Eu nao sou expert, mas do que sei, os tunes da compressão muito resumidamente correspondem à firmeza ou suavidade do hidráulico do amortecedor, tal como referi. Um tune mais firme significa que há uma maior restricção à passagem do oleo no hidráulico, enquanto que um tune mais soft o óleo flui mais livremente e facilmente. A restricçao do oleo normalmente é feita atraves de anilhas no hidraulico (shimstack). O conceito dos tunes é igual na Fox ou RS.
Agora saber escolher o tune indicado para cada situação é que precisas de ter em conta a alavanca da bike (leverage ratio), assim como o peso do rider, e também o tipo de andamento. Por exemplo, um rider muito pesado deverá usar um tune mais rápido no rebound e mais lento na compressão. Uma bike com uma alavanca média elevada a mesma coisa..
A Enduro faz 150 com 200x57.
Em terrenos rochosos, tipo PNSAC, o ideal na minha opinião, é um Tune Fast (low) na compressão, porque são terrenos onde o amortecedor trabalha com impactos sucessivos de alta velocidade, e convêm ter a compressão aberta para o amortecedor trabalhar livremente e dar o conforto e tracção máxima possível. Em trilhos mais fluidos, é que pode dar jeito uma compressão mais firme para não afundar tanto na traseira.