Enduro Sworks 2009

tinric

Super Moderador
Pois é pessoal...

Depois de 6 anos a tirar peso, chegou o momento de "voltar às origens" e meter o peso todo de uma vez.

Fará Domingo (04-08-2013), 6 anos que comprei a minha Stumpjumper HT, vinha de uma GT avalanche com alguns 15kg e a diferença foi abismal...

Uma foto desta companheira de treinos, que inicialmente com pedais de plataforma, quadro 15", v-brakes e uma Duke à frente que tantas vezes desceram a serra dos candeeiros de forma e modos que agora mesmo com o que vos venho apresentar, tenho duvidas de voltar a fazer da forma que fazia...


Umas fotos da dita cuja







Nesta altura não sabia a diferença entre SRAM ou SHIMANO... nem me interessava, queria era andar... o resto era conversa.

E aqui disse a mim mesmo que se fizesse 5 mil kms nos 6 meses que se seguiriam, "merecia" comprar a Stumjumper HT, e, nem 4 meses depois...

stumpye.jpg


Cá estava ela... coisa "mai" leve :D mal eu sabia a doença que lá viria... cerca de 3 anos mais tarde, apanhei um tal vírus do peso, por aqui conhecido por vírus WW

e passados uns tempos estava assim


IMG_0498.jpg



Depois veio isto:

IMG_1736.jpg




e isto:






e isto:






Depois um dia deu-me a "curiosidade" e veio isto:




E foi o "fim"... inevitavelmente haveria de vir isto:




A máquina da guerra...

Mais adiante meterei a lista de componentes... sensações, analises, pesos... etc...

Não era para ser, mas como se passa mais tempo aqui "ao pc" do que a pedalar (infelizmente) e, a pedido de várias "famílias" terá que ser :D


Ainda que diga que a doença do peso está controlada... ela, a Enduro, chegou a casa com mais de 13 Kg... pouco mais... não podia ser...

Primeiras alterações, parafusos Ti que tinha cá por casa, os pedais passaram dos XTR modelo anterior para os meus atuais.

Levou uma "revisão" leve que não foi necessário mais...

Descobri que a caixa de direção estava toda assassinada (o rolamento de baixo era uma peça única de ferrugem) já vem uma caixa nova a caminho, mas entretanto meti uns rolamentos que tinha cá por casa.


De resto sangrei o travão de trás ontem, pois andava a fazer uma vibração (ainda não testei se resolveu)

Meti mais liquido nos pneus...

E dei duas ou 3 voltinhas com ela por aqui para ver e começar a tirar conclusões.

Sei que muitos vão falar da suspensão dupla coroa, mas para já tem cumprido e como está "agarrada" a um eixo de 25mm da roda da frente... para já e por enquanto vai ficar ... ainda tenho muito para explorar até começar a tirar conclusões.

Por isso a seu tempo tudo virá.

Abraço e boas pedaladas.
 

piranha

Member
Boa sorte com a montada e que faças muitos km, agora não há desculpa, é fugir do alcatrão que faz mal á saúde
 

Lanwolve

New Member
Não te iludas, a melhor foi a primeira... eh!eh!eh!

Essa frase: "Nesta altura não sabia a diferença entre SRAM ou SHIMANO... nem me interessava, queria era andar... o resto era conversa" diz tudo! :)

:bompost:
 

pimentoski

New Member
sou só eu que acha a dupla coroa um espectáculo? a bicicleta fica com uma agressividade e com um aspecto muito mais racing, uma suspensão normal faz a enduro parecer uma stumpjumper FS quase banal... Mas claro que se for para tirar peso ela tem de sair dai...
 

andrextr

Active Member
Ganda aço! Essa bike aguenta bem um pouco de tudo. Desde os dias de XCzada até aos dias de DH com carrinha. Dá-lhe calor!
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Nunca imaginei um "maluco" do peso pedalar numa bike destas!! Mas sim, completamente de acordo, uma bike FS faz toda a diferença. Desejo-lhe continuação de muitas e "bouas" pedaladas. ;)
 

tinric

Super Moderador
Obrigado pessoal.

Estava a ver que não via aqui o "do aço" do XTR :D

Pimentoski, não te deixes enganar como eu estava enganado inicialmente...

2660gr com eixo 25mm e avanço incluído...

IMG_6264_zps4fe2e351.jpg


Sendo isto uma 150mm com 36mm de diametro (já nem falo da dupla coroa)... um avanço de enduro com esta resistencia pesa cerca de 200gr e uma FOX 36mm pesa na casa dos 2100/2200gr (anunciados)

http://www.ridefox.com/filter.php?m=bike&t=forks&f1=stanchion&v1=36&ref=topnav

logo... com um pouco mais de 1200/1300€ tiraria cerca de 200gr... é fazer as contas ...

Além disso, também não desgosto da dupla coroa... para o que é, parece-me muito bem.
 
Last edited:

goncalo22

New Member
boas, pensei que fosse muito mais pesada
em termos de estica gosto bastantante mas ha alguma diferença de funcionamento
 

andrextr

Active Member
13kg ta bom! A minha Pitch tá com 17kg portanto deixa-te de mariquisses eheheheh

Como futuros upgrades talvez amortecedor (esse funciona bem, mas não é muito sensivel no inicio de curso e não cola a roda, agora os novos amortecedores a ar já colam bastante bem a roda ao chão --> http://www.youtube.com/watch?v=PQDCUa-KIyw ). Em zonas de muito calhau, ter um amortecedor destes que cole a roda, suaviza bastante o calhau, parece que vais a descer furado!!

Outro upgrade importante é um sistema para a corrente não saltar. No PNSAC com esse calhau ela deve saltar muito facilmente. Tens as guias de corrente, ou entao esperas mais uns tempos que apareçam cassetes wide-range a preços acessiveis e mete single-ring com prato narrow-wide não sei das quantas. Este ultimo sistema ganhas 300 ou 400gr (menos um desviador shifter e 2 pratos).

De resto nao mexas mais.
 
Last edited:

tinric

Super Moderador
Para já ainda acho que o amortecedor e mais não sei o quê colam a bike ao chão e de que maneira :D ahahah são quase 5Kg a mais que o que estava habituado e um amortecedor que com mais ou menos sensibilidade... faz 150mm de curso... ao contrário da escora traseira da HT que fazia 0 :D

Isto quer é andar... para já nem sei se cola ou não cola... custa a subir e a descolar do chão... onde antes conseguia levantar as rodas num salteco... agora parece que o "SAG" das "molas" nem descolam as rodas do chão...
 

mlouro

New Member
Bem bom esse peso.. a minha lyrik a molas e bainhas de 35mm + avanço e eixo pesam o mesmo.. a trocar no futuro talvez só pela nova Pike que também tem baínhas de 35mm, mas pesa menos de 1900g.

Sobre os saltinhos, é uma questão de hábito pois isso quer é uma técnica diferente :)
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Já há muito que andavas a prometer uma bike com molinhas, mas pensei que te ficasses pela Stumpjumper FS.

Esta já é loiça a sério!

Com esta podes fazer um pouco (ou muito) de tudo sem que tenhas de carregar 17 kgs encosta acima ou descer "desgovernado" numa anoréctica.

Acho que a Black Sin vai passar muito mais tempo na garagem que esta, mas isto sou eu a pensar.

Cada vez mais se procura a polivalência em detrimento da especificidade, logo, estás a caminhar a passos largos para a perfeição.

A coroa dupla fica mesmo a matar na bike, e como referiste, não perde (muito) a nível de peso para as convencionais.

Agora uma questão: não seria viável colocar uns 2.25 em detrimento desses? Achas que ficavas a perder muito a descer?

Desejo que tenhas tanta sorte com esta como com as que a precederam.

Um grande e pesado abraço (150mm e 13kgs)

ny12xx
 

cayto

New Member
Bem, isto só pela foto dá é vontade de pegar nela e siga para o monte fazer umas descidas valentes! Deve dar um gozo descer com isso...

E isso é que foi uma evolução! Agora estou para ver é o vírus WW controlado :cool: eheh
 
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