AFR é que tem "buracos" para casquilhos de 12mm e os dos FOX são 12,7... por isso dependendo da espessura dos teus casquilhos consegues montar ou não este na tua... pois os casquilhos para o meu quadro são 19 e 22 mm

Qualquer coisa estás à vontade que to empresto e experimentas em "real time"


André, com uma bike de DH sobe-se bem?!:mrgreen: Já que vai aqui um off topic tremendo...Quando é que é a próxima Socorrada? É que ainda não experimentei o integral novo :mrgreen:

Não?!?! Já andas de integral mesmo!? ... pronto... está o caldo entornado... quando é que vem uma 9"!? :D ahahah
 

tinric

Super Moderador
brandaopf a medida é essa, so que depois existem uma combinaçao de varios tunes possiveis. O que muda logo o feeling do amortecedor.. o que o tinric comprou é compression tune L e rebound M... Estou curioso em saber como se porta um tune L na compressão no que toca a sensibilidade.



Mestre XTR, agora que tenho o RP23 pronto a montar (acho eu)

Noto que o compression tune, ou melhor Velocity Tune (se é o mesmo) é um F... estamos a falar da mesma coisa?

A foto que postei já tinha visivel o velocity tune com o F... elucida-me... Onde foste buscar o compression tune L!? Quais as diferenças!?

O que varia?

Desculpa o interrogatório, mas dado que és o mestre da engenharia dos amortecedores (ou o mais parecido com isso :D que conheço) calha-te a ti a "explicação"

Abraço

Fotos mais logo...

Muitas prendinhas :D
 

tinric

Super Moderador
Ok..

Agora sim... já com os casquilhos montados... é só montar no charuto

Uploaded with ImageShack.com


Uploaded with ImageShack.com

Uploaded with ImageShack.com

Uploaded with ImageShack.com


Veio mais um destes para reserva ou para montar atrás


Uploaded with ImageShack.com

Na verdade até vieram dois (exatamente com o mesmo peso)



Parti a corrente pelo elo rápido (abriu-se) no outro dia num dropeco de 3 ou 4 degraus... pelo que vou experimentar montar um guia de corrente...

Em prinicipio já arranjei um para testar e tudo, depois logo se vê se fica ou não.

Logo posto fotos do charuto já montado ... ah ya... e a ver se faço aí o drop test para ver a diferença entre os amortecedores
 

andrextr

Active Member
Tinric, L ou F é a mesma coisa, muda a nomenclatura (Low or Fast).

A compressão é a velocidade que o amortecedor comprime (e o rebound é a velocidade que ele se estende).

Tune low na compressão significa que o amortecedor tem pouca resistência à compressão e comprime mais rapidamente e facilmente. Daí eu achar que o Tune Low (ou Fast) seja melhor em termos de sensibilidade, porque o amortecedor comprime livremente sem resistência hidráulica.

O Rebound tem um tune Médio de base, mas depois podes ajustar a velocidade correcta no botão vermelho. (Já a compressão não a podes ajustar no RP23, mas podias no AFR). Se fosses um gajo muito pesado estarias fora do intervalo de ajuste e tinhas que ir para um Rebound Tune Fast / Low.

Para ajustares o rebound correctamente, faz o teste do passeio (descer um passeio muito devagar, 5km/h, sentado, sem nunca levantar o cu do selim nem travar). O amortecedor deve comprimir e voltar à posição inicial o mais rapido possivel sem NUNCA oscilar uma segunda vez. Se nao percebeste o que quis dizer mete o rebound no mais rapido e faz o teste que irás perceber....

Abrç
 
Last edited:

tinric

Super Moderador
Compreendido e agradecido :)

Como sabes ainda sou um bocado verde nisto de tanta mola e dobradiça... mas com o tempo lá chegarei :D
 

demorider

Active Member
Não sei se a Fox usa o mesmo "sistema" da Rock Shox no que diz respeito aos "tunes" mas os "tunes" são mais do que um simples ser mais macio ou mais duro ou mais rapido ou lento.. Os tunes são de acordo ao ratio de alavancagem da bike, foram feitos para atender com o melhor desempenho possível a uma maior variedade de bikes, ao contrario dos amortecedores stock em que um amortecedor tem de funcionar em qualquer bike.. O tune errado para determinada bike vai fazer com o que amortecedor não tenha o melhor desempenho possível..

Por exemplo a enduro se não estou em erro usa amortecedor 200x50 e tem 150 de curso, se não me enganei nos calculos isso dava um ratio de 3.0 que seria o equivalente a um tune com a compressão mais rija (hight tune ou firm tune).. com um soft tune ou low tune a bike vai esgotar o curso por tudo e por nada..

Mas lá está isto é baseado nos amortecedores da rock shox, não faço ideia se na fox será igual..

Já agora deixo aqui um artigo do pinkbike sobre os "tunes" da rock shox: http://www.pinkbike.com/news/RockShox-Rear-Shock-Tuning-Experience.html
 

andrextr

Active Member
Eu nao sou expert, mas do que sei, os tunes da compressão muito resumidamente correspondem à firmeza ou suavidade do hidráulico do amortecedor, tal como referi. Um tune mais firme significa que há uma maior restricção à passagem do oleo no hidráulico, enquanto que um tune mais soft o óleo flui mais livremente e facilmente. A restricçao do oleo normalmente é feita atraves de anilhas no hidraulico (shimstack). O conceito dos tunes é igual na Fox ou RS.

Agora saber escolher o tune indicado para cada situação é que precisas de ter em conta a alavanca da bike (leverage ratio), assim como o peso do rider, e também o tipo de andamento. Por exemplo, um rider muito pesado deverá usar um tune mais rápido no rebound e mais lento na compressão. Uma bike com uma alavanca média elevada a mesma coisa..

A Enduro faz 150 com 200x57.

Em terrenos rochosos, tipo PNSAC, o ideal na minha opinião, é um Tune Fast (low) na compressão, porque são terrenos onde o amortecedor trabalha com impactos sucessivos de alta velocidade, e convêm ter a compressão aberta para o amortecedor trabalhar livremente e dar o conforto e tracção máxima possível. Em trilhos mais fluidos, é que pode dar jeito uma compressão mais firme para não afundar tanto na traseira.
 

andrextr

Active Member
Relativamente a esse artigo no pink, deixo aqui este excerto, onde compararam um Vivid Med-tune vs Low-tune.

The difference between the two shocks boiled down to the shim stack configuration: a low-tune vs. med-tune comparison that would flesh out the personality differences between the two setups. It was immediately apparent on high-speed stutter bumps that the shock felt slow to react to the terrain, muting the impacts somewhat, but simply not able to react fast enough. Our reaction was to back off the compression adjustment to full open, allowing for maximum oil flow in an effort to get the shock moving through its stroke easier. While this improved matters somewhat, it still couldn't hold a candle to the performance of the low-tune Vivid Air

Nota: Nos Vivid para além do Tune de base (Medium ou Low, neste caso), existe ainda a possibilidade de ajustar a compressão externamente. (Tal como nos RP23 existe um tune de base para o rebound mas depois há o botão vermelho para ajustar a velocidade correcta).
 

demorider

Active Member
os tunes da compressão muito resumidamente correspondem à firmeza ou suavidade do hidráulico do amortecedor

Sim concordo com isso, mas a alavancagem é que "manda" no tune do amortecedor.. Há bikes que o sistema traseiro é mais progressivo e outras em que é mais linear, no caso da enduro está a meio termo.. Andar com um tune de compressão baixo vai fazer com que a bike seja mais suave mas ao mesmo tempo com um salto/drop mais "exigente" vai fazer com que a bike esgote o curso mais facilmente porque o amortecedor não tem compressão para "travar".. Se o amortecedor tivesse afinação de compressão podia afinar a compressão de acordo com o terreno e uso que lhe fosse dar mas neste caso não há afinação de compressão..

Por exemplo a elka faz amortecedores expecificos para cada bike, com tunes diferentes para compressão e rebound de acordo com o ratio de cada bike e por experiencia própria posso dizer que um amortecedor elka que não seja o indicado para determinada bike não trabalha nem metade do que trabalha um expecifico para aquela bike.. Basicamente os tunes da rock shox e fox é o mesmo dos da elka, apenas com nomes diferentes..

EDIT: Sim os vivid tem botões de ajuste para afinar compressão e rebound mas isso é para o afinares de acordo com o terreno, não quer dizer que vas "mexer" na afinação que ele já tem interna, se pegares num low tune e num mid tune e deres os mesmos clics nos afinadores eles não vão ter o mesmo desempenho..
 
Last edited:

andrextr

Active Member
Demorider, eu percebo o que estás a dizer, mas não te esqueças que a compressão não é a unica coisa a "travar" o amortecedor. A pressão do ar da câmara principal (spring rate) é o principal travão, e neste caso sendo um amortecedor de lata pequena, é progressivo por natureza. E podes ainda adicionar espaçadores se fores muito bruto. Alem do mais, ainda tens a boost-valve, que é uma valvula que vai fechando a passagem do óleo à medida que o amortecedor comprime, e por isso dá-te mais uns pontos extra na compressão/progressividade final.

Tenho um colega com Tune Low numa Enduro das novas, e aquilo não esgota com 2 cantigas nos saltos em Sintra. Alem de que é mesmo sensível a funcionar (cola no drop test). Gostei bastante.

EDIT: Sim os vivid tem botões de ajuste para afinar compressão e rebound mas isso é para o afinares de acordo com o terreno, não quer dizer que vas "mexer" na afinação que ele já tem interna, se pegares num low tune e num mid tune e deres os mesmos clics nos afinadores eles não vão ter o mesmo desempenho..

Sim claro. Eles no pink até referem que um Low tune todo fechado equivale a um Med tune todo aberto.
 

tinric

Super Moderador
Ora aí está :D nada como uma boa "discussão" de entendidos para ficarmos a saber mais um pouco.

Acho que estou um pouco mais esclarecido :D

Obrigado aos dois.

Agora a parte que interessa... depois da teoria. ... :D montar o dito cujo e tentar perceber no terreno se é melhor, pior ou igual ao AFR que lá tenho e até nem desgosto... tem plataforma" de XC", é rijo e pouco sensivel no inicio do curso, esgota tudo num salto ou drop de pouco mais de meio metro... e mesmo assim gosto dele.. :D por isso vamos lá ver como se porta o tal 23 :D
 

mlouro

New Member
, com tunes diferentes para compressão e rebound de acordo com o ratio de cada bike

No rebound, não sei se será bem assim.. pelo menos quando comprei um amortecedor a bike o que me disseram na marca foi que o rebound tem a ver com o utilizador e não com a bike

[FONT=&amp]For the compression tune you should opt for the high compression tune. For the rebound it depends on your preference and type of riding. If you are not sure what you prefer than a middle-of-the-road setting (medium rebound tune) is the best option. If you run the shock with relatively high pressure you may want/need a stronger rebound tune. If you generally run the shock with lower pressure you could opt for the lighter rebound tune or stick with the medium rebound tune.[/FONT]

O leverage ratio é 2.63 e acho que é rising rate, por isso olhando para o gráfico abaixo parece-me que o ideal seria um amortecedor com high ou medium compression e não low, mas como o rp23 tem vários ajustes pode ser que safe, mas.. pelo menos para o meu amortecedor (RS Monarch rc3), e posso tar enganado, a ideia que tenho é que o tune de fábrica (high compression) é para a parte final de curso, e que as 3 posições controlam apenas a parte inicial..


 

demorider

Active Member
Mas eu não estou a querer dizer que um low tune não possa trabalhar bem numa bike com ratio para um mid tune, mas nunca terá o desempenho que teria se tivesse o tal mid tune.. Há bikes que o sistema traseiro é mais suave por natureza e outras em que são mais "rijas", e se metes um amortecedor com low tune em compressão numa bike que já de si é suave vai fazer com que fique suave de mais (pastelona) e esgote com mais facilidade (podendo claro ser corrigido com mais pressão de ar) mas a pressão de ar tem um limite e se for uma pessoa pesada pode o limite de pressão não ser o suficiente... Assim como se meteres um high tune numa bike que seja pouco suave vai fazer com que ela fique tipo uma rigida (pode tambem ser corrigido com a pressão de ar) mas também há um limite minimo que pode não ser suficiente..

Se os tunes fossem só ua questão de ser mais macios ou mais rijos (a gosto de cada um) não existiria tabelas tipo a da imagem a seguir:


Mas isto é só a minha opinião, podendo estar totalmente errada :confused:

EDIT: quando postei já tinham postado um grafico parecido (com o mesmo efeito) que este que eu postei..
 

andrextr

Active Member
Mlouro, nao te esqueças que essa tabela é para o Monarch, e para a rockshox. Serve para ter uma noção mas isso pode não corresponder exactamente à Fox.

No entanto, cá em baixo no (*) diz que se o amortecedor for 200x57 (que é o caso), usar o tune D ou E. Para um rising rate e LR de 2.6, está no meio do D e E... Eu cá prefiro o D (low). E pelo excerto que postei do pinkbike a comparar o med com low tune, fiquei convencido no low...

e posso tar enganado, mas fiquei com a ideia que o tune de fábrica (high compression) é para a parte final de curso

É curioso, mas tenho a opinião do contrário! Mas também não tenho a certeza. No entanto, e mais uma vez, no excerto do pinkbike que colei atrás, eles referem que o Med tune é um cepo a ler irregularidades rápidas, enquanto que o low-tune é mais rapido nestas situações a ler o terreno... Isto reforça um pouco a minha ideia... Até porque no caso da Fox o que controla mais a compressão final é a boost-valve.

Bom bom, era um gajo poder testar os tunes todos na bike para tirar conclusoes eheh.
 

andrextr

Active Member
Nao se esqueçam que essas tabelas tambem são muito generalistas para um publico amplo. Não incluem o peso de um gajo, nem o que pretende da bike, nem o tipo de terreno em que anda (se for um gajo leve <70kg, eu andava logo para a esquerda nessa tabela... e se for um gajo que anda em zonas muito rochosas, ainda mais para a esquerda). E depois há duas escolas de pensamento que essa tabela nao inclui: 1) Os que gostam deles rijos para pedalar e não afundar "mais racings" 2) os que gostam deles super activos para papar todos os buracos. Eu sou mais da 2).

Tinric já sabes, se isso for muito sensivel, mete o AFR que eu conheço um gajo que te compra isso. :D
 

demorider

Active Member
Porque estas tabela são apenas para saberes que tune corresponde ao ratio da cada bike.. Daí eu dizer que o que conta é o ratio de cada bike.. a afinação cabe a cada um afinar o amortecedor (através das afinações externas) ao seu gosto e para o seu estilo de "pilotagem"..

Mas isto é só a opinião que tenho e que me parece ser a correta mas se calhar até estou enganado..

O que interessa é "cortir" seja lá com o tune que for :D
 

andrextr

Active Member
Demorider o "problema" é que não consegues afinar a compressão externamente em todos os amortecedores (só mandando para um gajo que perceba para abrir o hidraulico e mudar as anilhas).... Só nos modelos mais de topo com piggyback é que dá para ajustar melhor as coisas ao gosto.

Mas pronto apesar das opiniões diferentes o que interessa é dar calor ao tune.

Tinric e agora nao te deites hoje sem ir ao PNSAC testar essa p0rra. ahahah
 

tinric

Super Moderador
lol

ainda nem o montei.. ou tás a esquecer-te que ontem andei a montar uma alface :) eheheh

lá para daqui a 2 ou 3 semanas já devo ter opinião formada acerca dele :) as coisas agora andam muito devagar nestes campos :D eheheh

mas prometo um teste nos dónis" do PNSAC
 
Top